Pular para o conteúdo principal

#CRÍTICA E OPINIÃO: A FORÇA DE UM "CORAÇÃO INDOMÁVEL"

Embalada pelo sucesso e a boa repercussão de "Sortilégio", estreou no SBT "Coração Indomável", uma escolha até surpreendente. O reflexo do sucesso se deu com o esticamento da novela, com aproximadamente 10 capítulos a mais em comparação a edição original da Televisa. Foi preciso passar por uma redublagem no Rio de Janeiro com vozes que já são conhecidas pelo público.

Remake de um dos clássicos de Thalía, a nova "Marimar" se chama Maricruz e mora junto com o avô e a irmã(de consideração) surda-muda no campo. Da praia para o campo, Maricruz inocentemente se encanta e se apaixona por Otávio Narváez, um playboy que se aproveita desse amor para provocar a família e conseguir tirar deles o dinheiro que precisa: casa-se com a moça e provoca a família, "conquistando" o ódio da esposa de seu irmão, Lúcia. O que ele não esperava era que acabaria se apaixonando de verdade.

"Coração Indomável" destaca-se pela qualidade da produção e da precariedade da história. Começa muito bem e no meio do caminho, se perde do bom senso e até da lógica. Amarrada pela trama da moça abandonada pelo rapaz que a usa somente para provocar a família, tudo isso infelizmente é deixado de lado após a fase do Casino da Ilha Dourada.
Muitos personagens entraram e saíram do nada, de repente. Por exemplo, que fim levou Teobaldo e Raíza Canseco? O mistério de Teobaldo e sua dupla identidade ficou totalmente perdido e sem uma explicação óbvia. Outro que entrou mudo e saiu calado (não estou falando da Mudinha rsrs) foi o irmão da Dóris, que sequer eu sei o nome dele.
De personagens insuportáveis temos a cota preenchida por Juanita, a fiel babá da filha de Maricruz, só a voz que a personagem ganhou complicou mais. Um fato curioso é que nos resumos dos capítulos divulgados pelo SBT para a imprensa, a personagem era referida como Joaninha, mas nunca chamada assim na novela.


De todas as suas fases, das mais coloridas às mais conturbadas, a pior delas sem dúvida é a trama dos pintores: Afonso, Clementina e companhia. Neste ponto, a trama era totalmente avulsa, forçada e mostrava o despreparo da produção. Era como se tivesse começado outra novela dentro desta, como se fossemos obrigados a gostar daquelas situações e dos personagens. Vale acrescentar as situações divertidas em que Maria Nicolasa, que andava pra baixo e pra cima com seu burrinho Filemon, representando uma típica personagem mexicana, além de seu humor leve e ao mesmo tempo pastelão, típico das produções do México.

Do elenco, cito o carisma de Ana Brenda Contreras e a desenvoltura de Elizabeth Álvarez como uma vilã de fato. Daniel Arenas pareceu extremamente forçado, parece estar preso sempre no mesmo personagem, não conseguiu se soltar como Otávio e deixou a desejar.

"Coração Indomável" é assinada por Nathalie Lartilleux, que nos brinda com algo que parece doce e termina salgado. O maior erro de todos é o mesmo que Nathalie comete e ainda não aprendeu ainda. O desespero ocasionado pela audiência trouxe a velha estratégia - às vezes falha - de aumentar a trama e esticar, criando novas histórias, acrescentando novidades e por muitas vezes prejudicando a própria audiência e a qualidade, descontentando quem assiste. Nathalie esperou todo o plot de "Marimar" acabar para criar algo "novo" e desmoronou a novela toda. Houve uma sucessão de cenas que se repetiram: Otávio e Maricruz por exemplo, apareciam em cenas vagas, se beijavam, trocavam farpas e insultos, depois disso, aconteceria novamente por várias vezes. Outros exemplos bons: Maricruz presa duas vezes, o vai e vem de Dóris e Maricruz sempre demonstrando que amava Otávio, mas sempre fugindo dele. A trama de Maricruz e Otávio, que antes era empolgante e emocionante, se tornou chata, muito arrastada e cansativa.
Durante um longo tempo, a novela precisou de alguém de pulso firme, uma vilã de verdade, mas Lúcia morreu muito cedo e depois as coisas tomaram outros rumos.


"Coração Indomável" pode ser definida pela sua exibição no Brasil como um fenômeno, quando chegou a alcançar, por exemplo, médias de 10 pontos na audiência e pela resistência e fidelidade do público. Aprendemos que o coração que nasce livre não conhece limite e descobrimos como é a força de um coração indomável.




Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe.
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Pelo o que percebo você também veste a camisa do SBT, gostei muito do conteúdo do blog, informático e bem dinâmico, principalmente aos fãs de novelas mexicanas e de seriados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Apesar da trama se perder um pouco eu simplesmente amei a novela, Ana Brenda deu um brilho especial na pele de Maricruz, acompanhei todos os capítulos por ser grande fã da novela “Marimar”.

    Vale lembrar que o dramalhão teve público fiel do início ao fim se consolidando na vice-liderança isolada para a emissora de Silvio Santos. Foi um dos grandes destaques de 2015 da emissora.

    Sucesso! Realmente não se deve subestimar a força de um coração indomável.

    ResponderExcluir
  3. Amei essa novela e o casal lindo Maricruz e Otávio Narvarez, não perdi um capítulo, vai deixar saudades 💕♥️

    ResponderExcluir
  4. Em minha humilde opinião a Maricruz, não tem nada de protagonista e sim uma das maiores vilãs da trama, esperta, aproveitadora e muito vingativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

| LISTÃO DE SÉRIES EXIBIDAS PELO SBT E SUAS ESTREIAS

O SBT popularizou muito os seriados de TV no Brasil em decorrências dos inúmeros enlatados que dominaram a programação. Alguns inesquecíveis, outros que poucos lembram, umas que foram exibidas por completo e outras retiradas do ar.  Confira neste espaço uma lista com as séries exibidas pelo SBT e suas respectivas datas de estreia na emissora. Pesquisas árduas se deram para encontrar tais datas. Valorize este trabalho e não copie e espalhe em outros sites sem devidos créditos e referências. 1981 AS PRISIONEIRAS Prisioners (1979) Estreia em 21/08/1981 - Segunda a sexta, 22h00. 1984 MASADA (1981) Estreia em 14/08/1984. Em 4 capítulos, a superprodução da Universal Television e ABC que custou 20 milhões dólares chegou ao SBT com um custo de aquisição de 250 mil dólares, desbancando a Globo e a Rede Manchete. Foi realizada, inclusive, dias antes, uma festa de lançamento. CHAVES El Chavo del Ocho (1971-1980) Estreia em 24/08/1984 em TV Pow - Segunda a sexta, 18h00. ...

| HISTÓRICO DE FILMES EXIBIDOS NA "TELA DE SUCESSOS" DESDE 1997

A Tela de Sucessos foi uma tradicional sessão de filmes transmitida pelo SBT nas noites de sexta-feira. No ar desde 1997, quando o longa "Os Flintstones: O Filme" (1994) abriu a estreia, deixou de ser transmitida em 2019, de forma temporária, para a transmissão do reality show culinário "Famílias Frente a Frente". Foi exibido pela última vez em 08 de março de 2024, dando espaço para a nova programação do canal, sendo substituído pelo programa "É Tudo Nosso!". A seguir, um histórico de filmes exibidos na Tela de Sucessos. HORÁRIOS Sextas-feiras 21h30 / 22h00 / 22h15 / 22h30 / 22h45 / 23h00 / 23h25 / 23h15 EXIBIÇÃO: 01/08/1997 a 08/03/2024 1997 01/08 - Os Flintstones: O Filme (1994) -  INÉDITO 08/08 - Street Fighter: A Batalha Final (1994) -  INÉDITO 15/08 - O Pestinha 2 (1991) 29/08 - A Lista de Schindler (1993) -  INÉDITO 05/09 - O Sombra (1994) 12/09 - Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989) 19/09 - Perfume de Mulher (1994) -  INÉ...

| LISTÃO: AS NOVELAS LATINAS E ESTRANGEIRAS EXIBIDAS NO BRASIL - PARTE 1

PUBLICADO EM 28/06/2016, ÀS 18H38, EDITADO PELA ÚLTIMA VEZ EM 21/06/2016. Primeira parte de um post especial de um listão com todas as novelas latinas e estrangeiras exibidas na TV aberta brasileira. Uma ideia que surgiu em 1982 no SBT e que deu muito certo, tanto que outras emissoras também apostaram neste segmento.  A percursora da exibição de tramas estrangeiras foi "Os Ricos Também Choram", que alcançou grande êxito no SBT, que naquela época se chamava TVS, além da primeira novela infantil exibida pela emissora e que se tornou um marco, a doce "Chispita". Nos anos 1990, a TV brasileira ficou marcada pelo enorme sucesso de três grandes produções mexicanas: o fenômeno infantil "Carrossel", o furacão Thalía com sua trilogia das Marias, em especial "Maria do Bairro" e, "A Usurpadora", no final da década. > 1982  __________________________ OS RICOS TAMBÉM CHORAM Los Ricos también Lloran (TVS-SBT) - SINO PSE: Mariana Vill...