Pular para o conteúdo principal

| "CARINHA DE ANJO" É A ESSÊNCIA DA CRIANÇA COM O UNIVERSO LÚDICO

Desde que o SBT passou a apostar em remakes infantis em sua dramaturgia, "Carinha de Anjo" sempre foi uma das minhas preferidas para a ser a próxima aposta da emissora. A história da menina doce e sapeca que deixa o dia de todos a sua volta mais alegre e colorido.

O SBT estreou na noite desta segunda-feira (21), a versão brasileira de "Carinha de Anjo", adaptada por Leonor Corrêa com supervisão de Íris Abravanel, baseada na original mexicana "Carita de Ángel" (uma produção de Nicandro Díaz González e escrita por Kary Fajer) que por sua vez é oriunda da argentina "Papá Corazón" de Abel Santa Cruz, transmitida em 1971.

O primeiro capítulo foi sensacional. Fomos apresentados aos personagens num panorama além Dulce Maria, seu pai Gustavo (Carlo Porto), a famosa Tia Perucas (Priscila Sol) e seus looks nada discretos, a doce e sensível Irmã Cecília (Bia Arantes), a amalucada Irmã Fabiana (Karen Hills) com seu dom pra música e como fiel parceira de travessuras de Dulce (Lorena Queiroz), a severa Madre Superiora (Eliana Guttman), além do núcleo da família Oliveira composta por Zeca (Jean Paulo Campos) e seus pais. Pra odiar,  temos a belíssima Nicole (Dani Gondim), a namorada de Gustavo. Já a juventude sempre conectada está bem representada por Juju Almeida (Maisa Silva), sua mãe e seu irmão.


Crianças cantam e dançam durante apresentação da Irmã Fabiana

O grande destaque é Lorena Queiroz, perfeita com sua Dulce Maria. As cenas de Dulce Maria são um verdadeiro ataque de fofura, é perfeita pro papel. Encontrei poucas, mas algumas críticas quanto a atuação da pequena, mas temos que levar em consideração muitas coisas. A começar por ser uma menina de 5 anos, há um encantamento graças a espontaneidade de uma criança dessa faixa etária. Acredito que se Lorena fosse mais "engessada" em cena, não passaria a mesma emoção e o mesmo sentimento que passa com sua inocência, naturalidade e esperteza. Sua melhor amiguinha do colégio, Adriana, parece ser ainda mais nova e também é muito fofa. Julgar a atuação de crianças de cinco anos parece querer demais, exigir que deixem sua inocência e encanto de lado pra moldar algo artificial.


Um dos momentos mais aguardados foi a aparição de Lucero. A estrela mexicana dá vida a Teresa, a mãe de Dulce Maria, com quem se encontra numa casinha muito fofa nos sonhos da menina. Lucero, em frente ou longe das câmeras é uma simpatia e o carisma em pessoa. A diva está dominando nosso idioma mas sem perder o sotaque que carrega todo um charme. Lucero apareceu primeiro num flashback de Gustavo, uma cena delicada onde fica registrada de uma forma subentendida como Teresa morreu. Teresa tem a função de mostrar pra Dulce Maria que o amor de mãe é eterno e ainda ajudará a filha a aceitar a nova realidade. Ao mesmo tempo, transborda a imaginação da criança, transporta até mesmo os adultos até esse mundinho terno e secreto.
A internet foi à loucura com Lucero em cena e a tag #CarinhadeAnjo001 permaneceu em primeiro lugar dos assuntos mais comentados do Twitter.


Ao final do capítulo, podemos testemunhar a cena mais emocionante, capaz de tirar lágrimas de qualquer pessoa: o reencontro de Gustavo com Dulce Maria, depois que ele abandonou a filha e se afastou por anos ao ter entrado em depressão com a morte da esposa. Carlo Porto se posicionou de uma forma sensível, com o olhar caridoso de um pai, que aliás, se mostra um dos melhores protagonistas de novelas da emissora de Silvio Santos.
Lembram-se quando eu falei a respeito do talento e espontaneidade de Lorena Queiroz e que essa era a magia da personagem? Pois bem, quem deu um show em cena e provou que ainda vai arrancar muitas lágrimas do público foi a pequena, com a inocência e o desejo realizado de ter seu pai de volta ao seu lado, mais natural impossível.

Se pegarmos desde "Carrossel", passarmos por "Chiquititas" e chegar até "Cúmplices de um Resgate", o que se nota é que a faixa etária das novelas foi evoluindo e agora, há o desafio de trazer o público pequenino que chegou com "Carrossel" e continuar juntando a família em frente à TV, tarefa que não será difícil pela qualidade e segmentação. Por outro lado, existe a questão de segurar o público jovem que chegou, principalmente com "Cúmplices de um Resgate", o que se há refletido nos personagens de Maisa Silva e Jean Paulo Campos, respetivamente Juju e Zeca, que conversam diretamente com o público adolescente e conectado.

Ressalta-se também o reencontro em cena de Ângela Dippe e Blota Filho, que formaram uma dupla e tanto em "Pérola Negra" (1998) como Ivone e Zacarias.


A abertura mistura a realidade com desenho animado e sobrepõe a imaginação da criança, proposta semelhante a da versão mexicana. Pra completar, Lucero dá vida ao tema musical "Carinha de Anjo", a versão em português da música que foi interpretada originalmente por Tatiana.

"Carinha de Anjo" ao meu ver, é a melhor novela até agora desde que se deu início aos remakes infantis e tem tudo pra ser um sucesso: a direção, as músicas, as crianças que são  puro carisma, o universo lúdico e encantado, a arte e o texto de Leonor Corrêa, uma aposta mais que certeira para a dramaturgia do SBT.
Manter a família unida vai ser moleza para uma novela tão doce e apaixonante.



Pronta pra arrasar, Dulce Maria?





Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

| LISTÃO DE SÉRIES EXIBIDAS PELO SBT E SUAS ESTREIAS

O SBT popularizou muito os seriados de TV no Brasil em decorrências dos inúmeros enlatados que dominaram a programação. Alguns inesquecíveis, outros que poucos lembram, umas que foram exibidas por completo e outras retiradas do ar.  Confira neste espaço uma lista com as séries exibidas pelo SBT e suas respectivas datas de estreia na emissora. Pesquisas árduas se deram para encontrar tais datas. Valorize este trabalho e não copie e espalhe em outros sites sem devidos créditos e referências. 1981 AS PRISIONEIRAS Prisioners (1979) Estreia em 21/08/1981 - Segunda a sexta, 22h00. 1984 MASADA (1981) Estreia em 14/08/1984. Em 4 capítulos, a superprodução da Universal Television e ABC que custou 20 milhões dólares chegou ao SBT com um custo de aquisição de 250 mil dólares, desbancando a Globo e a Rede Manchete. Foi realizada, inclusive, dias antes, uma festa de lançamento. CHAVES El Chavo del Ocho (1971-1980) Estreia em 24/08/1984 em TV Pow - Segunda a sexta, 18h00. ...

| HISTÓRICO DE FILMES EXIBIDOS NA "TELA DE SUCESSOS" DESDE 1997

A Tela de Sucessos foi uma tradicional sessão de filmes transmitida pelo SBT nas noites de sexta-feira. No ar desde 1997, quando o longa "Os Flintstones: O Filme" (1994) abriu a estreia, deixou de ser transmitida em 2019, de forma temporária, para a transmissão do reality show culinário "Famílias Frente a Frente". Foi exibido pela última vez em 08 de março de 2024, dando espaço para a nova programação do canal, sendo substituído pelo programa "É Tudo Nosso!". A seguir, um histórico de filmes exibidos na Tela de Sucessos. HORÁRIOS Sextas-feiras 21h30 / 22h00 / 22h15 / 22h30 / 22h45 / 23h00 / 23h25 / 23h15 EXIBIÇÃO: 01/08/1997 a 08/03/2024 1997 01/08 - Os Flintstones: O Filme (1994) -  INÉDITO 08/08 - Street Fighter: A Batalha Final (1994) -  INÉDITO 15/08 - O Pestinha 2 (1991) 29/08 - A Lista de Schindler (1993) -  INÉDITO 05/09 - O Sombra (1994) 12/09 - Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989) 19/09 - Perfume de Mulher (1994) -  INÉ...

| LISTÃO: AS NOVELAS LATINAS E ESTRANGEIRAS EXIBIDAS NO BRASIL - PARTE 1

PUBLICADO EM 28/06/2016, ÀS 18H38, EDITADO PELA ÚLTIMA VEZ EM 21/06/2016. Primeira parte de um post especial de um listão com todas as novelas latinas e estrangeiras exibidas na TV aberta brasileira. Uma ideia que surgiu em 1982 no SBT e que deu muito certo, tanto que outras emissoras também apostaram neste segmento.  A percursora da exibição de tramas estrangeiras foi "Os Ricos Também Choram", que alcançou grande êxito no SBT, que naquela época se chamava TVS, além da primeira novela infantil exibida pela emissora e que se tornou um marco, a doce "Chispita". Nos anos 1990, a TV brasileira ficou marcada pelo enorme sucesso de três grandes produções mexicanas: o fenômeno infantil "Carrossel", o furacão Thalía com sua trilogia das Marias, em especial "Maria do Bairro" e, "A Usurpadora", no final da década. > 1982  __________________________ OS RICOS TAMBÉM CHORAM Los Ricos también Lloran (TVS-SBT) - SINO PSE: Mariana Vill...