| REMAKEADOS #3: COMPARAÇÃO ENTRE "LA MENTIRA" E "CORAÇÕES FERIDOS"

POSTADO ORIGINALMENTE EM 19/05/2013 E REEDITADO/ATUALIZADO EM 04/08/2019.
Dez anos depois de ter apresentado "A Mentira", o SBT inicia a adaptação e as gravações de "Corações Feridos", remake da história de Caridad Bravo Adams com adaptação de Íris Abravanel junto de seu time de colaboradores. A história narra a sede de vingança de um homem contra a mulher pela qual se apaixona, jurando justiça pela morte de seu irmão. Mas como drama pouco é bobagem, ele inicia o seu plano com a mulher errada, já que a culpada é na verdade a prima de sua esposa.
Uma das maiores diferenças entre a versão mexicana de 1998 e a adaptação brasileira se concentra na mudança nos nomes e sobrenomes dos personagens. Quanto ao resto, as semelhanças são grandes. Quanto ao texto considero bom, nada muito espetacular, mas eficiente. Em questão direta de adaptação, ressalto a falha em não atualizar a trama melhor para os dias em que se passa: quem ainda escreve uma carta e ainda assume as barbaridades que fez?
"Corações Feridos" contou com um elenco bem enxuto, sem grandes nomes e gastou com iluminação, cenografia e fotografia. A novela estava gravada e pronta para ser exibida em 2010, mas só saiu da gaveta do SBT em 2012, sendo até o momento a última novela com temática adulta produzida e exibida pela emissora de Silvio Santos.

La Mentira - original de Caridad Bravo Adams, com roteiros de Nora Alemán e colaborações de Martín Támez, René Borbolla, Alejandra León de la Barra. Produzida pela Televisa e exibida em 1998. No Brasil foi exibida pelo SBT em 2000 e reprisada em 2016.

Corações Feridos - original de Caridad Bravo Adams, escrita por Íris Abravanel e colaborações de Caio Mario Britto, Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga, Marcela Arantes, com supervisão de texto de Rita Valente. Gravada pelo SBT em 2010 e exibida em 2012.


Verónica e Amanda são as mocinhas das histórias. Se apaixonam perdidamente pelo homem que planeja vingança contra elas. A atuação de Patrícia Barros ficou abaixo do esperado para uma protagonista, uma atriz fraca para um papel tão grande e importante.

Demétrio e Eduardo lutam entre o amor e a vingança, mas não imaginam que estão iniciando o plano contra a mulher errada. Destaque para Flávio Tolezani em sua estreia nas novelas, hoje brilhando em novelas da Globo, como esteve no ar recentemente em "Verão 90".

Virgínia e Aline sentem inveja da prima Verónica/Amanda e armam estratégias para se darem bem e acabam transformando a vida delas em um inferno. Cynthia desenvolveu uma personagem caricata e cheia de tiques para enfatizar o perfil de vilã.

João e Vítor são primos de Verónica/Amanda e Virgínia/Aline, sempre foi apaixonado pelas boazinhas, mas nunca foi correspondido da mesma maneira, afetivamente falando. Victor Pecoraro, ainda novo na área se mostrou bastante canastrão, mas superou isso como visto atualmente em "As Aventuras de Poliana".

Teodoro e Olavo são patriarcas de suas famílias e administradores de um banco. Destaque para Eric Del Castillo, pai de Kate Del Castillo, que aqui desenvolviam os papéis de tio e sobrinha.

Sara/Vera não suportam Verónica/Amanda até descobrirem a pilantra que é Virgínia/Aline. Jacqueline Dalabona se equivocou na construção da personagem, declamava o texto como se estivesse numa peça de teatro, diminuindo assim a naturalidade das falas.

Santiago e Flávio são fiéis comparsas e amantes de Virgínia/Aline, que acabam entrando numa rede de tráfico de drogas. Ronaldo não é novidade no SBT: esteve no elenco de "Vende-se um Véu de Noiva" e mais tarde em "Cúmplices de um Resgate".

Miranda e Eloísa são as mães de Verónica/Amanda, que desapareceram quando as moças ainda eram crianças e reaparecem buscando o perdão e a aproximação de suas filhas.

Num certo momento da trama, André e Glauco ajudam e se envolvem afetivamente com Verónica/Amanda, comprando assim, o ódio e os ciúmes de Demétrio/Eduardo.

Nicole e Priscila são sobrinhas de André/Glauco, chegam à fazenda e se apaixonam por Demétrio/Eduardo.

Lety e Tita são governantas e amigas da família. Na versão brasileira, Tita se situava mais como uma das empregadas da família e um papel pequeno para a atriz, que se afastou das novelas após esta.

Jandira e Janaína são empregadas domésticas na fazenda de Ricardo/Rodrigo, que mais tarde passa a ser comandada por  Demétrio/Eduardo. Ambas personagens figuram como funcionárias curiosas e intrometidas na vida do patrão. Destaque negativo para Lívia Andrade forçando uma caipira usando um sotaque chato.

Francisco e Michel são médicos que estão com o casamento por um fio, acabam se relacionando sexualmente com as pacientes e destratando a esposa.

Irma e Regina são as esposas de Francisco e Michel. Enquanto o casamento parece estar acabando, elas aprendem com a ajuda de Verónica/Amanda como deixar de ser uma mulher submissa.

O padre Pablo acabou sendo transformado em Dante, um aposentado com ares de poeta e sábio. Eles ajudam a abrir a cabeça de Demétrio/Eduardo para desistir da absurda vingança.

Ricardo/Rodrigo é irmão de Demétrio/Eduardo e comete suicídio após descobrir a farsa de seu relacionamento com Virgínia/Aline, além de saber que ela abordou o filho que esperava. Paulo Zulu é a pior escalação desse elenco, sem dúvidas. Sua atuação é uma vergonha alheia.



Quais são suas observações?
Gosta mais da versão mexicana ou da brasileira?
Obrigado pela visita e até a próxima!





Comentários