Há exatos 36 anos atrás, entrava no ar no ar oficialmente o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão. Uma empresa do Grupo Silvio Santos, o canal surgiu com um investimento total de 10 milhões de dólares, cerca de 1 bilhão de cruzeiros (moeda do Brasil naquela época) e ainda aproveitou parte do quadro de funcionários da TV Tupi no Rio de Janeiro e São Paulo e sua sede é localizada em Osasco, na Avenidas das Comunicações, Anhanguera. Em 1996, Silvio Santos lançou o CDT da Anhanguera com presenças de autoridades como o Presidente Fernando Henrique Cardoso, um espaço que abriga os estúdios onde são produzidos e gravados os principais programas da casa, ocupando 231 mil metros quadrados e é o terceiro maior complexo televiso em tamanho da América Latina. Em 2016, uma pesquisa mostrou que o SBT foi a segundo canal de televisão mais assistido do Brasil.
Pra comemorar essa data especial, hoje convido vocês a embarcarem numa linha do tempo dos principais programas da emissora de cada ano, vem que vem!
//// 1981 ////
Personagem criado nos Estados Unidos por Alan W. Livingston em 1946, o palhaço Bozo e sua turma começaram sua "vida artística" em uma coletânea de discos de histórias infantis contadas por "Bozo, The Clown". Em 1949, o ator empreendedor Larry Harmon adquiriu os direitos da turma e transformou em um show de televisão que fez sucesso em diversos países e ganhou versões em muitos, como o caso do Brasil. O comediante Vandeko Pipoka foi escolhido por Larry Harmon para ser o primeiro Bozo brasileiro. O programa passou por diversas fases, havendo um retorno do palhaço ao SBT, por pouco tempo, entre 2011 e 2013. Outros intérpretes do Bozo foram Luís Ricardo, Arlindo Barreto, Paulo Seyssel, Décio Roberto, Edílson Oliveira da Silva, Luiz Leandro, Jonas Santos, Evandro Antunes, Cau Alves, Charles Myara e Nanni de Souza, André Luiz Sucesso, Jean Santos. O "Bozo" foi ao ar de 1980 (ainda na TVS), um dos programas exibidos na estreia do SBT, chegando ao fim em 1991, após dificuldades na renovação dos direitos com a empresa de Larry Harmon, detentora do formato e do personagem.
//// 1982 ////
Os primeiros passos na teledramaturgia do SBT ocorreu em 5 de abril de 1982 com duas estreias. Às 19h00 estreava "Destino", uma adaptação do texto original de Marisa Garrido escrita por Raymundo López e Crayton Sarzy, protagonizada por Ana Rosa e Flávio Galvão, foi a primeira novela produzida pelo SBT, que se diferenciava em focar em alguns personagens e abandonar as tramas paralelas. Em seguida, às 19h45, estreava a primeira telenovela de origem estrangeira no Brasil, em uma parceria com a rede mexicana Televisa: "Os Ricos Também Choram", estrelada por Verónica Castro.
//// 1983 ////
"O Povo na TV" foi um dos programas mais importantes do começo da emissora, que estreou em 1981 e infelizmente, chegou ao fim em 1983. Os apresentadores eram Wilson Franco, Roberto Jefferson, Wagner Montes e Sérgio Mallandro. A atração consistia em trazer ao palco histórias de pessoas que geralmente eram resolvidas ali, com direito a muita briga e escândalos.
//// 1984 ////
Ele chegou no SBT de mansinho e como quem não queria nada: veio no meio de um pacote de novelas adquiridas com a Televisa, alguns episódios de "brinde". A emissora inicialmente achou "Chaves" um produto fraco, mas acabou o estreando dentro do programa "Bozo" em 1984 e desde então, se tornou um dos maiores sucessos e uma marca da emissora. A série de Roberto Gómez Bolaños segue no ar até hoje, com alguns poucos períodos de exibição suspensa. Quem estreou na mesma época foi "Chapolin", este que vira e mexe aparece e some da programação do SBT.
//// 1985 ////
Com quatro anos de vida, em 1985 o SBT conseguiu assustar a Globo com a minissérie "Pássaros Feridos", um verdadeiro fenômeno de audiência na época. A estreia aconteceu em 18 de agosto e Silvio Santos começou a divulgar a trama com teasers e aconselhando ao público que assistissem à "Roque Santeiro" e só quando acabasse a novela, colocaria a minissérie no ar. Não deu outra: o SBT foi líder no horário. Pra atacar e barrar a concorrente, a Globo decidiu esticar o capítulo da sua novela até às 22h, mas o SBT fez o mesmo: esperou a novela das oito acabar com desenhos do "Pica-Pau" e "A Pantera Cor-de-Rosa", que mais uma vez garantiu a liderança. A história traz um padre no dilema de abandonar a batina para viver o amor de Maggie ou não, mas ainda há uma tia dela que sempre foi apaixonada por ele.
//// 1986 ////
O tradicional programa de Hebe Camargo, intitulado de "Hebe" estreou no SBT em 4 de março de 1986 e permaneceu no ar pelo SBT até 27 de dezembro de 2010. Em seu palco e no seu famoso sofá, a apresentadora trazia musicais, apresentadores, atores e entre outras personalidades para bater papo sobre os mais variados temas. Em 2011, Hebe estreou seu talk show na RedeTV! e no ano seguinte, assinou seu retorno ao SBT, mas seu falecimento pôs fim a tão aguardada volta para a emissora.
//// 1987 ////
Na mesma praça e no mesmo banco desde 7 de maio de 1987, "A Praça é Nossa" está no ar até hoje como um dos maiores sucessos de audiência da emissora. Carlos Alberto de Nóbrega decidiu refazer o formato do programa que seu pai Manoel de Nóbrega apresentava, "A Praça da Alegria". Cazalbé tentou a sorte na Band no mesmo ano, mas após quatro episódios se transferiu para o SBT onde criou o programa que até hoje encanta os brasileiros e coloca todo mundo pra rir com um grupo de humoristas afiados. Inovou em 2010 ao ser o primeiro programa a dar espaço para o stand-up comedy.
//// 1988 ////
Jô Soares iniciou sua caminhada no SBT em 1988, saindo da TV Globo depois de estrelar o humorístico "Viva o Gordo". Mais conhecido como humorista, foi no "Jô Soares Onze e Meia" que ele ganhou a oportunidade de ficar conhecido como entrevistador e apresentador de talk-show. A primeira aparição dos Mamonas Assassinas e a última entrevista de Raul Seixas foram realizadas no programa que foi exibido de 17 de agosto de 1988 a 30 de dezembro de 1999, terminando com sua volta para o canal de Roberto Marinho.
//// 1989 ////
Herson Capri e Sandra Annenberg foram os protagonistas de "Cortina de Vidro", uma polêmica novela escrita por Walcyr Carrasco, a primeira da carreira dele. Produzida pela Miksom em parceria com o SBT, trazia a história de um jovem milionário que se passa por pobre para conseguir o amor de uma moça. Com direito a uma cena de estupro de um pai à uma filha que chocou o Brasil, a novela não escapou de ser um fracasso.
//// 1990 ////Humorístico de sucesso, "A Escolinha do Golias" foi ao ar de 1990 a 1997 em três temporadas, saindo do ar após o desgaste e a acusação de plágio movida pela TV Globo pelas semelhanças com "A Escolinha do Professor Raimundo".
Ronald Golias, Nair Bello e Carlos Alberto de Nóbrega formavam parte do elenco principal.
//// 1991 ////
A professorinha Helena e sua turma de alunos chegaram ao Brasil pelo SBT em "Carrossel", exibido entre 1991 e 1992. Protagonizada por Gabriela Rivero, a novela foi um estrondoso sucesso de audiência e repercussão a ponto de colocar medo na Globo, que no horário exibia o "Jornal Nacional". A atriz Gabriela Rivero veio visitar o Brasil na época participando dos programas da emissora e ainda, desceu a rampa do Congresso Nacional com Fernando Henrique Collor de Melo, na época o Presidente do país, enquanto uma multidão assistia o momento e aguardava a estrela. Foi reprisada por duas vezes em 2012, ganhou um remake brasileiro realizado pelo SBT.
> Outras estreias: "Programa Livre" com Serginho Groisman.
//// 1992 ////
Grecia Colmenares foi a estrela da novela venezuelana "Topázio" que chegou ao SBT em 1992. Exibida na faixa das 21h40 e 22h00, a novela fez um grande sucesso e foi a primeira versão da mesma história de Delia Fiallo sobre a menina cega humilde que se apaixona por um rapaz rico de uma fazenda, sem imaginar que ela é a filha legítima da família dele.
//// 1993 ////
Gugu Liberato já apresentava outros programas no SBT, como "Viva a Noite" e "Sabadão Sertanejo", quando estreou nas tardes de domingo com um dos programas mais duradouros da emissora: o "Domingo Legal".
De musicais a games com artistas, quadros clássicos, entradas ao vivo com cunho jornalístico e polêmicas, Gugu se manteve no comando da atração até 2009, quando se mudou para a RecordTV. Com sua saída, o programa passou a ir ao ar na faixa das 11h00 (posteriormente à 1 da tarde) e ganhou a apresentação de Celso Portiolli. Entre as marcas que o programa deixou em sua história foi a famosa "Banheira do Gugu" . Hoje, o programa enfrenta o desgaste e o comodismo, mas em outras épocas já foi um grande sucesso da emissora, assustando a Globo muitas vezes.
> Outras estreias: "Bom Dia e Cia." com apresentação de Eliana.
//// 1994 ////
Em 9 de maio de 1994 às 19h45, entrava no ar a mais famosa e reconhecida obra da teledramaturgia do SBT: "Éramos Seis". Baseada no romance de Maria José Dupré, foi adaptada por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho e direção de Nilton Travesso. Protagonizada por Irene Ravache, Othon Bastos e um grande elenco, a novela contava a história de Dona Lola e sua família, paulista e de origem humilde, narrando sua luta para criar os filhos e com o passar do tempo, enfrentar a solidão. Venceu a 35ª edição do Troféu Imprensa de Melhor Novela, sendo a única trama do SBT a ganhar nesta categoria. O orçamento foi calculado em torno de 5,5 milhões de dólares e custo de 35 mil por capítulo. Sucesso de audiência, a meta estipulada da emissora era de 10 pontos, mas acalçou médias entre 16 e 20 pontos, contando com uma produção detalhada e minuciosa, além de um elenco de globais como Nathalia Timberg, Marcos Caruso, Osmar Prado, Denise Fraga, Elizângela, Marco Ricca, Caio Blat e entre outros. Recentemente, a emissora perdeu os direitos do texto que foram adquiridos pela TV Globo.
//// 1995 ////
Reportagens especiais com temáticas voltadas para alimentação, comportamento, saúde, educação e denúncias eram o foco do "SBT Repórter", cuja estreia ocorreu em 22 de agosto de 1995 com exibição às quartas-feiras (posteriormente às quintas e segundas-feiras). A primeira apresentadora da atração foi Marília Gabriela (de 1995 a 1998), seguido de Hermano Henning (1998 a 2005) e César Filho, que seguiu no comando de 2006 até o cancelamento do programa em 2013. Outros apresentador em ocasiões eventuais foram Maria Cândida, Ropholfo Gamberini e Marcelo Torres.
> Outras estreias: a novela "Sangue do meu Sangue" (em 11 de julho), "Sábado Animado" (em 25 de novembro) e o "SBT Notícias" (em 4 de dezembro).
//// 1996 ////
Numa estratégia inédita na televisão brasileira, o SBT lançou três novelas no mesmo dia com parte das novidades da programação de 1996, apostando alto nas novelas.
Entravam no ar em 6 de maio "Colégio Brasil", a argentina abrasileirada "Antônio Alves, Taxista" e "Razão de Viver". Todas elas apresentaram baixos números na audiência, principalmente a história do taxista interpretado por Fábio Jr, uma novela de gosto muito duvidoso.
> Outras estreias: as novelas "Marimar" e "Maria Mercedes".
//// 1997 ////
Com um cenário que remetia a uma praia, belas garotas de roupas curtas e muitas brincadeiras que contavam com a participação do público por telefone, o "Fantasia" se tornou um dos maiores sucessos da emissora. Inspirado num programa italiano chamado "Non è la Rai", tinha performances ao vivo e distribuía muitos prêmios. Entre os principais apresentadores estavam Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic, Valéria Balbi, Amanda Françozo, Tânia Mara, Carla Perez, Celso Portiolli, Otávio Mesquita, Christina Rocha, Márcia Goldschmidt, Lu Barsoti e entre outros. Estreou em 1 de dezembro, às 16h30 e passou por diversas fases e horários. Entre 2007 e 2008, ganhou uma nova versão fracassada sob o comando de Hellen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Vale lembrar que o sucesso foi tão grande a ponto de derrubar as linhas telefônicas de São Paulo por 30 minutos, por dois dias consecutivos, uma pane ocasionada pelo excesso de ligações ao mesmo tempo para participar do programa. O número de telefonemas foi tão grande, 3 mil, que a direção teve que pedir que os telespectadores suspendessem as ligações, isso logo na semana da estreia.
> Outras estreias: as novelas "Chiquititas" e "Maria do Bairro" entre outros.
//// 1998 ////
Na década de 1990, o Presidente da AACD adquiriu numa de suas viagens o formato do "Teleton" e trouxe para o Brasil na busca por encontrar algum grupo de comunicação que quisesse abraçar a causa. Hebe Camargo, que foi colaboradora da instituição por anos, levou a ideia até Silvio Santos, que decidiu produzir o Teleton brasileiro. O formato, veio dos Estados Unidos em 1966 e foi criado por Jerry Lewis, pai de um filho de deficiente físico, ao ver que nem todas os deficientes tinham condições de custear seus tratamentos, criou a maratona da solidariedade que é realizado em diversos países. Todo ano, entre outubro e novembro, o SBT cede 27 horas de sua programação, contando com apresentadores da emissora e de outras, artistas, personalidades e cantores com participação ao vivo, para arrecadar fundos para a AACD.
> Outras estreias: as novelas "Fascinação", "Pérola Negra" e entre outros.
//// 1999 ////
Silvio Santos comandou um dos maiores game shows da história da televisão brasileira, tanto em sucesso de audiência quanto em repercussão: o "Show do Milhão" (inicialmente chamado de Jogo do Milhão). O programa trazia uma competição de perguntas e respostas eletrizante com um prêmio máximo de 1 milhão de reais. Vários jogos da atração foram lançados e foram sucessos de licenciamentos. Foi exibido de 7 de novembro de 1999 a 23 de outubro de 2003, tendo ganhado uma nova versão em 2009, de curta duração por baixa audiência. Recentemente, foi anunciado o retorno da atração numa versão com crianças que até o momento não há previsão de estreia.
> Outras estreias: as novelas "A Usurpadora", "O Privilégio de Amar" e os programas "Canta e Dança minha gente" e "Ô... Coitado".
//// 2000 ////
Uma parceria milionária e exclusiva uniu o SBT e a Warner Bros. no começo dos anos 2000. Um acordo que previa a exibição dos filmes sucessos de bilheteria da distribuidora, séries e desenhos animados.
Em 4 de abril, a emissora estreou a sessão "Cine Espetacular", ainda no ar nas noites de terça-feira. O filme escolhido para abrir as portas foi "Batman & Robin" (1997), o primeiro longa da Warner exibido pelo SBT após a parceria. Hoje, a emissora não é mais parceira da distribuidora e segue com um enxuto acervo de filmes.
//// 2001 ////
Outro grande fenômeno da história da emissora foi o reality-show "Casa dos Artistas", lançado em 2001 sem qualquer aviso prévio, anunciado apenas como uma surpresa. Em uma casa eram confinados cerca de 12 a 15 personalidades famosas na disputa de um prêmio de 1 milhão de reais. Silvio Santos foi o apresentador das três temporadas, incluindo o "Casa dos Artistas: Protagonistas de Novela", a quarta temporada que visava dar um prêmio e ainda, o posto de protagonista da próxima novela da emissora (que por fim a vencedora, Carol Hubner, ganhou um papel apagado em "Esmeralda"). A primeira temporada elegeu Bárbara Paz como campeã e a grande final marcou 47 pontos, a maior audiência da história do SBT e ainda, por diversas ocasiões liderou com o primeiro lugar isolado. O programa foi um verdadeiro fenômeno de audiência e repercussão que recebeu acusações de plágio da Rede Globo, por ser um formato extremamente semelhante ao seu "Big Brother Brasil", adquirido legalmente junto à Endemol. A Globo entrou com uma ação na Justiça e conseguiu impedir a exibir o programa do SBT por dois dias. Com medo de mais acusações e pela audiência que já não era a mesma, Silvio decidiu encerrar o programa ao final da quarta temporada, em 2004.
> Outras estreias: as novelas "Café com Aroma de Mulher", "Pícara Sonhadora", "Amor e Ódio", a sessão de filmes "Cine Belas Artes" e entre outros.
//// 2002 ////
Foram mais de 30 mil garotas inscritas num dos maiores talent shows da televisão brasileira: o "Popstars". Depois das fases de seleção, havia a avaliação dos jurados e especialistas Liminha, Rick Bonadio, Alexandre Schiavo, Iara Negrete e Ivan Santos. As cinco selecionadas foram Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins (na época chamada como Patrícia Martins) e Luciana Andrade, que formaram o Rouge. Assim como o programa, a girl band fez um enorme sucesso e vendeu muitos discos, foram em diversos programas de televisão e conquistaram uma legião de fãs pelo Brasil. O "Popstars" foi um de raros casos onde os vencedores deste tipo de programa realmente ganharam fama após o programa. O grupo chegou ao fim em 2005 e hoje, cada uma segue caminhos e carreiras diferentes. No ano seguinte, foi realizado uma nova edição voltada para o público masculinos, formando o grupo Br'oz.
> Outras estreias: o reality-show "Ilha da Sedução", as novelas "Marisol", "Pequena Travessa" e "Cúmplices de Um Resgate", entre outros.
//// 2003 ////
Parceria do SBT com a Televisa para produção e adaptação de textos mexicanos, "Canavial de Paixões" trouxe um elenco de globais para contar uma história de amor entre dois jovens, interpretados por Bianca Castanho e Gustavo Haddad. No elenco estavam Débora Duarte, Jandir Ferrari, Cláudia Ohana, Victor Fasano, Oscar Magrini, Jonas Mello e entre outros. Foi indicada ao Troféu Imprensa como Melhor Novela do ano. O grupo Rouge emplacou a música "Um Anjo veio me Falar" na trilha sonora da novela como tema do casal protagonista, além do marcante tema de abertura. "Canavial de Paixões" é conhecida como uma das melhores novelas do SBT e melhor produzida que as antecessoras.
> Outras estreias: as novelas "Jamais te Esquecerei", "Viva as crianças - Carrossel 2", o relaity-show "O Conquistador do Fim do Mundo" e "Roda a Roda".
//// 2004 ////
Com uma trajetória no ar de mais de 10 anos, o "Casos de Família" é um programa que surgiu em 18 de maio com a missão de trazer ao palco situações de brigas e questionamentos entre familiares, de uma forma civilizada e educada, sendo apresentado por Regina Volpato e um dos programas que "salvou a audiência" do SBT na época das vacas magras em 2007. Regina deixou a apresentação em 2009 com a reformulação do programa. Quem assumiu a vaga e segue no ar até hoje é Christina Rocha, que transformou em uma pegada mais popular com a inserção do formato "Quién tiene Razón?" (que já produzido em 2012 como "Quem Convence Ganha Mais").
> Outras estreias: as novelas "Seus Olhos", "Esmeralda", "Amor Real", "Menina Amada Minha" e os programas "Charme", "Programa Cor de Rosa", "Casos da Vida real", "Meu Cunhado" e entre outros.
//// 2005 ////
Ana Paula Padrão estreou o "SBT Brasil" em 15 de agosto como âncora do principal telejornal do SBT. Juliana Alvim, Karyn Bravo, Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto, Carlos Nascimento, Analice Nicolau, Marcelo Torres e entre outros jornalistas também apresentaram a atração.
> Outras estreias: as novelas "Rebelde", "A Madrasta", "Os Ricos Também Choram", "Casamento à Moda Antiga", "Códio Fama" e entre outros.
//// 2006 ////
Formato que visa buscar um novo talento musical, o "Ídolos" é um formato baseado em "Idol", criado por Simon Fuller e distribuído pela Fremantle Media. A equipe de jurados era formada por Arnaldo Saccomani, Cynthia Zamorano "Cyz", Carlos Eduardo Miranda e Thomas Roth. Estreou em 5 de abril de 2006 e elegeu Leandro Lopes como o novo ídolo do Brasil. No ano seguinte houve a segunda temporada, com menos que repercussão que a primeira, coroando Thaeme Mariôto, hoje parte da dupla Thaeme & Thiago, como a grande campeã. Em 2008, a RecordTV adquiriu o mesmo formato com a Fremantle.
> Outras estreias: as novelas "Cristal", "Mariana da Noite", "A feia mais Bela", os programas "Bailando por um Sonho", "Minha Vida é uma Novela", "Supernanny" e entre outros.
//// 2007 ////
Celso Portiolli apresentou o "Curtindo com Reais", uma variação do "Curtindo uma Viagem". Estreou em 30 de março na faixa das 20h30 com exibição às sextas-feiras e posteriormente, nas tardes de sábado. A competição era entre duas equipes em diversas provas e ao invés de ganharem uma viagem, ganhavam dinheiro. Chegou ao fim em 22 de dezembro, tendo feito um relativo sucesso e mantendo o SBT no segundo lugar de audiência.
> Outras estreias: as novelas "Maria Esperança", "Amigas e Rivais", "Mundo de Feras", os programas "Você é o Jurado", "Quem Perde Ganha", "Viva a Noite" e entre outros.
//// 2008 ////
Sem a Televisa após a escolha de não renovar o contrato com a mexicana, o SBT começou a caminhar sozinha e com as "próprias pernas" no final de 2008 com "Revelação". Era uma história totalmente original escrita por Íris Abravanel, sem apoio em livros ou texto de alguma outra novela, o que não ocorria na emissora há tempos. Os protagonistas da trama eram Tainá Müller e Sérgio Abreu, contando ainda com Flávio Galvão, Talita Castro, Antônio Petrin e entre outros. Com um formato diferente e desnorteado, a novela demorou a agradar e terminou com média geral de apenas 5 pontos.
//// 2009 ////
A apresentadora que começou sua carreira no SBT como apresentadora de programas infantis voltou para e emissora em 2009 com a missão de deixar o domingo mais alegre e divertido. Exibido na faixa das 15h00, o programa "Eliana" traz quadros sobre comportamento, moda, beleza e autoestima, musicais e ainda sucessos como "Fenômenos da Internet". Hoje, ela enfrenta a sua segunda gestação e deixou o programa nas mãos de Patrícia Abravanel, mas volta logo logo cheia de energia.
> Outras estreias: a novela "Vende-se um véu de noiva", os programas "10 anos mais jovem", "Esquadrão da moda", "Qual é o seu Talento?" e entre outros.
//// 2010 ////
Premiado, respeitado e admirado. São adjetivos que definem tanto o programa "Conexão Repórter" quanto o seu apresentador, Roberto Cabrini, um repórter investigativo que traz matérias especiais com temas delicados e conduzidos de forma excepcional. Muitas matérias apresentadas já ganharam repercussão internacional como a que ele denunciou a pedofilia no Vaticano. O programa estreou na grade de programação em 4 de março de 2010 e hoje, segue no ar nas noites de domingo.
> Outras estreias: "Uma Rosa com Amor", "Aventura Selvagem" e entre outros.
//// 2011 ////
"Solitários" foi uma das apostas para a programação do SBT, uma tentativa de produzir um reality show de confinamento. Formato dos EUA, o "Solitary" coloca os participantes em cabines separadas e (supostamente) isolados do mundo real, realizando provas e testes para que aguentassem a pressão de estarem presos ali, uma experiência de resistência física e psicológica, quem aguentassem até o final era o vencedor. Ficou no ar com duas temporadas, ambas de curta duração.
//// 2012 ////
Com a teledramaturgia em baixa desde "Revelação", a Televisa e o SBT voltaram a se aproximar na ideia da emissora realizar um remake do clássico que conquistou o público dos anos 90, a novela "Carrossel". Dado o acordo e condições, a novela estreou em maio de 2012 e foi um enorme sucesso, tanto em audiência, que não se via em novelas desde a apresentação de "Pantanal", quanto em repercussão e licenciamento de diversos produtos. Não bastasse ainda, foram criados programas especiais, lançaram desenho animado, dois filmes, reprises da novela e entre outros. A nova versão foi um acerto e um fenômeno tão grande quanto a versão mexicana.
//// 2013 //
Com o fracasso do "Famoso Quem?", o SBT decidiu adaptar o formato e fazer algo parecido: uma competição de sósias, ou simplesmente um espaço para sósias fazerem performances e homenagearem seus ídolos. Foi essa a oportunidade de Patrícia Abravanel se lançar oficialmente e por longa data num programa só seu, o "Máquina da Fama".
Recentemente, foi divulgado o cancelamento do programa que ficará no ar até setembro.
> Outras estreias: o reality-show "Menino de Ouro" e a nova versão da novela "Chiquititas".
//// 2014 ////
Após uma conturbada saída da Band, após apresentar e estar na equipe de idealizadores do "Agora é Tarde", Danilo Gentili estreou no SBT com o "The Noite" e parte de sua equipe do antigo programa. Na nova casa ele apresenta um talk-show num formato muito semelhante com o que ele costumava fazer na Band. Estreou em 10 de março e até hoje segue com uma ótima repercussão.
> Outras estreias: "Arena SBT", "Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão", "Sortilégio".
//// 2015 ////
Chegou ao SBT a competição mais açucarada da televisão brasileira, o "Bake Off Brasil: Mão na Massa". Apresentado nas duas primeiras temporadas por Ticiana Villas Boas e Carol Fiorentino a partir da terceira, o programa busca coroar o melhor confeiteiro amador do Brasil.
Estreou em 25 de julho nas noites de sábado e atualmente se encontra em sua terceira temporada.
> Outras estreias: "Mundo Disney", "Sabadão com Celso Portiolli" e as novelas "Coração Indomável", "A Dona", Teresa e "Cúmplices de Um Resgate".
//// 2016 ////
Adaptação da novela de mesmo nome que fez o maior sucesso no SBT no início dos anos 2000, "Carinha de Anjo" é uma novela escrita e adaptada por Leonor Corrêa que conta a história da pequena Dulce Maria (Lorena Queiroz), uma menina órfã de seis anos que foi deixada pelo pai num colégio de freiras depois que ele entrou em depressão. Ela tem um enorme carinho pela noviça Cecília, que a trama como uma filha. No elenco, Eliana Guttman, Bia Arantes, Carlo Porto, Priscila Sol e entre outros na trama que tem previsão para chegar ao fim em 2018.
//// 2017 ////
Chris Flores e Carlos Bertolazzi encabeçam uma equipe especialista em fazer os casamentos dos sonhos em tempo recorde. Este é o "Fábrica de Casamentos", programa que estreou este ano e ganhou mais episódios enquanto estava com os primeiros no ar, graças ao sucesso e o rendimento comercial.
São 36 anos de emoção, risos, sorrisos e inúmeros momentos que não esqueceremos fácil, dos desenhos, das novelas, dos realitys, da vida como ela é na TV.
Pra comemorar essa data especial, hoje convido vocês a embarcarem numa linha do tempo dos principais programas da emissora de cada ano, vem que vem!
//// 1981 ////
Personagem criado nos Estados Unidos por Alan W. Livingston em 1946, o palhaço Bozo e sua turma começaram sua "vida artística" em uma coletânea de discos de histórias infantis contadas por "Bozo, The Clown". Em 1949, o ator empreendedor Larry Harmon adquiriu os direitos da turma e transformou em um show de televisão que fez sucesso em diversos países e ganhou versões em muitos, como o caso do Brasil. O comediante Vandeko Pipoka foi escolhido por Larry Harmon para ser o primeiro Bozo brasileiro. O programa passou por diversas fases, havendo um retorno do palhaço ao SBT, por pouco tempo, entre 2011 e 2013. Outros intérpretes do Bozo foram Luís Ricardo, Arlindo Barreto, Paulo Seyssel, Décio Roberto, Edílson Oliveira da Silva, Luiz Leandro, Jonas Santos, Evandro Antunes, Cau Alves, Charles Myara e Nanni de Souza, André Luiz Sucesso, Jean Santos. O "Bozo" foi ao ar de 1980 (ainda na TVS), um dos programas exibidos na estreia do SBT, chegando ao fim em 1991, após dificuldades na renovação dos direitos com a empresa de Larry Harmon, detentora do formato e do personagem.
//// 1982 ////
Os primeiros passos na teledramaturgia do SBT ocorreu em 5 de abril de 1982 com duas estreias. Às 19h00 estreava "Destino", uma adaptação do texto original de Marisa Garrido escrita por Raymundo López e Crayton Sarzy, protagonizada por Ana Rosa e Flávio Galvão, foi a primeira novela produzida pelo SBT, que se diferenciava em focar em alguns personagens e abandonar as tramas paralelas. Em seguida, às 19h45, estreava a primeira telenovela de origem estrangeira no Brasil, em uma parceria com a rede mexicana Televisa: "Os Ricos Também Choram", estrelada por Verónica Castro.
//// 1983 ////
"O Povo na TV" foi um dos programas mais importantes do começo da emissora, que estreou em 1981 e infelizmente, chegou ao fim em 1983. Os apresentadores eram Wilson Franco, Roberto Jefferson, Wagner Montes e Sérgio Mallandro. A atração consistia em trazer ao palco histórias de pessoas que geralmente eram resolvidas ali, com direito a muita briga e escândalos.
//// 1984 ////
Ele chegou no SBT de mansinho e como quem não queria nada: veio no meio de um pacote de novelas adquiridas com a Televisa, alguns episódios de "brinde". A emissora inicialmente achou "Chaves" um produto fraco, mas acabou o estreando dentro do programa "Bozo" em 1984 e desde então, se tornou um dos maiores sucessos e uma marca da emissora. A série de Roberto Gómez Bolaños segue no ar até hoje, com alguns poucos períodos de exibição suspensa. Quem estreou na mesma época foi "Chapolin", este que vira e mexe aparece e some da programação do SBT.
//// 1985 ////
Com quatro anos de vida, em 1985 o SBT conseguiu assustar a Globo com a minissérie "Pássaros Feridos", um verdadeiro fenômeno de audiência na época. A estreia aconteceu em 18 de agosto e Silvio Santos começou a divulgar a trama com teasers e aconselhando ao público que assistissem à "Roque Santeiro" e só quando acabasse a novela, colocaria a minissérie no ar. Não deu outra: o SBT foi líder no horário. Pra atacar e barrar a concorrente, a Globo decidiu esticar o capítulo da sua novela até às 22h, mas o SBT fez o mesmo: esperou a novela das oito acabar com desenhos do "Pica-Pau" e "A Pantera Cor-de-Rosa", que mais uma vez garantiu a liderança. A história traz um padre no dilema de abandonar a batina para viver o amor de Maggie ou não, mas ainda há uma tia dela que sempre foi apaixonada por ele.
//// 1986 ////
O tradicional programa de Hebe Camargo, intitulado de "Hebe" estreou no SBT em 4 de março de 1986 e permaneceu no ar pelo SBT até 27 de dezembro de 2010. Em seu palco e no seu famoso sofá, a apresentadora trazia musicais, apresentadores, atores e entre outras personalidades para bater papo sobre os mais variados temas. Em 2011, Hebe estreou seu talk show na RedeTV! e no ano seguinte, assinou seu retorno ao SBT, mas seu falecimento pôs fim a tão aguardada volta para a emissora.
//// 1987 ////
Na mesma praça e no mesmo banco desde 7 de maio de 1987, "A Praça é Nossa" está no ar até hoje como um dos maiores sucessos de audiência da emissora. Carlos Alberto de Nóbrega decidiu refazer o formato do programa que seu pai Manoel de Nóbrega apresentava, "A Praça da Alegria". Cazalbé tentou a sorte na Band no mesmo ano, mas após quatro episódios se transferiu para o SBT onde criou o programa que até hoje encanta os brasileiros e coloca todo mundo pra rir com um grupo de humoristas afiados. Inovou em 2010 ao ser o primeiro programa a dar espaço para o stand-up comedy.
//// 1988 ////
Jô Soares iniciou sua caminhada no SBT em 1988, saindo da TV Globo depois de estrelar o humorístico "Viva o Gordo". Mais conhecido como humorista, foi no "Jô Soares Onze e Meia" que ele ganhou a oportunidade de ficar conhecido como entrevistador e apresentador de talk-show. A primeira aparição dos Mamonas Assassinas e a última entrevista de Raul Seixas foram realizadas no programa que foi exibido de 17 de agosto de 1988 a 30 de dezembro de 1999, terminando com sua volta para o canal de Roberto Marinho.
//// 1989 ////
Herson Capri e Sandra Annenberg foram os protagonistas de "Cortina de Vidro", uma polêmica novela escrita por Walcyr Carrasco, a primeira da carreira dele. Produzida pela Miksom em parceria com o SBT, trazia a história de um jovem milionário que se passa por pobre para conseguir o amor de uma moça. Com direito a uma cena de estupro de um pai à uma filha que chocou o Brasil, a novela não escapou de ser um fracasso.
//// 1990 ////Humorístico de sucesso, "A Escolinha do Golias" foi ao ar de 1990 a 1997 em três temporadas, saindo do ar após o desgaste e a acusação de plágio movida pela TV Globo pelas semelhanças com "A Escolinha do Professor Raimundo".
Ronald Golias, Nair Bello e Carlos Alberto de Nóbrega formavam parte do elenco principal.
//// 1991 ////
A professorinha Helena e sua turma de alunos chegaram ao Brasil pelo SBT em "Carrossel", exibido entre 1991 e 1992. Protagonizada por Gabriela Rivero, a novela foi um estrondoso sucesso de audiência e repercussão a ponto de colocar medo na Globo, que no horário exibia o "Jornal Nacional". A atriz Gabriela Rivero veio visitar o Brasil na época participando dos programas da emissora e ainda, desceu a rampa do Congresso Nacional com Fernando Henrique Collor de Melo, na época o Presidente do país, enquanto uma multidão assistia o momento e aguardava a estrela. Foi reprisada por duas vezes em 2012, ganhou um remake brasileiro realizado pelo SBT.
> Outras estreias: "Programa Livre" com Serginho Groisman.
//// 1992 ////
Grecia Colmenares foi a estrela da novela venezuelana "Topázio" que chegou ao SBT em 1992. Exibida na faixa das 21h40 e 22h00, a novela fez um grande sucesso e foi a primeira versão da mesma história de Delia Fiallo sobre a menina cega humilde que se apaixona por um rapaz rico de uma fazenda, sem imaginar que ela é a filha legítima da família dele.
//// 1993 ////
Gugu Liberato já apresentava outros programas no SBT, como "Viva a Noite" e "Sabadão Sertanejo", quando estreou nas tardes de domingo com um dos programas mais duradouros da emissora: o "Domingo Legal".
De musicais a games com artistas, quadros clássicos, entradas ao vivo com cunho jornalístico e polêmicas, Gugu se manteve no comando da atração até 2009, quando se mudou para a RecordTV. Com sua saída, o programa passou a ir ao ar na faixa das 11h00 (posteriormente à 1 da tarde) e ganhou a apresentação de Celso Portiolli. Entre as marcas que o programa deixou em sua história foi a famosa "Banheira do Gugu" . Hoje, o programa enfrenta o desgaste e o comodismo, mas em outras épocas já foi um grande sucesso da emissora, assustando a Globo muitas vezes.
> Outras estreias: "Bom Dia e Cia." com apresentação de Eliana.
//// 1994 ////
Em 9 de maio de 1994 às 19h45, entrava no ar a mais famosa e reconhecida obra da teledramaturgia do SBT: "Éramos Seis". Baseada no romance de Maria José Dupré, foi adaptada por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho e direção de Nilton Travesso. Protagonizada por Irene Ravache, Othon Bastos e um grande elenco, a novela contava a história de Dona Lola e sua família, paulista e de origem humilde, narrando sua luta para criar os filhos e com o passar do tempo, enfrentar a solidão. Venceu a 35ª edição do Troféu Imprensa de Melhor Novela, sendo a única trama do SBT a ganhar nesta categoria. O orçamento foi calculado em torno de 5,5 milhões de dólares e custo de 35 mil por capítulo. Sucesso de audiência, a meta estipulada da emissora era de 10 pontos, mas acalçou médias entre 16 e 20 pontos, contando com uma produção detalhada e minuciosa, além de um elenco de globais como Nathalia Timberg, Marcos Caruso, Osmar Prado, Denise Fraga, Elizângela, Marco Ricca, Caio Blat e entre outros. Recentemente, a emissora perdeu os direitos do texto que foram adquiridos pela TV Globo.
//// 1995 ////
Reportagens especiais com temáticas voltadas para alimentação, comportamento, saúde, educação e denúncias eram o foco do "SBT Repórter", cuja estreia ocorreu em 22 de agosto de 1995 com exibição às quartas-feiras (posteriormente às quintas e segundas-feiras). A primeira apresentadora da atração foi Marília Gabriela (de 1995 a 1998), seguido de Hermano Henning (1998 a 2005) e César Filho, que seguiu no comando de 2006 até o cancelamento do programa em 2013. Outros apresentador em ocasiões eventuais foram Maria Cândida, Ropholfo Gamberini e Marcelo Torres.
> Outras estreias: a novela "Sangue do meu Sangue" (em 11 de julho), "Sábado Animado" (em 25 de novembro) e o "SBT Notícias" (em 4 de dezembro).
//// 1996 ////
Numa estratégia inédita na televisão brasileira, o SBT lançou três novelas no mesmo dia com parte das novidades da programação de 1996, apostando alto nas novelas.
Entravam no ar em 6 de maio "Colégio Brasil", a argentina abrasileirada "Antônio Alves, Taxista" e "Razão de Viver". Todas elas apresentaram baixos números na audiência, principalmente a história do taxista interpretado por Fábio Jr, uma novela de gosto muito duvidoso.
> Outras estreias: as novelas "Marimar" e "Maria Mercedes".
//// 1997 ////
Com um cenário que remetia a uma praia, belas garotas de roupas curtas e muitas brincadeiras que contavam com a participação do público por telefone, o "Fantasia" se tornou um dos maiores sucessos da emissora. Inspirado num programa italiano chamado "Non è la Rai", tinha performances ao vivo e distribuía muitos prêmios. Entre os principais apresentadores estavam Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic, Valéria Balbi, Amanda Françozo, Tânia Mara, Carla Perez, Celso Portiolli, Otávio Mesquita, Christina Rocha, Márcia Goldschmidt, Lu Barsoti e entre outros. Estreou em 1 de dezembro, às 16h30 e passou por diversas fases e horários. Entre 2007 e 2008, ganhou uma nova versão fracassada sob o comando de Hellen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Vale lembrar que o sucesso foi tão grande a ponto de derrubar as linhas telefônicas de São Paulo por 30 minutos, por dois dias consecutivos, uma pane ocasionada pelo excesso de ligações ao mesmo tempo para participar do programa. O número de telefonemas foi tão grande, 3 mil, que a direção teve que pedir que os telespectadores suspendessem as ligações, isso logo na semana da estreia.
> Outras estreias: as novelas "Chiquititas" e "Maria do Bairro" entre outros.
//// 1998 ////
Na década de 1990, o Presidente da AACD adquiriu numa de suas viagens o formato do "Teleton" e trouxe para o Brasil na busca por encontrar algum grupo de comunicação que quisesse abraçar a causa. Hebe Camargo, que foi colaboradora da instituição por anos, levou a ideia até Silvio Santos, que decidiu produzir o Teleton brasileiro. O formato, veio dos Estados Unidos em 1966 e foi criado por Jerry Lewis, pai de um filho de deficiente físico, ao ver que nem todas os deficientes tinham condições de custear seus tratamentos, criou a maratona da solidariedade que é realizado em diversos países. Todo ano, entre outubro e novembro, o SBT cede 27 horas de sua programação, contando com apresentadores da emissora e de outras, artistas, personalidades e cantores com participação ao vivo, para arrecadar fundos para a AACD.
> Outras estreias: as novelas "Fascinação", "Pérola Negra" e entre outros.
//// 1999 ////
Silvio Santos comandou um dos maiores game shows da história da televisão brasileira, tanto em sucesso de audiência quanto em repercussão: o "Show do Milhão" (inicialmente chamado de Jogo do Milhão). O programa trazia uma competição de perguntas e respostas eletrizante com um prêmio máximo de 1 milhão de reais. Vários jogos da atração foram lançados e foram sucessos de licenciamentos. Foi exibido de 7 de novembro de 1999 a 23 de outubro de 2003, tendo ganhado uma nova versão em 2009, de curta duração por baixa audiência. Recentemente, foi anunciado o retorno da atração numa versão com crianças que até o momento não há previsão de estreia.
> Outras estreias: as novelas "A Usurpadora", "O Privilégio de Amar" e os programas "Canta e Dança minha gente" e "Ô... Coitado".
//// 2000 ////
Uma parceria milionária e exclusiva uniu o SBT e a Warner Bros. no começo dos anos 2000. Um acordo que previa a exibição dos filmes sucessos de bilheteria da distribuidora, séries e desenhos animados.
Em 4 de abril, a emissora estreou a sessão "Cine Espetacular", ainda no ar nas noites de terça-feira. O filme escolhido para abrir as portas foi "Batman & Robin" (1997), o primeiro longa da Warner exibido pelo SBT após a parceria. Hoje, a emissora não é mais parceira da distribuidora e segue com um enxuto acervo de filmes.
//// 2001 ////
Outro grande fenômeno da história da emissora foi o reality-show "Casa dos Artistas", lançado em 2001 sem qualquer aviso prévio, anunciado apenas como uma surpresa. Em uma casa eram confinados cerca de 12 a 15 personalidades famosas na disputa de um prêmio de 1 milhão de reais. Silvio Santos foi o apresentador das três temporadas, incluindo o "Casa dos Artistas: Protagonistas de Novela", a quarta temporada que visava dar um prêmio e ainda, o posto de protagonista da próxima novela da emissora (que por fim a vencedora, Carol Hubner, ganhou um papel apagado em "Esmeralda"). A primeira temporada elegeu Bárbara Paz como campeã e a grande final marcou 47 pontos, a maior audiência da história do SBT e ainda, por diversas ocasiões liderou com o primeiro lugar isolado. O programa foi um verdadeiro fenômeno de audiência e repercussão que recebeu acusações de plágio da Rede Globo, por ser um formato extremamente semelhante ao seu "Big Brother Brasil", adquirido legalmente junto à Endemol. A Globo entrou com uma ação na Justiça e conseguiu impedir a exibir o programa do SBT por dois dias. Com medo de mais acusações e pela audiência que já não era a mesma, Silvio decidiu encerrar o programa ao final da quarta temporada, em 2004.
> Outras estreias: as novelas "Café com Aroma de Mulher", "Pícara Sonhadora", "Amor e Ódio", a sessão de filmes "Cine Belas Artes" e entre outros.
//// 2002 ////
Foram mais de 30 mil garotas inscritas num dos maiores talent shows da televisão brasileira: o "Popstars". Depois das fases de seleção, havia a avaliação dos jurados e especialistas Liminha, Rick Bonadio, Alexandre Schiavo, Iara Negrete e Ivan Santos. As cinco selecionadas foram Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins (na época chamada como Patrícia Martins) e Luciana Andrade, que formaram o Rouge. Assim como o programa, a girl band fez um enorme sucesso e vendeu muitos discos, foram em diversos programas de televisão e conquistaram uma legião de fãs pelo Brasil. O "Popstars" foi um de raros casos onde os vencedores deste tipo de programa realmente ganharam fama após o programa. O grupo chegou ao fim em 2005 e hoje, cada uma segue caminhos e carreiras diferentes. No ano seguinte, foi realizado uma nova edição voltada para o público masculinos, formando o grupo Br'oz.
> Outras estreias: o reality-show "Ilha da Sedução", as novelas "Marisol", "Pequena Travessa" e "Cúmplices de Um Resgate", entre outros.
//// 2003 ////
Parceria do SBT com a Televisa para produção e adaptação de textos mexicanos, "Canavial de Paixões" trouxe um elenco de globais para contar uma história de amor entre dois jovens, interpretados por Bianca Castanho e Gustavo Haddad. No elenco estavam Débora Duarte, Jandir Ferrari, Cláudia Ohana, Victor Fasano, Oscar Magrini, Jonas Mello e entre outros. Foi indicada ao Troféu Imprensa como Melhor Novela do ano. O grupo Rouge emplacou a música "Um Anjo veio me Falar" na trilha sonora da novela como tema do casal protagonista, além do marcante tema de abertura. "Canavial de Paixões" é conhecida como uma das melhores novelas do SBT e melhor produzida que as antecessoras.
> Outras estreias: as novelas "Jamais te Esquecerei", "Viva as crianças - Carrossel 2", o relaity-show "O Conquistador do Fim do Mundo" e "Roda a Roda".
//// 2004 ////
Com uma trajetória no ar de mais de 10 anos, o "Casos de Família" é um programa que surgiu em 18 de maio com a missão de trazer ao palco situações de brigas e questionamentos entre familiares, de uma forma civilizada e educada, sendo apresentado por Regina Volpato e um dos programas que "salvou a audiência" do SBT na época das vacas magras em 2007. Regina deixou a apresentação em 2009 com a reformulação do programa. Quem assumiu a vaga e segue no ar até hoje é Christina Rocha, que transformou em uma pegada mais popular com a inserção do formato "Quién tiene Razón?" (que já produzido em 2012 como "Quem Convence Ganha Mais").
> Outras estreias: as novelas "Seus Olhos", "Esmeralda", "Amor Real", "Menina Amada Minha" e os programas "Charme", "Programa Cor de Rosa", "Casos da Vida real", "Meu Cunhado" e entre outros.
//// 2005 ////
Ana Paula Padrão estreou o "SBT Brasil" em 15 de agosto como âncora do principal telejornal do SBT. Juliana Alvim, Karyn Bravo, Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto, Carlos Nascimento, Analice Nicolau, Marcelo Torres e entre outros jornalistas também apresentaram a atração.
> Outras estreias: as novelas "Rebelde", "A Madrasta", "Os Ricos Também Choram", "Casamento à Moda Antiga", "Códio Fama" e entre outros.
//// 2006 ////
Formato que visa buscar um novo talento musical, o "Ídolos" é um formato baseado em "Idol", criado por Simon Fuller e distribuído pela Fremantle Media. A equipe de jurados era formada por Arnaldo Saccomani, Cynthia Zamorano "Cyz", Carlos Eduardo Miranda e Thomas Roth. Estreou em 5 de abril de 2006 e elegeu Leandro Lopes como o novo ídolo do Brasil. No ano seguinte houve a segunda temporada, com menos que repercussão que a primeira, coroando Thaeme Mariôto, hoje parte da dupla Thaeme & Thiago, como a grande campeã. Em 2008, a RecordTV adquiriu o mesmo formato com a Fremantle.
> Outras estreias: as novelas "Cristal", "Mariana da Noite", "A feia mais Bela", os programas "Bailando por um Sonho", "Minha Vida é uma Novela", "Supernanny" e entre outros.
//// 2007 ////
Celso Portiolli apresentou o "Curtindo com Reais", uma variação do "Curtindo uma Viagem". Estreou em 30 de março na faixa das 20h30 com exibição às sextas-feiras e posteriormente, nas tardes de sábado. A competição era entre duas equipes em diversas provas e ao invés de ganharem uma viagem, ganhavam dinheiro. Chegou ao fim em 22 de dezembro, tendo feito um relativo sucesso e mantendo o SBT no segundo lugar de audiência.
> Outras estreias: as novelas "Maria Esperança", "Amigas e Rivais", "Mundo de Feras", os programas "Você é o Jurado", "Quem Perde Ganha", "Viva a Noite" e entre outros.
//// 2008 ////
Sem a Televisa após a escolha de não renovar o contrato com a mexicana, o SBT começou a caminhar sozinha e com as "próprias pernas" no final de 2008 com "Revelação". Era uma história totalmente original escrita por Íris Abravanel, sem apoio em livros ou texto de alguma outra novela, o que não ocorria na emissora há tempos. Os protagonistas da trama eram Tainá Müller e Sérgio Abreu, contando ainda com Flávio Galvão, Talita Castro, Antônio Petrin e entre outros. Com um formato diferente e desnorteado, a novela demorou a agradar e terminou com média geral de apenas 5 pontos.
//// 2009 ////
A apresentadora que começou sua carreira no SBT como apresentadora de programas infantis voltou para e emissora em 2009 com a missão de deixar o domingo mais alegre e divertido. Exibido na faixa das 15h00, o programa "Eliana" traz quadros sobre comportamento, moda, beleza e autoestima, musicais e ainda sucessos como "Fenômenos da Internet". Hoje, ela enfrenta a sua segunda gestação e deixou o programa nas mãos de Patrícia Abravanel, mas volta logo logo cheia de energia.
> Outras estreias: a novela "Vende-se um véu de noiva", os programas "10 anos mais jovem", "Esquadrão da moda", "Qual é o seu Talento?" e entre outros.
//// 2010 ////
Premiado, respeitado e admirado. São adjetivos que definem tanto o programa "Conexão Repórter" quanto o seu apresentador, Roberto Cabrini, um repórter investigativo que traz matérias especiais com temas delicados e conduzidos de forma excepcional. Muitas matérias apresentadas já ganharam repercussão internacional como a que ele denunciou a pedofilia no Vaticano. O programa estreou na grade de programação em 4 de março de 2010 e hoje, segue no ar nas noites de domingo.
> Outras estreias: "Uma Rosa com Amor", "Aventura Selvagem" e entre outros.
//// 2011 ////
"Solitários" foi uma das apostas para a programação do SBT, uma tentativa de produzir um reality show de confinamento. Formato dos EUA, o "Solitary" coloca os participantes em cabines separadas e (supostamente) isolados do mundo real, realizando provas e testes para que aguentassem a pressão de estarem presos ali, uma experiência de resistência física e psicológica, quem aguentassem até o final era o vencedor. Ficou no ar com duas temporadas, ambas de curta duração.
//// 2012 ////
Com a teledramaturgia em baixa desde "Revelação", a Televisa e o SBT voltaram a se aproximar na ideia da emissora realizar um remake do clássico que conquistou o público dos anos 90, a novela "Carrossel". Dado o acordo e condições, a novela estreou em maio de 2012 e foi um enorme sucesso, tanto em audiência, que não se via em novelas desde a apresentação de "Pantanal", quanto em repercussão e licenciamento de diversos produtos. Não bastasse ainda, foram criados programas especiais, lançaram desenho animado, dois filmes, reprises da novela e entre outros. A nova versão foi um acerto e um fenômeno tão grande quanto a versão mexicana.
//// 2013 //
Com o fracasso do "Famoso Quem?", o SBT decidiu adaptar o formato e fazer algo parecido: uma competição de sósias, ou simplesmente um espaço para sósias fazerem performances e homenagearem seus ídolos. Foi essa a oportunidade de Patrícia Abravanel se lançar oficialmente e por longa data num programa só seu, o "Máquina da Fama".
Recentemente, foi divulgado o cancelamento do programa que ficará no ar até setembro.
> Outras estreias: o reality-show "Menino de Ouro" e a nova versão da novela "Chiquititas".
//// 2014 ////
Após uma conturbada saída da Band, após apresentar e estar na equipe de idealizadores do "Agora é Tarde", Danilo Gentili estreou no SBT com o "The Noite" e parte de sua equipe do antigo programa. Na nova casa ele apresenta um talk-show num formato muito semelhante com o que ele costumava fazer na Band. Estreou em 10 de março e até hoje segue com uma ótima repercussão.
> Outras estreias: "Arena SBT", "Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão", "Sortilégio".
//// 2015 ////
Chegou ao SBT a competição mais açucarada da televisão brasileira, o "Bake Off Brasil: Mão na Massa". Apresentado nas duas primeiras temporadas por Ticiana Villas Boas e Carol Fiorentino a partir da terceira, o programa busca coroar o melhor confeiteiro amador do Brasil.
Estreou em 25 de julho nas noites de sábado e atualmente se encontra em sua terceira temporada.
> Outras estreias: "Mundo Disney", "Sabadão com Celso Portiolli" e as novelas "Coração Indomável", "A Dona", Teresa e "Cúmplices de Um Resgate".
//// 2016 ////
Adaptação da novela de mesmo nome que fez o maior sucesso no SBT no início dos anos 2000, "Carinha de Anjo" é uma novela escrita e adaptada por Leonor Corrêa que conta a história da pequena Dulce Maria (Lorena Queiroz), uma menina órfã de seis anos que foi deixada pelo pai num colégio de freiras depois que ele entrou em depressão. Ela tem um enorme carinho pela noviça Cecília, que a trama como uma filha. No elenco, Eliana Guttman, Bia Arantes, Carlo Porto, Priscila Sol e entre outros na trama que tem previsão para chegar ao fim em 2018.
//// 2017 ////
Chris Flores e Carlos Bertolazzi encabeçam uma equipe especialista em fazer os casamentos dos sonhos em tempo recorde. Este é o "Fábrica de Casamentos", programa que estreou este ano e ganhou mais episódios enquanto estava com os primeiros no ar, graças ao sucesso e o rendimento comercial.
São 36 anos de emoção, risos, sorrisos e inúmeros momentos que não esqueceremos fácil, dos desenhos, das novelas, dos realitys, da vida como ela é na TV.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário