#UM POUCO DE INFÂNCIA: AS TRÊS FASES DO "TECA NA TV"

Uma das coisas que marcaram minha infância, foi o que eu lembrei essa semana. Não sei se todos chegaram a assistir, mas o "Teca na TV" foi um dos maiores sucessos do Canal Futura.  E o post de hoje vai ser sobre o programa, vamos entrar à fundo e desvendar tudo e se você não estiver lembrado sobre a Teca e sua turma, eu vou tentar refrescar sua memória agora!

"Teca na TV" foi uma série do Canal Futura, que estreou em 1997 e está no ar até hoje em sua terceira temporada.
A fase que eu acompanhei, foi a segunda temporada, que foi exibida de 2003 a 2007.
O elenco e os personagens tiveram muitas alterações durante toda essa época.


A Primeira Temporada(1997 à 1999)
Na primeira versão, Teca ficava sozinha no estúdio e as gravações eram feitas em chroma key. A menina, interpretada por Vivian Weyll, era colocada sobre as imagens de uma maquete criada pelo artista plástico Afonso Tostes, que representavam a casa da Teca. Eram ilustrações pintadas sobre papel e mobiliadas com móveis em miniatura. Para gravar, eram utilizadas duas câmeras: uma apontada para a atriz e outra para a maquete da casa. O que era uma sincronia quase impossível para a época, resultando em horas em estúdio e técnicos em pânico. O sucesso do público, fez com que a série fosse reformulada e a partir daí, Teca ganhou dois amigos, Luíza(Nathália Limaverde) e Pedro(Ricardo Bruno Valadão). Além disso,  continuou a ser filmada utilizando o chroma key, mas usando cenários com computação gráfica.
No vídeo acima, você confere um trecho(o único disponível no YouTube) dessa temporada do programa.

//ANTES E DEPOIS
Vivian Weyll interpretou Teca. Ela tem passagem por novelas, séries e programas globais, dentre eles "O Profeta", "Alma Gêmea", "A Diarista", "Senhora do Destino", "Chocolate com Pimenta" e "Linha Direta". Também foi apresentadora do "Esporte Espetacular" em 2002 e do "TV Globinho".

Nathália Limaverde interpretou Luiza, amiga de Teca. (OBS: Não encontrei nenhuma foto e nenhum vídeo da época dela no programa) Ela se dedicou à carreira de atriz. Entre seus trabalhos, estão "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Floribella", "Pé na Jaca", "Amigas & Rivais", "Chamas da Vida" e "Os Mutantes: Promessas de Amor".

Não encontrei nada à respeito do ator Ricardo Bruno Valadão, que interpretou Pedro, amigo de Teca.

A Segunda Temporada(2003 à 2004 - ficou no ar em reprises até 2007)
A segunda temporada trouxe várias novidades e o sucesso foi ainda maior que o anterior. Além dos amigos para contracenar, Teca, interpretada por Priscila Campos, ganhou um irmão, Guto(Gabriel Mattos) e fantoches que se tornaram personagens do programa, como a Formiga Farofa(clique aqui e relembre ela), com quem Teca dividia segredos e aventuras. A partir dessa época, o programa ganhou um novo cenário, ainda sob uso de computação, mas foram ampliados e ganhou um mobiliário real, com as crianças podendo realizar diversas atividades em cena, o que antes era basicamente impossível. O quintal deixou de ser virtual e se tornou um cenário em estúdio, com terra, plantas e outras coisas. O conteúdo dos episódios também passou a ser temático, como a 'Semana É o Bicho', 'Semana A Vida Secreta das Plantas', 'Semana Tratando da Flora' e 'Semana Pintando o Sete'.

//ANTES E DEPOIS
Priscila Campos interpretou Teca. Ela seguiu a carreira de atriz por pouco tempo. Uma curiosidade é que, antes de estrelar o programa, ela já tinha participado da "Malhação", em 1999.

Amanda Wendling interpretou Maíra, a melhor amiga de Teca. Ela esteve na minissérie "JK", em 2005 e recentemente em "Malhação" como a estudante Caroline.

Claslay Delfino interpretou Chico.

Adriana Zattar interpretou a mãe de Maíra, Julieta. Um dos seus trabalhos foi na novela "Viver a Vida", em 2009 e em "Malhação Conectados", em 2011.

Mouhamed Harfouch interpretou o pai de Maíra, Romeu. Ele estará em "Amor à Vida" e seu trabalho anterior foi como Farid, em "Cordel Encantado".

Luca Multedo interpretou o pequeno Hércules.

Gabriel Mattos interpretou Guto


No YouTube, existem apenas dois episódios completos dessa temporada. Confira abaixo.


A Terceira Temporada(2008 - reprises atualmente)
Em 2008, um grande passo foi dado com a criação da nova temporada da série. Agora realizado em formato de dramaturgia, possui um cenário próprio e real, com móveis reais, tudo é real agora. Além disso também ganhou novos personagens como a Tia Verinha, o Vô Aristeu, os pais da Teca, os amigos de Teca e Guto, Bia, Nara e Vítor. São esquetes de no máximo, 4 minutos e no meio do programa são exibidos alguns desenhos.
Confira abaixo, a lista com o elenco e os novos personagens.

Assista um dos episódios da 3ª temporada em: https://www.youtube.com/watch?v=rKuOqAdnJU4.

>Se você quer a volta do "Teca na TV"(2004), você pode assinar um abaixo assinado, comentando apenas uma vez. Segue o link: http://tecanatv2004.blogspot.com.br/p/assine-o-abaixo-assinado.html.

#Curiosidades
  • Os pais de Teca e Guto nunca apareciam na série. Eles eram representados apenas por vozes. Mas na terceira temporada, os pais das crianças(Marília e Zé Maria) apareciam e agora faziam parte do elenco fixo. 
  • A primeira temporada deu muito trabalho. Principalmente pela época, em que a equipe técnica se desdobrava para conseguir bons resultados.
  • A terceira temporada foi e ainda é, criticada por saudosistas de plantão.
  • A segunda temporada foi a que juntou maior público e fez com que muitos peçam até hoje, a volta dela.
  • Quem dava voz à Formiga Farofa, era a própria Teca. Reparem que nas cenas em que o fantoche fala, o rosto de Teca, principalmente a região da boca, não pode serem vistos.
  • Teca é só um apelido. O nome dela é Tereza Cristina.
  • Você se lembra da abertura e da música da segunda temporada? Relembre clicando aqui. Na verdade, são os créditos finais, já que a abertura oficial não está disponível. Mas já dá pra relembrar a música que o elenco cantava.
AGRADECIMENTOS
__________________________________________________________
Curtiu? Deu pra matar a saudade?
Agora é só deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Olá!! Eu sou o dono do blog tecanatv2004, gostei muito de ver essa sua postagem, você não é a primeira pessoa que eu vejo a publicar coisas relacionadas ao Teca na Tv em seus blogs. Isso é muito bom!!!!

    Gostaria de ajudar a completar a postagem. Eu encontrei o Gabriel Mattos(Guto) no facebook, e agora já temos uma foto atual dele, como você pode conferir(gostaria que voce adicionasse na postagem):

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100002532788315&fref=ts

    http://tecanatv2004.blogspot.com.br/2013/02/antes-e-depois.html

    E gostaria de te pedir mais uma coisa, por favor adicione os links da página no facebook para o pessoal curtir:

    https://www.facebook.com/pages/Teca-na-Tv-2004/447263312013630?fref=ts

    Adicione também por favor o link do abaixo-assinado pro pessoal assinar, para a volta da segunda temporada, com Maíra,Chico... na programação do Futura:

    http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=p2012n29307

    Pelo que li você também era um grande fã do programa. Se quiser entrar em nosso grupo, será muito bem vindo!!!:

    https://www.facebook.com/groups/591583037520015/?fref=ts

    Os fãs da segunda temporada estão se reunindo neste grupo, venha participar também!!

    E muito obrigado por ter colocado os créditos ao blog tecanatv2004!!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, acabei de ver seu comentário agora e assim que eu puder, estarei atualizando! ;) E obrigado!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Ricardo bruno que procura virou metrie conhecido apareceu a pouco tempo na ana maria Braga e no esquenta como Ricardo bruno lapeur espero ter contribuído

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, você não irá achar nenhum vídeo com ela, pois à um enorme equívoco de "todos" quanto a atriz. O nome da atriz na época da (Luiza) amiga da Teca é Nathália Guimarães Farias. Eu por sinal kkkk. Tenho vídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, então quer dizer que você fez parte da minha infância rsrs Mas eu tenho uma dúvida, nesse primeira temporada já existia o irmão dela né, o ''guto''? E também era nessa temporada que passavam aqueles desenhos, o patinho feio etc...

      Excluir
    2. Na verdade nao foi nenhuma nathalia que fez a Luiza. Na verdade, quem fez a Luiza foi a atriz yana sardenberg. Pesquisem no Youtube o vídeo: "Velha infância - Teca na TV (nostalgia)" e vejam um especial feito pelos fãs do programa com a participação dos atores de teca na tv.

      Excluir
    3. Na verdade existem duas "Luizas". A primeira, que foi a Nathália Guimarães Farias, contracenou junto com a Vivian Weyll. A segunda Luiza contracenou com a Priscila Campos, como vocês podem ver nessa imagem:

      http://s2.glbimg.com/QxkCI-8ovyTJ4U7smu2-SSb70hVQGTg3CRTgs3wIZFuYp5_auUBpnl-m6vw93hyg/i.glbimg.com/og/ig/f/original/2015/02/02/yana_tecanatv_divul.jpg

      Na primeira fase com a Priscila Campos e Gabriel Mattos, Teca e Guto tinham ainda um outro amigo chamado "Damião", que era esse menino da imagem e infelizmente eu não sei o nome.

      Excluir
  4. Olha o Guto!! Caraca! Muito diferente!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma dúvida, nesse primeira temporada já existia o irmão dela né, o ''guto''? E também era nessa temporada que passavam aqueles desenhos, o patinho feio etc... Por que eu me lembro de vários episódios da Teca que ele aparece, só depois que eles se mudam de casa (segunda temporada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A primeira fase era com Vivian Weyll e ela não tinha um irmão, apenas os amigos Pedro e Luiza.

      A segunda fase foi com a Priscila Campos, nessa aparece o Guto, e essa fase teve um total de TRÊS temporadas.
      -PRIMEIRA TEMPORADA: O programa tinha uma duração de 1h, Teca e Guto tinham dois amigos: Luiza e Damião - geralmente Teca brincava com Luiza e Guto com Damião, mas também brincavam juntos. Entre os blocos eram exibidos desenhos como Patinho Feio, Penny Crayon (uma menina que tinha um lápis que tudo o que ela desenhava ganhava vida) e outros desenhos em geral do canal futura como As Trigêmeas e Historinhas de Dragões também acabaram sendo exibidos no programa em algum momento.
      -SEGUNDA TEMPORADA: Teca e Guto se mudaram e conhecem os novos amigos: Maíra, Romeu, Julieta, Chico e Hércules (eles se conhecem no primeiro episódio). Nessa temporada o programa parou de exibir desenhos animados e passou a ter meia hora de duração, sendo que eram exibidos dois episódios de 15 minutos cada por programa (incluindo os intervalos).
      -TERCEIRA TEMPORADA: Foi essa de 2004 que reprisou até 2007. O elenco permaneceu o mesmo, mas os episódios se tornaram mais longos, sendo um programa de meia hora com apenas 1 episódio.

      Depois teve essa outra fase com a Clara Tiezzi.

      Excluir
  6. gente, alguém pode me ajudar? Sou da geração da terceira temporada, cresci e vivi com ela na minha infância inteira, eu amo de coração e nunca tenho deixado de gostar da turma, depois de ler esse blog eu nem ao menos tinha noção que tinha temporadas anteriores! Que grandes mudanças eles tiveram com o tempo!

    Enfim, minha dúvida é que, na terceira temporada, o ep vem com alguns mini desenhos, entre eles está uma em que os objetos ganham vida e eles começam a tocar uma historia em versão de musiquinhas, eu amava quando chegava nessa parte do programa, eu queria muito mostrar a uma priminha minha, que ama muito os programas antigos que hj está tudo revirado na grade da cultura! Porém, eu não sei como ou alguma palavra chave que me ajude a achar algum video sobre o mesmo! Alguém sabe de algum passo que posso dar para a frente afim de eu conseguir o que almejo :c???

    ResponderExcluir
  7. alguém sabe o instagram do guto?
    queria

    ResponderExcluir
  8. Existiu uma temporada entre a de 1997 e a de 2004, usava os mesmos atores da Teca e do Guto da temporada de 2004, nela foi a que teve a primeira aparição do Guto, Luísa ainda aparecia, mas era interpretada por outra atriz e o Guto tinha um amigo chamado Damião. Eu até lembro que a versão de 2004 teve até um primeiro episódio (que foi ao ar uma única vez) que servia de ponte entre as duas versões mostrando a Teca acabando de se mudar pra nova casa e até mencionando a Luísa antes de conhecer a Maíra e os outros.

    ResponderExcluir
  9. Olá:

    O programa marcou mesmo!
    Assistia em 2003 e em 2007...
    Apesar de na época ser adulto e agora nem se fala (risos).
    Cheguei uma vez a trocar uma mensagem com o que fez o pai da MAIRA. Bem afável (inclusive mostra ser + velho). Deve ter uns 44 no momento.
    Li que quem fez a mãe (ZATTAR) casada com o LICURGO ESPÍNOLA (o FELIX de uma das temporadas de MALHAÇÃO & um dos principais de A INDOMADA).
    O que fazia o CHICO tem um irmão gêmeo. Tb ator. Cresceram numa comunidade do RJ (de onde sou). A mãe hiper jovem (menos de 50). Como eu.
    A P. Campos tem quase 30.
    Saliento duas coisas que aprendi neste - umas MÁSCARAS que faziam numa época de CARNAVAL; e umas PIZZAS PEQUENAS/costumo fazer em pão de forma usando QUEIJO, ORÉGANO e TOMATE (ou MOLHO DESTE): fica mara mesmo.
    Programas assim marcam nosso país. Onde deveria ter mais até.

    Saudação nostálgica,
    Rodrigo (POA RS)

    ResponderExcluir

Postar um comentário