| REMAKEADOS #4: COMPARAÇÃO ENTRE AS VERSÕES MEXICANA E BRASILEIRA DE "MARISOL"

POSTADO ORIGINALMENTE EM 09/09/2012. EDITADO E ATUALIZADO EM 24/05/2020.  *  IMAGENS: REPRODUÇÃO-YOUTUBE/TELEVISA/SBT.
Enquanto o SBT perde sua credibilidade no meio de tanta bagunça na programação, por ordens do dono, a gente aproveita para relembrar a novela "Marisol", exibida em 2002 com êxito. A trama era o fruto da primeira edição da "Casa dos Artistas", reality-show que premiou Bárbara Paz, que, além do prêmio ganhou o papel de protagonista na nova novela da emissora. Outro que esteve confinado no reality foi Alexandre Frota, que também recebeu um papel de destaque na história.  
Uma história original de Inés Rodena com tradução e adaptação de Henrique Zambelli, "Marisol" é o alvo de hoje. Vamos descobrir curiosidades e comparações entre o elenco da versão mexicana da Televisa e do remake brasileiro.


SOBRE A NOVELA
Origem: México, 1996  /  Brasil, 2002
Autoria: Texto original de Inés Rodena / Traduzido e adaptado no Brasil por Henrique Zambelli.
Sinopse: Marisol é uma moça batalhadora que vende flores de papel nas ruas para sustentar a si e sua mãe, que está muito doente. Cheia de responsabilidades e lutas diárias, a garota sofreu um acidente na infância que deixou uma cicatriz em seu rosto. Ela vive num cortiço e é namorada do malandro Mário, um cara metido a playboy que faz a garota de idiota, sempre tirando dinheiro dela. O que Marisol não imagina é que ela é a herdeira do milionário Augusto Lima do Vale, que está perto de morrer e se arrepende de ter expulso a filha de casa quando ficou grávida. Marisol acaba conhecendo Juan Andrés/Rodrigo e logo se apaixonam, passando a frequentar a casa do rapaz depois de ganhar o carinho de seu avô. A mãe dele imediatamente se colocará contra o relacionamento. Ao descobrirem que Marisol é a herdeira da fortuna de sua família, Amparo se juntará a muitos vilões para matar a ingênua menina, que não suspeita de nada. Depois de cair numa armadilha de Mário, ser sequestrada e jogada de barranco abaixo, ela é encontrada por dois médicos que passam a cuidar dela, transformando ela em uma nova mulher, Verônica, que voltará com a nova identidade para se vingar dos que tentaram matá-la. Mas como essa é uma história de muitas fases, Rodrigo será preso por um crime que não cometeu, Marisol terá seu filho raptado, vai encontrar uma bebê no lixo que ela criará e no futuro, ficará contra a própria mãe adotiva. Muitos vilões, personagens que entram e saem do nada, diálogos sofríveis, atuações medianas e acervo vasto de perucas. Vale ressaltar que o texto original não sofreu alterações.



Erika Buenfil e Bárbara Paz deram vida à pobre e sofrida Marisol, moça que desconhece ser herdeira de um milionário que está perto da morte. Na infância, sofreu um acidente com um espelho que deixou como lembrança uma cicatriz no rosto, a qual costuma esconder com o cabelo. Ambas atrizes trouxeram a personagem com ares de mocinha inocente (até demais) e sonhadora que sofrerá nas mãos dos vilões.


Famoso no Brasil por diversas novelas, como pelo Alessandro de "Rubi", Eduardo Santamarina dividiu com Carlos Casagrande o papel de José Andrés, que foi alterado por aqui para Rodrigo. Os personagens eram facilmente manipulados por qualquer pessoa, principalmente pela mãe. Se colocava contra a própria esposa por picuinhas sem muito fundamento, além ser instável emocionalmente. Trabalhava como artista plástico, contra a vontade da mãe.


A ambiciosa e manipuladora Amparo foi vivida no México por Claudia Islas, atriz de grande prestígio por lá. Aqui, tivemos Glauce Graieb, um grande nome que a representou com excelente e memorável desempenho. Elas eram capazes de chegar até as últimas consequências para tirar Marisol do seu caminho, até mesmo assassinando vários personagens e tentando matar o próprio neto. Termina louca, se jogando da sacada de um prédio.


O malandro aproveitador Mário era namorado de Marisol e vivia arrancando dinheiro da moça. Ao descobrir que ela é rica, deseja de casar com ela urgentemente e, depois dela recusar em cima da hora, decide se juntar com Amparo e matar sua "amada" para ficar com o dinheiro também. O desempenho de Alexandre ainda é criticado, talvez por culpa da direção. O ator Sergio Basañez já esteve em cartaz por aqui na novela "A Mentira".



Avô de Marisol, expulsou sua filha de casa após a mesma aparecer grávida e anos depois, se arrepende desse ato. Ao conhecer Marisol, nutre um profundo carinho e a protege como se fosse sua filha.
O ator Aarón Hernán faleceu em abril deste ano, depois de ter feito uma longa carreira na televisão e sendo conhecido no Brasil por papeis em "A Mentira", "Viva as Crianças! - Carrossel 2" e em "Sortilégio". Quanto à Serafim Gonzalez, faleceu em 2007, também como um grande legado na televisão brasileira, começando em 1967, na TV Excelsior, em "Sublime Amor".


Filho de Don Alonso/Dr. Augusto, Leonardo é facilmente influenciado pela esposa Amparo e se une aos vilões para que Marisol não receba a fortuna que é sua por direito.


Zulema é cantora e dona de uma casa de shows. É amante de Mário e ajudará os vilões a se livrarem da sonsa Marisol. Inicialmente, tenta fisgar o coração de Rodrigo, mas os planos acabam interrompidos. 
Pilar Montenegro já apareceu em diversas novelas exibidas pelo SBT, como em "Gotinha de Amor" e "A Dona". Agora, uma curiosidade do remake: A primeira opção para a personagem era Patrícia Coelho, que também era ex-Casa dos Artistas. Seu teste foi elogiado, mas por algum motivo, Gabriela Alves ficou com o papel. Patrícia se encarregou de dar voz ao tema de abertura, uma regravação de "Eu Te Amo Você".


Mimi é a melhor amiga de Marisol. Amiga para os bons e maus momentos. Ela é apaixonada por Chico, mas ele só tem olhos para a melhor amiga. Mimi ainda vai trabalhar na mansão dos milionários como empregada. No remake, a personagem ganhou uma espécie de bordão: "fazer o quê, eu sou assim!".


Rosana é mais uma das trambiqueiras da história. Diz ser apaixonada por Juan Andrés/Rodrigo, mas um de seus objetivos é se casar para salvar a família da ruína financeira. Após o casamento, eles passarão por muitas crises juntos: ele segue pensando em Marisol e se arrepende a cada dia dessa união, já sua esposa, passa a viver várias aventuras extraconjugais, principalmente com Mário.
A atriz Emma Laura surgiu nas telinhas brasileiras em "Garotas Bonitas", exibida pelo SBT em 1993. Já Vanessa Vholker, apesar de seu excelente desempenho, fez poucos papeis mais e acabou deixando o meio televisivo.


Francisco é o oposto de seu irmão, o canalha Mário. Um cara de coração enorme que é secretamente apaixonado por Marisol, que não corresponde. Quem é interessada por ele é Mimi, que futuramente o conquista. 
Alejandro Ibarra atuou em diversas novelas, entre elas "As Tontas Não Vão ao Céu" e "Gotinha de Amor", transmitidas no Brasil. Do outro lado, temos Rodrigo Lombardi antes de se tornar um galã global.


Mulher de origem e vida simples, Rosita/Margarida luta para manter os filhos nos caminhos certos, mas "perde a mão" com Mário, que só lhe dá decepções, apesar de amá-lo incondicionalmente. Vizinha do cortiço, ela busca ajudar Marisol com tudo que é possível.
Socorro Bonilla é figura carimbada nas novelas mexicanas do SBT: "Os Ricos Também Choram", "Gotinha de Amor", "Mariana da Noite", "Querida Inimiga", "A Gata" e outras. Já Rosaly Papadopol tem se dedicado também à dublagem, além de ter trabalhados em diversos projetos na Globo e Record TV.


Mariano é o advogado da poderosa família. Começa com uma personalidade dúbia e se une aos vilões para matar Marisol, mas no meio do caminho se arrepende. Ele ainda se apaixona por Carmen, a irmã de Amparo.
David Ostrosky teve várias novelas das quais participou exibidas por aqui, como "A Dona", "Carinha de Anjo", "Amy, a Menina da Mochila Azul", "A Vida é um Jogo". Carlo Briani é bastante conhecido por diversos papeis na televisão como em "Pícara Sonhadora" e "Uma Rosa com Amor", além de campanhas publicitárias.


Fiel funcionário do milionário Alonso/Augusto, Basílio conhece muito da família. Ele é o primeiro a descobrir que Marisol é a neta de seu patrão.
Além de novelas como "Amigos para Sempre", Germán Robles ficou famoso por interpretar o primo do Seu Madrugada em "Chaves", cobrindo Ramón Valdez quando se ausentou por problemas de saúde. Faleceu em 2015. Já Turíbio, iniciou sua carreira entre os anos 1950 e 1960 e participou de diversas novelas na Globo, além de exercer o ofício da dublagem.


Carmen é irmã de Amparo. Chega na trama acompanhada de sua filha adolescente. Casa-se com Alonso/Augusto, mas logo descobre que foi vítima de uma cilada de sua irmã e portanto, seu casamento é inválido. No decorrer dos acontecimentos, se apaixona e se envolve com Mariano. 


Rubén/Rubens é o galante médico que se encanta por Verônica, que é resgatada por ele e seu pai após seu acidente. Os dois cuidam das feridas da moça e fazem a cirurgia plástica que muda seu rosto e sua vida. Como ele é comprometido, a fixação pela moça deixa sua noiva muito enciumada.  O personagem entra na segunda fase da novela.
Alberto Mayagoitía apareceu no Brasil através das novelas "Rosa Selvagem", "Amor em Silêncio" e "Vovô e eu" apresentadas no SBT. Já Juan Alba, é uma figura bastante recorrente e atualmente é contratado da Record TV, onde está no elenco principal de "Amor Sem Igual", que teve suas gravações paralisadas por causa da pandemia.


 Filha adolescente de Carmen. É uma garota de bom coração, mas que inicialmente não aprova o relacionamento da mãe com Mariano.


Vanessa é a rebelde filha adotiva de Marisol, que a encontrou ainda bebê, abandonada, dentro de uma caixa. Ela é na verdade, a filha perdida de Sandra, que teve a criança arrancada de seus braços por seu pai. A garota cresce e se torna uma cobra, que deseja destruir a própria mãe adotiva, além de desejar insistentemente o amor do padrasto. A personagem entra na terceira fase da novela.
Renée participou de várias novelas no México, incluindo "Camaleões" e "La Fuerza del Destino". Falando agora de Adriana Ferreyr, esta foi sua única novela. Se envolveu em várias polêmicas no casamento com o milionário George Soros, um homem mais velho que ela.


A advogada Sandra deseja encontrar a filha que foi tirada dela. A criança em questão é Vanessa, a filha adotiva de Marisol, que após descobrir sua mãe biológica, a rejeita e a maltrata. Sandra ainda se apaixona por Juan Andrés/Rodrigo, mas abre mão desse amor para fazê-lo se apaixonar por Vanessa e, assim, talvez poder conseguir o perdão e amor da garota.  A personagem entra na terceira fase da novela.
Laura Flores é bastante conhecida por seus papeis em novelas exibidas no SBT, como em "Gotinha de Amor", "A Alma não tem Cor", "Cúmplices de um Resgate" e "Mundo de Feras". Vera Zimmerman também é bastante conhecida por seus trabalhos como em "Jamais Te Esquecerei", "O Astro", "Dance Dance Dance", "Amor à Vida", "Os Dez Mandamentos" e outras.


Mãe de Marisol, Sofia foi expulsa pelo pai depois de aparecer grávida, de uma relação indesejada. Participa dos primeiros capítulos.



Gostaram? Deixe sua opinião aqui. Ficarei contente em ler.
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Muito legal. Infinitamente melhor a versão brasileira, sem dúvidas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei algumas pessoas do elenco mexicano mais bonitos e bonitas do que o elenco brasileiro!

    ResponderExcluir
  3. ::::::;;:::::: Marisol novela maravilhosa pena que o lixo do (SBT) , fazer uma copia horrível e mediocre e nos negou o direito de ver a verdadeira e única marisol do méxico com erica buenfil e grande elenco. 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala a boca seu idiota a Marisol Brasileira é mil vezes melhor que essa Marisol mexicana Chata é sem graça

      Excluir
    2. Deixa de ser criança, nunca vi isso, ficar bolado por causa de novela. E a versão mexicana é muito melhor sim, chata pra caramba é essa versão do SBT, coisa enjoada de assistir assim como a maioria. Diferente da versão mexicana que toda ela foi bem melhor de assistir. Soundtracks também muito melhores.

      Excluir
  4. :::::::::::: Marisol novela linda maravilhosa pena que o lixo do (SBT) , nos negou o direito de ver a versão original unica e verdadeira do méxico com erica buenfil, eduardo santamarina e grande elenco. 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisol versão brasileira é mil vezes melhor que essa porcaria de Marisol versão mexicana seu idiota

      Excluir
  5. Copia horrivel e mediocre nunca vai chegar aos pés da unica marisol do méxico.👊👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, eu amei essa versão adaptada por Bárbara Paz, e outros grandes artistas. Foi uma das melhores adaptações feitas pelo SBT.

      Excluir
    2. Cala a boca seu idiota a Marisol versão brasileira é mil vezes melhor que essa porcaria de Marisol versão mexicana

      Excluir
    3. Concordo em parte, mas diria que foi uma das menos piores adaptações do SBT. Prefiro a versão mexicana.

      Excluir
  6. A Trilha sonora e a versão brasileira foram TOP e bem produzida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário