Lançada no final de 2001, "Amor e Ódio" foi a segunda novela produzida pelo SBT a partir da parceria firmada com a Televisa para a regravação de novelas usando textos originais da empresa mexicana. Nesta versão nacional, tivemos Suzy Rêgo, Daniel Boaventura e Viétia Zangrandi (que na época ainda assinava artisticamente o sobrenome "Rocha") formando o triângulo principal originalmente de Angélica Rivera, Francisco Gattorno e Cynthia Klitbo.
SOBRE A NOVELA
Trata-se de um remake baseada na obra de Inés Rodena, a partir da versão de "La Dueña", de 1995, esta produzida por Florinda Meza, a eterna Dona Florinda do "Chaves". Traduzida e reescrita para o Brasil por Henrique Zambelli, a trama se desenrola a partir de Regina, uma moça que está prestes a se casar com o homem de seus sonhos. O que ela não imagina é que sua prima, Laura, criadas praticamente como irmãs, é amante de seu noivo e que, ambos, pretendem roubar a fortuna de Regina após o casamento dela e fugirem juntos. As primas são duplamente abandonadas: Regina no altar e Laura no aeroporto. Amargurada e desiludida com o amor, Regina e a família se mudam e se isola em sua fazenda, onde ela acaba sendo sacudida pelo charme do dono da fazenda vizinha: José Maria.
É interessante ressaltar que o SBT exibe desde 2015, uma nova versão dessa história estrelada por Lucero, Fernando Colunga e Gabriela Spanic: "A Dona" (Soy tu Dueña), lançada no México em 2010 com produção do saudoso Nicando Díaz González.
A seguir, uma comparação do elenco das duas versões.
ELENCO E PERSONAGENS
IMAGENS: REPRODUÇÃO YOUTUBE/MONTAGENS - DIREITOS RESERVADOS A TELEVISA E SBT.
Regina perdeu os pais muito cedo e foi criada por sua tia Berenice e da prima Laura, criadas como irmãs. Ela nem imagina que a prima e seu noivo, Maurício, planejam um golpe após o casamento.
Uma curiosidade é que Patrícia de Sabrit já estava com garantida neste papel, chegou a gravar alguns takes, mas a direção a avaliou muito jovem para a personagem. Helena Fernandes também foi convidada para a viver a mocinha.
A partir da desilução amorosa de Regina, inicia-se a segunda fase, a grande virada na trama, quando a personagem se torna mais amarga, desiludida com o amor e assume um visual mais campestre e menos urbano.
O galã principal, José Maria, aparece somente a partir da segunda fase. Vive com Regina uma relação instantânea de amor e ódio. Primeira oportunidade de Daniel Boaventura como protagonista, hoje com uma carreira mais forte na música.
Ela é pura inveja! Laura travou uma verdadeira disputa com Regina por inveja a tudo que ela tinha, até mesmo no amor. Alucinada chega aos extremos após ser perturbada por seus crimes.
Maurício é o falso e ambicioso noivo de Regina, que tem um caso com Laura. Endividado até o pescoço e enrolado com cobradores, ele vê nela a solução dos seus problemas. Mas nos últimos momentos, se arrepende e foge deixando Laura para trás. Mais recente, Edson emendou trabalhos em novelas bíblicas da Record TV, além de exibir uma ótima forma física e um relacionamento que chamou atenção da mídia.
Mãe de Laura, Berenice criou Regina como se fosse sua filha depois da morte dos pais da moça. Também tem um amor do passado e é uma mulher discreta. O último trabalho de Cléo Ventura na TV até então, foi em "Cúmplices de um Resgate" entre 2015 e 2016.
Muito marcada por seu emblemático papel como Rosália em "Pérola Negra", Maximira Figueiredo deu vida a uma personagem bem diferente: a figura da fiel funcionária da família, que criou Regina desde bebê. Doce e amorosa. Além de uma carreira na dublagem, lamentavelmente este foi seu último trabalho na televisão. Faleceu em 2018.
Insubordinável e prepotente capataz da fazenda de Regina, Macário faz de tudo para mostrar ter mais poder do que realmente tem, além de ser aliar a Laura, acaba desenvolvendo uma obsessão pela patroa. Jonas Mello, com uma extensa carreira na televisão e na dublagem, faleceu em 2020. Sua última aparição na televisão foi em participação na novela "Flor do Caribe" em 2013.
Otávio é um médico de poucos recursos que é apaixonado por Laura, mas ela não dá a mínima para ele. No decorrer da trama, se envolve com Patrícia, amiga de Regina. Ernando Tiago participou de diversas novelas no SBT, incluindo "Maria Esperança" e o segundo remake de "Chiquititas". Já o mexicano Miguel Pizarro, é familiarmente conhecido por aqui por sua participação em "Rubi" com o stylist Toledo.
Patrícia é a melhor amiga de Regina, que sempre estranhou o comportamento de Laura e nem confiava na mesma. Ambas atrizes tem uma carreira desconhecida da mídia.
As personagens possuem o perfil de uma empregada jovem da fazenda de Regina, mais livre e menos aprisionada pelo trabalho. Gostam de uma boa fofoca e acabam sendo vítimas de uma maldade terrível de Macário. Paty Díaz é uma figura conhecida por aqui graças a Lalinha de "A Usurpadora", por "Rubi" e "A que não podia Amar". Já Viviane, foi uma das garotas "Fantasia" no programa de mesmo nome, além de carreira em novelas e na série "3%", da Netflix. Vale ressaltar a interessante troca de uma atriz branca por uma negra, ainda numa época de pouca representatividade na televisão.
Mãe de Brenda, Consuelo leva uma vida complicada num relacionamento tóxico ao lado de Macário. Mais um caso importante de representatividade, Ângela Corrêa, além de atriz, também possui uma carreira de modelo e bailarina, sendo "Revelação" (2008-2009), seu último trabalho na televisão.
Leandro é sócio de Maurício e torna-se uma vítima fatal de Laura, perturbando-a ao longo da trama. Entre muitos trabalhos em novelas do SBT como "Pequena Travessa", Dênis esteve no elenco da série "Jogo da Corrupção" (2022), uma produção internacional e original da Amazon Prime Vídeo.
Emma é a mãe de José Maria e torna uma grande aliada de Laura, ajudando ela a conquistar seu filho. Além disso, boatos atravessados a fazem odiar Regina e Berenice. Falecida em 2013, Malu Rocha esteve em novelas como "Pecado Capital" (1975) e seu último trabalho foi em 2009, na minissérie "Maysa: Quando fala o Coração".
Severiano é pai de José Maria. Doente, ele surge na segunda fase. Berenice e ele tiveram uma relação no passado. No SBT, Luiz Baccelli esteve em diversas produções como "As Pupilas do Senhor Reitor", "Pérola Negra" e "Cristal". Seu último trabalho na televisão foi em 2012, na novela "Aquele Beijo". Faleceu em 2013.
Com tom cômico, Silvia é casada com o banqueiro do povoado. Sônia Lima é uma figura emblemática, seja por sua participação longínqua no saudoso "Show de Calouros" de Silvio Santos ou nas novelas, atualmente faz parte do quadro de jurados do Dez ou Mil, no "Programa do Ratinho".
Fabíola é a mimada filha de Silvia com o banqueiro Manuel. Facilmente manipulada, acredita que Regina está interessada em seu namorado. Longe da carreira artística, hoje Patrícia atua na área de psicologia e é socióloga. Primeiro trabalho de Aylín Mújica na televisão mexicana.
Caso tenha ficado mais curioso para conhecer a novela, você pode assisti-la de forma gratuita e completa no streaming +SBT.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário