#CRÍTICA & OPINIÃO: O ÁGIL E A MESMICE - OS NOVOS TELEJORNAIS DAS MANHÃS


Há pouco tempo, estreou na TV aberta, na Band, o "Café Com Jornal" e no SBT, logo em seguida, houve a reformulação do "Jornal do SBT Manhã - 2ª Edição" que passou a se chamar "Notícias da Manhã" e são desses novos telejornais que vou falar.

Luis Megale e Aline Midlej e o cenário do "Café Com Jornal" - Reprodução
Apresentado pela dupla Aline Midlej e Luis Megale, o "Café Com Jornal" estreou no dia 05 de maio pegando uma carga horária de 3 horas no ar, sendo exibido das 06h00 às 09h00. O casal é entrosado e se dão muito bem em frente às câmeras. O telejornal é inovador por ter um ar moderno, ousado, mas sem perder sua raiz. Sempre com um convidado especial para falar de um determinado assunto ou tema e até mesmo colunistas de diversas áreas como o esporte e política. Pode muito bem ser relacionado a uma revista eletrônica e isso é um ponto super positivo, principalmente no formato apresentado que mistura o jornalismo tradicional com a participação do público através do Twitter. Por ser exibido pela Band, uma emissora pequena em relação a suas concorrentes como a Globo, SBT e Record, o telejornal estreou com 0 ponto, mas que agora já está passando a casa do 1 ponto, ficando com picos de 3 pontos, que pra um horário tão cedo e numa emissora pequena, está se saindo muito bem. Minha energia positiva vai pra Band, na torcida de que o programa cresça cada vez mais e seja bem reconhecido e principalmente, por ter apostado num projeto ousado como é.

César Filho e o cenário do "Notícias da Manhã" - Reprodução
Já o "Notícias da Manhã", desde sua estreia até agora, deixa muito a desejar. Apresentado por César Filho e Patrícia Rocha, estreou no dia 09 deste mês, com 2 horas de duração, das 07h00 às 09h00. A proposta era trazer ao público um telejornal que tivesse ares de revista eletrônica. Mas como já disse, era! Pra início de conversa, não houve nenhuma grande divulgação da estreia, apenas uma chamada que, se foi exibida quatro vezes na programação, foi muito. Aliás, nessa chamada César diz que "o Notícias da Manhã abre um espaço dentro do SBT pra que a notícia chegue de uma forma diferente até você...", mas que forma diferente é essa? Continua a mesma coisa, o que mudou foi o cenário(que continua sem graça) e o título, apenas isso. Aquelas reprises incansáveis de matérias que já foram exibidas no "Jornal do SBT Noite" e anteriormente no "Jornal do SBT Manhã - 1ª Edição" são um clássico da emissora. Jornalismo no SBT ainda é meio maluco: tem jornal que começa às 04h00 e é reprisado mais duas vezes e outro na manhã de sábado pra domingo às 05h45, o "Jornal da Semana SBT", apresentado também pela talentosíssima Patrícia Rocha, que é muito bom e está escondido na programação. Sinto pena da coitada da Patrícia, que é uma ótima jornalista e ainda assim, tem pouco espaço no programa.
Tradução: a aposta em cima do "Notícias da Manhã" foi em vão, apenas uma promessa vazia de matar a segunda edição do jornal anterior e criar a mesma coisa com outro nome. E quanto ao "Café Com Jornal", muita sorte e sucesso pra Band.

E se você ainda não deu uma chance ao "Café Com Jornal", vai lá. Tente assistir pelo menos uma vez. Mas cuidado, café vicia, rsrs!
__________________________________________________________________
E aí o que você achou? Curtiu?
Deixe sua opinião nos comentários e/ou compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários