#RETROSPECTIVA: AS NOVELAS LATINAS EM 2014 E MUITO MAIS!

Chegou a hora da Retrospectiva 2014, onde vamos relembrar as estreias, as novelas e séries de alma latina, exibidas aqui no Brasil em 2014. Heróinas sofredoras, uma juíza sem papas na língua, uma assassina em busca de vingança e um grupo de crianças órfãs, entre outros, foram destaques em 2014.


JANEIRO
Recém-estreada, "Por Ela... Sou Eva" estreou em 02/12/2013 e terminou em 30/05. Protagonizada por Jaime Camil e Lucero, foi a primeira novela mexicana exibida em HD no SBT. Apesar de muitas mensagens sociais positivas, como a mulher no mercado de trabalho e sua força e garra, infelizmente não cativou e passou pouco perceptível. Um dos fatores pode ter sido o horário ou então, o tabu e o preconceito no caso de um homem se travestir de mulher. Jaime Camil, por exemplo, esteve no melhor momento de sua carreira, mostrando toda sua versatilidade e pela trilha sonora, que contava com várias músicas suas(assim como o tema de abertura) e de outros do elenco, como Lucero e Mariana Seoane. Aliás, Lucero gravou uma versão em português da música "No Me Dejes Ir", especialmente para o SBT. Eva Maria León Jaramillo, merecia muito mais do que recebeu.


No início do ano, a Band resolveu apostar em uma série latina para ser exibida nas madrugadas: a polêmica "Rosario Tijeras". Protagonizada por María Fernanda Yepez, foi exibida de 06/01 a 23/05, por volta de 01h30. Escondida, indo ao ar sempre tarde da noite, a série conta a história de uma moça que é estuprada muito nova, pelo namorado da mãe. Depois de um ato violento contra o estuprador, ela se torna uma mulher fria e em busca de vingança. Na maioria das vezes, ficou na terceira posição na audiência, marcando sempre uma média na casa de 1 ponto.


Gaivota deu seu vôo bem longe e tão alto e voltou pro SBT. "Café Com Aroma de Mulher" reestreou em 20/01/2014 e chegou ao fim em 04/08, inicialmente às 14h30 e depois, às 15h5. Protagonizada por Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker, foi uma surpresa para o público, assim como sua audiência que chegou a bater recordes de acordo com os capítulos iam passando. Sem baixaria e atos apelativos, o drama da colhedora de café que se torna uma mulher influente no mercado cafeeiro conquistou o Brasil, mais uma vez. Mereceu tudo o que conseguiu.

FEVEREIRO
Este foi o ano do telebarraco no Brasil. O programa de maior audiência da Telemundo nos Estados Unidos fez uma experiência no Brasil e se você gostar ou não, ele vai continuar. A faixa das 18h30 era um problema para o SBT e então, resolveram apostar no "Caso Encerrado", um programa importado, vindo dos EUA(mas com o Espanhol como idioma original), uma espécie de "Casos de Família", mas como se fosse um tribunal, onde uma juíza, a Dra. Ana María Polo, analisa os casos e dá um veredito final. Dublado pela Rio Sound, o programa foi um fracasso já em sua estreia, em 17/02 e saiu do ar depois de duas semanas. Mas Silvio Santos não sossegou e mudou a programação de SP e enfiou a Dra Polo às 13h30 e a coisa desandou de novo. O sábado à noite foi o terceiro alvo do programa, quando foi exibido às 22h15 e também não deu certo. A quarta e última vez que o vimos no SBT(até o momento) foi aos sábados à Meia-noite, substituindo o fracassado "Arena SBT", durando bastante tempo no ar e apresentando em algumas ocasiões, um bom resultado. Era um ótimo programa para rir, mas o Brasil não gostou. "E digo, Caso encerrado!".

Os fãs de Gabriela Spanic pediram e ela chegou "Por Teu Amor", uma paixão ousada, sensual e sem limites. Reestreando em 17/02, meia hora antes da Dra Polo, a substituta de "O Privilégio de Amar" conseguiu a proeza de derrubar a audiência do horário. Os anunciantes sumiram e passou a ter apenas um intervalo comercial, terminando em 04/04. A audiência desastrosa de 2 pontos(às vezes menos ou mais), relacionados a uma trama cansativa, lenta e muito morna, ocasionaram cortes urgentes em uma edição monstro de 35 capítulos, com 55 capítulos a menos, tudo pra acabar o mais rápido possível e nunca foi exibida a abertura, nem mesmo alguma feita pelo SBT. Foi uma péssima escolha de reprise e além do mais, deixou uma mancha neste ano.


MARÇO
Uma das vocações do SBT é fazer coisas inexplicáveis e uma delas, foi a reprise de "Abraça-me Muito Forte". A função foi substituir "A Madrasta" e o cortes já eram evidentes desde o início, devido ao conteúdo pesado. O que seria uma adequação para o horário se transformou numa edição por causa da baixa audiência, na casa dos 4 pontos, de 53 capítulos. Com uma protagonista chata e diversas cenas relevantes e marcantes que não foram ao ar, como o exorcismo de Estela, caiu no desgosto. A abertura, feita pelo SBT, foi exibida pela primeira vez no capítulo 35. Reestreou em 17/03 e acabou em 30/05, cancelando o quarto horario de novelas.


ABRIL
Saiu "Por Teu Amor" e quem surgiu para substituir foi "A Feia Mais Bela". Protagonizada por Angelica Vale e Jaime Camil, está sendo exibida totalmente em HD, de segunda a sexta, na faixa das 17h00. A reestreia em 07/04 não foi das mais empolgantes, com uma péssima audiência, com mais de 1 hora de duração e sem intervalo. Bastou passar o tempo e atualmente, a novela é uma das mais assistidas da emissora.

A TV Brasil apostou na série espanhola "Amar em Tempos Sombrios"(Amar en tiempos Revueltos), uma produção da TVE. A estreia ocorreu em 07/04, indo ao ar de segunda a quinta, às 23h30. Essa foi mais uma daquelas estreias escondinhas, que quase ninguém sabe. Protagonizada por jovens atores e grandes nomes da dramaturgia espanhola, retratou o período das guerras.

Sucesso da Disney, a primeira temporada da novela argentina "Violetta" chegou à TV aberta pela Band no mesmo dia da estreia de Eva Maria, em 02/12/2013, às 15h00. A audiência no horário não deu muito certo, então a emissora trocou de horário, primeiro às 10h00 e depois, 09h10. Voltada para o público infanto-juvenil, foi protagonizada por Martina Stoessel e terminou em 09/04.

JUNHO
Maite Perroni voltou, agora ao lado de Eugenio Siller, em mais uma novela inédita no Brasil, a tão aguardada "Meu Pecado", exibida de 02/06 a 31/10. Do adeus à comédia de "Por Ela... Sou Eva", apostou em um drama bem carregado e cheio de ótimas atuações. Cenas violentas fizeram que o SBT as cortasse, para se adequar ao horário, muitas vezes sendo substituido por imagens de casas ou da cidade, com áudio por trás. No capítulo 89, a vinheta de encerramento foi exibida com o áudio de uma cena que estava sendo exibida. Um dos maiores destaques foi a incrível atuação de Daniela Castro. Ganhou um tema de abertura novo aqui no Brasil, assim como uma abertura feita pelo SBT, com a música "Como se Explica o Amor", versão em português de "Eclipse de Luna", gravada especialmente por Maite. "Meu Pecado" explorou o drama e esteve cercada de grandes acontecimentos. Atrapalhada pela Copa do Mundo aqui no Brasil, a novela chegava a marcar nesse período até 1 ponto, mas depois, tomou o força e chegou ao fim com ótimos, mas não o suficiente para ser considerada sucesso.


Em 23 de Junho, deu se início à segunda temporada da reprise de "Rebelde", às 21h15 no SBT. Mia, Miguel, Roberta, Diego, Lupita e Giovanni e toda a galera do Elite Way School começaram a passar por novas aventuras e dilemas, assim como a entrada de novos personagens e novas aberturas: "Nuestro Amor" e "Aun Hay Algo".


JULHO
Em Julho, o SBT decidiu voltar a exibir reprises de novelas brasileiras e a escolhida foi "Esmeralda". Reprisada anteriormente em 2010, a novela surpreendeu a fazer um grande sucesso, conquistando a liderança na audiência em algumas ocasiões, novamente. O drama protagonizado por Bianca Castanho e Cláudio Lins substituiu "Café Com Aroma de Mulher" em 28/07 e está no ar até o momento.


OUTUBRO
Como tudo tem que acabar em algum momento, a hora de "Meu Pecado" chegou e em 27/10, estreou "Sortilégio", novela protagonizada por Jacqueline Bracamontes e William Levy. Bastante anunciada, esteve cercada de polêmicas antes mesmo da estreia: desde o excesso de cenas de sexo ao casal gay. Hoje, há o excesso e as reclamações em volta dos cortes que são feitos pelo SBT, devido a classificação indicativa e outras por costume, o que acaba compremetendo o entendimento da história. O bom mesmo é que o casal Maria José e Alessandro arranca suspiros dos telespectadores e até da concorrência, com o sucesso!


NOVEMBRO
A TV Brasil continua apostando em teledramaturgia. Desde o dia 10/11, a emissora exibe "Windeck - Todos os Tons de Angola", às 23h00. Indicada ao Emmy 2013 na categoria Melhor Novela, concorreu com "Lado a Lado" da Globo, além de também ter tido um reconhecimento extraordinário do público e da crítica. A estreia de "Windeck" aqui no Brasil é um marco, por ser a primeira novela africana a ser exibida em solo brasileiro. 

DEZEMBRO
Em 10/12, deu se início a reprise da terceira temporada de "Rebelde" às 21h15 no SBT. Até o momento, houve a alteração da abertura, sendo exibida "Tras de Mi". Novos personagens, novas intrigas são o centro da trama.


ANO TODO
Quem passou o ano inteiro no ar e continua em 2015 é "Chiquititas", infelizmente. O sucesso da novela é com as crianças mesmo, porque a trama anda desmerecendo muito. Inumeras repetições de clipes por capítulo que incomodam bastante, coisas sem muita lógica e uma empurração de linguiça, como o caso de Armando, Carmen e Cínthia que rodaram a novela e agora, voltaram para aquele negócio de tesouro do orfanato, de novo. Assim como está mais "violenta", se tratando da personagem Marian, que apresenta muita maldade contra Mili, pior ainda por ser um produto voltado para o público infantil. Talvez as crianças nem percebam todas esses defeitos, mas os adultos sim.



Outros Acontecimentos Marcantes de 2014
  • Na noite da sexta-feira, 28/11, o SBT interrompe a exibição de "Chaves", para um Plantão, noticiando o falecimento de Roberto Gómez Bolaños, o criador e intérprete de Chaves, Chapolin e vários outros personagens. A cobertura e as homenagens se estenderam pela programação, com boletins do jornalismo, um especial de aproximadamente 15 minutos, Maratona de "Chaves" e "Chapolin" e cobertura e exibição do velório de Roberto, diretamente da Televisa, ao vivo.
  • Depois de 33 anos de casa, Lucero sai da Televisa, indo para a Telemundo, encarregada da apresentação do reality "Yo Soy El Artista". A atriz estaria na novela "La Malquerida", mas acabou não integrando o elenco, por divergências. "Desvalorizada" pela Televisa(e até pela mídia) desde o incidente da Caça Esportiva, a atriz e cantora tomou rumo para uma nova fase de sua carreira. Lançou neste ano também seu novo álbum, "Aquí Estoy".
  • Estreia pelo SBT, em 25/08, a versão brasileira do formato "Your Face Sounds Familiar", praticamente o mesmo programa apresentado por Lucero lá na Telemundo. Apresentado por Márcio Ballas, se chamava "Esse Artista Sou Eu" e contou com o ex-RBD Christian Chávez, no time de performistas. 
  • Durante um período, o SBT parou de exibir as aberturas das suas novelas da tarde. A reprise de "Por Teu Amor", por exemplo, nunca teve a abertura exibida. Outras novelas, como o caso de "Por Ela... Sou Eva" pegou a volta das aberturas, mas era a que raramente tinha a sua exibida. 
  • Foi neste ano também, que o SBT passou a dar créditos aos dubladores. Nas aberturas das novelas, nas séries e nos filmes. No início, era ilegível, mas agora até que começaram a aumentar a fonte das letrinhas.
  • Thalia lançou seu novo álbum, "Amore Mio" em novembro e ainda gravou um dueto com Laura Pausini, intitulado "Sino a Ti", para o álbum da italiana, "20 Grandes Exitos".
  • Chegou ao fim o casamento do ator e modelo William Levy com Elizabeth Gutierrez.
____________________________________________________________
Curtiu?
Agora você pode deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Adoro Esmeralda e sempre foi sucesso, tanto que conseguiu até duas vezes ser líder no horário. Novelas que ja deveriam ter acabdo a tempos é Chiquititas e Rebelde, Chiquititas da boa audiencia mas como voce disse estão empurrando linguiça demais, eles param a história principal para focarem em cenas bobas e a novela ja chegou em um ponto que necessita acabar para preservar o pouco de qualidade que ainda lhe resta, pois quem quer ver novelas com clipes aparecendo a cada 2 minutos? Estes mesmo aparecem pois parece que não tem cenas para colocar na novela e querem esticar por audiencia. Ja Rebelde é outro caso a parte, a história também não anda, é quase igual Chiquititas só que sem clipes kkk o horário para a novela é horrível, a novela sempre perde para a Record e a terceira temporada está muito chata e parada, espero que quando o SBT acabar com Rebelde eles coloquem algo deles mesmo no ar em vez de algum enlatado latino, nada contra novelas mexicanas mas não neste horário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário