#ANÁLISE: "POR ELA... SOU EVA" FOI O TEMPO TODO UMA NOVELA SOCIAL

Chegou ao fim ontem no SBT, a novela "Por Ela... Sou Eva" que estreou em 02/12/2013 substituindo "Cuidado Com o Anjo", dando continuidade à faixa de mexicanas inéditas. Resolvi preparar uma análise da novela e vocês conferem agora.

HISTÓRIA
Produzida e exibida originalmente em 2012, sob os cuidados da produtora Rosy Ocampo, conta a história de João Carlos Caballero(me recuso a usar o Cavaleiro, sobrenome dele em português), interpretado por Jaime Camil, que é um mulherengo de primeira e usa as mulheres como objetos. Depois de se meter numa encrenca, ele precisa se salvar e decide roubar um projeto inovador de expansão do turismo num local chamado Praia Majahua da bela Helena Moreno, interpretada por Lucero. E é aí que ele se apaixona pela primeira vez na vida. Ele até tenta parar os planos que tinha de roubar o projeto de Helena, mas o oportunista e maléfico Plutarco Ramos Arrieta, interpretado por Marcelo Córdoba, acusa João Carlos de ter roubado 3 milhões da empresa, o Grupo Império, entre outras coisas e de quebra, acusa Helena de ter roubado o projeto de sua esposa, Antônia, interpretada por Christina Pastor. Agora foragido e procurado pela polícia, João Carlos sofre um acidente e enquanto todos acreditam que tenha morrido, ninguém suspeita que ele está muito vivo. Então, para poder limpar seu nome, recuperar as provas de sua inocência e ficar ao lado do grande amor da sua vida, com a ajuda da descontraída e alegre Mimi, interpretada por Patricia Navidad, ele surge como Eva María León Jaramillo Viúva de Zuloaga, cuja identidade pertence a uma prima de Mimi que desapareceu no mundo. Vestido de mulher, se equilibrando em cima do salto alto e enfrentando seu machismo, ele surge no Grupo Império e pleita uma vaga na empresa como assistente de Helena, esta que entrou na empresa com seu projeto com a ajuda de Plutarco. Agora, quando ele menos imaginar, a sua mentirinha vai se transforma em uma bola de neve e chegar a pontos extremos.

OS ATORES DIANTE DE SEUS PERSONAGENS
Jaime Camil teve a oportunidade perfeita, a partir desta novela, de mostrar que é um dos melhores atores da atualidade. Jaime tem muito talento pra comédia e também pro drama. Foi na pele de Eva que ele se desdobrou e se mostrou que é um ator versátil e que faz de tudo, como se fosse um personagem que só fortaleceu sua carreira.
Nos momentos de humor, ele conseguia fazer o telespectador rir, colocou "na moda" seus bordões e quando chorava, naquelas cenas maravilhosas, ele conseguia deixar o público comovido com o seu drama e te fazer sentir pena dele, como na cena onde ele bêbado, conversa com Mimi e diz que a Eva foi um erro. Além disso, a caracterização de Eva e a atuação de Jaime na pele dela foi e será inesquecível.


Lucero é um talento nato, brilha desde quando era criança, no mundo das novelas e também da música. Figura carimbada, estrelou a novela "Chispita" e ficou conhecida como Lucerito.
Lucero foi despretensiosa, atenta e bem posicionada diante de sua personagem Helena. Diversas vezes passava o seu drama de forma clara e bem expressa, além de passar ao telespectador, juntamente com Leticia Perdigón, que interpretou sua mãe, o sofrimento que era viver ao lado de seu pai, um homem machista e que sempre a desprezou por ser mãe solteira e tantas vezes humilhou e menosprezou sua esposa.


Marcelo Córdoba merece os parabéns. Desenvolveu e expressou da forma como deveria ser seu personagem. Plutarco chegou de mansinho e aos poucos foi mostrando quem realmente era: um homem malvado, de má fé, egoísta e muito ambicioso. Casou-se com Antônia(Christina Pastor), a irmã do dono da empresa apenas para se beneficiar do dinheiro dela e também provocou a morte da esposa. Marcelo passou a função de Plutarco: ser impertinente, insuportável, falso, desprezível e odiado pelo público e pelos personagens como o próprio João Carlos.

Outros destaques do elenco são Mariana Seoane como a metida e ambiciosa Rebeca Oropeza; Luis Manuel Ávila como o fiel capanga de Plutarco que era bobo e atrapalhado, mostrando sua veia cômica; Manuel Ojeda como o já citado pai de Helena que também era insuportável e só sabia menosprezar e reclamar; Patricia Navidad como Mimi de La Rose que começou a novela bem caricata e acabou solidificando a essência de sua personagem; a diva Helena Rojo mais uma vez brilhante e impecável como a atriz Eugênia Mistral que sofria de alguns problemas, mas sabia dar conselhos e apoiar quem precisasse como ninguém; Carlos Bracho como Modesto, mais um machista incorrigível; Nikolás Caballero como Dadinho(ou "Lalito") o filho de Helena, super fofo, um talento mirim super expressivo; Dailah Polanco é outra que tem uma veia cômica muito boa e através de Lúcia, pode mostrar isso; Jesús Ochoa como Adriano, aquele sessentão que se acha garanhão pegador das "novinhas" e muito macho e entre outros.

O DECORRER DA TRAMA, AS MENSAGENS E OS DRAMAS
"Conheço" a novela desde 2012, quando conheci ela num dos meus acessos ao site oficial da Televisa, li a sinopse, bati o olho e pensei "essa novela deve ser maravilhosa e adoraria que chegasse ao Brasil" e não é que era boa mesmo?


Do início ao fim, "Por Ela... Sou Eva" soube misturar e situar muito bem a comédia, o drama e até o suspense. Como esquecer a cena onde Lúcia e Helena entram no casamento errado e interrompem a cerimônia de Santiago de Patricia(popularmente conhecida como Paty bebê)?
Desde o primeiro capítulo, foi uma novela com mensagens sociais e que quis passar alguma coisas pra quem assistia, uma mensagem especial ou exemplos sociais.


Marcela(Tiaré Scanda) vivenciava ao lado de seu marido machista e preconceituoso Fernando(Pablo Valentín) e seus filhos como era menosprezada e ele odiava mostrar ou ter que precisar dela. Assim como Silvia(Leticia Perdigón) sofria junto da filha ao lado de Eduardo(Manuel Ojeda). Com o passar do tempo, todos os eles foram aprendendo lições e descobriram que nada disso tinha serventia e só afastava quem eles mais amavam, no caso de Fernando ele conseguiu descobrir a tempo e salvar seu casamento.
O machismo e o papel da mulher na sociedade foi o pano de fundo para muitos personagens. Santiago(Carlos de La Mota) era o menos machista dos colegas, mas também aprendeu um pouco. Modesto(Carlos Bracho), o pai de João Carlos também era entre outras coisas, prepotente, se aproveitou da doença da mulher, a atriz Eugênia Mistral(Helena Rojo) e a traiu com outra, teve outros filhos e perdeu Eugenia depois de tantos vacilos.


Entre tantos outros personagens e seus respectivos problemas, Eva Maria surgiu no meio de tudo isso como um anjo. Ao mesmo tempo em que aprendeu muitas lições na pele de Eva, esta repassou para todos o que aprendeu e ia tentando arrumar a vida das pessoas a sua volta. Ela conseguiu mudar o jeito de pensar de Adriano(Jesús Ochoa), de seus outros colegas como tantas vezes conversou e aconselhou Helena, Marcela, Silvia e entre outros.

O preconceito com os homossexuais foi tratado brilhantemente através de Renato(Ferdinado Valencia), filho desprezado por Modesto por causa de sua orientação sexual. Para os padrões da Televisa, foi uma abordagem bonita, singela e até ousada já que os mexicanos são muito religiosos e rigorosos quanto ao assunto. Renato, também conhecido como "Topete", era humilhado e chantageado diversas vezes por Rebeca(lembra quando ela o chamou de Maria do Bairro e tantas vezes de Cinderela?). Quando o segredo de Renato veio à tona, o que aconteceu foi uma cena linda e que mostrou o quanto Eva transformou Adriano: Renato se desculpou por ter escondido isso de todos e principalmente do chefe e Adriano respondeu dizendo que não tinha que pedir desculpas e que a orientação sexual dele não importava a ninguém e não interferiria em nada na empresa e que não seria demitido por isso. Modesto demorou para se livrar do preconceito, mas enfim aconteceu a cena onde ele aceita e pede perdão ao filho. Mais uma cena emocionante. (Veja o vídeo acima)
Além disso, aos poucos a alegria de Plutarco e Rebeca foi acabando e seus planos começaram a dar errado.


A cena onde João Carlos revela ser Eva na frente de todos na igreja foi memorável e inesquecível, além de passar uma emoção indescritível, como toda a preparação para o casamento que foi hilária. Mas no momento certo, preciso pra que a revelação fosse impactante, os elementos fundamentais que eram o drama e o suspense, estavam lá. E como já disse foi inesquecível.
João Carlos foi preso, como era justo seguindo a lógica e a coerência, cumpriu sua pena na cadeia e saiu de lá com uma vida nome e enfim pode se casar com o grande amor de sua vida numa cerimônia linda. Aliás, o último capítulo foi emocionante, eu por exemplo chorei o capítulo todo!


Antônia foi uma das personagens importantes para a novela, apesar de ter se despedido tão rápido. Ela era uma mulher acima do peso que não valorizava a pessoa que era, humilhada pelos empregados do Grupo Império por causa de seus quilos a mais, principalmente por João Carlos, Fernando e Santiago. Eva exerceu sua "função de anjo"pela primeira vez ao se aproximar de Toninha e ajudá-la a recuperar a autoestima, sua alegria e vontade de viver e se transformar em melhores amigas.


No final das contas, Eva foi um anjo na vida de todos os personagens, de acordo com as lições que ia aprendendo, ela ia repassando de uma forma singela e amiga para os que precisavam de sua ajuda e ao se "livrar" de Eva foi o momento em que João Carlos tinham terminado sua missão. João Carlos deu à Helena a maior prova de amor que alguém poderia dar a pessoa que mais amamos, que por ela, ele foi Eva!

Através dos jovens, os dramas também foram mostrados como quando Jennifer(Geraldine Galván) quase foi estuprada por seu namorado Daniel e Eva chegou a ponto de salvá-la junto do pai. O irmão de Jennifer, Kevin(Daniel Díaz de León) sofreu preconceito do pai por gostar de tocar arpa e por isso parecer coisa de "mulherzinha". A filha da amante de Modesto, Cláudia também menosprezou a madrasta Eugenia, até fez uma brincadeira de mal gosto com ela e foi justamente de Eugenia que recebeu o apoio que precisou.


"Por Ela... Sou Eva" cumpriu sua missão de passar mensagens positivas e mostrar os dramas atuais e que muitas pessoas sofrem de forma natural e bonita. Cenas emocionantes não faltaram, como o perdão de Eduardo para com Helena, Fernando se emocionando ao ver o filho tocando arpa e vendo que era o que ele gostava de fazer, as cenas de perdão, a mensagem final de Eva e o casamento de Helena e João Carlos e tantos outros momentos que fizeram desta, uma novela especial, emocionante, que passou mensagens sociais e ajudou a soluciná-las, mostrou uma linda história de amor verdadeira e até mesmo divertida, seguindo um roteiro coerente e sem furos. E pelo amor da sua vida, João Carlos deu a maior prova de amor de todas, assumindo outra identidade e passando por cima de tudo que ele era contra ou não ligava.

CURIOSIDADES
- Essa foi a oitava novela da produtora Rosy Ocampo exibida no Brasil.
- Entre vários prêmios, venceu na categoria de Melhor Novela do Ano de 2012 no "Premio TVyNovelas".
- Em um dos capítulos onde ocorre uma das aparições de Mário(Arturo Carmona), pai de Dadinho, existe um erro de continuidade onde Helena aparece na mesma sequência de cenas com um penteado diferente.
- Numa cena onde Eduardo(Manuel Ojeda) folheia um álbum de fotos antigas de Helena, de quando ela era criança e adolescente, estão presentes no álbum, várias fotos de Lucero nesta época de início de sua carreira, quando era uma criança prodígio.
- Entre os destaques do abrasileiramento da novela na dublagem, estão citações e referências ao programa "A Praça é Nossa" do SBT e  à série "Cold Case"(Arquivo Morto).
- Na pensão de Mimi havia uma foto na parede dela com a personagem Lety da novela "A Feia Mais Bela", da qual a atriz Patricia Navidad e Jaime Camil também participaram nos papéis principais.
- Falando em dublagem, o modo carinhoso como se tratavam o casal Marcela e Fernando, se transformou em "Magrinha" e "Magrinho", no original "Flaco". 
- Numa cena onde Lúcia está de óculos na sala de Helena, Eva diz que ela está parecendo a Chiquinha do "Chaves".
- Foi reclassificada como imprópria para menores de 10 anos a partir do capítulo 49.
- Desde sua estreia, o SBT nunca exibiu a abertura original, apenas uma usada pela Univision e no final, uma espécie de montagem com algumas cenas do original.
- Lucero gravou especialmente para a exibição da novela no Brasil, a música "No Me Dejes Ir" em português, tema de sua personagem Helena.
- Na versão original, Eva se casa com Jesus Mejía(em PESE o Adriano) e só depois da cerimônia, quando vai salvar o filho de Isabella(em PESE a Helena), a peruca de Eva cai e Juan Camilo é desmascarado na frente de todos.

A RECEPÇÃO DO PÚBLICO BRASILEIRO
"Por Ela... Sou Eva" não foi um grande sucesso, mas tem muitos méritos e muita culpa do próprio do SBT. "PESE" veio de "Cuidado Com o Anjo", uma novela que conseguiu um público jovem graças à Maite Perroni e que agora teriam de se acostumar com uma novela com uma temática mais adulta e com outro público alvo, apesar de ser uma ótima opção para qualquer idade. Outro fator de que não canso de repetir é a persistência nesse erro de exibir novela inédita à tarde, um horário em que a maioria está trabalhando e em horário escolar. Sem sombra de dúvidas, se fosse exibida à noite, a história de amor de João Carlos e Helena teria tido muito mais destaque e repercussão positiva. Novela inédita é uma ótima opção pra quem não tem o que fazer durante o dia!

A mensagem que a novela passa ao final de tudo é que o amor é a razão de tudo e que ela move o mundo. Pra que se prender a preconceitos ridículos, estereótipos e não aceitar as pessoas como elas são? Isso não leva a nada! Como já disse a Eva, o importante é ver as pessoas por dentro e nunca se esquecer que o essencial é o que é invisível aos olhos!!!

"Por Ela... Sou Eva" foi uma novela que chegou pra fazer a diferença e fez, mesmo com os furos do SBT e dos cortes! E você, seria Eva por alguém??!


Abertura do SBT

Linda mensagem do monólogo de Eugênia

Última cena de João Carlos e Helena com o elenco na Orquestra

Mensagem final de Eva!
__________________________________________________________________
Curtiu?
Você pode deixar sua opinião/comentário e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Parabéns, adorei.
    Amei essa novela, muito bem escrita e os atores estavam sensacionais, em especial Jaime Camil.

    ResponderExcluir
  2. Jaime Camil vai ficar pra historia, muito bom ator, novela merecia realmente ser passada a noite. Chorei muito com esse final

    ResponderExcluir
  3. Ficou perfeito, resumiu uma novela com 166 capítulos em algumas palavras que faria qualquer um ir agora para o YouTube ver a novela. ..Ficou muito bacana, parabéns! !!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa novela, quem derá se o Brasil tivesse esse mesmo potencial para criar novelas.

    ResponderExcluir
  5. Jaime, além de ser uma maravilhoso cantor e um excelente ator.

    ResponderExcluir
  6. Adorei tanto a novela, quanto o post! =D
    Você conseguiu fazer um ótimo resumo e destacar o que deveria se destacado... Parabéns! Adorei mesmo! (Inclusive, nunca imaginei que a Lucero era a Chispita! Tenho o disco de vinil aqui em casa até hoje e quando criança, adorava ouvir e cantar! Muito bacana saber disso! *-* )

    Vibrei em todos os episódios, mas estes últimos foram muito especiais!
    Sentirei muita falta da novela e dos personagens. Me marcaram!

    Beijos!
    http://tirasdajeh.blogspot.com.br
    http://www.jessicaguedes.com
    http://www.jeguesblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua matéria!!! já estou louco pra começar a ver a novela, não assisti no SBT pq ja tava desacostumado em assistir as novelas mas essa com certeza irei ver no Netflix, um abraço meu Miguxoo, adoro o seu jeito de descrever, mostrar as curiosidades e falar sobre suas matérias!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário