A humanidade e a verdade de seus personagens foram uma das maiores marcas de suas histórias. Um dos gênios e grandes mestres da teledramaturgia colombiana. Esse é Fernando Gaitán, que nos deixou ontem (29), aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. Aqui vamos homenagear sua história, carreira e vida.
[ 1989 ]
AZÚCAR
(RCN )
Novela - 83 capítulos
Autor na segunda parte da novela
Baseada na obra original de Rodolfo Gómez, com adaptação e roteiros escritos por Mauricio Navas e Fernando Gaitán. Protagonizada por Alejandra Borrero e Pedro Noguera, conta a história de uma paixão proibida em meios aos canaviais: o patrão Manuel Maria Solaz e a servente negra Sixta Lucumi se envolvem. O fruto da relação é Maximiliano Solaz, um rapaz negro, que poderá vir a ser o herdeiro do maior engenho de cana da região. Foi a primeira novela colombiana a ter atores negros.
[ 1991 ]
LAURA... POR FAVOR!
( RCN )
Série - comédia
Criada e escrita por Fernando Gaitán e Tomas Cardenas
Comédia que traz no elenco Alberto Valdiri, Constanza Duque (conhecida no Brasil por seu papel em "Café com Aroma de Mulher"), Monica Shoner, Juan Carlos Arango e entre outros.
Narra as aventuras de uma jovem chamada Laura (Monica Shoner), que apesar de estar na faculdade, é tratada pelos pais como se ainda fosse uma menina.
[ 1992 ]
LA QUINTA HOJA DEL TREBOL
( Coestrellas/ Canal A )
Série.
Criada por Bernardo Romero Pereiro, com adaptação de Fernando Gaitán e Claudia Amparo Forero
Protagononizada por Celmira Luzardo, a história quando uma mulher chega ao país para alugar um apartamento de luxo. Todos acreditam que ela se chama Elisa. Ela ainda informa que dividirá o apartamento com mais três amigas, que chegarão aos poucos. Curiosamente, essas "três amigas" são na verdade a própria Elisa, que também esconde sua verdadeira identidade, tentando colocar um plano de vingança em ação.
[ 1993 ]
LA FUERZA DEL PODER
(Coestrellas / Canal A)
Série - 32 episódios
Escrita por Bernardo Romero Pereiro e Fernando Gaitán
Protagonizada por Carlos Muñoz e Patricia Ércole, conta a história de Pascual Mascarella, um homem que usará de todos os truques para chegar ao poder político. Ganancioso, soberbo, mentiroso e misterioso. A falsidade e a corrupção política, empresarial e familiar ficam ainda mais evidentes quando ele se casa com Alejandra Moravia, uma mulher da alta sociedade, que se torna conveniente num matrimônio por interesse social e econômico.
[ 1994 ]
CAFÉ, CON AROMA DE MUJER
(RCN)
Novela - 159 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2001, 2005 e 2014.
Escrita por Fernando Gaitán.
Protagonizada por Margarita Rosa de Francisco e o brasileiro Guy Ecker, narra a história de amor da colhedora de café Teresa Suarez, mais conhecida como Gaivota, com Sebastião Vallejo, um rapaz distinto e rico, proprietário da fazenda Casablanca, onde ela trabalha na época de colheita. Quando se conhecem, rapidamente se apaixonam e ele, vai embora, prometendo voltar dentro de um ano para se casarem. Gaivota descobre estar grávida e decide ir procurar Sebastião, mas não o encontra, perde o filho e cai numa armadilha de um gigolô. Ao voltar para a fazenda, Sebastião não encontra a amada, fica sabendo de boatos a respeito dela e desiste dela, casando-se com Lúcia (Alejandra Borrero), na pressão de terem um filho por questões de herança. Depois de casado, ele descobre os verdadeiros motivos de Gaivota ter ido procurá-lo e tenta a todo custo descobrir seu paradeiro, agora longe das fazendas e trabalhando numa das empresas da família, a Café Export. Tão perto e tão longe, eles vão lutar para viver uma história de amor inesquecível.
Em entrevista, Gaitán comentou que a dedicação à TV, para escrever a novela, custou seu casamento. A partir desta novela, nota-se uma característica forte de Fernando Gaitán em suas obras: a humanidade de seus personagens, sentimentos próximos da realidade que os tornam semelhantes ao telespectador, sem vilões insandecidos e um texto primoroso capaz de explicar assuntos sem cair no didatismo. Foi também, a novela que o lançou para o estrelato na Colômbia e no mundo afora, como um dos seus maiores e primeiro sucesso.
[ 1996 ]
GUAJIRA
(RCN)
Novela - 100 capítulos (200 de 20 minutos)
História original de Miriam de Lourdes, escrita por Fernando Gaitán.
Protagonizada por Guy Ecker, Sonya Smith, Carolina Sabino e Rafael Novoa, conta a história de Sonia e Felipe, amigos desde criança que crescem juntos. No último ano do colégio, Sonia conhece Helmut Eidenberg, um engenheiro petroleiro com o dobro de sua idade que com seu jeito encantador e sedutor, é capaz de deixar qualquer uma apaixonada por ele. Sonia, com sua beleza e encanto conquista Helmut, enquanto Felipe se descobre apaixonado por sua melhor amiga. Helmut vê dois de seus grandes sonhos se realizarem: se casa com Sonia e comandar o projeto carbonífero mais importante da América Latina. Este novo trabalho lhe leva a conhecer uma terra mágica e apaixonante: La Guajira. Sonia se sente desconfortável em uma realidade diferente da sua e não se mostra muito contente. Com o regresso de Felipe, ela fica balançada e com dúvidas: talvez não deveria ter se casado com um homem mais velho. Talvez nunca esteve realmente apaixonada, apenas deslumbrada.
[ 1998-1999 ]
CAROLINA BARRANTES
(RCN)
Novela - 83 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Susana Torres, Manolo Cardona e Rafael Novoa, traz uma história de maldição que envolve os Barrantes, que envolve tirania e acontecimentos muitos estranhos e inexplicáveis. Alfredo Barrantes tem uma filha, que acaba sendo abandonada recém-nascida. Com a informação, nasce uma busca para encontrar a filha de Barrantes, que deverá ser morta. Essa é Carolina, que retorna como a filha de uma empregada de suas terras, sem imaginar o que carrega em seu sangue.
Esta novela se tornou famosa, infelizmente, por ser o maior fracasso das obras de Fernando Gaitán, talvez por seu conteúdo "forte", macabro e obscuro.
[ 1999-2001 ]
YO SOY BETTY, LA FEA
(RCN)
Novela - 169 capítulos.
Exibida no Brasil pela RedeTV! em 2002-2003, 2004-2006 e 2013.
Protagonizada por Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello, se tornou um dos maiores fenômenos da história da TV mundial.
Beatriz Pinzón "Betty", é uma moça sem atributos físicos, chamada de feia e desprezada por sua aparência. Pleita um cargo de secretária de Armando Mendoza, filho dos donos da empresa Ecomoda. Ela consegue e esconde do pai o cargo como secretária, já que seu pai é contra, sabendo que sua formação é muito mais ampla e quista para cargos superiores do que para funções de uma simples secretária. Betty se encanta com seu chefe, um mulherengo de primeira linha que mesmo estando noivo de Marcela (Natalia Ramírez), adora um "rabo de saia". Como péssimo administrador, está prestes a levar a empresa à falência. Então ele dá início a um plano: se aproveita da ingenuidade de Betty, faz acreditar que está apaixonado por ela e a convence de "maquiar" os relatórios financeiros da Ecomoda, como forma de apresentar sua administração eficiente. No meio do jogo, Armando se descobre apaixonado por Betty, enquanto ela acidentalmente acaba por saber que foi usada o tempo todo e ainda, debochada por ele e seu amigo, Mario Calderón. Armando vai ter de lutar para reencontrá-la e provar que a ama. Uma história emocionante com doses certeiras de humor, onde só o verdadeiro amor é capaz de superar os julgamentos da sociedade, de padrões de beleza.
A história de "Betty, a Feia" começa em 1992, quando o autor entregou a sinopse à RCN, que não aprovou a ideia, ousada demais. Foi aí que ele correu para escrever "Café com Aroma de Mulher". Em 1999, surgiu uma oportunidade e apresentou novamente a sinopse, que acabou sendo aprovada, nas condições de uma produção de baixo orçamento. O elenco era praticamente desconhecido. Era um projeto desacreditado, sendo que Gaitán convidou Dora Cadavid para a novela. O sucesso chegou ao ponto da novela ter uma edição que a alongou. A novela parou a Colômbia, tirando comentários da mesma até pelo Presidente do país. Em visita à Colômbia, como consequência do sucesso da novela brasileira "Xica da Silva" (1996) no país, a atriz Taís Araújo fez uma participação na novela e contracenou com Betty e Catalina. A novela rendeu 23 adaptações ao redor do mundo e foi exibida em mais de 180 países, traduzida e dublada em 15 idiomas. Entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a novela mais adaptada do mundo. Um fenômeno que ainda rende muito, como peças de teatro, um musical foi recentemente montado. No Brasil foi disputada pela Globo (tentando barrar sua exibição), Band, SBT, mas quem levou a melhor foi a RedeTV!. Foi um verdadeiro marco na história da TV.
[ 2001 ]
ECOMODA
(RCN)
Série - 35 episódios
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello, a continuação narra a vida do casal Betty e Armando após o casamento deles, aproximadamente dois anos após o fim da novela. A Ecomoda segue muito bem e Betty é a presidente da empresa.
A série ainda reúne o elenco novamente nessa divertida história. Lamenta-se apenas que nunca tenha sido exibida no Brasil, apesar do enorme sucesso da novela.
[ 2006 ]
HASTA QUE LA PLATA NOS SEPARE
(RCN)
Novela - 163 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Marcela Carvajal e Victor Hugo Cabrera, conta de Rafael Méndez, um modesto comerciante que é capaz de vender qualquer coisa, tentando assim sustentar sua mãe e sua irmã. A sua tranquilidade acaba quando sofre um acidente e se choca num luxuoso carro. Sem pensar muito, socorre imediatamente o motorista, que para sua surpresa é uma bela mulher. As coisas vão mudar a ponto dele questionar se deveria mesmo ter salvo a moça: Alejandra Montalvo. Os dois decidem entrar em um acordo para que ele possa pagar o prejuízo no carro de Alejandra. É aí que ele precisa correr para arrumar um emprego e assim, terminar de pagar essa dívida o mais rápido possível. Mas Alejandra, não vai deixar ele em paz.
[ 2010-2011 ]
A CORAZÓN ABIERTO
(RCN)
Novela - 2 Temporadas - 210 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán, baseada na obra original de Shonda Rhimes "Grey's Anatomy"
Protagonizada por Verónica Orozco, Jorge Enrique Abello, Rafael Novoa e Carolina Gómez, narra a história de María Alejandra Rivas Cavalier, uma aspirante a cirurgiã que é integrada ao programa para internos do Hospital Universitário Santa Maria. Filha de uma das cirurgiãs mais famosas de sua época, hoje com Alzheimer, María Alejandra vai ter que conciliar e honrar o sobrenome que carrega.
Produzida em uma parceria com a Disney Media Network, foi um grande sucesso, que ainda rendeu um remake no México. Destaque para a atriz Alejandra Borrero, que participa da primeira temporada como Helena Cavalier, a mãe de María Alejandra. A equipe de escritores ainda conta com Mauricio Miranda, Mauricio Guerra, Cecilia Percy, Elkin Ospina, Fernán Rivera. 90% da série foi gravada em estúdio e totalmente em alta definição (HD). O cenário do hospital foi montado em novas instalações adquiridas pela RCN. O elenco contou com a companhia de médicos e enfermeiras para dar mais realismo para as cenas.
[ 2011-2012 ]
A CORAZÓN ABIERTO - MÉXICO
(TV Azteca)
Novela - 2 Temporadas - 138 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán (apenas a primeira temporada) e Luis Felipe Ybarra (segunda temporada), baseada na obra original de Shonda Rhimes "Grey's Anatomy".
Protagonizada por Iliana Fox e Sergio Basañez, narra a história de María Alejandra Rivas Carrera, uma aspirante a cirurgiã que é integrada ao programa para internos do Hospital Universitário Santa Maria. Filha de uma das cirurgiãs mais famosas de sua época, hoje com Alzheimer, María Alejandra vai ter que conciliar e honrar o sobrenome que carrega.
A primeira temporada contou com a adaptação de Fernando Gaitán e foi gravada na Colômbia nos mesmos cenários da versão colombiana. Devido ao sucesso, os produtores resolveram estendê-la por mais 58 capítulos (correspondentes à segunda temporada) e passou a ser gravada no México.
[ MÉXICO, 2009 ]
HASTA QUE EL DINERO NOS SEPARE
Televisa
Novela - 226 capítulos
Com Pedro Fernández, Itatí Cantoral, Fabiola Campomanes, Sergio Corona, Víctor Noriega, Luz Elena González.
Adaptação de "Hasta que la Plata nos Separe".
Protagonistas: Alejandra Alvarez de Castillo ::: Rafael Medina "Pajrito".
[ MÉXICO, 2001 ]
CUANDO SEAS MÍA
TV Azteca
Novela - 238 capítulos
Com Silvia Navarro, Sergio Basañez, Martha Cristina, Rodrigo Abed, Annete Michel, Margarita Gralia, Iliana Fox.
Adaptação de "Café, con aroma de Mujer" bastante fiel a história original.
Protagonistas: Teresa Suárez / "Paloma" / Elena Olivares / Margot ::: Diego Sánchez Serrano.
[ MÉXICO, 2007 ]
DESTILANDO AMOR
Televisa
Novela - 171 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2007 com exibição suspensa com menos de 20 capítulos no ar
Com Angélica Rivera, Eduardo Yañez, Sergio Sendel, Chantal Andere, Martha Julia, Ana Patricia Rojo, Ana Martín, Martha Roth.
Adaptação de "Café, con aroma de Mujer" feita por Kary Fajer e Gerardo Luna. A principal alteração foi a troca de cenário da história principal: sai o cafezal e aqui, Gaviota se torna uma trabalhadora de agave.
Fernando Gaitán Solom, nasceu em Bogotá, na Colômbia em 09 de novembro de 1960. Quando criança, era solitário e gostava de observar o comportamento das pessoas. Se tornou um daqueles homens capazes de ouvir uma criança de 10 anos sem se chatear ou ficar entendiado. Era paciente e sabia esperar sua vez e quando chegava, a conversa poderia ser tão divertida quanto para uma criança.
Em 1976, Gaitán conhece Esperanza González, que futuramente se tornaria a sua esposa. Ele fez sua primeira comunhão no Colégio Washington e se formou na escola de ensino médio León Greiff em 1979. Neste mesmo ano, Gaitán começou a sua carreira como roteirista no jornal El Tiempo, que acabou por fazer parte da equipe de unidade investigativa.
Aos 22 anos se introduziu ao mundo da televisão, escrevendo roteiros para game shows e a partir daí, começa a escrever telenovelas, como "Azúcar", mas não foi realmente reconhecido até escrever em 1994 "Café, con aroma de mujer", que o lançou para a fama, tendo várias adaptações no México. Sua dedicação à TV lhe custou o casamento, isso na época em que escreveu a história de Gaivota.
Em 1998, Gaitán teve o maior erro de sua carreira com "Carolina Barrantes". Apesar disto, logo se recuperou e em 1999 foi mundialmente reconhecido pela telenovela "Yo soy Betty, la fea", um verdadeiro fenômeno de exportação e adaptações.
Em 2009 foi nomeado diretor de produção do canal RCN e no ano seguinte, começou a produzir conteúdo pro "prime time" da emissora.
Em 2009 foi nomeado diretor de produção do canal RCN e no ano seguinte, começou a produzir conteúdo pro "prime time" da emissora.
Excelente conversador, sabia falar e ouvir, era um insaciável amante do vinho, utilizava o jogo de xadrez para aliviar as tensões e praticava ciclismo, seu esporte favorito. Pai de duas mulheres, se tornou avô em 2010. Tinha um bar em Bogotá, no qual era sócio. Suas filhas eram a sua vida e ele se transformava em "dono de casa" pra elas.
Recebeu dois doutorados por Causas Honorárias. A Universidade Politécnica Colombiana de Bogotá lhe concedeu o título de Doutor em Mídia e a Universidade Autônoma do Caribe de Barranquilla o nomeou Doutor em Rádio e Televisão.
// DEPOIMENTOS DE AMIGOS
Ele era um homem introvertido, de poucas palavras, que se expressava através de suas obras. Adorava a vida noturna, apesar de não se dar bem como empresário e dono de bares... Ele estava sempre escrevendo até o limite e era capaz de escrever uma novela em um par de noites.
A jornalista Graciela Torres conta que Gaitán era um grande conversador, mas só com seus amigos e sobre seu lado escritor.
Uma vez ele contou que quando esteve desempregado, pediu um amigo que lhe ajudasse a conseguir alguma coisa. Fez um cursinho rápido e começou a vender carros. No seu primeiro dia de emprego, ele atendeu um cliente que vendia enciclopédias e necessitava de um carro com urgência. Depois de mostrar várias opções, Fernando não vendeu nenhum carro, mas acabou comprando uma enciclopédia.
Dago García, amigo de mais de 20 anos contou uma história de Gaitán de quando esteve desempregado.
"Fernando Gaitán é atualmente o melhor escritor de telenovelas, com seu gênio ele transformou o gênero, redesenhou a maneira de fazer novelas e foi quem conseguiu reunir esse grande talento dos roteiros com os diretores, produtores e atores".
Observou Jose Antonio Bastón, presidente de conteúdo da Televisa, empresa mexicana que produziu a adaptação de três de suas histórias.
// SUAS OBRAS E CARREIRA NA TV
[ 1989 ]
AZÚCAR
(RCN )
Novela - 83 capítulos
Autor na segunda parte da novela
Baseada na obra original de Rodolfo Gómez, com adaptação e roteiros escritos por Mauricio Navas e Fernando Gaitán. Protagonizada por Alejandra Borrero e Pedro Noguera, conta a história de uma paixão proibida em meios aos canaviais: o patrão Manuel Maria Solaz e a servente negra Sixta Lucumi se envolvem. O fruto da relação é Maximiliano Solaz, um rapaz negro, que poderá vir a ser o herdeiro do maior engenho de cana da região. Foi a primeira novela colombiana a ter atores negros.
[ 1991 ]
LAURA... POR FAVOR!
( RCN )
Série - comédia
Criada e escrita por Fernando Gaitán e Tomas Cardenas
Comédia que traz no elenco Alberto Valdiri, Constanza Duque (conhecida no Brasil por seu papel em "Café com Aroma de Mulher"), Monica Shoner, Juan Carlos Arango e entre outros.
Narra as aventuras de uma jovem chamada Laura (Monica Shoner), que apesar de estar na faculdade, é tratada pelos pais como se ainda fosse uma menina.
[ 1992 ]
LA QUINTA HOJA DEL TREBOL
( Coestrellas/ Canal A )
Série.
Criada por Bernardo Romero Pereiro, com adaptação de Fernando Gaitán e Claudia Amparo Forero
Protagononizada por Celmira Luzardo, a história quando uma mulher chega ao país para alugar um apartamento de luxo. Todos acreditam que ela se chama Elisa. Ela ainda informa que dividirá o apartamento com mais três amigas, que chegarão aos poucos. Curiosamente, essas "três amigas" são na verdade a própria Elisa, que também esconde sua verdadeira identidade, tentando colocar um plano de vingança em ação.
[ 1993 ]
LA FUERZA DEL PODER
(Coestrellas / Canal A)
Série - 32 episódios
Escrita por Bernardo Romero Pereiro e Fernando Gaitán
Protagonizada por Carlos Muñoz e Patricia Ércole, conta a história de Pascual Mascarella, um homem que usará de todos os truques para chegar ao poder político. Ganancioso, soberbo, mentiroso e misterioso. A falsidade e a corrupção política, empresarial e familiar ficam ainda mais evidentes quando ele se casa com Alejandra Moravia, uma mulher da alta sociedade, que se torna conveniente num matrimônio por interesse social e econômico.
[ 1994 ]
CAFÉ, CON AROMA DE MUJER
(RCN)
Novela - 159 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2001, 2005 e 2014.
Escrita por Fernando Gaitán.
Protagonizada por Margarita Rosa de Francisco e o brasileiro Guy Ecker, narra a história de amor da colhedora de café Teresa Suarez, mais conhecida como Gaivota, com Sebastião Vallejo, um rapaz distinto e rico, proprietário da fazenda Casablanca, onde ela trabalha na época de colheita. Quando se conhecem, rapidamente se apaixonam e ele, vai embora, prometendo voltar dentro de um ano para se casarem. Gaivota descobre estar grávida e decide ir procurar Sebastião, mas não o encontra, perde o filho e cai numa armadilha de um gigolô. Ao voltar para a fazenda, Sebastião não encontra a amada, fica sabendo de boatos a respeito dela e desiste dela, casando-se com Lúcia (Alejandra Borrero), na pressão de terem um filho por questões de herança. Depois de casado, ele descobre os verdadeiros motivos de Gaivota ter ido procurá-lo e tenta a todo custo descobrir seu paradeiro, agora longe das fazendas e trabalhando numa das empresas da família, a Café Export. Tão perto e tão longe, eles vão lutar para viver uma história de amor inesquecível.
Em entrevista, Gaitán comentou que a dedicação à TV, para escrever a novela, custou seu casamento. A partir desta novela, nota-se uma característica forte de Fernando Gaitán em suas obras: a humanidade de seus personagens, sentimentos próximos da realidade que os tornam semelhantes ao telespectador, sem vilões insandecidos e um texto primoroso capaz de explicar assuntos sem cair no didatismo. Foi também, a novela que o lançou para o estrelato na Colômbia e no mundo afora, como um dos seus maiores e primeiro sucesso.
[ 1996 ]
GUAJIRA
(RCN)
Novela - 100 capítulos (200 de 20 minutos)
História original de Miriam de Lourdes, escrita por Fernando Gaitán.
Protagonizada por Guy Ecker, Sonya Smith, Carolina Sabino e Rafael Novoa, conta a história de Sonia e Felipe, amigos desde criança que crescem juntos. No último ano do colégio, Sonia conhece Helmut Eidenberg, um engenheiro petroleiro com o dobro de sua idade que com seu jeito encantador e sedutor, é capaz de deixar qualquer uma apaixonada por ele. Sonia, com sua beleza e encanto conquista Helmut, enquanto Felipe se descobre apaixonado por sua melhor amiga. Helmut vê dois de seus grandes sonhos se realizarem: se casa com Sonia e comandar o projeto carbonífero mais importante da América Latina. Este novo trabalho lhe leva a conhecer uma terra mágica e apaixonante: La Guajira. Sonia se sente desconfortável em uma realidade diferente da sua e não se mostra muito contente. Com o regresso de Felipe, ela fica balançada e com dúvidas: talvez não deveria ter se casado com um homem mais velho. Talvez nunca esteve realmente apaixonada, apenas deslumbrada.
[ 1998-1999 ]
CAROLINA BARRANTES
(RCN)
Novela - 83 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Susana Torres, Manolo Cardona e Rafael Novoa, traz uma história de maldição que envolve os Barrantes, que envolve tirania e acontecimentos muitos estranhos e inexplicáveis. Alfredo Barrantes tem uma filha, que acaba sendo abandonada recém-nascida. Com a informação, nasce uma busca para encontrar a filha de Barrantes, que deverá ser morta. Essa é Carolina, que retorna como a filha de uma empregada de suas terras, sem imaginar o que carrega em seu sangue.
Esta novela se tornou famosa, infelizmente, por ser o maior fracasso das obras de Fernando Gaitán, talvez por seu conteúdo "forte", macabro e obscuro.
[ 1999-2001 ]
YO SOY BETTY, LA FEA
(RCN)
Novela - 169 capítulos.
Exibida no Brasil pela RedeTV! em 2002-2003, 2004-2006 e 2013.
Protagonizada por Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello, se tornou um dos maiores fenômenos da história da TV mundial.
Beatriz Pinzón "Betty", é uma moça sem atributos físicos, chamada de feia e desprezada por sua aparência. Pleita um cargo de secretária de Armando Mendoza, filho dos donos da empresa Ecomoda. Ela consegue e esconde do pai o cargo como secretária, já que seu pai é contra, sabendo que sua formação é muito mais ampla e quista para cargos superiores do que para funções de uma simples secretária. Betty se encanta com seu chefe, um mulherengo de primeira linha que mesmo estando noivo de Marcela (Natalia Ramírez), adora um "rabo de saia". Como péssimo administrador, está prestes a levar a empresa à falência. Então ele dá início a um plano: se aproveita da ingenuidade de Betty, faz acreditar que está apaixonado por ela e a convence de "maquiar" os relatórios financeiros da Ecomoda, como forma de apresentar sua administração eficiente. No meio do jogo, Armando se descobre apaixonado por Betty, enquanto ela acidentalmente acaba por saber que foi usada o tempo todo e ainda, debochada por ele e seu amigo, Mario Calderón. Armando vai ter de lutar para reencontrá-la e provar que a ama. Uma história emocionante com doses certeiras de humor, onde só o verdadeiro amor é capaz de superar os julgamentos da sociedade, de padrões de beleza.
A história de "Betty, a Feia" começa em 1992, quando o autor entregou a sinopse à RCN, que não aprovou a ideia, ousada demais. Foi aí que ele correu para escrever "Café com Aroma de Mulher". Em 1999, surgiu uma oportunidade e apresentou novamente a sinopse, que acabou sendo aprovada, nas condições de uma produção de baixo orçamento. O elenco era praticamente desconhecido. Era um projeto desacreditado, sendo que Gaitán convidou Dora Cadavid para a novela. O sucesso chegou ao ponto da novela ter uma edição que a alongou. A novela parou a Colômbia, tirando comentários da mesma até pelo Presidente do país. Em visita à Colômbia, como consequência do sucesso da novela brasileira "Xica da Silva" (1996) no país, a atriz Taís Araújo fez uma participação na novela e contracenou com Betty e Catalina. A novela rendeu 23 adaptações ao redor do mundo e foi exibida em mais de 180 países, traduzida e dublada em 15 idiomas. Entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a novela mais adaptada do mundo. Um fenômeno que ainda rende muito, como peças de teatro, um musical foi recentemente montado. No Brasil foi disputada pela Globo (tentando barrar sua exibição), Band, SBT, mas quem levou a melhor foi a RedeTV!. Foi um verdadeiro marco na história da TV.
[ 2001 ]
ECOMODA
(RCN)
Série - 35 episódios
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Ana María Orozco e Jorge Enrique Abello, a continuação narra a vida do casal Betty e Armando após o casamento deles, aproximadamente dois anos após o fim da novela. A Ecomoda segue muito bem e Betty é a presidente da empresa.
A série ainda reúne o elenco novamente nessa divertida história. Lamenta-se apenas que nunca tenha sido exibida no Brasil, apesar do enorme sucesso da novela.
[ 2006 ]
HASTA QUE LA PLATA NOS SEPARE
(RCN)
Novela - 163 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán
Protagonizada por Marcela Carvajal e Victor Hugo Cabrera, conta de Rafael Méndez, um modesto comerciante que é capaz de vender qualquer coisa, tentando assim sustentar sua mãe e sua irmã. A sua tranquilidade acaba quando sofre um acidente e se choca num luxuoso carro. Sem pensar muito, socorre imediatamente o motorista, que para sua surpresa é uma bela mulher. As coisas vão mudar a ponto dele questionar se deveria mesmo ter salvo a moça: Alejandra Montalvo. Os dois decidem entrar em um acordo para que ele possa pagar o prejuízo no carro de Alejandra. É aí que ele precisa correr para arrumar um emprego e assim, terminar de pagar essa dívida o mais rápido possível. Mas Alejandra, não vai deixar ele em paz.
[ 2010-2011 ]
A CORAZÓN ABIERTO
(RCN)
Novela - 2 Temporadas - 210 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán, baseada na obra original de Shonda Rhimes "Grey's Anatomy"
Protagonizada por Verónica Orozco, Jorge Enrique Abello, Rafael Novoa e Carolina Gómez, narra a história de María Alejandra Rivas Cavalier, uma aspirante a cirurgiã que é integrada ao programa para internos do Hospital Universitário Santa Maria. Filha de uma das cirurgiãs mais famosas de sua época, hoje com Alzheimer, María Alejandra vai ter que conciliar e honrar o sobrenome que carrega.
Produzida em uma parceria com a Disney Media Network, foi um grande sucesso, que ainda rendeu um remake no México. Destaque para a atriz Alejandra Borrero, que participa da primeira temporada como Helena Cavalier, a mãe de María Alejandra. A equipe de escritores ainda conta com Mauricio Miranda, Mauricio Guerra, Cecilia Percy, Elkin Ospina, Fernán Rivera. 90% da série foi gravada em estúdio e totalmente em alta definição (HD). O cenário do hospital foi montado em novas instalações adquiridas pela RCN. O elenco contou com a companhia de médicos e enfermeiras para dar mais realismo para as cenas.
[ 2011-2012 ]
A CORAZÓN ABIERTO - MÉXICO
(TV Azteca)
Novela - 2 Temporadas - 138 capítulos
Escrita por Fernando Gaitán (apenas a primeira temporada) e Luis Felipe Ybarra (segunda temporada), baseada na obra original de Shonda Rhimes "Grey's Anatomy".
Protagonizada por Iliana Fox e Sergio Basañez, narra a história de María Alejandra Rivas Carrera, uma aspirante a cirurgiã que é integrada ao programa para internos do Hospital Universitário Santa Maria. Filha de uma das cirurgiãs mais famosas de sua época, hoje com Alzheimer, María Alejandra vai ter que conciliar e honrar o sobrenome que carrega.
A primeira temporada contou com a adaptação de Fernando Gaitán e foi gravada na Colômbia nos mesmos cenários da versão colombiana. Devido ao sucesso, os produtores resolveram estendê-la por mais 58 capítulos (correspondentes à segunda temporada) e passou a ser gravada no México.
// ADAPTAÇÕES DE SUAS HISTÓRIAS
HASTA QUE EL DINERO NOS SEPARE
Televisa
Novela - 226 capítulos
Com Pedro Fernández, Itatí Cantoral, Fabiola Campomanes, Sergio Corona, Víctor Noriega, Luz Elena González.
Adaptação de "Hasta que la Plata nos Separe".
Protagonistas: Alejandra Alvarez de Castillo ::: Rafael Medina "Pajrito".
[ MÉXICO, 2001 ]
CUANDO SEAS MÍA
TV Azteca
Novela - 238 capítulos
Com Silvia Navarro, Sergio Basañez, Martha Cristina, Rodrigo Abed, Annete Michel, Margarita Gralia, Iliana Fox.
Adaptação de "Café, con aroma de Mujer" bastante fiel a história original.
Protagonistas: Teresa Suárez / "Paloma" / Elena Olivares / Margot ::: Diego Sánchez Serrano.
[ MÉXICO, 2007 ]
DESTILANDO AMOR
Televisa
Novela - 171 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2007 com exibição suspensa com menos de 20 capítulos no ar
Com Angélica Rivera, Eduardo Yañez, Sergio Sendel, Chantal Andere, Martha Julia, Ana Patricia Rojo, Ana Martín, Martha Roth.
Adaptação de "Café, con aroma de Mujer" feita por Kary Fajer e Gerardo Luna. A principal alteração foi a troca de cenário da história principal: sai o cafezal e aqui, Gaviota se torna uma trabalhadora de agave.
Protagonistas: Teresa Hernández García / Gaviota / Mariana Franco Villareal ::: Rodrigo Montalvo Santos.
[ BRASIL, 2009 ]
BELA, A FEIA
Record TV
Novela - 217 capítulos
Reprisada entre 2018-2019.
Com Gisele Itié, Bruno Ferrari, Iran Malfitano, Simone Spoladore, Jonas Bloch, Carla Cabral, Sílvia Pfeifer.
Adaptação de "Yo soy, Betty la Fea" escrita por Gisele Joras.
A novela usa apenas a base da história original.
Protagonistas: Anabela Palhares "Bela"/Valentina Palhares ::: Rodrigo Ávila.
[ BRASIL, 2009 ]
BELA, A FEIA
Record TV
Novela - 217 capítulos
Reprisada entre 2018-2019.
Com Gisele Itié, Bruno Ferrari, Iran Malfitano, Simone Spoladore, Jonas Bloch, Carla Cabral, Sílvia Pfeifer.
Adaptação de "Yo soy, Betty la Fea" escrita por Gisele Joras.
A novela usa apenas a base da história original.
Protagonistas: Anabela Palhares "Bela"/Valentina Palhares ::: Rodrigo Ávila.
[ EUA, 2006-2010 ]
UGLY BETTY
Disney/ABC
Série - 4 temporadas - 85 episódios
Exibida no Brasil pelo Canal Sony e pelo SBT a partir de 2008.
Com America Ferrera, Eric Mabius, Vanessa Williams, Michael Urie, Ana Ortiz.
Adaptação de "Yo soy Betty, la fea" escrita por Silvio Horta com produção de Salma Hayek
Protagonistas: Betty Suarez ::: Daniel Meade.
[ MÉXICO, 2006 ]
LA FEA MÁS BELLA
Televisa
Novela - 300 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2006-2007 e em 2014-2015.
Com Angélica Vale, Jaime Camil, Juan Soler, Elizabeth Álvarez, Patricia Navidad, Luis Manuel Ávila.
Adaptação de "La Fea Más Bella", escrita por Palmira Olguín.
Protagonistas: Letícia Padilla Solís "Letty"/Aurora Mayer de Salinas ::: Fernando Mendiola.
[ EUA, 2019 ]
BETTY EN NY
Telemundo
Novela - estreia em 06/02/2019.
Com Elyfer Torres, Erick Elias, Sabrina Seara, Aaron Díaz, Mauricio Garza, Saúl Lisazo.
Adaptação de "La Fea Más Bella", escrita por Valentina Parraga, Sandra Velasco, Alejandro Vergara.
O último trabalho de Fernando Gaitán foi assessorando a produção e adaptação da novela.
Protagonistas: Beatriz Aurora Rincón Lozano "Betty" ::: Armando Mendoza.
[ ESPANHA, 2006 ]
YO SOY BEA
Telecinco
Bea é um trocadilho espanhol, que junta as palavras fea (feia) e bella (bonita).
Ruth Néñez é Beatriz “Bea” Pinzón que, como várias das Bettys internacionais, se apaixona pelo chefe bonitão.
[ HOLANDA, 2006-2007 ]
LOTTE
Canal Tien
A versão holandesa foi batizada só com o nome de sua heroína: Lotte
A atriz Nyncke Beekhuyzen não foi tão caracterizada como as colegas das outras séries e, por isso, não parece feia. Lotte Pronk é uma economista com uma carreira universitária elogiada, mas que tem dificuldades para encontrar um emprego. Por isso, aceita trabalhar como secretária em uma empresa ligada à moda, chamada Emoda, onde surgem conflitos entre duas pessoas que batalham pelo cargo de presidente.
[ GRÉCIA, 2007 ]
MARIA, I ASCHIMI
Mega Channel
A personagem que agora se chamava Maria Papasotitiou foi interpretada por Aggeliki Daliani. O protagonista masculina era Anthimus Ananiadis.
[ PORTUGAL, 2002 ]
TUDO POR AMOR
TVi
Sofia Duarte Silva deu vida a Alice Tavares, que vivia com o pai, o irmão e a avó. Ela é apaixonada por um cineasta ao qual ela detesta os seus filmes e adivinha de quem ele é filho? Do chefe dela. Só que o Pai dele que se chama Vasco cansa de "tá" dando dinheiro pra ele e manda ele trabalhar na agência da família daí vocês já imaginam o resto da história.
[ ISRAEL, 2003 ]
ESTI HA'MECHOERET
Dar-Set Productions/Keshet Broadcasting
A personagem era chamada Esti Ben-David e quem lhe interpretou foi atriz Riki Blich.
[ ÍNDIA, 2003-2007 ]
JASSI JAISI KOI NAHI
Sony Entertainment
Como a maioria das Bettys, é feia, usa aparelho e se veste mal e trabalha como secretária em uma editora de moda. Ela é sempre alvo de piada das colegas e é apaixonada por seu chefe, Armaan Suri.
[ ALEMANHA, 2005-2007 ]
VERLIEBT IN BERLIN
Grundy UFA TV Produktions, Phoenix Film
A estrela da série é Alexandra Neldel, que interpreta Elisabeth “Lisa” Plenske, a heroína feia cujas aventuras têm um final feliz já ao término da primeira temporada. A segunda temporada se centrou no meio-irmão da personagem.
[ TURQUIA, 2005 ]
SENSIZ OLMUYOR
Kanal D/Show TV
A triste feiosa se chamava Gönül Üstünsoy e foi interpretada pela atriz Yeliz Şar.
UGLY BETTY
Disney/ABC
Série - 4 temporadas - 85 episódios
Exibida no Brasil pelo Canal Sony e pelo SBT a partir de 2008.
Com America Ferrera, Eric Mabius, Vanessa Williams, Michael Urie, Ana Ortiz.
Adaptação de "Yo soy Betty, la fea" escrita por Silvio Horta com produção de Salma Hayek
Protagonistas: Betty Suarez ::: Daniel Meade.
LA FEA MÁS BELLA
Televisa
Novela - 300 capítulos
Exibida no Brasil pelo SBT em 2006-2007 e em 2014-2015.
Com Angélica Vale, Jaime Camil, Juan Soler, Elizabeth Álvarez, Patricia Navidad, Luis Manuel Ávila.
Adaptação de "La Fea Más Bella", escrita por Palmira Olguín.
Protagonistas: Letícia Padilla Solís "Letty"/Aurora Mayer de Salinas ::: Fernando Mendiola.
BETTY EN NY
Telemundo
Novela - estreia em 06/02/2019.
Com Elyfer Torres, Erick Elias, Sabrina Seara, Aaron Díaz, Mauricio Garza, Saúl Lisazo.
Adaptação de "La Fea Más Bella", escrita por Valentina Parraga, Sandra Velasco, Alejandro Vergara.
O último trabalho de Fernando Gaitán foi assessorando a produção e adaptação da novela.
Protagonistas: Beatriz Aurora Rincón Lozano "Betty" ::: Armando Mendoza.
[ ESPANHA, 2006 ]
YO SOY BEA
Telecinco
Bea é um trocadilho espanhol, que junta as palavras fea (feia) e bella (bonita).
Ruth Néñez é Beatriz “Bea” Pinzón que, como várias das Bettys internacionais, se apaixona pelo chefe bonitão.
[ HOLANDA, 2006-2007 ]
LOTTE
Canal Tien
A versão holandesa foi batizada só com o nome de sua heroína: Lotte
A atriz Nyncke Beekhuyzen não foi tão caracterizada como as colegas das outras séries e, por isso, não parece feia. Lotte Pronk é uma economista com uma carreira universitária elogiada, mas que tem dificuldades para encontrar um emprego. Por isso, aceita trabalhar como secretária em uma empresa ligada à moda, chamada Emoda, onde surgem conflitos entre duas pessoas que batalham pelo cargo de presidente.
[ GRÉCIA, 2007 ]
MARIA, I ASCHIMI
Mega Channel
A personagem que agora se chamava Maria Papasotitiou foi interpretada por Aggeliki Daliani. O protagonista masculina era Anthimus Ananiadis.
[ PORTUGAL, 2002 ]
TUDO POR AMOR
TVi
Sofia Duarte Silva deu vida a Alice Tavares, que vivia com o pai, o irmão e a avó. Ela é apaixonada por um cineasta ao qual ela detesta os seus filmes e adivinha de quem ele é filho? Do chefe dela. Só que o Pai dele que se chama Vasco cansa de "tá" dando dinheiro pra ele e manda ele trabalhar na agência da família daí vocês já imaginam o resto da história.
[ ISRAEL, 2003 ]
ESTI HA'MECHOERET
Dar-Set Productions/Keshet Broadcasting
A personagem era chamada Esti Ben-David e quem lhe interpretou foi atriz Riki Blich.
[ ÍNDIA, 2003-2007 ]
JASSI JAISI KOI NAHI
Sony Entertainment
Como a maioria das Bettys, é feia, usa aparelho e se veste mal e trabalha como secretária em uma editora de moda. Ela é sempre alvo de piada das colegas e é apaixonada por seu chefe, Armaan Suri.
[ ALEMANHA, 2005-2007 ]
VERLIEBT IN BERLIN
Grundy UFA TV Produktions, Phoenix Film
A estrela da série é Alexandra Neldel, que interpreta Elisabeth “Lisa” Plenske, a heroína feia cujas aventuras têm um final feliz já ao término da primeira temporada. A segunda temporada se centrou no meio-irmão da personagem.
[ TURQUIA, 2005 ]
SENSIZ OLMUYOR
Kanal D/Show TV
A triste feiosa se chamava Gönül Üstünsoy e foi interpretada pela atriz Yeliz Şar.
- [ Bélgica, 2007 ] Sara
- [ China, 2008 ] Chou Nu Wu Di
- [ Equador, 2013 ] Veto al Feo - protagonista masculino.
- [ Filipinas, 2008 ] I ♥ Betty la fea
- [ Polonia, 2008 ] BrzydUla
- [ República Checa, 2008 ] Ošklivka Katka
- [ Reino Unido, 2015 ] The Ugly Laura
- [ Rússia, 2005] Ne Rodis' Krasivoy
- [ Sérvia, 2007/Croácia, 2008 ] Ne daj se, Nina
- [ Vietnã, 2008 ] Cô Gái Xấu Xí
- [ Quebec, 2011 ] l'est laid plus playlists.
Fernando Gaitán criou um mundo mágico, de sonhos, de amor. O mundo da feia que era desprezada e se redescobriu, praticamente uma trama sobre empoderamento feminino, numa época que não se falava muito à respeito. Histórias que conquistaram o mundo, sem apelação ou baixaria. Com textos encorajadores, sensíveis, recheados com emoção e paixão. Nos deixa com um legado lindo e agora, certamente descansa na eternidade, voando alto nas asas de uma gaivota!
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário