O SBT reestreia nesta segunda, ao meio-dia, a novela "Maria Esperança". Conheça agora, 10 curiosidades desta trama brasileira com sabor mexicano.
#1. Maria Mercedes tupiniquim
Trata-se de uma adaptação de "Maria Mercedes", primeira novela da famosa Trilogia das Marias. Estrelada por Thalia, Mercedes foi exibida pelo SBT em 1996 e foi um grande sucesso.
IMAGENS: REPRODUÇÃO/SBT.
#2. Thalia do Brasil e recriação
Bárbara Paz foi escolhida para ser a nossa Thalia. A intenção da emissora era recriar todas as três histórias: Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro. Tudo dependeria do sucesso da primeira, que não saiu como o esperado e automaticamente, o projeto foi cancelado com a finalização desta.
#3. Bárbara cantora
Bárbara Paz fez aulas de canto para dar voz ao rap que faz parte do tema de abertura. A canção relata a rotina de sua personagem e a mudança de vida na luta e determinação.
#4. Aulas de malabarismo
Bárbara teve aulas de malabarismo para poder dar veracidade a pobre Maria. Ela vendia bilhetes de loteria pelas ruas e também fazia truques para tentar ganhar uma grana dos motoristas e pedestres.
#5. Penúltima da parceria da Televisa
Iniciada em 2001 com "Pícara Sonhadora", foi o penúltimo projeto da parceria com a Televisa que visava a reedição de novelas mexicanas para o Brasil.
#6. Títulos e mudanças
O título inicialmente seria o mesmo da original. Por ordem de Silvio Santos, foi alterado para Maria Aparecida. Oficialmente, foi batizada como "Maria Esperança", sendo necessárias as regravações de cenas onde citavam o nome anterior.
#7. Mas quem é Maria Esperança?
O nome da protagonista é Maria Muniz Hurtado. Por causa das mudanças do título, optou-se assim. Para justificar o título, no decorrer da novela Maria engravida e batiza sua filha de Maria Esperança.
#8. Elenco e morte de atores
O elenco contou com nomes como Walter Breda, Nico Puig, Ângela Figueiredo, Vanessa Goulart, Bárbara Bruno, Rogério Márcico, Manoelita Lustosa, Clarisse Abujamra e o estreante Ricardo Ramory, que deu vida ao mocinho Eduardo. Pela segunda vez, Tânia Bondezan interpretou uma personagem que pertencia, originalmente, à Laura Zapata, como ocorreu em "Esmeralda". Em 21 de dezembro de 2007, faleceu Nortno Nascimento, que na novela, deu vida ao ex-lutador Bento Nocaute.
#9. Trilha sonora
Lançada pelo SBT Music, a trilha sonora contava com o tema de abertura e canções de Fafá de Belém, Felipe Dylon, Flávio Venturini, Jorge Vercillo e ainda, Leandro Lopes, revelação e campeão do Ídolos (2006) com "Nosso amor é assim", tema do casal principal.
#10. Fracasso e sucesso
Apesar dos grandes investimentos, foi vítima de uma grave crise de audiência que o SBT enfrentava em 2007, quando até mesmo a assessoria de imprensa teve suas atividades encerradas pelo dono. Com isso, ao longo de sua transmissão lutou por números entre 3 e 4 pontos, tendo uma elevação considerável na reta final. O que foi muito diferente nas reexibições. A primeira reprise entrou no ar em janeiro de 2011, substituindo "Esmeralda", quando manteve números expressivos entre 5 e 6 pontos. Mas a explosão ocorreria na reexibição de 2015, quando novamente subsituiu "Esmeralda": nesta ocasião, constantemente marcava 7 pontos, chegando a 8 em dias específicos e picos de 10 pontos, número repetido na transmissão do último capítulo. Ou seja, muito mais audiência que sua exibição original chegou a obter.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário