| 11 ANOS DA ESTREIA DE "GOSSIP GIRL" NO SBT: O PASSO EM FALSO QUE PREJUDICOU AS SÉRIES NO HORÁRIO NOBRE
Buscando oferecer uma opção diferente das concorrentes, trazer um novo público para o horário nobre da TV aberta e reaproveitar o acervo que costumava ser "desovado" nas madrugadas, o SBT lançava na segunda-feira, do dia 14 de setembro de 2009, uma faixa de séries, de segunda a sexta às 21h00.
A anfitriã foi a inédita "Harper's Island: O Mistério da Ilha". O suspense se desenrolava a partir de um casamento que aconteceria na ilha de Harper. Mas a cada episódio, um dos convidados da festa de pré-casamento e, em estadia no local, eram assassinados, misteriosamente, por alguém que estava entre eles. O mistério guiou o telespectador até o 13º episódio, quando a identidade e as razões do assassino são reveladas. Foi um sucesso: dobrou a audiência do horário, ganhou da novela da Record, "Bela, a Feia", em algumas ocasiões e se manteve com médias na casa dos 7 a 10 pontos, quando normalmente o "SBT Brasil" alcançava 3.
Os protagonistas da série, Jared Padalecki e Jensen Ackles, bem novinhos, na primeira temporada - Imagem: Divulgação/Warner. |
Encerrada sua transmissão, era hora de "passar o bastão" para outra série. A escolhida foi "Sobrenatural - Supernatural", popular na emissora até os dias de hoje. A saga dos irmãos Winchester, caçadores de seres malignos e sobrenaturais, deslanchou de vez o horário e elevou a audiência para os 9 e 10 pontos, chegando a incríveis picos de 13. Agora a Record TV estava incomodada de vez, viu os números de "Bela, a Feia" ameaçados por uma nova parcela de público, formada, em grande parte, por homens.
Exibida da primeira a quarta temporada, em sequência, a quinta ainda não estava disponível para exibição na TV aberta, mas o SBT mexeu os "pauzinhos" com a Warner e conseguiu a liberação para transmitir então, com exclusividade, o primeiro episódio da quinta temporada, que foi ao ar após a grande estreia, que a substituiu.
O elenco principal de "Gossip Girl" e os dramas da juventude no Uper East Side - Imagem: Divulgação/Warner. |
Na segunda-feira de 25 de janeiro de 2010, estreava "Gossip Girl: A Garota do Blog". Era um sucesso entre os adolescentes, muito tendenciosa e chegar na TV aberta com essa visibilidade era quase um "presente" pra quem não tinha acesso a TV paga. Mas neste momento, iria se tornar a maior burrada feita, um verdadeiro tiro no pé. Tratava-se dos dramas de adolescentes riquinhos que precisam lidar com um perfil misterioso de uma fofoqueira que sabe tudo sobre suas vidas.
Suspense, terror e ação deram lugar para uma trama adolescente e bem feminina. Como diz aquele meme "consegue distinguir"? As antecessoras não tinham nada em comum em estilo, sinopse, tramas e nem mesmo com o público, o que foi um problema. A partir daí o público fugiu e começou a escolher uma outra opção: os 10 pontos de "Sobrenatural" caíram para médias de 6 a 5 pontos.
Mas adivinha quem era espertinha e tinha se programado para atacar no dia da estreia de "Gossip Girl"? Se você pensou na Record TV, acertou. Cansada de perder e agindo sempre quando é preciso, tratou de jogar no mesmo horário "CSI: Investigação Criminal", outro sucesso que abordava investigações de crimes. O jogo virou mais rápido do que o esperado e surtiu efeito logo na estreia: os 10 pontos eram agora de Edir Macedo. Naquele período, o seriado chegava a ser um dos programas mais assistidos da emissora.
As aventuras do jovem Super Homem embalaram muitos almoços de domingo ligados no SBT - Imagem: Divulgação/Warner. |
Sem grandes perspectivas, decidiram apelar para os clássicos da emissora após o findar a primeira temporada de "Gossip Girl". Em 18 de fevereiro, aconteceu a reestreia de "Smallville: As Aventuras do Superboy", que fez sucesso por muitos anos nos domingos do SBT. Mas foi um fracasso, permaneceu no ar apenas a 1ª temporada e não incomodou em nada a equipe do CSI.
Em 19 de março, uma nova mudança: reestreia, desde o começo, "Arquivo Morto - Cold Case". Outro grande hit da emissora, também abordava a investigação de assassinatos, mas que acabaram sendo arquivados sem resolução final. Outro fracasso. Os 5 pontos se tornaram o "teto" da emissora.
Ainda na esperança, decidiram estrear, em 21 de abril, a inédita "O Mentalista - The Mentalist". O seriado se desenrolava em cima de Patrick Jane, um médium vidente com um grande dom para desvendar crimes e assassinatos. O interessante era deixar em dúvida se ele realmente era médium ou apenas um charlatão. Mas Patrick não se deu bem no SBT e não passou de 4 pontos.
O sucesso "Bones" chegava na Band com investigações de assassinatos através dos ossos das vítimas - Imagem: Divulgação/FOX. |
Nesse momento, talvez um pouco atrasada, a Band também decidiu entrar nessa briga e estreou no dia 28 de abril, a superprodução da HBO "Irmãos de Guerra - Band Of Brothers" e, a partir de 17 de maio, lançou, de uma vez, cinco séries, que eram exibidas de segunda a sexta, uma em cada dia da semana. Os títulos eram: "Bones" (nas segundas), "Gangues da Noite - Dark Angel" (na terça), a comédia "Que Dureza - Complete Savages" (na quarta), "Acerto de Contas - Leverage" (na quinta) e "Queima de Arquivo - Burn Notice" (às sextas).
Baseada na saga do cinema, a série inédita "O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor", substituiu "O Mentalista", estreando em 24 de maio de 2010, quando sua primeira temporada composta por 9 episódios foi exibida. Sem grandes surpresas, manteve os mesmos 5 pontos.
Um dos maiores fenômenos da TV americana, "Grey's Anatomy" não teve uma trajetória fácil no SBT - Imagem: Divulgação/ABC-Sony. |
Os capítulos finais dessa briga foram encerrados no estilo Shonda Rhimes. Em 04 de junho, o SBT reestreava "Grey's Anatomy", drama médico que é um fenômeno de audiência nos EUA até hoje. Sem alteração nos números, a atração permaneceu nos 5 pontos e não foi nenhum sucesso, como as enquetes promovidas pela emissora previam. Permaneceu no ar até o dia 16 de junho, sem ter a primeira temporada exibida por completo, quando a emissora desistiu de vez de continuar nessa batalha.
A maior responsável por essa bagunça foi Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e responsável pela programação na época, em especial do setor de seriados. Foram promovidas enquentes e através das redes sociais, ela resolveu ouvir a opinião dos internautas, que escolheram "Gossip Girl". A partir do fracasso dela, atiraram pra todos os lados, mas a burrada já estava feita, não houve jeito de reverter.
Não se sabe exatamente se todas as séries exibidas foram vencedoras dessas enquetes ou não. Outros seriados que fizeram parte das votações e que chegaram a ser anunciadas foram: "Ugly Betty", "Fronteiras - Fringe" e "Moonlight".
A lição de moral é: não ouça opinião dos internautas. Twitter não é parâmetro de audiência!
- Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1511200915.htm
https://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/32876/band+aposta+em+seriados+no+horario+nobre+de+sua+nova+programacao
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/ha-dez-anos-record-usou-csi-no-horario-nobre-para-frear-series-americanas-no-sbt-37901#:~:text=Em%2025%20janeiro%20de%202010,no%20ar%20depois%20da%20s%C3%A9rie.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Depois que tiraram Sobrenatural nunca mais parei pra ver as séries do horário nobre do SBT, era uma época boa. A quinta temporada de Sobrenatural eu me lembro que passaram aos sábados 1 ano depois.
ResponderExcluir