#OPINIÃO - CHIQUITITAS: SBT E A MANIA DE NÃO SABER A HORA DE PARAR!
- Quando que o Miguel vai ter paz e vai poder reencontrar sua filha? Sempre quando imaginamos que vai se dar bem, ele é sequestrado, preso... enfim.
- Existe a insistência de Dani para empurrar Carol pra cima de Fernando. Fora as pirraças da menina, quando trata as amigas de uma forma nada legal. Quando será que ela vai aprender uma lição da vida, que a faça mudar?
- Tem a Carmen e seu ódio sem limites com a Mili. Ela faz de tudo para destruir a felicidade e o descobrimento do parentesco com a menina. Outro ponto da Carmen é volta recente do mesmo dilema do tesouro do orfanato, com ela, Armando e Cíntia. Tudo outra vez.
- Quando que Gabriela("Gabi") finalmente vai descobrir que Mili é a sua filha? No momento que parece que vai ser resolvido, tem um empecilho.
- Tem a Marian que pinta o sete fazendo maldade e nunca, nunca ninguém vê nada! Como assim, Pata e Bia desconfiam dela, mas nunca vigiaram a garota? Quando que ela será finalmente desmascarada e vai parar toda essa maldade, que a personagem dá como "exemplo"?
- Cadê a Ernestina e Matilde que foram presas, mas que não há notícias sobre elas? Não acontece nada com as irmãs mais, aparecem raramente em alguma situação sem relevância, assim como Valentina, que sumiu.
- Como que um menino como o Neco sai de casa pra ver a Lúcia todo dia e ninguém descobre. Ninguém dá falta dele no orfanato, aliás, porque que ele não conta pra Carol sobre a existência dessa menina. Como e porque?
- Como que uma mulher como a Helena esconde sua neta dentro de casa e ninguém sabe? Uma menina supostamente sem educação e sem noção do mundo? Como?
- Como o Júnior é tão idiota em acreditar que a Andreia está morrendo, se ela está sempre feliz, sem aquela fisionomia e aparência de quem está sofrendo? Como que chega uma mulher que ele não via há anos conta que teve um filho dele e o Júnior acredita que é o pai. Cadê o Teste de DNA do Ratinho?
- Deveria existir uma quantidade limite de clipes. É clipe no início, no meio, de 10 em 10 minutos. No fim de ano, na mesma semana, foram exibidos, até no mesmo capítulo, clipes do Rio de Janeiro, com aquela música chata. É clipe demais, resultado de pouca história pra contar.
- Porque a Carmen não quer que Mili seja herdeira da fortuna dos Almeida Campos, a ponto de querer colocar Marian como herdeira?
- Quando que Júnior e companhia vão deixar de confiar na Carmen e serem mais cautelosos?
- Quando que a Mili vai deixar de ser tão devagar, imbecil e ingênua? Confiar em todo mundo, crescer psicologicamente? Menina nenhuma da idade dela tem a mentalidade que expressa. Hello, cadê a realidade? Completamente sonsa e cansativa, na minha opinião, Mili é a pior personagem da novela.
OUTROS CASOS
Carrossel
Um exemplo bem recente disso é a novela "Carrossel", exibida entre 2012 e 2013 originalmente. Como tentativa de prolongar o sucesso, a novela fechou com 310 capítulos e com um ritmo que aos poucos foi desacelerado. Contou com inúmeras(e cansativas) participações em programas da emissora, principalmente o "Domingo Legal", parte do elenco foi reaproveitado na apresentação do "Bom Dia e Cia.", assim como foi criado o "Clube do Carrossel" em plenas 18h30. Em 2013, foi anunciado a reprise de "Carrossel" cancelada antes de ir ao ar. No mesmo ano, em Setembro, a reprise foi novamente anunciada e começou no dia 2, mas a audiência foi tão ruim que depois de duas semanas, foi substituida pelo jornal fracassado "SBT Notícias", com Neila Medeiros, a única jornalista capaz de enfrentar Marcelo Rezende e Datena. O pesadelo continua, pois foi anunciada uma reprise para 2015. Também tiveram Especiais de fim de ano e o "Carrossel TV", usando personagens da novela para divulgar "Chiquititas". Depois veio o spin-off, a série "Patrulha Salvadora". Existe também um desenho produzido baseado na novela, que até hoje não estreou. Agora está sendo produzido um filme baseado na novela.
Longe dos exageros com "Carrossel", lá nos anos 90, o SBT aderiu ao costume de reprisar suas novelas no mesmo dia, poucas horas depois. "Éramos Seis", "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Sangue do meu Sangue" eram exibidas por volta das 19h45 e reprisadas por volta das 21h00.
Em 2008, empolgados com a misteriosa estreia de "Lalola", tiveram outra vez a ideia de usar a técnica da reprise de capítulo. O primeiro capítulo, exibido em 21/01, foi apresentado às 20h15, marcando 11 pontos. Depois deu-se início ao "SBT Brasil" e às 21h45, começou nada mais e nada menos que uma reprise do primeiro capítulo da novela.
Outro exemplo recente, são as reprises de "A Feia mais Bela" e "Esmeralda" que não terminam nunca. A primeira, é o próprio abuso da Televisa em acrescentar 131 capítulos a mais que a versão original e agora na reprise, o SBT leva uma edição lenta e cansativa, com até clipes no meio da novela, numa situação em que a trama parece não andar. Outra meio parada é a atual edição de "Esmeralda" que tem cenas desnecessárias, que não fazem muita diferença, trazendo sensação de cansaço e sono. Precisamos de mais agilidade.
Apresentado a partir de 1997, o programa "Fantasia" virou fenômeno de audiência do SBT na época, congestionando até linhas telefônicas, sendo exibido até 2000. Em 2007, ele voltou e estreou nas madrugadas e o fracasso ocasionou a exibição à tarde com trocas de horário e substiuido enfim, pelo "Cinema em Casa", tendo sua última edição exibida numa segunda-feira. Em pleno ano de 2014, Silvio Santos afirmou em seu programa que o "Fantasia" ia voltar. Mas pra que?
Fenômeno e símbolo do jornalismo na década de 90, o "Aqui Agora" fez sucesso com sua essência, marcando o dia fatídico quando mostrou ao vivo, um suicídio. Em 2008, o programa voltou com a apresentação de Joyce Ribeiro, Christina Rocha, Luiz Bacci e Herberth de Souza. Na época, o diretor do jornalístico, Albino de Castro, disse que a meta era chegar aos 20 pontos. A queda foi tão grande que no mês de Abril, o programa saiu do ar, sem aviso prévio, tendo ocorrido sua estreia em Março.
Em 2013, a ideia era fazer uma nova versão do "Aqui Agora", dessa vez apresentado por Neila Medeiros, mas depois de alguns anúncios exibidos, o nome foi alterado para "SBT Notícias", que como já citado anteriormente, foi um fracasso.
Em 2009, com a baixa audiência da faixa noturna, o SBT trouxe para o Brasil as "Pegadinhas Picantes", estreando em Setembro de 2009 ás 22h00, com ótimos resultados. Logo depois, os conservadores, ou melhor os poucos que assistiam "Vende-se um Véu de Noiva", reclamaram do conteúdo exibido e as pegadinhas iam ao ar depois da novela. No final das contas, saiu do ar e voltou nas madrugadas e depois de um tempo, foi exibida após o "Programa Silvio Santos", enfrentando o desgaste.
Joyce Ribeiro apresentou em 2009 o "Boletim de Ocorrências", programa jornalístico que estreou com a função de ocupar o espaço deixado pelas "Pegadinhas Picantes" e acabou dando certo. O desgaste do programa ocorreu a partir do momento em que o foco passou a ser outro, as alterações de horário e apresentadores frequentes acabaram dando fim ao programa em 2010.
________________________________________________________________
Curtiu?
Agora você pode deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)
Concordo com tudo que você disse, o SBT tem essa mania de prolongar tudo que vai bem na casa assim podendo fazer com que aquele sucesso todo vire um tremendo fracasso. Acho que Chiquititas já deu o que tinha que tinha dar, e penso também que a historia com essas traminhas de namoro tá mais para uma ''malhação'' infantil.
ResponderExcluirA versão brasileira de Marisol foi bem desgastante com o SBT adicionando história em cima de história, ninguém aguentava mais. E se pensarmos que isso ainda era proveito da onda de audiência que a Casa dos Artistas deu, o desgaste é pior ainda.
ResponderExcluir