| CURIOSIDADES DA SÉRIE "MEU CUNHADO"

PUBLICAÇÃO ORIGINAL DE 08/06/2014.
Lançada na programação do SBT em 2004, a série "Meu Cunhado" reuniu a dupla Moacyr Franco e Ronald Golias numa sitcom brasileira de enorme sucesso. Conheça agora alguns mistérios e curiosidades a seu respeito.


ANTECEDENTES
Baseada na série argentina "Mi Cuñado", protagonizada por Luis Brandoni e Ricardo Darín da Telefé de 1993 a 1996, que por sua vez é a adaptação do programa original, de mesmo nome protagonizado por Osvaldo Miranda e Ernesto Bianco exibido pelo Canal 13 da Argentina em 1976, a versão nacional foi gravada pelo SBT a partir de 2000 e assim pelos anos seguintes, até 2003, quando foi cancelado.


O PROJETO DA NOVA SITCOM DO SBT
A ideia de produzir uma versão brasileira da série começou na década de 1990, quando Silvio Santos tinha o interesse de produzir a série em 1996 para concorrer com o "Sai de Baixo", sitcom de enorme sucesso da Rede Globo, mas optaram por produzir e exibir o "Brava Gente", que fracassou na audiência. 
Em 1997, a série começou a ser produzida, com Ecila Pedroso na adaptação e Nilton Travesso na direção, a história apresentava Chico(Osmar Prado), que mora na casa da irmã Andréia(Suzy Rego) e do cunhado Roberto(Marcos Caruso). 
No piloto, o personagem Roberto reclama que não conseguiu nem registrar o filho Ulisses(Filipe Perez). Quando o garoto nasceu, Chico foi ao cartório e escolheu o nome sem consultar os pais. 
Em 2000, o projeto da série, que tinha voltado novamente para a gaveta da emissora foi retomado, agora sendo tratado como "um humorístico nos moldes da saudosa 'Família Trapo'".
Silvio Santos mostrou a fita da série argentina para Moacyr Franco e lhe perguntou, "Você acha que consegue fazer isso junto com o Golias?". Mocyr topou e disse que só precisou fazer algumas adaptações e ajustes para que o personagem principal aproveitasse bem as características de Ronald Golias.
Na época, Moacyr declarou que era muito pouco provável que a série não fosse ao ar.
Para compôr o restante do elenco, foram chamados para o piloto Rosi CamposCláudia MeloFlávia Monteiro e Aline Lima, filha do sertanejo Chitãozinho, da dupla Chitãozinho e Xororó.

Guilhermina Guinle, Moacyr Franco e Ronald Golias em cena do primeiro episódio - Imagem: Reprodução/SBT.



Os episódios foram gravados entre 2000 a 2003, até que sua produção foi cancelada. Ao todo, foram gravados 52 episódios, que ficaram engavetados até a estreia do programa, somente em 14 de abril de 2004.
Em entrevistas, Moacyr Franco disse que a demora na estreia do programa, várias vezes anunciado de ir ao ar, faziam com que episódios satirizando situações da época das gravações, como o programa "No Limite", da Globo, exibido em 2000, e o escândalo do painel do Senado, ocorrido em 2001, perdiam totalmente o sentido indo ao ar tanto tempo depois. 
A produção passou então a fazer episódios mais atemporais, sem referências no enredo de ano, mês ou algum acontecimento marcante do país ou das manchetes de jornais. 
No meio da produção da série, em 2002, a atriz Guilhermina Guinle, que vivia Simone Cantapedra, deixou o SBT, para entrar para o elenco de "Mulheres Apaixonadas", novela de Manoel Carlos exibida no ano seguinte. Em seu lugar, para substituir Guilhermina como a senhora Cantapedra, entrou a atriz Luísa Thiré. A justificativa dada na série para a troca de atrizes foi o fato da personagem Simone ter se submetido a uma cirurgia plástica.


CURIOSIDADES
- João Vítor Franco, que interpretou Cacá, o filho de Washington Cantapedra (Mocyr Franco), é filho de Moacyr de verdade.
- Reginaldo Rossi participou do episódio "A Separação" como o garçom de um restaurante.
- Com o falecimento de Ronald Golias em 2005, a exibição da série foi cancelada e retomada depois, aos domingos à tarde.
- Era exibido inicialmente nas noites de quarta-feira, às 23h00, com uma ótima audiência, a estreia por exemplo, marcou 22 pontos. Nas outras semanas, passou a marcar de 10 a 15 pontos.
- Os dois últimos episódios nunca foram exibidos pelo SBT. São eles "Túmulo da Consciência" e "Bronco Connection".
- Os amigos e publicitários da empresa de Washington fazem referência a publicitários brasileiros.
- O tema de abertura era interpretado pelo Coral do SBT.
- Daniela Franco, esposa de Moacyr Franco na época, participou de um episódio.
- Reprisada de 18/05 a 06/06/2014, às 18h30 dentro do "Quem Não Viu Vai Ver" tendo sua exibição pausada(novamente) pelo SBT.
- Teve seu episódio inicial novamente reapresentado na sessão "Quem não viu vai ver" nas madrugadas da emissora, em 2018 e em 2022.


ANTES E DEPOIS DO ELENCO

Ronald Golias como Carlo Bronco
*Faleceu em 27/09/2005


Moacyr Franco como Washington Cantapedra


Guilhermina Guinle como Simone Cantapedra #1


Luísa Thiré como Simone Cantapedra #2


Cláudia Mello como Corina


Carolina Espina como Lili


João Vitor Franco como Calígula "Cacá"




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário