Nesta segunda, ou melhor, amanhã, às 13h30, o SBT estreia um verdadeiro clássico: "I Love Lucy", a pioneira das sitcoms, em preto e branco. E a gente vai falar um pouco sobre essa série agora no nosso Especial.
SINOPSE
A história é bem simples: narra as aventuras e desventuras de Lucy Ricardo, uma dona de casa, nos anos 1950, que sonha em se tornar artista. O tipo de série pra se assistir despreocupado, sem baixaria, pancadaria ou vulgaridade. A comédia que os americanas davam muitas gargalhadas.
PERSONAGENS
CURIOSIDADES
- Foi baseado num programa de rádio de Lucille, chamado "My Favorite Husband".
- A CBS acabou concordando em produzir a série, mas não aceitou que o nome de Desi estivesse no título, já que se chamaria inicialmente "Lucy e Ricky". Então, houve concordância com "I Love Lucy", sendo que o "I" representaria Desi.
- Desi Arnaz e Lucille Ball eram marido e mulher de verdade.
- Retratava uma guerra de sexos e marcou época ao colocar a mulher desconfortável apenas no papel de mãe e esposa.
- O programa era filmado nos estúdios Desilu, cujos donos eram Ball e Arnaz. O nome "Desilu" é uma junção dos nomes dos atores.
- A produtora Desilu só nasceu porque a CBS não queria arcar com os custos da série.
- A Desilu chegou a produzir seriados clássicos como "Os Intocáveis", "Missão: Impossível" e "Jornada nas Estrelas-Star Trek".
- Lucille Ball foi a penúltima pessoa do elenco original do programa a falecer, em 26 de abril de 1989. O único membro do elenco que ainda está vivo é Keith Thibodeaux (creditado como "Richard Keith") que interpretou o filho de Lucy e Ricky nas duas últimas temporadas.
- O programa manteve altos índices de audiência durante toda sua duração.
- Da segunda à quarta temporada foi o primeiro programa mais assistido nos Estados Unidos. Na quinta temporada caiu para a segunda posição, retornando ao primeiro lugar do ranking na sexta e última.
- O seriado foi exportado para mais de 80 países.
- Inovou a tratar de temas comuns hoje, mas não para a época, como companheirismo, machismo, feminismo e situações complicadas que dão errado.
- No segundo episódio da primeira temporada, "Be a Pal", um dos mais famosos, Lucille imitou e dublou Carmen Miranda, com a marchinha "Mamãe eu quero Mamá" tocada em uma vitrola.
- O episódio "Lucy vai à Havana" foi censurado na época, porque os Estados Unidos queria banir qualquer tipo de imagem positiva de Cuba, depois da Revolução Cubana.
- No Brasil, foi exibida pela TV Tupi entre 1958 e 1979, na Gazeta na década de 1980, na Band e na Rede 21, na TV Cultura de 1993 a 2000, no Multishow e Globosat em 1997 com som original e legendada, no TCM de 2005 a 2006 e agora no SBT.
- Segundo o Blog Universo AIC, só foram dublados 5 temporadas das 6 que a série tem. E ainda mais, mais de 50 episódios dublados perderam o áudio da dublagem original. A TV Cultura, em 1991, exibiu apenas 36 episódios da série, dublados. E em 2009-10 o TCM exibiu alguns episódios aleatórios de diversas temporadas em que restaram a dublagem.
- Em 2011, a Paramount lançou no Brasil o DVD com a terceira temporada do seriado.
- Em um episódio de "Os Simpsons", Bart aparece no cinema assistindo "I Love Lucy".
- O programa recebeu 22 indicações aos prêmios Emmy, tendo vencido cinco vezes.
- Trouxe inovações que se tornaram marcas do gênero, como o uso de mais de uma câmera e presença(ou só risadas) de público.
- O patrocinador do programa era Phillip Morris e por isso, os atores apareciam frequentemente fumando.
- Até hoje, Lucille Ball é lembrada como um marco da história da televisão.
- O que tornava cada episódio especial, era a incrível atuação de Lucille e sua capacidade de fazer rir.
- No centenário de nascimento de Lucille Ball, em 2011, foi lançada uma boneca que fala e imita as roupas da personagem.
- Os produtores não acreditavam que Lucille e Desi dariam certo, mas deu muito certo. Tanto que os dois juntos passavam muita química. Lembrando que Lucille era quem insistia em atuar com o marido.
- Nos bastidores, Vivian Vance e William Frawley não se davam bem. As demonstrações de afeto entre seus personagens era forçada.
- Os episódios eram filmados ao vivo, a pedido de Desi Arnaz.
- Três câmeras eram usadas nas gravações, uma técnica ultrapassada na época, já que os patrocinadores não queriam um sistema mais moderno.
- As incansáveis mentes criativas por trás desse projeto eram principalmente o produtor Jess Oppenheimer e Madelyn Pugh e Bob Carroll, a quem Lucille sempre citava como responsáveis por seu sucesso.
- "I Love Lucy" foi um dos programas mais bem sucedidos da história da televisão, o que permitiu a compra da RKO para prosseguir com as filmagens da série.
- Apesar do sucesso de "I Love Lucy", o casal Desi e Lucille decidiram dar fim a série em 1957.
- Depois disso surgiu o "The Lucy-Desi Comedy Show", um programa com uma hora de duração, com os mesmos atores, exibido pelo SBT na década de 1980 como "O Show da Lucy", chegou ao fim em 1960, quando Lucille e Desi se divorciaram.
I LOVE LUCY estreia amanhã, de 13h30 às 14h30 no SBT.
Curtiu? Deixe um comentário aqui.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário