| REMAKEADOS #5: "FLORIBELLA"
Uma das criações de maior sucesso da hitmaker da TV argentina Cris Morena, "Floribella" foi um projeto que chegou ao Brasil através de uma parceria entre a produtora e a Band. Ganhou vários remakes além do brasileiro, como no Chile, Portugal, Colômbia e uma versão recauchutada no México. Exibida entre 2005 e 2006, em duas temporadas, a versão nacional foi estrelada por Juliana Silveira e Roger Goberth. Por ter uma trama bastante musical, duas trilhas sonoras foram lançadas, tornando-se sucessos comerciais e vendendo mais de 300 mil cópias, no total, além de licenciamento de produtos como um tênis chamado "Bamba da sorte".
SOBRE A NOVELA
Os roteiros brasileiros foram adaptados por Patrícia Moretzsohn e Jacqueline Vargas, contando uma história inspirada livremente na Cinderela. Maria Flor é uma jovem humilde, batalhadora e alegre que acaba se metendo em confusões a ponto de virar funcionária dos Fritzenwalden, uma família conflituosa desde a morte dos pais que ocasionou no aumento da responsabilidade do filho mais velho para com seus irmãos. Enrolado com uma noiva interesseira e malvada, Fred e Flor acabam se apaixonando e vivendo conflitos para poderem ficar juntos.
ELENCO E PERSONAGENS
Com ares de Cinderela dos anos 2000, Flor é uma moça alegre e que sonha com o príncipe encantado. Ela adora crianças e se mete em muitas encrencas por causa delas. Juliana Silveira teve um divisor de águas em sua carreira, seja pelo papel de tanto destaque, quanto pelo exercício do canto. Entre as atrizes que foram pré-selecionadas para o papel e fizeram testes estavam Rafaela Mandelli, Natália Rodrigues, Fabiana Alvarez e Renata del Bianco.
O que seria da família Fritzenwalden sem ele? Irmão mais velho, Fred ficou responsável pelos irmãos depois da morte dos pais. Ele parece ter um coração duro, mas até se encantar pela mocinha da história. Juan Gil Navarro participou da novela "Lalola", exibida pelo SBT em 2008. Roger Gobeth foi escolhido para o papel, mas na etapa final concorreu junto com Miguel Thiré e Márcio Kieling.
Delfina é a ambiciosa filha de Malva e noiva de Fred. Quer se casar por dinheiro e fazer de tudo para separar seu noivo de Flor. Maria Carolina despontou como uma personagem deliciosamente maléfica e divertida. A atriz chegou a fazer teste para o papel de Flor.
Malala/Malva é a madrinha de Fede/Fred. Interesseira, arquiteta planos para que a filha, Delfina, se case o quanto antes para agarrar a fortuna dos Fritzenwalden, já que a herança de seu falecido marido passa por problemas judiciais por uma filha "perdida" que ele teve. Suzy Rêgo contou ter pedido para fazer teste para a personagem e que a direção se surpreendeu com isso. Em disparo, foi uma construção fantástica, que mesclava o cômico com o vilanesco e uma visual que remete a Cruela DeVil, uma das vilãs mais famosas da Disney.
Titina é a divertida e descolada madrinha de Flor. Ela possui um salão de beleza e sabe dos "podres" do passado de Malala/Malva. Zezé Motta foi um nome de peso que abrilhantou a primeira temporada da história.
Greta/Helga é a governanta alemã da família Fritzenwalden. Vic imprimia um tom divertido e atrapalhado com a confusão de palavras entre o idiomas, como chamar Malva de "Marvadona". Mãe da dubladora Laudi Regina, faleceu em 2017.
Matías/Matheus é o fiel amigo de Fede/Fred e advogado da família. Com uma extensa carreira no teatro e no cinema, seus trabalhos mais recentes na televisão foram em novelas bíblicas da Record TV, como "Reis".
Sofia é a outra filha de Malala/Malva. É constantemente menosprezada e ignorada pela mãe, que só tem atenções para a outra filha. Num estilo de "patinho feio". Não há registros da atriz posteriormente a novela.
Sofia é a outra filha de Malala/Malva. É constantemente menosprezada e ignorada pela mãe, que só tem atenções para a outra filha. Num estilo de "patinho feio". Não há registros da atriz posteriormente a novela.
Tomás/Joaquim é o irmão caçula de Fede/Fred, muito travesso, vive tramando contra Malala/Malva e suas filhas. No Brasil, o ator Stéfano de Gregorio esteve no ar em "Chiquititas 2000", "Chiquititas 2008" e "Quase Anjos". Já João Vithor cresceu e despontou como ator, em projetos no streaming e no ar atualmente na novela "Garota do Momento".
Martin/João Pedro é irmão de Fede/Fred. Ele tem um jeito de nerd e é bom com raciocínio, Acaba se tornando cúmplice das muitas travessuras do irmão mais novo. No Brasil, Agustín Sierra ficou conhecimento pelo seu papel de destaque em "Quase Anjos", criação de Cris Morena, também exibida pela Band. Já Johnny Massaro, revelado aqui, despontou e emplacou vários trabalhos na televisão e no streaming, como recentemente em "Terra e Paixão" no filme "Aumenta que é Rock'n Roll".
Nicolás/Betinho é o irmão gêmeo de Franco/Guto, mas lamenta por não ser idêntico ao irmão e não fazer o mesmo sucesso que o outro faz com as garotas. Não há registros do ator posteriormente a este trabalho.
Maia/Bruna é adolescente e está cada vez mais rebelde, determinada a fazer de tudo, principalmente paquerar. Mariah despontou e fez alguns trabalhos na Record TV e no cinema, além de ter apresentado a "TV Globinho". Atualmente assina artisticamente com o sobrenome "de Moraes".
O Conde Máximo entra para o elenco na segunda temporada, com a morte de Fede/Fred. Ele vem do fictício reino de Krikoragan e acaba sendo o tutor das crianças da família Fritzenwalden. Hoje, Mário ocupa cargo político de deputado federal de São Paulo.
Obrigado pela visita e até a próxima!
POSTADO ORIGINALMENTE EM 20/11/2013 E ATUALIZADO EM 15/09/2020.
sinceramente as duas são milllllllllllllll!!!!!! jas as outras versões são uma bosta
ResponderExcluirposso disser que a original que é a do mexico tem mais de 3 temporadas e no Brasil só 2 :(
ResponderExcluirAs aberturas brasileira e mexicana são as melhores... a do Brasil é a mais bem feita e a do México é arrepiante!
ResponderExcluirTodas as versões são maravilhosas. Não sei porquê o povo fica criando atrito entre outras versões. Minha preferida é BR. Achei mais bem feita.
ResponderExcluirA novela não é mexicana, é argentina...
ResponderExcluirGalera, vcs estão confundindo...Não existe versão mexicana. A original é argentina.
ResponderExcluirExiste sim a versão mexicana se chama Lola erase una vez
ResponderExcluir