#CRÍTICA & OPINIÃO: A DECADÊNCIA DO "DOMINGO LEGAL"

No ar há 21 anos, o "Domingo Legal" é um dos programas de maior longevidade do SBT, apresentado atualmente por Celso Portiolli e que também passa por uma crise já há algum tempo. Isso e muito mais é o que vamos falar agora.

O "Domingo Legal" estreou em 17/01/1993 com suas edições gravadas, sendo que em Agosto de 1994, passou a ser exibido ao vivo. Apresentado por Gugu Liberato, vindo de um outro sucesso da emissora, o "Viva a Noite", conquistou mais uma vez o público brasileiro e fez do seu novo programa de auditório um fenômeno de audiência.
Quadros se tornaram referência como a inesquecível e famosa Banheira do Gugu. A fórmula era uma banheira com mulheres de biquíni e um famoso que tinha que pegar os sabonetes enquanto ela tinha que atrapalhar.
Gugu Liberato deixou a apresentação da atração em 2009, quando assinou um contrato milionário com a Record. Foi justamente próximo a essa fase que o programa deixou de ser exibido durante o fim de tarde e ir com a mudança do Gugu, foi apresentado de 12h00 à 16h00.
Em 17/07/2009, Celso Portiolli alça um voo maior em sua carreira, assumindo e fazendo a esteia do "Domingo Legal" no seu comando.

Crítica
Quando se fala em "Domingo Legal" atualmente nos veem a cabeça três coisas: a mesmice, a vontade de persistir no que cansa e a preguiça. Um programa que está no ar há tanto tempo poderia sim se desenvolver com o tempo sem cair na monotonia, mas infelizmente isso não ocorreu. Encontra-se numa situação em que reclamam que perdem pra concorrência, mas não tem a capacidade de tentar mudar, inovar. 
No início dos anos 2000, um dos grandes trunfos do programa eram matérias jornalisticas, com flashes e repórteres ao vivo, o helicóptero sobrevoando a cidade e entre outras coisas, conteúdos jornalísticos. Hoje em dia, vivem de enfiar de guela abaixo no público a participação das crianças de "Chiquititas" e "Patrulha Salvadora" e anteriormente de "Carrossel", em quadros cansativos como o Passa ou Repassa que, sim, fez sucesso, mas hoje em dia é chato e penoso. O Construindo um Sonho já está muito desgastado e o Afunda ou Bóia é uma vergonha. Falando na vergonha que é o Afunda ou Bóia, o que dizer da última visita de Maite Perroni ao Brasil em que ela participou desse quadro idiota e depois foi embora? Apenas isso e pronto. Outro quadro e participação insuportável foi a de MC Gui naquela coisa de 'Dia de Princesa', as "fãs"(se é que eram mesmo) amavam tanto ele que esboçavam pouca reação, fora que ele não sabe se portar diante das câmeras. Aliás, deixo claro que não acredito em quase nada na TV mais, hoje em dia tem muita coisa armada, muitos casais que nunca se viram na vida. Afinal, ator ou atriz atrás de cachê se encontra em qualquer agência.
Lembra das atrações realmente internacionais? Ricky Martin, Laura Pausini, Hanson, Shakira, a dupla Lu, entre outros? Hoje em dia, o programa vive de ex-RBD e elenco do "Chaves" como artistas internacionais(nada contra eles, por favor) e Gabriela Spanic.
O programa é tão ruim que dá pra sentir pena do Celso Portiolli brincando de torta na cara ou jogar ovos nos convidados. A falta de criatividade e vontade de inovar pode ser comprovada de fato quando houve a estreia do quadro "Jogo do Amor", uma cópia deslavada do "Jogo da Afinidade" do extinto "Tudo é Possível" da Record e foi processada por plágio. Voltando no Celso ele tem talento de sobra, mas não para ser jogado no lixo como acontece agora, dá pra perceber que ele fica meio perdido ou deslocado no palco.
Enfim, a situação do programa é uma mistura de mesmice, preguiça da equipe de inovar e mudar(radicalmente), cansaço e agonia só de assistir o primeiro minuto de programa. A audiência não é mais animadora faz tempo e essa preguiça pode ser explicado pelo fato do programa render publicidade. Eles devem pensar "pra que mudar se tá rendendo bastante dinheiro?", não é mesmo? Mas fazer o que, nem sempre é necessária a desaprovação do telespectador.
Mas na minha opinião, o "Domingo Legal" é daquele tipo de coisa que precisa morrer pra nascer de novo. Se é que vocês me entendem.
Fazer o que, né?: dos 30 pontos aos atuais 4/5. Audiência de conformado.

5 Sinais do Desgaste do "Domingo Legal"
  1. Com a ida de Gugu para Record, a qualidade do programa caiu drasticamente.
  2. Outra queda drástica foi a da audiência. Pra quem marcava mais de 30 pontos, hoje eles conseguem mal 4 ou 5, perdendo sempre pra Record com o "Domingo Show".
  3. Os quadros são muito ruins. Atravessar uma piscina de amido(depois virou piscina de bolinhas) já era um sinal de desgaste, mas hoje em dia estão cada vez mais evidentes, como o "Passa ou Repassa", o "Princesa e Plebeu com MC Gui"(graças a Deus isso acabou).
  4. Há um tempo atrás, insistiam em "Top Cães", "Top 10 da Internet". Era um pior que o outro, mas acabou. Aleluia, uma coisa a menos.
  5. Pra ser sincero, MC Gui deveria valer os 5 Sinais. Enfim, na época do Gugu, a equipe era ousada e tinha o objetivo de criar e sempre ter novidades, hoje a situação é vamos vender publicidade e pronto.

Curiosidades e Polêmicas
Banheira do Gugu foi um dos quadros mais famosos e bem sucedidos da atração.
  • A foto acima é a "ilustração" do quadro "Banheira do Gugu", que foi exibido pela última vez em Novembro de 2000. Chegou a ser censurado pelo MJ por apresentar conteúdo apelativo explícito e quase nudez.
  •  Em 07/09/2003, apresentou um dos momentos mais polêmicos do programa: uma falsa entrevista com membros da facção criminoso PCC. O repórter Wagner Maffezoli entrevistou dois homens que se passaram por membros do PCC, sendo que eles ameaçaram políticos, apresentadores de programas policiais e assumiram a culpa do sequestro do Padre Marcelo Rossi, fato que ocorreu uma semana antes. Os ameaçados apresentadores de TV Marcelo Rezende e José Luiz Datena soltaram o verbo em seus programas, assim como os críticos de TV. No dia 15/09, Gugu foi entrevistado no programa da Hebe e reafirmou que o vídeo era verdadeiro. O assunto repercutiu e o vídeo foi encaminhado para a Polícia, Gugu prestou 2 horas de depoimento e foi comprovado pela Polícia que o vídeo era uma farsa, tudo armado e encenado dentro de um ônibus no estacionamento do SBT. Como consequência, a 10ª Vara Federal conseguiu uma liminar que proibiu a exibição do "Domingo Legal" em 21/09, por ter causado dano moral à coletividade e apologia, sendo substituído às pressas pelas reprises do "Troféu Imprensa" e "Curtindo uma Viagem". Em 10/12/2003, o SBT recebeu uma multa irrisória do Ministério das Comunicações no valor de R$ 1.7925,53 pela falsidade do conteúdo apresentado. Depois do Escândalo do PCC, como ficou conhecido, a audiência começou do programa começou a cair.
  • Em 15/02/1998, contou em primeira mão e em exclusividade o sexo do bebê que a apresentadora Xuxa esperava: uma menina.
  • Em 30/04/2000, o programa leiloou uma suposta sunga que teria sido usada pelo ator Thiago Lacerda. O ator não gostou da situação e processou Gugu Liberato por danos morais. Em 2005, Gugu e Roberto Manzoni foram oficialmente processados. Em 2011, Thiago contou que ainda não tinha recebido o valor do processo que ganhou.
  • Em Julho de 2000, foi criado o "Princesa e o Plebeu" com Netinho de Paula. No ano seguinte, ganhou um programa na Record, o "Domingo da Gente", levando esse formato para lá com o nome de "Dia de Princesa".
  • No dia 28/01/2001, marcou 22 pontos, enquanto a Globo marcou 13 com o "Domingão do Faustão".
  • Em 06/01/2001, contando com a participação do ator belga Jean-Claude Van Damme, marcou 37 pontos.
  • A cada ano que se passava foi visto que por causa do Escândalo PCC, a audiência foi caindo e em 2006, o SBT anunciou cortes de gastos do programa.
  • Em 20/11/2011, fechou com a pior audiência do ano: 4,7 pontos.
  • A maior audiência do programa foi a cobertura da morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em 03/03/1996, quando marcou 37 pontos com 47 de pico.
  • Os cenários mais marcantes certamente envolvem as bailarinas quando dançavam e ficavam dentro de algo semelhante a uma taça gigante e o que elas ficavam dentro enquanto algumas barras se movimentavam.
  • Nos anos 90, começou uma série de matérias sobre o Chupa-Cabras, com depoimentos de quem dizia ter visto o animal e entre outras coisas. A veracidade do caso nunca foi revelada.
  • Em 2003, a Miss Brasil Gislaine Ferreira foi ao programa para esclarecer a suposta fraude ocorrida no Miss Brasil daquele ano.
  • Em 21/10/2010, o programa realizou o sonho de um fã do SBT.
  • Em 30/09/2012, o programa não seria apresentado devido ao falecimento de Hebe Camargo, mas devido a problemas que poderiam ter com os anunciantes, resolveram de última hora a realização do programa. Celso se emocionou e chorou a ponto de não conseguir falar.
Quadro "Essa Nota Vale uma Nota" que mexeu com o Brasil

  • Quadros famosos: "Banheira do Gugu", "Piscina de Amido", "Essa Nota Vale uma Nota", "Prova do Tato", "Sentindo na Pele", Gugu na Minha Casa", "Táxi do Gugu", "Aconteceu Comigo", "Lendas Urbanas", "De Volta pra Minha Terra", "Loucuras de Amor", "Bolada Certa", "Prova do Bicho", "Telegrama Legal".
  • Cantores internacionais também passaram pelo programa como Gloria Estefan, Thalía, Ricky Martin, Laura Pausini, Hanson, Carlos Oliva y Los Sobriños, Inner Circle, Eros Ramazzotti, Shakira, Lu, RBD e entre outros.
  • Angélica gravou uma matéria especial de Natal na Finlândia, sobre o Papai Noel e o local, que é conhecida como a Terra do velhinho bondoso.
  • A repórter Silvana Kiling passou por traficante e conheceu a vida das mulheres presidiárias numa matéria exclusiva.
  • As coberturas jornalísticas se tornaram um clássico do programa quando diversas vezes, Silvana Kiling e o Comandante Amilton sobrevoavam enchentes, rebeliões e entre outras fatos, pra trazer informação ao público.
  • Em 08/12/2002, foi exibido a implosão de três complexos do Pavilhão Penitenciário do Carandiru.
______________________________________________________________
Curtiu?
Agora você pode deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Eu gosto do programa mais sinceramente ele ja foi muito melhor quando competia como Domingão do Faustão

    ResponderExcluir
  2. É verdade eu sou difícil de assistir o "Domingo Legal"

    ResponderExcluir
  3. Até eu que sou fã de Chiquititas ja enjoei deles no Passa ou Repassa.

    ResponderExcluir
  4. A competição do domingo legal do dia 22 /3 quem deveria ter ganho a competição era aqui azul pois a que fez a prova das agulhas viu tudo e aí não vale e brincadeiraais e uma competição.gostaria de resposta 993860222

    ResponderExcluir

Postar um comentário