| HÁ 12 ANOS, LUTA LIVRE FAZIA SUCESSO E DAVA "DOR DE CABEÇA" PARA O SBT

John Cena - Imagem: Divulgação/Montagem.
Os fãs de luta livre se animavam com a estreia da nova atração das tardes de sábado do SBT. Há 12 anos atrás, em 05 de janeiro de 2008, entrava no ar o "WWE - Luta Livre na TV". Na emissora, o programa era apresentado por Jarbas Duarte, com narrações e comentários do grande campeão de wrestling Michel Serdan.

Atração vista no mundo todo que une luta e ficção, os lutadores distribuem socos e tesouras voadoras no melhor estilo teatral. O programa lembra um fenômeno dos anos 1960, o telecatch, no qual lutadores interpretavam quando subiam ao ringue. Eles se vestiam como heróis de quadrinhos e brigavam, conquistando fãs até mesmo no Brasil. A ideia de Silvio Santos era brigar pela vice-liderança de audiência com a Record TV.

Ídolos do WWE como Batista, Khali e Melina estiveram em São Paulo para a divulgação da atração. Batista comentou: "Não ensaiamos nada. Mas o show é para divertir a plateia. É entretenimento mesmo. Ninguém leva para a vida as brigas que temos nos ringues".
Shane Mahon, vice-presidente do formato, comentou sobre a chegada da atração ao SBT. "Apesar de estarmos em outros países, o Brasil é fundamental para os nossos negócios, tanto pelo público quanto pelo retorno financeiro e de investidores".

Segundo informações divulgadas em publicação do Jornal A Tribuna - ES, o SBT adquiriu três anos de temporada de dois campeonatos de luta livre, o "Smack Down" e "Raw", com a garantia de transmiti-los na mesma semana em que iriam ao ar nos EUA.


Audiência e repercussão
Com uma competição cada vez mais desvantajosa para a emissora, a Record TV crescia à tarde com "O Melhor do Brasil" e o SBT minguava na casa dos 3 pontos com "Curtindo Com Crianças" e o "Curtindo com Reais", estes que foram apresentados pela última vez em 29 de dezembro de 2007, assim como o "Viva a Noite". A estreia do "WWE - Luta Livre" trouxe um novo estilo de público para o SBT e para o horário em que ia ao ar, uma verdadeira legião de fãs do gênero. Das 16h00 às 18h00, o programa alcançava médias entre 5 e 6 pontos, ocupando o terceiro lugar de audiência. Com o passar das transmissões, os números oscilavam cada vez e apresentavam quedas razoáveis e derrotas para sua principal concorrente.
O primeiro programa apresentou uma espécie de lutas importantes e marcantes e, a partir do dia 12 de janeiro, começavam a ser exibidas as lutas que haviam sido transmitidas nos EUA naquela semana.

O apresentador Jarbas Duarte e o comentarista Michel Serdan, grande campeão do Wrestling: a dupla narrava e comentava as lutas - Imagem: Divulgação/SBT


Por que saiu do ar?
A pancadaria, os insultos e a euforia da plateia ao redor do ringue e das lutas não amedrontaram o SBT, que o estreou com classificação de "Livre para todos os públicos". A partir da estreia o Ministério da Justiça passou a ficar de olho e considerou o material apresentado extremamente sensível e inadequado para o horário vespertino. A atração, então foi reclassificada, em março daquele ano, como "inadequada para menores de 12 anos por apresentar agressão física e vítima em estado de agonia". A partir deste momento, havia ficado muito claro que, para continuar com o programa no ar, a emissora teria que providenciar uma troca de horário urgente e que somente poderia ser apresentado após as 20h00. Sem espaço na programação e as quedas de audiência, Silvio Santos se deu por vencido e cancelou o "WWE - Luta Livre na TV", cuja última transmissão foi veiculada no dia 05 de abril de 2008. Até hoje, fãs ainda lamentam o fim, julgam a perseguição da Classificação Indicativa e consideram injustas as circunstâncias que acabaram com o programa.
Em seu lugar, no sábado seguinte, 12 de janeiro, o SBT apresentaria reprises dos programas "Vinte Um" e "Topa ou Não Topa", ambos apresentados pelo dono da emissora e que viria a ser o primeiro passo da faixa "Quem Não Viu Vai Ver".




Você lembra desse programa? Comenta aqui!
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Só uma correção: O último programa da WWE no SBT foi de fato ao ar no dia 29/03/2008. A partir do dia 05/04 o programa já havia saído do ar, apesar de estar constando na programação. Sobre o fim do programa na época realmente foi uma pena, era uma coisa diferente e interessante nos sábados a tarde, e acho que o SBT tinha totais condições de colocar o programa a noite, já que na época eles passavam no horário nobre a novela Lalola (que virou um fracasso) e Um Maluco no Pedaço, se colocassem a série nas tardes e diminuíssem a novela poderiam encaixar 2h de WWE entregando para o Cine Belas Artes, ou quem sabe até poderiam colocar a WWE após o Cine Belas Artes, consolidando um público que viria a ser o público do UFC na RedeTV!.
    Também escrevi um texto sobre esse período da WWE no SBT em meu blog, se puder visitar iria ser muito legal.
    http://acoisaminha.blogspot.com/2020/04/wwe-no-sbt-em-2008-toda-historia.html

    ResponderExcluir
  2. Comecei a assistir no sbt, no fim de janeiro ou começo de fevereiro e fui mto feliz por pouco mais de um mês kkkk. Todo sábado eu assistia religiosamente, fiquei revoltado quando saiu do ar, lembro que não tinha internet em casa então quando liguei no sbt pra ver e não vi nada que mencionasse a wwe e sim, um programa de "comédia" foi bem frustrante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário