| LISTÃO: AS NOVELAS LATINAS E ESTRANGEIRAS EXIBIDAS NO BRASIL - PARTE 1: 1982 A 1999

PUBLICADO EM 28/06/2016, ÀS 18H38, EDITADO PELA ÚLTIMA VEZ EM 21/06/2016.
Primeira parte de um post especial de um listão com todas as novelas latinas e estrangeiras exibidas na TV aberta brasileira. Uma ideia que surgiu em 1982 no SBT e que deu muito certo, tanto que outras emissoras também apostaram neste segmento. A percursora da exibição de tramas estrangeiras foi "Os Ricos Também Choram", que alcançou grande êxito no SBT, que naquela época se chamava TVS, além da primeira novela infantil exibida pela emissora e que se tornou um marco, a doce "Chispita". Nos anos 1990, a TV brasileira ficou marcada pelo enorme sucesso de três grandes produções mexicanas: o fenômeno infantil "Carrossel", o furacão Thalía com sua trilogia das Marias, em especial "Maria do Bairro" e, "A Usurpadora", no final da década.



1982

Os Ricos Também Choram
Los Ricos También Lloran (TVS/SBT, 1982)
- SINOPSE: Protagonizada por Verónica Castro e Rogelio Guerra, a história é centrada na vida de Mariana Villarica, uma jovem de rancho que cresce como uma selvagem. Quando seu pai morre decide ir à capital, onde é ajudada pelo milionário Don Alberto Santesteban. Este a leva a sua mansão (contra a vontade de sua esposa) onde Mariana será educada e melhorará seus modos. Luis Alberto, um rapaz irresponsável e caprichoso, trata de conquistar Mariana, mas ele acaba apaixonado, mesmo já estando comprometido com sua ardilosa prima Esther.
- CURIOSIDADES: Edith González tinha apenas 14 quando interpretou Maria Isabel, uma jovem de aproximadamente 14 anos. Gravada e exibida a partir de 1979, a novela possui as características da teledramaturgia mexicana clássica dos anos 1980/1990. Numa entrevista em um programa de TV, Verónica Castro assistiu um trecho da novela dublada em português e comentou não ter gostado da voz que lhe fora posta. "Los Ricos También Lloran" se tornou um sucesso no México e em exportações, colocando Verónica Castro no status de estrela e rainha das novelas mexicanas. Foi a primeira novela de origem estrangeira exibida no Brasil, assim como a primeira transmitida pelo SBT.
- ELENCO: Verónica Castro, Rogelio Guerra, Rocío Banquells, Christian Bach, Rafael Banquells, Augusto Benedico, Guillermo Capetillo, Ada Carrasco, Estela Chacón, Edith González, Aurora Clavel, Alicia Rodríguez, Miguel Palmer, Fernando Luján, Carlos Cámara, Yolanda Mérida, Ricardo Cortés.
- DUBLADORES: Márcia Gomes (Mariana), Antônio Moreno (Luis Alberto), Denise Simonetto (Maria Isabel), Marcelo Gastaldi (Beto), José Soares (Padre Adrián), Carlos Campanille, Gessy Fonseca, Isaura Gomes, Ivete Jayme, João de Ângelo / Estúdio: Elenco (TVS/SBT).
- AUTORIA: Original de Inés Rodena com adaptações de María Zarattini, Valeria Phillips, Carlos Romero; edição literária de Tere Medina.
- DIREÇÃO: Rafael Banquells.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 05/04/1982 a 22/01/1983, às 19h45, em 200 capítulos.
- REPRISE: 1983 (04/07 a 09/12/1983 - 115 capítulos), 1984 (10/09/1984 a 01/03/1985 - 123 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "Sombras", por Sarah Regina.
- ORIGEM: México, 1979.

_______________________________________________
1983

Desprezo
Rina (TVS/SBT - 1983)
- SINOPSE: Protagonizada por Ofelia Medina e Enrique Álvarez Félix, conta a história de Rina, uma moça corcunda que vende flores nas ruas depois que a mãe abandonou a família. Numa dessas rotinas de venda, acaba conhecendo em certo dia, um velho milionário amargurado que a manipula para que se case com ele. Ela se casa e herda toda a fortuna do velho e agora, ganha o ódio da tia do falecido: Rafaela, que junto de seu filho viúvo, Carlos Augusto, armam um plano para tirar o dinheiro da jovem.
- CURIOSIDADES: Nas versões desta novela, como "Maria Mercedes", as noivas do protagonista morriam assassinadas, em "Rina", a noiva morre de infarto.
- ELENCO: Ofelia Medina, Enrique Álvarez Félix, Carlos Ancira, María Rubio, Alicia Rodríguez, Ana Laura Maldonado, Rafael Llamas, Alicia Encinas, Guillermo Zarur, Otto Sirgo, Rosa María Moreno, Sasha Montenegro, Virginia Gutiérrez, Raúl Meraz, Lupita Lara, Magda Guzmán.
- DUBLADORES: Estúdio Elenco (TVS/SBT).
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Luis Reyes de la Maza.
- DIREÇÃO: Dimitrio Sarrás.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentim Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT/TVS de 25/01/1983 a 06/09/1983, às 18h00, em 210 capítulos.
- REPRISE: 1983 (12/12/1983 a 20/04/1984 - 95 capítulos), 1991 (03/06 a 16/08/1991 - 61 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Concerto para só uma Voz", por Wanderley Cardoso e Silvinha Araújo.
- ORIGEM: México, 1977.


Cristina Bazán
(TVS/SBT, 1983)
 - SINOPSE: Protagonizada por Johanna Rosaly e José Luis Rodríguez, conta a história de Cristina Bazán, uma jovem estudante de uma escola de prestígio em San Juan, Porto Rico, que vive junto de sua irmã, Âmbar. Cristina acredita que sua mãe, Laura, é uma viúva que mantém seu negócio e que esta sempre viajando para todos os lugares. Laura é na verdade, uma dançarina que ao ser presa, se desespera e pede que o pai de Cristina cuide da menina. 
- ELENCO: Johanna Rosaly, José Luis Rodríguez, Clarabella García, Gilda Haddock, Orville Miller, Esther Sandoval, Alejandra Pinedo, Maribella García, Luis Daniel Rivera, Alba Nydia Díaz, Michell Corbiere, Elsa Román, Walter Rodríguez.
- DUBLADORES: Elenco (TVS/SBT).
- AUTORIA: Adaptação de Manuel G. Piñera, baseado na história original de Inés Rodena.
- DIREÇÃO: Ulises Brena.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ulises Brena.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de - a 15/07/1983, em 75 capítulos.
- REPRISE: 1985 (03/06 a 28/09/1985 - 100 capítulos), 1987 (15/06 a 13/11/1987 - 108 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Telemundo Porto Rico / Telemundo.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Silver Queen", por Malcolm Forest.
- ORIGEM: Porto Rico, 1978.


O Direito de Nascer
El Derecho de Nacer (SBT, 1983)
- SINOPSE: Protagonizada por Verónica Castro e Sergio Jiménez, conta a história de uma jovem chamada Maria Elena que tem um romance com Alfredo Martínez, que resulta numa gravidez, razão pela qual ele a abandona. Ao saber que a filha está esperando um filho e que o pai da criança não quer assumir a relação, Don Rafael reage com fúria e manda a filha para uma propriedade distante. Quando o neto nasce, Don Rafael ordena seu capataz que mate o recém-nascido, mas a empregada, María Dolores, chega para impedir o ato e foge com o bebê.
- CURIOSIDADE: A novela era muito lenta, acontecimentos que já eram de conhecimento do telespectador demoravam muito a acontecer, como a revelação da gravidez à Don Rafael.
- ELENCO: Verónica Castro, Sergio Jiménez, Erika Buenfil, Humberto Zurita, Ignacio López Tarso, Maria Rubío, Socorro Avelar, Salvador Pineda, Beatriz Castro, Laura Flores, Miguel Maciá, Miguel Ángel Ferriz, Fernando Balzaretti, Alba Nydia Diaz, Manuel Ojeda.
- DUBLADORES: Elenco (TVS/SBT).
- AUTORIA: Original de Félix B. Caignet, com adaptação de Fernanda Villeli.
- DIREÇÃO: Raúl Araiza.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ernesto Alonso.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 19/09/1983 a 03/03/1984, às 20h00, em 144 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- REPRISE: 1985 (de outubro de 1985 a fevereiro de 1986, às 15h45)
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "O direito de nascer", por Jerry Adriani.
- ORIGEM: México, 1981.


Amor Cigano
Ariana, Un Amor de Leyenda (SBT, 1983)
- SINOPSE: Protagonizada por Arnaldo André e Gladys Rodriguez, a novela conta a história de Dom Pedro, um homem poderoso e que não permite a instalação de um circo de ciganos em suas terras e acaba matando um dos integrantes do grupo. A viúva desse cigano, Salomé, jura vingança e troca sua filha recém-nascida pelo filho recém nascido do fazendeiro. Sendo assim, Ariana cresce na fazenda acreditando ser a filha do dono. Os anos passam e 25 anos depois, Ariana está comprometida em casamento com Geraldo, um militar que é amigo de seu pai. Ariana não ama verdadeiramente, mas se casa por gosto do pai e por pena da filha paralítica de seu noivo. O circo retorna para a região e junto dele, Salomé e seus filhos Jairo e Dario, sendo o segundo, o verdadeiro filho de Dom Pedro. Ariana e Dario se conhecem e se apaixonam, enfrentando as desavenças de Salomé e Dom Pedro, além dela ser obrigada a casar com Geraldo e sofrer em suas mãos. 
- ELENCO: Gladys Rodríguez, Arnaldo André, Lucy Boscana, Leonardo Oliva, Giselle Blondet, Luis Abreu, Sully Díaz, Axel Anderson, Angela Meyer, Jesús Manuel Junior Álvarez, Lucho Cabrera, Flor D'Loto, Carmen Belén Richardson, Nelson Milián.
- DUBLADORES: Elenco (TVS/SBT)
- AUTORIA: Martín Clutet e José Fuentes.
- DIREÇÃO: -.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Martín Clutet e José Fuentes.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 25/07 a 11/11/1983, em 95 capítulos.
- REPRISE: 1984 (23/04 a 04/09/1984 - 95 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Telemundo Porto Rico/ Telemundo Internacional.
- FORMATO: SDTV
- TEMA DE ABERTURA: "Amor Cigano", por João Marcel.
- ORIGEM: Porto Rico, 1980/1981.

____________________________________________________________________________
1984

Chispita
(SBT, 1984)
- SINOPSE: Protagonizada por Lucero (na época Lucerito), Angélica Aragón e Enrique Lizalde, conta a história de María Luisa e seu marido que sofrem um terrível acidente de carro. Maria Luisa é a única sobrevivente da tragédia e como consequência, perde a memória, o que faz com que não se lembre da existência da filha, Isabel, uma garotinha alegre e otimista que acaba se "tornando órfã" e é levada para o orfanato do Padre Eugênio.
- CURIOSIDADES: Nesta época, Lucero era conhecida e assinava seu nome como "Lucerito". Foi a primeira novela infantil exibida pelo SBT e se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência no Brasil, sendo reprisada cinco vezes pela emissora. O capítulo do dia era exibido duas vezes. O sucesso fez o SBT esticar a novela, que era curta e chegou a incríveis 200 capítulos. Houve o lançamento pelo SBT de uma boneca da Chispita, o que causou polêmica pelos pais de Lucero não terem gostado do brinquedo. Lucero visitou o Brasil na época da novela e participou de programas como "Viva a Noite". A novela foi redublada, nos estúdios da Herbert Richers e com novas vozes, para a reprise de 1992.
- ELENCO: Lucero, Angélica Aragón, Enrique Elizalde, Gastón Tuset, Aurora Clavel, Elsa Cárdenas, Leonardo Daniel, Alma Delfina, Rogelio Guerra, Manuel López Ochoa, Renata Flores, Inés Morales, Samuel Molina, Josefina Escobedo, Roxana Chávez, Beatriz Moreno, Usi Velasco, Alberto Mayagoitia, Hilda Aguirre.
- DUBLAGEM: Primeira Dublagem: Sandra Mara Azevedo (Isabel "Chispita"), Hélio Vaccari (Alexandre de la Mora), Denise Simonetto (Lili), Nelson Machado (João Carlos de la Mora), Marcelo Gastaldi (Anjo da Guarda), Neide Pavani (Irene), Deise Celeste (Glória) - Elenco (TVS/SBT) / Segunda Dublagem: Fernanda Crispim (Isabel "Chispita"), Isaac Bardavid (Alexandre de la Mora), José Luiz Barbeito (João Carlos de la Mora), Guilene Conte (Glória), Reynaldo Buzzoni (Anjo da Guarda), Sônia de Moraes (Lola), Carlos Marques (Padre Eugênio), Nelly Amaral (Diretora do Orfanato) - Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Abel Santacruz, com adaptação de Lucía Camen, Carlos Romero e Vivian Pestalozzi.
- DIREÇÃO: Manuel Ruiz Esparza e Pedro Damián. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 12/03/1984 a 03/11/1984 em 200 capítulos.
- REPRISES: 1985 (04/03 a 27/09/1985 - 145 capítulos), 1992 (04/08/1992 a 23/11/1992, às 20h30 - 77 capítulos - dublagem nova), 1996 (01/07/1996 a 27/09/1996, às 12h00 em 77 capítulos).
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Anjo Bom", por Sarah Regina.
- ORIGEM: México, 1982


Estranho Poder
El Maleficio (SBT, 1984)
- SINOPSE: Protagonizada por Ernesto Alonso e Jacqueline Andere, conta a história de Beatriz, uma respeitável viúva que desde a morte de seu esposo, tem vivido dedicada a criação de seus filhos: a adolescente Vicky e o pequeno Juanito. Beatriz conhece numa viagem o poderoso milionário Enrique De Martino, quem a deslumbra com suas atenções e aceita se casar com ele. Ao se mudar para a mansão de Enrique, seu filho Juanito começa a ter poderes paranormais e entra em contato com a atmosfera maligna que rodeia o padrasto.
- CURIOSIDADES: "El Maleficio" é a primeira novela que aborda o tema da bruxaria e do ocultismo. Todos atores usavam escapulários, medalhas e crucifixos debaixo da roupa como proteção. A atriz Malena Doria que interpretou uma bruxa presenciou acontecimentos assustadores e sua casa e contratou uma xamã pra resolver o problema, que ocasionou o adoecimento de uma de suas filhas. O quadro do ancestral de Enrique, que simbolizava o diabo chamo como Bael, tinha problemas em ficar pendurado na parede, já que sempre caía, por mais que a contra-regra ajustasse. As portas dos estúdio abriam e fechavam de repente, mesmo sendo muito  pesadas. Alguns cenários foram decorados com várias imagens de santos, crucifixos.
- ELENCO: Ernesto Alonso, Jacqueline Andere, Norma Herrera, Humberto Zurita, Carmen Montejo, Sergio Jiménez, María Sorté, Erika Buenfil, Emilia Carranza, Sérgio Goyri, Rebecca Jones, Jorge del Campo, Eduardo Yañez, Carlos Bracho, Gloria Mayo, Arsenio Campos, Alba Nydia Díaz, Alfredo Leal, Alfonso Meza, Patricia Reyes Spíndola, Gina Romand, Armando Araiza, Ana Patricia Rojo, Mónica Martell, Raquel Olmedo, Héctor Sáenz.
- DUBLAGEM: João Paulo, Isaura Gomes, Ezio Ramos, Martha Volpiani, Nelson Machado, Líria Marçal, Sandra Mara Azevedo, Carlos Campanille, Orlando Vigiani, Judy Teixiera, Sônia Moreira, Dráuzio Oliveira / Direção de dublagem: Felipe Di Nardo, José Soares, Denise Simonetto - Elenco (TVS/SBT).
- AUTORIA: Escrita por Fernanda Villeli.
- DIREÇÃO: Raúl Araiza.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ernesto Alonso.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT/TVS de 20/08/1984 a 06/04/1985, às 21h00, em 198 capítulos.
- REPRISE: 1987 (16/11/1987 a 25/01/1988 - 49 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Estranho Poder", por Silvio Brito.
- ORIGEM: México, 1983.


Viviana, em Busca do Amor 
Viviana (SBT, 1984)
- SINOPSE: Protagonizada por Lucía Méndez e Héctor Bonilla, conta a história de Viviana, uma moça pobre que mora em uma vila costeira e se apaixona por um turista, Jorge Armando. Ele pede a mão dela em casamento e se casam. Depois de casados, seu marido decide ir até a Cidade do México e pede a esposa que o espere voltar enquanto resolve alguns assuntos pendentes. Viviana, acreditando cegamente nele, espera até que passa meses sem receber nenhuma notícia de Jorge Armando, decidindo então, ir atrás dele. O que ela não imaginava é que ele tivesse uma relação com Glória, a bela, ambiciosa e frívola filha de seu patrão, Anselmo Márquez, o milionário dono da cadeia de restaurantes Márquez.
- CURIOSIDADES: Foi a primeira novela a mostrar cenas de conteúdo sexual na TV mexicana. O galã da trama era Hector Bonilla, famoso por sua participação no seriado "Chaves". A abertura se passava numa praia com Hector de sunga e Lucía Mendez com seu traje de banho. No Brasil, a novela foi um grande sucesso e contou com mais uma trilha sonora assinada pelo produtor Mário Lúcio de Freitas.
- ELENCO: Lucía Méndez, Héctor Bonilla, Juan Ferrara, Maricruz Oliver, Claudio Brook, Carlos Cámara, Isabela Corona, Sara García, Rosa María Moreno, Carlos Cámara, Germán Robles, Adriana Roel, Luisa Huertas, María Fernanda, Enrique Becker, Emma Roldán, Lily Inclán, Eduardo Alcaraz, Alicia Encinas, Ricardo Blume, Raquel Olmedo, Mary Carmen Martínez, Claudia O'Farril, Rodolfo Gomez Lora, Miguel Córcega, Gastón Tuset, Javier Marc, Miguel Palmer, Tamara Garina, Beatriz Aguirre, Raúl Merraz, Félix Santaella, Leticia Perdigón, Raymundo Capetillo, Héctor Cruz, Ada Carrasco, Rafael Banquells. 
- DUBLAGEM: Neusa Azevedo, Mauro de Almeida, Maximira Figueiredo, Neide Pavani, Paulo Ivo, Gessy Fonseca, Judy Teixeira, Adão Paulo, Carlos Campanile, Borges de Barros, José Soares, Nelson Machado, Potyguara Lopes, Noely Mendes, Marcos Lander, Ivette Jayme, Dráuzio de Oliveira, Hélio Vaccari / Elenco Produções Artísticas.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Luis Reyes de la Maza, Carmen Daniels e Tere Medina.
- DIREÇÃO: Dimitrio Sarrás.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 22/10/1984 a 31/05/1985 em 182 capítulos.
- REPRISE: 1987 (09/02 a 12/06/1987 - 90 capítulos), 1991.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Viviana", por Wilson Miranda.
- ORIGEM: México, 1978.

______________________________________________________________________
1985

Lupita
Lupita (SBT, 1985)
- SINOPSE: Novela muito rara, era a história de Lupita, uma menina que se perdia, já que morava em um bairro pobre e sua mãe, doente, acaba falecendo. Então, a menina começa a vagar pelas ruas até encontrar um menino de rua que pede esmolas. Para ajudá-la, ele leva Lupita até o abrigo onde vive, este, controlado por uma duas velhas e um velho muito malvados. A vida de Lupita não será nada fácil neste lugar, já que é maltratada constantemente, apesar de terem um certo apreço por ela, por ser muito bondosa e inteligente. Ao final, Lupita reencontra o pai, que a cria e lhe dá todas as comodidades.
- CURIOSIDADES: A novela foi uma produção independente produzida pelo casal Vale (Angélica María e seu ex-marido, Raúl), que ao ver que a Televisa não queria dar a sua filha, Angélica Vale, um papel de protagonista, decidiram eles mesmos produzir uma novela. Televisa não quis comprar o projeto e o casal vendeu para o Canal 13, que na época ainda não se chamava Imevisión e foi aí que Angélica María foi vetada na Televisa.
Foi vendida para países como Panamá, El Salvador e Porto Rico. O tema de abertura da novela no Brasil foi novamente assinado pelo produtor musical Mário Lúcio de Freitas e lançado pela gravadora RGE.
- ELENCO: Angélica María, Angélica Vale, Alicia Palacios, Otto Sirgo.
- PRODUÇÃO: Raul Vale.
- Exibição: SBT de 04/03 a 01/06/1985.
- REPRISE: 1986.
- FORMATO: SDTV.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Canal 13 / Imevision.
- TEMA DE ABERTURA: "Lupita", por Meiriane.
- ORIGEM: México, 1982.
- Com informações do Fórum "Recordar es Vivir"(https://www.tapatalk.com/groups/recordaresvivir/alguien-sabe-de-la-telenovela-lupita-t1746.html).


Angelito
(SBT, 1985)
- SINOPSE: Protagonizada por Amílcar Rivero, Maria Conchita Alonso e Carlos Olivier, conta a história de Angelito, um garotinho pobre que após a morte de seu avô, é recolhido por caridade por Mamãe Chepa.
- ELENCO: Amílcar Rivero, Maria Conchita Alonso, Carlos Olivier, Raúl Amundaray, Amalia Pérez Díaz, Leopoldo Reganault, Gustavo Rodríguez, Edgar Serrano, María Teresa Acosta, Tatiana Capote, Liliana Durán, Lucio Bueno, Elizabeth García, Julio Gassete, Rosario Prieto.
- AUTORIA: Ligia Lezama e Alicia Barrios.
- DIREÇÃO: Román Chaubald.
- PRODUÇÃO: Ligia Lezama.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 03/06 a 14/09/1985 em 88 capítulos.
- REPRISE: 1986 (10/03 a 30/05/1986 em 58 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Coral Pictures Corp. de Venezuela / RCTV.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Pé no Chão", por Mário Lúcio de Freitas.
- ORIGEM: Venezuela, 1981.


Soledade
Soledad (SBT, 1985)
- SINOPSE: Protagonizada por Libertad Lamarque, Orlando Rodríguez e Héctor Bonilla, conta a história de Soledade González, empregada de Anselmo, um homem inválido e pai de cinco filhos. Anselmo, sabendo que está prestes a morrer, casa-se com Soledade para que ela possa cuidar de seus filhos. Sheila e André, dois dos filhos de Anselmo odeiam a empregada por acharem que ela se casou apenas por interesse financeiro. Mas o que ninguém sabe é que ela possui um segredo sobre os cinco filhos: dentre todos eles, um é seu filho legítimo, fruto de uma relação que Soledade teve com o falecido patrão.
- ELENCO: Libertad Lamarque, Salvador Pineda, Edith González, Héctor Bonilla, Christian Bach, Manuel Capetillo Jr, Orlando Rodríguez, Rafael Baledón, Roebrto Cañedo, Nuria Bages, Rosalía Valdés, Humberto Zurita, Rita Macedo, Connie de la Mora, Roberto Espriú, Pituka de Foronda, Rebeca Manríquez, Ana Silvia Garza, Lorena Rivero, Abraham Stavans, Flor Procuna, Lucianne Silva, Virginia Gutiérrez, Manuel López Ochoa, Elvira Monsell, Ada Carrasco, Aurora Molina.
- DUBLADORES: Elenco Produções Artísticas.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Carlos Romero e Vivian Pestalozzi.
- DIREÇÃO: Rafael Banquells e Manolo García.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT de 07/10/1985 a 15/02/1986, às 21h00 em 114 capítulos.
- REPRISE: 1986 (03/03 a 03/10/1986 em 149 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional. 
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Alma mía", por Libertad Lamarque.
- ORIGEM: México, 1980.

______________________________________________________________________
1986

Só Você
Tú o Nadie (TVS/SBT, 1986)
- SINOPSE: Protagonizada por Lucía Méndez, Andrés García e Salvador Pineda, conta a história de Raquel, uma moça que se apaixona e casa-se com um homem que se apresenta como Antônio Lombardo, um rico empresário, que na verdade, é Maximiliano, seu irmão. Tudo parecia um conto de fadas, até que ele a manda para a casa de sua família e como Antônio não havia contado que tinha se casado, Raquel passa a ser vista com maus olhos. Ao conhecer o seu verdadeiro marido, legalmente falando, a atração entre os dois é inevitável.
- CURIOSIDADES: Tornou-se um grande sucesso internacional e foi considerada uma das novelas de maior êxito dos anos 1980. No Brasil, foi apresentada pelo SBT em plenas 15h30 e não conseguiu repetir o sucesso em seu país de origem, aliás, por aqui teve uma transmissão curta. Também foi a primeira, desde que o SBT iniciou com "Os Ricos Também Choram", a não ganhar um tema de abertura em português, utilizando então, o original. Em 2009, a Televisa lançou uma nova versão chamada "Sortilegio", com William Levy, Jacqueline Bracamontes e David Zepeda, que chegou ao Brasil em 2014 pelo SBT, também exibida à tarde e editada para suavizar seu conteúdo violento e bastante sexual.
- ELENCO: Lucía Méndez, Andrés García, Salvador Pineda, Úrsula Pratts, Luz María Jérez, Magda Guzmán, Liliana Abud, Miguel Manzano, Arsenio Campos, Miguel Ángel Negrete, Fabio Ramirez, Guillermo Zarur, Tony Bravo, Roberto Antunezas, Marcela de Galina, Antonio Valencia, Gaston Tuset, Paola Morelli, Fernando Sáenz, Julieta Egurrola, Abraham Méndez, Luis Xavier, Jacaranda Alfaro, Rebeca Silva, Alejandro Ruiz, María Regina, Cecilia Gabriela.
- DUBLADORES: Neuza Azevedo, Mauro de Almeida, Maximira Figueiredo, Marta Volpiani, Nelson Machado, Arlete Montenegro, Borges de Barros, Judy Teixeira, José Soares, Potyguara Lopes, Gessy Fonseca, Carlos Campanile / Elenco Produções Artísticas (TVS/SBT)
- AUTORIA: Escrita por María Zarattini.
- DIREÇÃO: José Rendón.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ernesto Alonso.
- EXIBIÇÃO NO BRASlL: TVS/SBT, de 18/11/1986 a 06/02/1987, às 15h30, em 59 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Corazón de piedra", por Lucía Méndez.
- ORIGEM: México, 1985.

_________________________________________________________________
1987

A Vingança
La Venganza (TVS/SBT, 1987)
- SINOPSE: Protagonizada por Helena Rojo e Enrique Lizalde, conta a história de Maria, uma jovem muito pobre que mora com seu avô Maximiliano em uma palhoça numa das propriedades de terras da família Nárvaez. Xavier Nárvaez é um rapaz bonito e rico, que gosta de curtir a vida e chega à fazenda de seu irmão, Rafael, que vive ali com sua cunhada, Carmen, e juntos, administram os negócios. Eles consideram Xavier o filho pródigo e que portanto, não merece a parte da fazenda que lhe é de direito. Maria conhece Xavier, se apaixona e ele, se aproveita deste sentimento para tentar ter a sua parte da herança. O irmão e a cunhada dele não aprovam o relacionamento por ela ser pobre e por verem nela, uma aproveitadora. Depois de se casar com Xavier, a vida de Maria vira um inferno por causa da família Nárvaez, principalmente depois que o marido a deixa grávida e vai embora, prometendo voltar e manter contato. Porém, as cartas que ele mandava para a esposa eram interceptadas por Carmen e assim, ele acredita que Maria o deixou. O ápice do ódio de Carmen é obrigar a moça a retirar um bracelete da lama e incendiar a cabana de Maria, matando assim, seu avô. Maria então descobre sua origem e que seu pai, está vivo e mora na cidade grande. Cheia de ressentimento e desprezo, ela parte para a cidade à procura de seu pai e jurando vingança contra seu marido e toda a família Nárvaez.
- CURIOSIDADES: Esta é a primeira versão das três versões que a história de Inés Rodena ganhou no México, sendo a mais famosa "Marimar", estrelada por Thalía, em 1994. É uma história sobre uma heroína romântica com elementos de "Cinderela" (Charles Perrault), "Pigmaleão" (George Bernard Shaw)  e "A Megera Domada" (William Shakespeare). Após sua exibição pelo SBT, a emissora entrou em um hiato de novelas latinas que só voltariam a ser apresentadas em 1991.
- ELENCO: Helena Rojo, Enrique Elizalde, José Luis Jimenez, Azucena Rodríguez, Beatriz Sheridan, Raymundo Capetillo, Aurora Cortes, Luz Adriana, Nelly Meden, Tony Carbajal, Javier Marc, Karina Duprez, Patricia Davalos, Germán Robles, Rogelio Guerra, René Muñoz, Eugenia D'Asil, Miguel Ángel Ferriz, Roberto Cañedo, Héctor Gómez, Laura Zapata, Odiseo Bichir, Héctor Cruz, Marcela Rubiales, Otto Sirgo, Magda Haller, Rebeca Silva Graciela Bernardos, Jorge Fink.
- DUBLADORES: Márcia Gomes (Mariana), Hélio Vaccari (Xavier), Marcelo Gastaldi (Rafael Nárvaez), Dráuzio de Oliveira (Dr. Guilherme), Rosa Maria Baroli (Sofia), Leda Figueiró (Rosa), Sandra Campos (Esther), Ulisses Bezerra (José Luis), José Soares (Padre Julián), Isaura Gomes (Dona Clementina), Carlos Campanile (Afonso), Helena Samara (Dona Flor) / Elenco Produções Artísticas/MAGA (TVS/SBT).
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de María Teresa Madero e Tere Medina.
- DIREÇÃO: Rafael Banquells.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein. 
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: TVS/SBT em 07/01 a 03/04/1987 às 15h30, em 63 capítulos.
- REPRISE: SBT em 1991 (04/03 a 08/06/1991 às 16h00 em 77 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental (vinheta curta).
- ORIGEM: México, 1977.

_________________________________________________________________________
1989

Rituais da Vida
Rituals (BAND, 1989)
- SINOPSE: Protagonizada por grande elenco, a trama se desenrola na fictícia cidade de Wingfield, em Virgínia, acompanhando a vida de três famílias: os Robertsons, os Chapin e os Gallagher. A partir deles, surgem outras famílias e outros personagens que estão ligados a eles, socialmente ou profissionalmente. O início é apresentado a partir da morte da matriarca da família Chapin, Katherine. Enquanto todos estão de luto pela senhora, quem chega é Taylor, sua filha que, por muito tempo esteve ausente. O testamento é lido e desencadeia uma série de disputas e desavenças. Romance, intriga, inveja, o poder da ambição e as classes sociais são o plano principal desta novela.
- CURIOSIDADES: Ao que se tem conhecimento, esta foi a primeira das "soap operas", um estilo tradicional e famoso de novelas dos EUA, um gênero que foi popularizado por narrativas prolongadas por diversos episódios, por não possuir previsão de término, ou seja, dependendo do seu sucesso, pode ser renovada para temporadas e permanecer no ar por décadas, com mudança de elenco. Outra característica comum é o uso de sentimentalismo nas situações e uma exploração de dramas e conflitos que se passam dentro de famílias, com núcleos mais fechados. A expressão "soap opera" surge dos patrocínios de sabão e produtos de limpeza, já que a audiência era majoritariamente feminina. Descobri essa novela, por causa de arquivos de chamadas e intervalos da novela na Bandeirantes. Exibida de segunda a sexta, das 20h às 20h30, que na sequência, ia ao ar a série "Dallas".
- ELENCO: Monte Markham, Christine Jones, Tim Meier, Dennis Patrick, Marc Poppel, Jon Lindstrom, Jo Ann Pflug, Tina Louise, Peter Haskell, Andrea Moar, Greg Mullavey, Kevin Spirtas, Kin Shriner, Gina Gallego, Philece Sampler, Lorrine Vozoff, Laurie Burton, Ketty Lester, Lynn Hamilton, Randy Brooks, Lawrence Hilton-Jacobs, Claire Yarlett, Mary Beth Evans, Sharon Farrell, George Lazenby, Patti Davis, Janice Heiden, Cameron Smith, Kelly Bennett, Wesley Ann Pfenning, Winifred Freedman.
- AUTORIA: Criado por Gary Palumbo, Clifford Campion, Joyce Corrington, John William Corrington, Ken Corday e Charlene Keel; escrito por Ray Goldstone, Phyllis White, Robert White, Rocci Chatfield, Rosemary Farmer, Norman Borisoff, J. Gary Hamner, Mona Houghton, Tom Citrano; baseado na obra homônima de Charlene Keel.
- DIREÇÃO: Arlene Sanford
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Frank Konigsberg, Larry Sanitsky.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 14/08 a 15/12/1989 às 20h00, em 90 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Metromedia Inc., Telepictures Productions and Distribuition.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: Estados Unidos, 1984-1985.

_________________________________________________________________________
1990

Desencontros
El Duende Azul (BAND, 1990)
- SINOPSE: Protagonizada por Lucía Galán Cuervo, Joaquin Roberto Galán Cuervo, conta a história de Lúcia e Joaquim, dois irmãos que, durante um passeio de barco com a mãe, sofrem um acidente e são separados. A única coisa que lhes restou em comum foi um colar deixado por sua mãe, com um duende azul, que sua mãe entregou antes da tragédia.
- CURIOSIDADES: Se tornou um hit por ter sido protagonizada por Lucía e Joaquín Galán, irmãos na vida real e que formavam o duo Pimpinela. Vendo o sucesso da dupla, foram convidados para protagonizar uma novela e inicialmente, os irmãos viveriam uma história de amor entre eles, mas no fim das contas, o bom senso prevaleceu e a trama ganhou o ar de "irmãos perdidos que acabam se reencontrando". Foi exibida em toda a América e fez um sucesso estrondoso ao alcançar números surpreendentes em todos os países. 
- ELENCO: Lucía Galán Cuervo, Joaquin Roberto Galán Cuervo, Mario Pasik, Carlos Estrada, Regina Alcóver, Liliana Benard, Rubén Bermúdez, Eloísa Cañizares, Nelly Fontán, Emily Kreimer, Christine Page, Nelly Prono, Josefina Ríos, Ethel Rojo, Patricia Rozas, Diego Varzi, José Yedra.
- DUBLADORES: BKS (SP).
- AUTORIA: Escrita por Geraldo Vietri
- DIREÇÃO: Geraldo Vietri e Martín Clutet.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Gerardo González.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 08/10/1990 a 22/03/1991, às 11h15.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Canal 9 Libertad.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "El duende azul", por Pimpinela.
- ORIGEM: Argentina, 1987.

_______________________________________________________________
1991

Carrossel
Carrusel (SBT, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por Gabriela Rivero, conta a história da doce e sábia professora Helena Fernandes, que leciona numa classe da Escola Mundial, onde sua turma de crianças descobre os prós e contras da vida e procuram resolver seus problemas com a querida maestra que todos amam e admiram.
- CURIOSIDADES: Um dos maiores fenômenos das novelas no SBT, "Carrossel" foi responsável por levantar a audiência e ainda, assustar a concorrência, como foi o caso do "Jornal Nacional" da Globo. Gabriela Rivero veio de visita ao Brasil em 1991, quando desceu a rampa do Congresso Nacional ao lado do então Presidente Fernando Collor de Melo e esperada por mais de 5 mil pessoas. Em 1992, "Carrossel" concorreu na categoria Melhor Novela no "Troféu Imprensa", quando pela primeira vez, uma novela estrangeira foi indicada nesta premiação da TV brasileira.
- ELENCO: Gabriela Rivero, Pedro Javier Viveros, Ludwika Paleta, Janet Ruiz, Flor Eduarda Gurrola, Jorge Granillo, Christel Klithbo, Joseph Birch, Mauricio Armando, Abraham Pons, Hilda Chávez, Gabriel Castañon, Yoshiki Taquigushi, Rafael Omar Lozano, Georgina García, Manuel Fernández, Karen Nisembaum, Silvia Guzmán, Ramón Valdés Urtiz, Erika Garza. 
- DUBLADORES: Marlene Costa (Professora Helena Fernández), Jomeri Pozzoli (Firmino 1 / Firmino 2), Sônia de Moraes (Diretora Olívia), Gabriel Teller (Jaime Pallilo), Adriana Torres (Maria Joaquina Villaseñor), Gabriela Bicalho (Cirilo Rivera), Fernanda Baronne (Valéria Ferreira), Peterson Adriano (Paulo Guerra), Robson Richers (Davi Rabinovich), Cleonir dos Santos (Mario Ayala), Danton Mello/Luiz Sérgio Vieira (Daniel Zapata), Ana Lúcia Menezes (Laura Quiñones), Fernanda Crispim (Jorge del Salto), Flávia Saddy (Alicia), Priscila Gonçalves (Kokimoto Mishima), Mariana Torres (Carmen Carillo), Danielle Ribeiro (Marcelina Guerra), Joana Jaeger (Bibi Smith), Letícia Rio Branco (Adriano Román), Hamilton Ricardo (Rafael Palillo), Sérgio Galvão/Carlos Seidl (Dr. Miguel Villaseñor), Marisa Leal (Ines Carrillo), Marly Ribeiro (Luisa Palillo), Sumára Louise (Professora Suzana), Júlio Cezar (Alberto del Salto), Tereza Cristina (Rosana del Salto), Dolores Machado (Professora Matilde), Mauro Ramos (José Rivera), Jane Kelly (Belém de Rivera), Paulo Flores (Germano Ayala), Ísis Koschdoski (Natália, madrasta de Mario), Carlos Seidl/Dário de Castro (Ricardo Ferreira), Maralisi Tartarini/Maria Helena Pader (Helena Ferreira), Sônia Ferreira (Dorotéia), Garcia Júnior (Professor René) / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Abel Santa Cruz, com adaptação de Claudia Esther O'Brien, Lei Quintana, Valeria Phillips, Dolores Ortega, Verónica Pimstein, Gabriela Ortigoza, Lourdes Barrios.
- DIREÇÃO: Alberto Corrales. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein, Verónica Pimstein e Angelli Nesma Medina.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 20/05/1991 a 21/04/1992, às 20h15/20h00/20h30 em 289 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 16 pontos / Fenômeno.
- REPRISE: 1993 (04/01 a 30/07/1993, às 15h30 em 65 capítulos), 1995 (03/07/1995 a 26/02/1996 em 205 capítulos), 1996 (25/01 a 06/04/1996, às 12h00 em 53 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Carro-Céu", por Super Feliz.
- ORIGEM: México, 1989.


Quinze Anos
Quinceañera (SBT, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por Adela Noriega e Thalia, conta a história de duas jovens chamadas Marilu e Beatriz. Elas são melhores amigas e estão prestes a completar 15 anos, sonhando ansiosas com suas festas de debutante enquanto lidam com seus problemas e desafios da adolescência.
- CURIOSIDADES: "Quinceañera" foi eleita a quinta melhor novela de todos os tempos pela redação da revista People en Español. Através do SBT, a novela ganhou um tema de abertura em português e teve uma exibição bem curta apesar de bem sucedida, na qual seus 103 capítulos originais, de 30 minutos de cada, foram reduzidos a 54 capítulos.
- ELENCO: Adela Noriega, Thalia, Ernesto Laguardia, Rafael Rojas, Nailea Norvind, Sebástian Ligarde, Jorge Lavat, Margarita Sanz, Fernando Ciangherotti, Armando Araiza, Julieta Egurrola, Blanca Sánchez, Luis Bayardo, Omar Fierro, Inés Morales, Maricarmen Vela, Roberto Ballesteros, Karen Sentíez, Julieta Bracho, Silvia Caos, René Muñoz.
- DUBLADORES: Miriam Ficher (Marilu), Iara Riça (Beatriz), Manolo Rey (Paulo), Pedro Eugênio (Geraldo), Carlos Marques (Guilherme "Meme"), Taciana Fonseca (Leonor), Eduardo Dascar (Sérgio), Lia Farrel (Carmen, mãe de Marilu), Sônia Ferreira (Ana Maria), Cláudia Martins (Elvira, mãe de Sergio), Isaac Schneider (Ramos, pai de Marilu), Dário de Castro (Antônio), Maria da Penha (Teresa), Paulo Vignolo (Tato), Ruth Gonçalves (Consuelo, mãe de Paulo), Renato Rosenberg (Timoteo), Glória Ladany (Alice), Marly Ribeiro (Professora Patrícia), Paulo Flores (Dr. Espinoza), Gilza Mello (Cândida), Guilene Conte, Henrique Ogalla / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Argumento original de Jorge Durán Chávez, com adaptação de René Muñoz, Edmundo Baez e Marcia del Rio.
- DIREÇÃO: Albino Corrales e Guillermo del Bosque.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carla Estrada.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 01/10/1991 a 02/12/1991, às 20h40 em 54 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 15 pontos / Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Quinze Anos", por Dalva.
- ORIGEM: México, 1987.


Simplesmente Maria
Simplemente María (SBT, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por Victoria Ruffo e Manuel Saval, conta a história de Maria, uma jovem que deixa sua cidade natal e vai para a cidade em busca de trabalho, conseguindo emprego na casa da família Del Villar. João Carlos Del Villar a seduz e ela, apaixonada, acaba grávida, tendo de se virar sozinha para cuidar da filha, trabalhando como costureira.
- CURIOSIDADES: A protagonista, Maria López, possui ares de moça empoderada e determinada, sendo considerada até mesmo uma das personagens feministas, até mesmo por iniciar uma cadeia de alta costura e se virar sem ajuda de homem algum.
- ELENCO: Victoria Ruffo, Jaime Garza, Manuel Saval, Gabriela Goldsmith, Toño Mauri, Amairani, Silvia Derbez, Marcelo Buquet, Roberto Ballesteros, Frances Ondiviela, Rafael Inclán, Andrea Lagarreta, David Ostrosky, Raúl Padilla Chóforo, César Árias, Roberto Palazuelos, Angélica Rivera, Alejandro Aragón, Germán Bernal, Claudio Báez, Cecilia Camacho, Constantino Costas, Esther Fernández, Rosa Carmina, Mauricio Ferrari, Bárbara Gil, Manuel López Ochoa, Servando Manzetti, Frank Méndez, Lola Merino, Karen Sentíes, Irlanda Mora, Inés Morales, Roberto Vander, Rafael del Villar, Claudia Ortega, Liliana Weimer.
- DUBLADORES: Sheila Dorfman (Maria López), Hércules Franco (João Carlos), Marco Ribeiro (Victor), Ricardo Schnetzer (José Inácio), Sônia de Moraes (Matilde), Eduardo Dascar (Dr Fernando Torres), Márcio Seixas (Rodrigo de Peãnlvert, Conde de Arenzo), Miriam Ficher (Isabella), Manolo Rey (Luis), Carmen Sheila (Rita), Marly Ribeiro (Madre Carmen), Dário de Castro (Romeu), Carlos Seidl (Dr Ricardo Hidalgo), Leonardo José (Gustavo), Adriana Torres (Nazaré), Selma Lopes / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Celia Alcántara, com adaptação de Carlos Romero, Kary Fajer, Gabriela Ortigoza, Valeria Phillips, Rosario Velicia, Lourdes Barrios.
- DIREÇÃO: Beatriz Sheridan, Arturo Ripstein,Ernesto Arreola, Gabriel Vázquez Bulman, Manuel Ruiz Esparza.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 09/09/1991 a 09/03/1992, às 21h15 em 151 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 18 pontos / Fenômeno.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional. 
- FORMATO: SDTV. 
- TEMA DE ABERTURA: "Simplesmente Maria", por José Augusto.
- ORIGEM: México, 1989.


Rosa Selvagem
Rosa Salvaje (SBT, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por Verónica Castro e Guillermo Capetillo, conta a história de Rosa García, que morra com sua madrinha em um bairro miserável. Ela foi abandonada pela mãe quando pequena e se veste como um menino, além de ser pobre e sem educação. Num certo dia, Rosa vai a uma mansão roubar maçãs e é pega em flagra pelo dono, o galã Ricardo Linhares. Ele é um rapaz rico que vive brigando com as irmãs que querem resolver seu destino. Ricardo se compadece da garota e deixa que leve as maçãs. Enquanto Rosa se apaixona por ele, que se aproveita, casa-se com ela no intuito de provocar as irmãs. Aos poucos, ele descobre o amor que sente pela moça e suas irmãs, lutam para destruir o relacionamento.
- CURIOSIDADES: A personagem Luciana era interpretada inicialmente por Edith González, que descontente com sua personagem, vendida como uma vilã, pediu para sair da novela e em seu lugar, entra Felicia Mercado, com direito a um aviso no capítulo em que Felicia assume o papel. Mais um marco dos anos 1980/1990, a novela fez um enorme sucesso no México e em exportações. Quando exibida pelo SBT, a novela ganhou uma trilha sonora 100% brasileira lançada comercialmente que trazia Fábio Jr, Rosanah Fienngo, Julio Iglesias, Byafra, Guilherme Arantes e entre outros. 
- ELENCO: Verónica Castro, Guillermo Capetillo, Laura Zapata, Liliana Abud, Edith González, Felicia Mercado, Renata Flores, Irma Lozano, Magda Guzmán,Roberto Ballesteros, Claudio Báez, Armando Calvo, Ada Carrasco, Jaime Garza, Bárbara Gil, Mariana Levy, Alejandro Landero, Alejandra Maldonado, Servando Manzetti, Alberto Mayagoitia, David Ostrosky, Aurora Clavel, Maleni Morales, Gloria Morell, Beatriz Ornella, Patricia Pereyra, Gustavo Rojo, Otto Sirgo, Gaston Tuset, Liliana Weimer, Mariagna Pratts, Flor Procuna, Gerardo Murguía, Ninón Sevilla, Alejandro Montoya, Beatriz Sheridan, Jacaranda Alfaro, Patricia Ancira, Socorro Avelar, Magda Karina, Ari Telch, Meche Barba, René Cardona, Álvaro Cerviño, Hortensia Clavijo "La Cucara", Karina Duprez, Alicia Encinas, Arturo García Tenorio, Josefina Escobedo, Alberto Inzúa, Leonardo Daniel.
- DUBLADORES: Ângela Bonatti (Rosa Garcia), Ricardo Schnetzer (Ricardo / Rogério Linhares), Nelly Amaral (Dulcina), Maria da Penha (Cândida), Marco Ribeiro (Ernesto), Darcy Pedrosa (Frederico), Guilene Conte (Luciana 1 / Luciana 2), Elza Martins (Josefina), Glória Ladany (Toninha), Carmen Sheila (Valdete), Isaac Bardavid (Ângelo), Miriam Ficher (Linda), Selma Lopes (Miriam), Marisa Leal (Irma Cervantes), Dolores Machado (Zoraia), Jane Kelly (Madalena), Sônia Ferreira (Eulália), Ayrton Cardoso (Tenente Rocha), Garcia Júnior (Oscar "Boneco"), Júlio Cezar (Bráulio), José Santa Cruz (Detetive Granillo), Carlos Marques (Beto), Teresa Cristina (Amélia), Carlos Marques (Policial Fernando), José Luiz Barbeito, Mauro Ramos, Silvia Goiabeira / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Carlos Romero, Vivian Pestalozzi, Dolores Ortega e Gabriela Ortigoza.
- DIREÇÃO: Beatriz Sheridan, Maricarmen Solá, Ernesto Arreola.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentín Pimstein
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 20/05/1991 a 28/09/1991, às 21h00, em 114 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 16 pontos / Sucesso.
- REPRISE:  1993 (04/01 a 30/07/1993, às 14h55 em 166 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Tempos Modernos", por Sylvia Patrícia.
- ORIGEM: México, 1987.


Ambição
Cuna de Lobos (SBT, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por María Rubio, Gonzalo Vega, Raúl Meraz e Diana Bracho, conta a história de Catarina Creel, que era casada com Carlos Larios e donos de uma empresa farmacêutica. Ela o envenena e ele morre na estrada enquanto dirigia, ficando com a empresa. Nesta tragédia, Alexandre conhece Leonora, que socorre seu pai. É chegado o dia da leitura do testamento e para isso, o outro irmão, José Carlos, regressa da Europa. Para a surpresa de todos e ainda mais para o ódio de Catalina, o documento revela que a herança será do filho que primeiro tiver um filho. Tudo estaria resolvido para Alexandre, que é casado com Vilma, mas ele descobre que sua esposa é estéril. Portanto, ele seduz e ilude a pobre Leonora que acaba grávida de um filho seu. A saga da novela retrata a busca incessante de todos os personagens para conseguir a fortuna de Carlos, usando da ambição.
- CURIOSIDADES: O autor, Carlos Olmos, se inspirou em uma personagem da atriz norte-americana Bette Davis para criar Catalina Creel. Depois, escreveu o livro "Cuna de Lobos", no qual o protagonismo da história é total de Leonora e o final é completamente diferente da versão da novela. A figurinista Cecilia García Molinero, junto de Carlos Olmos e Carlos  Téllez, foram os responsáveis pelas escolhas de cores de roupas e tapa-olho, de acordo com a situação e humor em que Catalina estava inserida. A novela usa do jogo de aparências e máscaras através de Catalina e outros personagens, já que possuem personalidades dúbias e duvidosas, como a própria Catalina, vista pelo padre e pela família, como uma mulher de bem, cristã, defensora da moral e da ética, etc. A marcante trilha sonora foi composta por Pedro Plascencia Salinas, que trabalhou unido a dupla Carlos Olmos e Carlos Téllez. A última e emblemática cena da novela é uma inspiração vinda do filme "The Anniversary", com Bette Davis. Ao final, Catalina se mata após tomar, com a sua vontade, um suco envenenado e esta, era a primeira vez que uma cena de suicídio era transmitida no México. A novela se tornou um fenômeno de audiência no México e no mundo todo, se tornando um hit e dando para María Rubio e sua Catalina, um espaço de ouro na lista das maiores vilãs de novelas de todos os tempos.
- ELENCO: Gonzalo Vega, Diana Bracho, Alejandro Camacho, Rebecca Jones, María Rubio, Rosa María Bianchi, Carmen Montejo, Raúl Meraz, Carlos Cámara, Humberto Elizondo, Wally Barrón, Lilia Aragón, Josefina Echánove, Lourdes Canale, Magda Karina, Margarita Isabel, Roberto Vander, Enrique Muñoz, José Ángel Espinoza "Ferrusquilla", Ramón Menéndez, Jorge Fegan, Miguel Gómez Checa, Edna Bolkan, Luis Rivera, Queta Carrasco, Blanca Torres, Emilio Guerero, Eduardo Alcántara, Carmen Amezcua, Edmundo Barahona, Carlos Bonavides, Carlos Pouliot, Mercedes Pascual, Ana Bertha Espín, Enrique Hidalgo, Patricia Montes, Maricruz Nájera, Gael García Bernal. 
- DUBLADORES: Cláudia Martins (Leonora), Hamilton Ricardo (José Carlos), Nelly Amaral (Catalina Creel), Antônio Patiño (Carlos Larios), Eduardo Borgerth (Alexandre), Telma da Costa (Vilma), Ruth Gonçalves (Esperança), Marlene Costa (Bertha), Geisa Vidal (Paulina), Marly Ribeiro (Rosa), Jomeri Pozzoli (Dr. Frank Syndell), Paulo Flores (Inspetor Soares), Gilza Mello (Mayra), Isaac Bardavid (Genésio), André Belizar (Mauricio), Silvia Goiabeira (Gloria), Dário de Castro (Gilson), Ayrton Cardoso (Dr. Telmo), Selma Lopes (Olga), Orlando Drummond (Capitão Jordão), Marco Ribeiro (Oscar), Carlos Roberto (Felipe), Miguel Rosenberg (Chico), Carlos Siedl (Tadeu), Carlos Marques, Márcio Simões, Maria Helena Pader, Waldir Fiori / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Carlos Olmos, com Enrique Serna e Margarita Villaseñor.
- DIREÇÃO: Carlos Téllez.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carlos Téllez e Lucero Suárez.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT, de 02/12/1991 a 23/03/1992, às 21h00, em 95 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 11 pontos / Sucesso.
- REPRISE: 1992 (24/08/1992 a 02/01/1993, às 16h00/14h55 em 110 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Ambição", por Arthur Resende.
-  ORIGEM: México, 1986-1987.


Paixão e Ódio
The Bold and the Beautiful (Rede Manchete, 1991)
- SINOPSE: Protagonizada por Susan Flannery, é ambientada em Los Angeles, Califórnia, sua trama gira em torno da família Forrester e sua empresa de moda, a Forrester Creations. A novela traz a vida de famílias ricas e como casos de amor, escândalos e traições,
- CURIOSIDADES: Famosa novela americana, conhecidas como "soap operas" e "The Bold and The Beautiful" é exibida desde os 1987, com mais de 8 mil capítulos transmitidos.
No período em que era exibida na faixa das 22h30, a novela não era apresentada às sextas-feiras por causa da exibição do programa "Documento Especial". Seu share de audiência era equivalente a 2% em relação às outras emissoras.
- ELENCO: Susan Flannery, John McCock, Katherine Kelly Lang, Ronn Moss, Ethan Wayne, Jim Storm, Nancy Sloan, Lauren Koslow, Teri Ann Linn, Daniel McVicar.
- AUTORIA: Criador por William J Bell, Lee Phillip Bell, escrito por Bradley Bell e Michael Minnis.
- DIREÇÃO: Michael Stich, Deveney Kelly, Cynthia J. Popp, David Shaugnessy e Jennifer Howard.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Manchete de 09/12/1991 a 03/07/1992, às 22h30/23h00/18h00 em 83 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Bell-Phillip Television Productions Inc. / CBS / New World Entertainment / 20th Century Fox Television / BBL Distribuition Inc.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "High Upon This Love", por Jack Alloco e David Kurtz / Instrumental.
- ORIGEM: Estados Unidos, 1987.

_________________________________________________________________
1992

A Estranha Dama
La Extraña Dama (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Luisa Kuliok e Jorge Martinez, a história começa no século 20, quando Gina é uma jovem que mora no campo com seu irmão, Domênico, um homem frívolo e com problemas de alcoolismo. Um dia, enquanto colhe flores no campo, Gina conhece Marcelo Richiard, um homem rico, se apaixonando. O irmão dela impede a relação e Marcelo volta para a cidade, se casando com Elsa, sua prometida. Gina fica grávida e desamparada por todos, é abrigada no Convento da Adoração. Num parto complicado, nasce uma menina, a quem chama de Fiamma. Ainda debilitada, Gina pede que as freiras entreguem Fiamma ao pai, que é encontrado e a menina passa a ser criada com a ajuda de uma babá. Marcelo também tem uma filha com Elsa, que ao decorrer da trama vem a falecer. Como agradecimento a Deus por ter salvado sua filha no momento do parto, Gina decide se converter a vocação de freira e vai estudar na Itália. Os anos se passam e 17 anos depois, Gina agora é Irmã Piedade e volta para o Convento. Lá, faz amizade com a Irmã Beatriz e ganha o desdém da Irmã Paulina. Voltar ao lugar que marcou seu passado traz de volta as lembranças de Gina, adormecida dentro de Irmã Piedade, que descobre uma passagem secreta no convento e foge à noite assumindo uma identidade desconhecida, como uma verdadeira estranha dama. Nessas escapadas, ela reencontra Marcelo, o cara que a abandonou, mas ele não a reconhece.
- CURIOSIDADES: Luisa Kuliok foi convidada por Omar Romay para estrelar esta história, isso quando ainda estava gravando em Porto Rico um romance sobre Julio Iglesias. Na época, a Argentina passa por um período conturbado economicamente e politicamente falando, havendo cortes de luz em horários programados, entre outros problemas, fazia com que a televisão, focada na situação do país, não apostasse em novidades e "A Estranha Dama" surge neste momento. O primeiro nome para viver a protagonista foi o de Jeannete Rodríguez, mas as negociações acabaram em polêmicas, surgindo então o nome de Luisa Kuliok, que aceitou o papel depois de ler três cenas do texto escrito por Omar Romay, mas pediu alguns condições para poder dar conta de cuidar do filho novo que tinha tido recentemente. A audiência na Argentina começou, em agosto de 1989 com 12,6 pontos e terminou, em janeiro de 1990, com 46,7 pontos. A novela teve cenas gravadas no Uruguai para recriar a cidade fictícia de Campo Seco, além de diversas regiões de Buenos Aires, na Argentina mesmo. Vendida para 58 países, entre eles Itália (onde o comércio fechava à noite para poder assistir), Israel, Turquia e Brasil. Ganhou o Telegato, um prêmio europeu da TV. A abertura original durava três minutos, mas o SBT refez a abertura e com o tema original traduzido, esta que mostrava uma mulher se arrumando em seu quarto.
- ELENCO: Luisa Kuliok, Jorge Martinez, Maria Rosa Gallo, Ana Maria Campoy, Gustavo Garzon, Raúl Rizzo, Andrea Barbieri, Mónica Santibáñez, Hilda Bernard, Aldo Barbero, Tincho Zabala, Marta Albertini, Alfredo Iglesias, Néstor Hugo Rivas, Gabriel Corrado, Margarita Ross, Marisel Antonione, Perla Santalla, Raul Aubel, Mabel Pessen, Raul Rossi, Leopoldo Verona, Juan Carlos Galvan, Tony Vilas, Dora Prince.
- DUBLADORES: Tereza Cristina (Gina/Irmã Piedade/Baronesa Manfreddy), Miriam Ficher (Fiamma), Guilene Conte (Irmã Beatriz), Silvia Goiabeira / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Lucy Gallardo, escrita e adaptada para televisão por Alma Bressan, María José Campoamor, Marcia Cerratani, Maria Teresa Forero, Enrique Sdrech, Omar Romay.
- DIREÇÃO: Diana Álvarez, Viviana Guadarrama e Juan David Elicetche. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Omar Romay.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 11/03/1992 a 30/07/1992, às 21h30/21h45, em 121 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 12 pontos / Sucesso.
- REPRISE: 1992 (24/08/1992 a 02/01/1993, às 16h30/15h00 em 111 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Canal 9 Libertad / STS (Spanish Television Services).
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "A Estranha Dama", por Claudia.
- ORIGEM: Argentina, 1989.


A Fera
La Fiera (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Victoria Ruffo e Guillermo Capetillo, conta história de Natalie e Víctor Afonso que se conhecem desde a infância e ao se tornarem namorados terão de enfrentar diversos obstáculos, como os pais de Victor Afonso, que sempre sonharam com Brenda como a esposa perfeita para o filho. Ela vem de origem humilde e vive com uma velha malvada que a obriga a mendigar para sustentá-la.
- CURIOSIDADES: A novela se transformou no maior sucesso do México entre 1983 e 1984 e um dos clássicos do gênero na América Latina, Estados Unidos e Europa. A trama é um remake de um texto clássico de Inés Rodena e que ganhou vários remakes: "La Gata". A produção era bem simples, muitas gravações em estúdio e pouquíssimas externas. Valentín Pimstein deu oportunidade de protagonista para Victoria Ruffo, que soube aproveitar o momento e brilhou, garantindo este como o seu primeiro grande papel em sua exitosa carreira. Helena, a mãe do galã Victor Afonso, era interpretada por Lupita Lara, que acabou saindo da novela e em seu lugar entrou Nuria Bages. "A Fera" foi exibida pelo SBT graças ao sucesso de "Simplesmente Maria" e os 230 capítulos originais, foram transformados em 78 capítulos.
- ELENCO: Victoria Ruffo, Guillermo Capetillo, Angélica Aragón, Rocío Banquells, Lupita Lara, Nuria Bages, Isabela Corona, Leonardo Daniel, Carlos Cámara, Luis Daniel Rivera, Julieta Bracho, Juan Antonio Edwards, Javier Marc, Beatriz Moreno, América Gabriel, Oscar Bonfiglio, Juan Verduzco, Alfredo Alegria, Alfonso Iturralde, Enrique Gilabert, Edith González, Gabriela Ruffo, Carlos Rotzinger, Fernando Larrañaga, Roxana Saucedo, Servando Manzetti, Aurora Clavel, Ernesto Laguardia, Nadia Haro Oliva, Raymundo Capetillo, Maricruz Nájera.
- DUBLADORES: Sheila Dorfman (Natalie), Ricardo Schnetzer (Victor Alfonso), Nádia Carvalho (Helena), Lina Rossana (Brenda), José Luiz Barbeito (Rogério), Eduardo Dascar (Personagem de Luis Gatica), Carlos Seidl (Marcelo) / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Luis Reyes de la Maza e Vivian Pestalozzi.
- DIREÇÃO: Manuel Ruiz Esparza e Pedro Damián.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 04/08/1992 a 02/11/1992, às 21h15, em 78 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental (SBT).
- ORIGEM: México, 1983 - 1984.


Vovô e Eu
El Abuelo y Yo (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Jorge Martínez de Hoyos, Ludwika Paleta e Gael García Bernal, conta a história de duas crianças: Daniel e Alessandra. Ele são de mundos diferentes, mas se unem por seus sonhos, ao lado de Joaquim, um velho músico mau humorado, que ensina o verdadeiro valor da amizade e seguir no caminho do bem. Daniel é órfão e Alessandra, se refugia nesta amizade para se livrar da dura realidade do relacionamento conturbado de seus pais, que brigam constantemente e recebe pouca atenção deles.
- CURIOSIDADES: Irmã de Ludwika, a atriz Dominika Paleta, famosa no Brasil como a Leda de "A Usurpadora", participou de um capítulo. Algumas cenas fortes, principalmente para o público infantil foram o acidente de Alessandra, ao cair de um muro e, posteriormente, a morte do cachorro de Daniel, atropelado após salvá-lo. No Brasil estreou com a missão de segurar e manter a audiência de "Carrossel". Naquela época, havia sido a novela importada mais recente transmitida pelo SBT, já que enquanto era exibida por aqui, ainda estava no ar no México. Houve o lançamento pelo SBT de uma trilha sonora com novas canções interpretadas em português por artistas como Eliana, Mara Maravilha, A Patotinha, Kelly e outros. Em 2003, a Televisa lança uma nova versão desta história chamada "De Pocas, Pocas Pulgas" (Poucas, Poucas Pulgas).
- ELENCO: Jorge Martínez de Hoyos, Ludwika Paleta, Gael García Bernal, Adalberto Martínez, Evangelina Elizondo, Alfonso Iturralde, Frances Ondiviela, Marcelo Buquet, Raúl Martins, Beatriz Moreno, Ivette Proal, Hector del Puerto, Wendy de los Cobos, Krystel Klithbo.
- DUBLADORES: Luiz Sérgio Vieira (Daniel), Adriana Torres (Alessandra), Jomeri Pozzoli (Joaquim),  Eduardo Dascar (Geraldo), Marisa Leal (Fernanda), Miguel Rosenberg (Lucas Romero), Dolores Machado (Sofia), Mariana Torres (Yolanda), Peterson Adriano (Paco), Ísis Koschdoski (Mayra), Selma Lopes (Enriqueta), Carlos Seidl (Fonseca), Sônia de Moraes (Lola), Dário de Castro (Guadalupe "Lupe"), Marly Ribeiro (Madre Adoração), Maria Helena Pader (Senhora Estrada), Cláudia Martins (Teresa), Carmen Sheila (Moraima), Mário Tupinambá (Bruno), Carlos Marques, Hamilton Ricardo, Isaac Bardavid, Sheila Dorfman / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Lorena Salazar e Eduardo Quiroga.
- DIREÇÃO: Juan Carlos Muñoz.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Pedro Damián.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 22/04/1992 a 03/08/1992, em 85 capítulos, às 20h30.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 11 pontos / Sucesso.
- REPRISE: 1996 (30/09/1996 a 10/01/1996, às 12h00).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Vovô e eu", por Kelly.
- ORIGEM: México, 1992.


Alcançar uma Estrela 
Alcanzar una Estrella I (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Eduardo Capetillo e Mariana Garza, conta história de Lorena, uma moça de 17 anos tímida e introvertida que apaixona, platonicamente, por Eduardo Casablanca, o cantor do momento. Quando sua mãe e ela estão curtindo férias em Ixtapa, encontram Eduardo gravando sua novela no hotel. Ao sair a foto dos dois numa revista, Lorena inventa um romance com Eduardo. Mas quando a mentira é descoberta, se torna alvo de piadas e chacota pelos colegas de escola, principalmente por Pedro e Adriana. Com o decorrer dos acontecimentos, Eduardo descobre as traições de sua noiva e acaba conhecendo sua fã número 1.
- CURIOSIDADES: Primeira novela a tratar do tema gravidez na adolescência indesejada, através dos personagens Adriana e Pedro. Primeira novela a ter clipes musicais, se tornando um verdadeiro hit entre o público jovem. A cena de novela que Virgínia assiste é da primeira versão de "La Mentira", de 1965. O sucesso da novela rendeu uma segunda temporada que, no Brasil, foi apresentada junto com a primeira temporada, como uma novela só. Inicialmente, os protagonistas seriam interpretados pelo cantor Luis Miguel e pela atriz Sasha Sokol, esta que estrelou a segunda temporada. No SBT, o tema de abertura original foi trocado por um instrumental produzido por João Plinta.
- ELENCO: Mariana Garza, Eduardo Capetillo, Angélica Ruvalcaba, Marcos Váldes, Ana Silvia Garza, Enrique Elizalde, Marcela Páez, Daniel Martin, Kenia Gazcón, Oscar Traven, Andrea Lagarreta, Héctor Suárez Gomis, Margarita Isabel, Lorena Rojas, Ernesto Yañez, Alejandro Ibarra, Sergio Klainer, Dacia González, Luis Bayardo, Mayra Rojas, Leonorilda Ochoa.
- DUBLADORES: José Luiz Barbeito (Eduardo Casablanca/Ramon), Dubladora desconhecida (Mariana/Melissa), Isaac Bardavid (Mariano Casablanca), Carmen Sheila (Norma, mãe de Lorena), Francis Clay (Aurora), Danton Mello (Amadeus), Geisa Vidal (Deborah), Oberdan Júnior (Mário), Leonardo José (Roque), Ricardo Schnetzer (Joaquim), Lina Rossana (Sara del Rio), Jane Kelly (Tuca, mãe de Aurora), Isaac Schneider (Gustavo, pai de Aurora), Taciana Fonseca (Adriana), Mário Tupinambá (Pedro), Paulo Vignolo (Felipe, irmão de Aurora), Sheila Dorfman (Irene), Silvia Goiabeira (Liliana), Paulo Flores (Luis Estrada), Waldir Fiori (Otávio), Leonel Abrantes (Fernando, chefe de Norma), Maria da Penha (Rosinha), Dolores Machado (Dolores "Mãe Sol"), Gilza Mello (Lilica), Nelly Amaral (Layla Soraya), Mauro Ramos (Colorado), Jorge Vasconcellos (Seu Severino), Alfredo Martins (João Barros), Nádia Carvalho (Vanessa), Marco Ribeiro (Ricardo Arjona - ele mesmo), Peterson Adriano (Carlos, irmão de Aurora), André Belizar, Clécio Souto, Dário Lourenço, Ionei Silva, Newton da Matta, Pedro Eugênio, Reinaldo Buzzoni, Renato Rosenberg, Sumára Louise, Sylvia Salustti / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: História de Jesus Calzada, adaptação de Gabriela Ortigoza, Carlos Diez, Dolores Ortega.
- DIREÇÃO: Marco Flavio Cruz e Manolo García.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luis de Llano Macedo.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 24/03/1992 a 04/06/1992, às 21h00, em 63 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 10 pontos / Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental (SBT) / "Quiero estar Contigo", por Eduardo Capetillo / "Alcanzar una estrella", por Mariana Garza.
- ORIGEM: México, 1990.


Alcançar uma Estrela - 2ª temporada
Alcanzar una Estrella 2 (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Sasha Sokol e o astro latino Ricky Martin, é uma espécie de continuação ou segunda temporada da novela anterior. Começa a partir de Eduardo, que convoca todos os jovens do México para fazer parte do seu grupo, mas em cima da hora Lorena aparece e ele decide sair em turnê com ela. Assim, entra em cena Jessica, Pablo, Marimar, Jorge, Silvana e Miguel Angel que são selecionados para o novo grupo, os Bonecos de Papel.
- CURIOSIDADES: Essa novela abordou vários temas, como drogas, estupro e incesto. Miguel  ficava cego pelo consumo de drogas, e a malvada Adriana era punida com um estupro. A insinuação de incesto ficou por conta da relação de Gabriel com Silvana, que por um momento foram apaixonados, mas descobriam ser irmãos. O grande destaque de "Alcançar una Estrela 2" foi o grupo Bonecos de Papel (Muñecos de Papel), que era formado pelos seis protagonistas da história. O grupo, durante o tempo de exibição da novela, existiu de verdade, tanto que foi lançado um CD com parte da trilha da novela. O grupo fez muito sucesso e realizou uma bem-sucedida turnê pelo México. Foi a primeira vez que Angélica Rivera (que fazia parte do Bonecos de Papel) foi vista cantando, já que todos os outros integrantes tiveram de fato uma carreira musical. Os protagonistas da primeira temporada, Eduardo Capetillo e Mariana Garza, só participaram dos primeiros e últimos capítulos. A "segunda parte" da novela foi exibida junto com a primeira no SBT, como uma novela só.
- ELENCO: Sasha Sokol, Ricky Martin, Angélica Rivera, Erik Rubín, Biby Gaitán, Pedro Fernández, José Alonso, Silvia Pasquel, Eduardo Palomo, Otto Sirgo, Luis Gimeno, Anel, Gabriela Goldsmith, Angélica Ruvalcaba, Marcos Valdés, Oscar Traven, Daniel Martín, Alejandro Ibarra, Dacia González, Luis Bayardo, Andrea Lagarreta, Héctor Suárez Gomis, Lorena Rojas, Mayra Rojas, Octavio Galindo, Ernesto Yañéz, Eduardo Capetillo, Mariana Garza, Louis Couturier, Rosangela Balbó, María Prado, Pedro Weber "Chatanuga", Nancy Tamez, Amara Villafuerte, Florencia Ferret, Lina Santos, Paola Santoni, David Ostrosky, Yuyú, Polo Ortín, Marisa del Lille, Sergio Sendel, Marcela Páez, Óscar Vallejo.
- DUBLADORES: Iara Riça (Marimar), Reinaldo Buzzoni (Jorge), Maria da Penha (Jessica Lascurain), Manolo Rey (Paulo Loredo), Garcia Júnior (Miguel Ângelo), Fernanda Baronne (Silvana), José Luiz Barbeito (Eduardo), Dubladora desconhecida (Mariana), Danton Mello (Amadeus), Francis Clay (Aurora), Hércules Franco (Gabriel Loredo), Márcio Seixas (Alexandre), Nelly Amaral (Verônica), Sumára Louise (Paulina Muriel), Orlando Drummond (Dirceu), Leonardo José (Roque), Taciana Fonseca (Adriana), Mário Tupinambá (Pedro), Silvia Goiabeira (Liliana), Telma da Costa (Claudia), Roberto Macedo (Roberto), Antônio Patiño (Ricardo), Paulo Flores (Anselmo), Elza Martins (Clara), Ionei Silva (Gonçalo), Alfredo Martins (Luis Estrada), Dolores Machado (Wanda Seux - ela mesma), Hamilton Ricardo, Isaac Bardavid, Nádia Carvalho, Ricardo Vooght / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: História de Jesus Calzada, adaptação de Gabriela Ortigoza, Carlos Enrique Aguillar, Carlos Diez.
- DIREÇÃO: Marco Flavio Cruz e Manolo García.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luis de Llano Macedo.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 05/06/1992 a 03/08/1992, às 21h20, em 51 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 9 pontos / Sucesso Mediano.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1991.


Topázio
Topacio (SBT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Grecia Colmenares e Víctor Cámara, conta a história de dois bebês, um menino chamado Jorge Luis e uma menina chamada Topázio, que são trocados no nascimento por uma parteira, sendo que ela é cega e nem imagina ser a filha legítima da família Sandoval.
- CURIOSIDADES:  A base da trama é o texto original de "Esmeralda", escrito por Delia Fiallo e que posteriormente ganharia versões de êxito no México e no Brasil. Sua exibição no Brasil foi um sucesso enorme, tendo resistido inclusive, a diversas mudanças de horário, chegando até a 21 pontos de audiência. Num momento raro, "Topázio" concorreu no Troféu Imprensa como Melhor Novela de 1992, que apesar de não ter ganho, disputou o título com "Pedra sobre Pedra" e "De Corpo e Alma", ambas da Globo.
- ELENCO: Grecia Colmenares, Victor Cámara, Amalia Pérez Díaz, Carlos Márquez, Cecilia Villareal, Alberto Marin, Henry Zakka, Mahuampi Acosta, Carlos Cámara Jr, Nohely Arteaga, Jeanette Rodríguez, Pedro Lander, Alberto Álvarez, Arturo Calderón, Carolina Cristancho, Zoe Ducós, Freddy Escobar, Lino Ferrer, Chony Fuentes, Alberto Marín, Rosario Prieto, Lourdes Valera, Carlos Villamizar, Carlos Montilla, Carlos Fraga, Olga Rojas, Soraya Sanz, Sebastián Falco, Zuleima González, Ileana Jacket, América Barrios.
- DUBLADORES: Silvia Goiabeira (Topázio Sandoval), Marcus Jardym (Jorge Luis), Cláudia Martins (Branca Sandoval), Dário de Castro (Dr. Daniel Andrade), Maria Helena Pader (Domitila), Nelly Amaral (Dona Hortensia), Iara Riça (Yolanda), Dário Lourenço (Firmino), Lina Rossana (Valéria), Guilherme Lippiani (Evelio) / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Delia Fiallo, adaptação de Ana Mercedes Escámez, Milagros del Valle e Benilde Ávila.
- DIREÇÃO: Luis Alberto Lamata e Luis Manzo.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Jorge Gherardi, Omar Pin e Arquimedes Rivero.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 14/07/1992 a 01/03/1993, às 22h00/ 22h15/ 21h45/ 21h15 em 197 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 15 pontos / Sucesso.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: RCTV Internacional Corporation / Coral. 
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Só porque eu te Quero", por Ângelo.
- ORIGEM: Venezuela, 1984.


Eu Compro essa Mulher
Yo Compro esa Mujer (SBT, 1992)
- SINOPSE: No início do século XX, a família Montes de Oca é formada por duas irmãs e um primo. Começa então uma disputa por amor: Matilde está apaixonada por seu primo, Rodrigo, que está apaixonado pela outra irmã, Blanca Flor, que está apaixonada por um simples pescador chamado Enrique. Rodrigo arma um plano acusando Enrique de roubo e ao descobrir que Blanca Flor está grávida do "bandido", espera o nascimento do bebê para desaparecer com o recém-nascido. Matilde odeia sua irmã e por isso, na intenção de poder ser feliz com Rodrigo, prende Blanca Flor num sótão e diz a todos que ela morreu, ficando louca devido à solidão e ao isolamento. Rodrigo ordena a uma empregada que desapareça com o bebê, mas pelo amor que tem a Blanca Flor, decide salvar a criança que é levada para a casa de uns amigos de seu pai. Uma amiga de seu pai cuida do menino, que acaba se casando com um homem rico e adota a criança, chamada de Alejandro. Eles se mudam para a Europa, mas Alejandro conhece muito bem a história de sua origem e antes da morte de seu pai na cadeia, Enrique, lhe promete que se vingará da família Montes de Oca. Anos depois, Alejandro conhece Ana Cristina, a filha de Rodrigo com uma outra mulher, num barco rumo ao Méxco. Eles se apaixonam e ao descobrir o sobrenome da moça, decide que é hora da vingança chegou. 
- CURIOSIDADES: Inspirada na obra "El Conde de Montecristo", de Alexandre Dumas, sendo esta, a primeira versão como novela de época. Uma das novelas mais emblemáticas da carreira de Ernesto Alonso como produtor, que a mencionou numa entrevista como uma das melhores lembranças de sua vida. As duas primeiras versões da história foram realizadas em Porto Rico e Venezuela, ambas em 1960. Em 1966, a história ganha uma versão brasileira realizada pela TV Globo, a qual foi protagonizada por Yoná Magalhães e Carlos Alberto.
- ELENCO: Leticia Calderón, Eduardo Yañez, Enrique Rocha, Eduardo Palomo, Alma Muriel, Gerardo Acuña, Roberto Antúnez, Carlos Cadán, Mario Casillas, Isabela Corona, Connie de la Mora, Cynthia Klithbo, Mariana Levy, Julieta Egurrola, Luis Xavier, Nerina Ferrer, Miguel Ángel Ferriz, Karime Favela, Rosa Furman, Sagrario Baena, Luz María Jerez, Miguel Manzano, María Marcela.
- DUBLADORES: Miriam Ficher (Ana Cristina), Hamilton Ricardo (Alejandro/Enrique San Román), Nilton Valério (Rodrigo), Carmen Sheila (Matilde) / Herbert Richers - RJ.  
- AUTORIA: Original de Olga Ruilópez; adaptação de Liliana Abud e Tere Medina. 
- DIREÇÃO: Jorge Fons e Jesús Acuña Lee.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ernesto Alonso.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 03/11/1992 a 12/04/1993, às 21h20/22h00 em 137 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 11 pontos / Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1990.


Abigail
Abigaíl (BAND, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Catherine Fulop e Fernando Carrillo, conta uma saga de um amor num casamento equivocado, crises de demência, um filho perdido e a luta por um final feliz. Abigail é uma garota rica e mimada que estuda num colégio dirigido por freiras. O grande desejo dela é ganhar o amor de seu professor de literatura, Carlos Alfredo, um homem bonito e inteligente, porém de classe social baixa. Ela conquista o amor dele e têm um filho juntos, que ela entrega a uma taxista em um momento de fragilidade mental. Ela perde o afeto do marido depois desse acontecimento e passará a procurar incessantemente pelo filho que, anos mais tarde, vive numa situação de pobreza e tentará roubar a mansão de Abigail. Outra "pedra no sapato" de Abigail será as gêmeas Maria Clara e Maria Begoña que tentarão conquistar Carlos Alfredo.
- CURIOSIDADES: Dos 257 exitosos capítulos, sua transmissão pela Band durou apenas 3 capítulos, tendo sua exibição cancelada e retirada do ar.
- ELENCO: Catherine Fulop, Fernando Carrillo, Hilda Abrahamz, Roberto Moll, Rosita Vásquez, Guillermo Ferrán, Romelia Agüero, Marisela Buitriago, Dante Carle, Virginia Urdaneta, Dalila Colombo, Manuel Carrillo, Hylene Rodríguez, Gledys Ibarra, Roberto Lamarca, Ileana Jacket, Ricardo García, Marcial Coronado, América Barros, Adolfo Cubas, Astrid Carolina Herrera, Inés María Calero, Crisol Carabal, Helianta Cruz, Miguel de León.
- DUBLADORES: BKS (SP).
- AUTORIA: Original de Inés Rodena (escrita sob o pseudônimo de Mariana Luján), com adaptação de Elizabeth Alezard, Alberto Gómez, Amparo Montalva e María Helena Portas.
- DIREÇÃO: Tito Rojas.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luis Francisco Peraza e Carmen Cecília Urbaneja.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND em 1992, na faixa das 18h00.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Coral International Television Corp./ RCTV.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Selva", por Elisa Rego.
- ORIGEM: Venezuela, 1988-1989.


Valéria e Maximiliano
Valeria y Maximiliano (Rede Manchete, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Leticia Calderón e Juan Ferrara, conta a história de Valéria Landero, uma moça rica e acostumada a ter tudo que quer. Ela conhece o jovem Maximiliano, um rico empresário, com que se mostra interessada em conhecer melhor. Logo, Valéria percebe que ele não faz o que ela quer e nem cumpre seus desejos, iniciando uma desavença ousada numa guerra entre gato e rato.
- CURIOSIDADES: A história trazia uma protagonista feminina forte e decidida, fugindo do padrão da dramaturgia de mocinhas indefesas e românticas. No México, a novela estreou numa quinta-feira, em pleno 30 de dezembro de 1991. No período que exibiu a novela, a Rede Manchete estava sob o domínio do grupo IBF e seu núcleo de teledramaturgia estava desativado, apostando então em produções internacionais. O atraso de salário de funcionários culminou num protesto onde roubaram as fitas da novela, junto com as de "Dona Beija" (em reprise na época), ficando mais de dez dias fora do ar.
- ELENCO: Leticia Calderón, Juan Ferrara, Marco Muñoz, Ana Colchero, Arturo Peniche, Cecilia Gabriela, Magda Karina, Gina Romand, Carlos Bracho, Magda Guzmán, Rubén Rojo, Claudio Obregón, Rosita Arenas, Eugenia Avendaño, Juan Carlos Muñoz, Daniela Duran, Héctor Parra, Hugo Acosta, Luis Uribe, Ricardo Leal, Jorge Salinas, Israel Jaitovich, Guillermo Quintanilla.
- DUBLADORES: Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Nora Alemán, escrita com Nora Alemán, Lorena Salazar, Eduardo Quiroga.
- DIREÇÃO: Carlos Guerra Villareal. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carlos Sotomayor e Rafael Urióstegui.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Manchete de 16/11/1992 a 02/04/1993, às 19h30 em 100 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental, composto por Guillermo Méndez Guiú.
- ORIGEM: México, 1991.


A Árvore Azul
El Arbor Azul (Rede Gazeta/Rede OM-CNT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Mónica Gonzaga, Antonio Caride, Carlos Muñoz e Francisco Nápoli, segue a linha de novela infantil e mostra um grupo de crianças de classe média de várias raças e religiões, moradores do mesmo bairro, entrelaçando suas vidas através de experiências na escola e no bairro.
- CURIOSIDADES: O tema de abertura era "El Milagro de la Vida", interpretado pela cantora e apresentadora brasileira Xuxa Meneghel, esta, muito popular na Argentina. Transmitida no Brasil como novela, apesar de ser um seriado infanto-juvenil. Em 1998 a Televisa produziu um remake desta série, intitulada como "Una Luz En El Camino".
- ELENCO: Mónica Gonzaga, Antonio Caride, Carlos Muñoz, Francisco Nápoli, Ana María Caso, Andrés Vicente, Mónica Córtez Nuñez, Estela Kiesling, Marzenka Novak, Victoria Onetto, Horacio Dener, Mónica Galán - as crianças: Natalia Neguel, Guido Kaczka, Belén Blanco, Blanca D'Amico, Facundo Espinosa, Eugenia Talice, Mauro Martín, Carlos Pedevilla, Desiree Nagüel, Guillermo Santa Cruz.
- DUBLADORES: BKS - SP.
- AUTORIA: Ideia original de Eduardo Thomas e Gigi Nell, escrita por Elio Eramy, Leonardo Bechini e Oscar Tabernise.
- DIREÇÃO: Alfredo Tilve.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Alejandro Sessa.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Gazeta/Rede OM-CNT de 30/03/1992 a 08/05/1993, às 18h30 em 32 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Pol-ka Produciones / Canal 13.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "El Milagro de la vida", por Xuxa Meneghel.
- ORIGEM: Argentina, 1991.


O Regresso da Estranha Dama
Soy Gina (Rede Gazeta/Rede OM-CNT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Luisa Kuliok e Jorge Martínez, é a continuação de "A Estranha Dama" e conta que, depois de superar todos os obstáculos e estarem juntos, planejam finalmente se casarem. Após uma crise de ética momentos antes de casar no registro civil, Gina e Marcelo partem para a Itália, onde se casarão na igreja, mas durante a viagem, uma tragédia acontece: os transatlânticos em que viajam causam um acidente que os separa novamente. A noite do naufrágio marca ainda suas vidas com a morte de sua filha, Fiamma, logo após dar à luz.
- CURIOSIDADES: A segunda parte da história Gina acabou não fazendo o mesmo sucesso na Rede Gazeta/OM, como a primeira parte fez quando exibida pelo SBT. Num anúncio publicado na Folha de São Paulo, dizia "a história que o SBT não contou: O Regresso da Estranha Dama". Era exibido um compacto dos capítulos da semana aos sábados, das 19h00 às 20h30.
- ELENCO: Luisa Kuliok, Jorge Martínez, Adriana Alcock, Alicia Aller, Graciela Araujo, Aldo Barbero, Hilda Bernard, Oscar Boccia, Victor Bruno, Ana Maria Campoy, Gabriel Corrado, Javier Drogo, Raúl Filippi, María Rosa Gallo, Niní Gambier, Gustavo Garzón, Lydia Lamaison, Patricia Linares, Liria Marin.
- DUBLADORES: BKS -SP.
- AUTORIA: Márcia Cerretani, Daniel Delbene, Daniel Garcia, Mario Schajris, Enrique Sdrech.
- DIREÇÃO: Martín Clutet.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marisol Crousillat e Martín Clutet.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Gazeta/Rede OM de 03/08/1992 a 06/11/1992, às 20h45/21h10 em 77 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Silvio Berlusconi/Reteitalia/Deltavision.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "La Fuerza del amor", por Julia Zenko.
- ORIGEM: Argentina/Itália, 1992.


O Magnata
El Magnate (Rede Gazeta/Rede OM-CNT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Ruddy Rodríguez, Andrés Garcia e Salvador Pineda, a história gira em torno de um triângulo amoroso formado por Rodrigo Valverde e Gonzalo Santillán, que lutam para conquistar o amor de Teresa. Rodrigo, sedento de poder, se dispõe a casar com uma velha inválida a troco de chegar a ficar rico. Enquanto isso, Gonzalo chega à vida de Teresa, uma mulher bonita e ambiciosa, uma atriz de cinema conhecida como María Fernández, que é incitada, por seu agente, a pedir que Rodrigo, o "Magnata", financie um filme seu. Ela acaba se apaixonando e ele, é comprometido com uma mulher mimada e arrogante. "O Magnata" é uma história onde o poder, a ambição e o ódio travam obstáculos dos quais Teresa terá que vencer para alcançar a verdadeira felicidade.
- CURIOSIDADES: A novela foi escrita pelo autor brasileiro Manoel Carlos, famoso por novelas da quais escreveu na Globo como "Por Amor" e "Laços de Família", baseada em "Novo Amor", que o mesmo escreveu para a Rede Manchete. Gravada em Miami.
- ELENCO: Ruddy Rodríguez, Andrés García, Salvador Pineda, Laura Fabián, Grisela Nogueras, Pilar Brescia Álvarez, Osvaldo Calvo, Teresa Maria Rojas, Zully Montero, Luis Montero, Manolo Villaverde, Carmen Mora, Mayte Vilán, Larry Villanueva.
- DUBLADORES: BKS - SP.
- AUTORIA: Escrita por Manoel Carlos, baseada em sua obra "Novo Amor".
- DIREÇÃO: Rodolfo Hoppe.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Enrique Crousillat.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL : Rede Gazeta/Rede OM-CNT de 11/05/1992 a 06/11/1992, às 20h45/17h00 em 139 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Telemundo.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Tengo todo Excepto a ti", por Luis Miguel.
- ORIGEM: Estados Unidos, 1990.


Manuela
(Rede Gazeta / Rede OM-CNT, 1992)
- SINOPSE: Protagonizada por Grecia Colmenares e Jorge Martínez, conta a história que se começa em 1950, com um amor proibido que é marcado com o nascimento de um bebê, que para evitar a desonra da família é dado para adoção e mais tarde, a disputa entre Manuela e sua meia-irmã Isabel.
- CURIOSIDADES: Sua exibição na CNT foi cancelada no meio de sua exibição. Em determinado momento, Grecia foi substituída por outra atriz na personagem Isabel, quando esta usava máscara, mas era evidente a troca, a começar pela voz que era totalmente diferente, fora que não pareciam meia-irmãs e possuíam diferença de idade. Escrita pelo renomado autor brasileiro Manoel Carlos, que contou que o título original era "A Intrusa", mas alterado porque os argentinos gostavam de novelas com nome de mulher.
- ELENCO: Grecia Colmenares, Jorge Martínez, María Rosa Gallo, Gabriel Corrado, Silvia Kutika, Cristina Murta, Hilda Bernard, Andrea Bonelli, Nelly Prono, Lita Soriano, Gustavo Guillen, Maurice Jouvet, Carlos Mena, Jean Pierre Noher.
- AUTORIA: Original de Manoel Carlos, escrita por Elenna Antonieto, Jorge Hayes e Norberto Vieyra. 
- DIREÇÃO: Carlos Escalada.
- PRODUTOR EXECUTIVO: Rodolfo Hoppe.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Gazeta / Rede OM-CNT de 30/03 a 06/11/1992, às 19h30 em 172 capítulos.
- REPRISE: 1993 (24/05 a 15/12/1993, às 18h15/18h30/18h00 em 153 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Crustel S.A. / Reteitalia / Deltavision / Pol-ka Producciones / Canal 13.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Manuela", por Julio Iglesias.
- ORIGEM: Argentina e Itália, 1991.

________________________________________________________________
1993

Amor em Silêncio
Amor en Silencio (SBT, 1993)
- SINOPSE:Protagonizada por Erika Buenfil e Arturo Peniche, conta a história de Marcela, uma jovem rica que um dia se apaixona por um publicitário, Fernando Silva, mas o pai dela proíbe esse amor e ela tem que enfrentar sua irmã Paola, uma garota invejosa e que julga ser desprezada pelos pais. 
- CURIOSIDADES: No México, a novela estreou na curiosa data de 29 de Fevereiro, no ano de 1988 e fez muito sucesso.
- ELENCO: Erika Buenfil, Arturo Peniche, Joaquín Cordero, José Elias Moreno, Oscar Morelli, Laura León, Elvira Monsell, Margarita Sanz, Saby Kamalich, Lucha Moreno, Isabel Martínez "La Tarabilla", Olivia Bucio, Fernando Balzaretti, Alejandra Maldonado, Miguel Macía, Aurora Alonso, Patricia Martínez.
- DUBLADORES: Ísis Koschdoski (Marcela / Ana Silvia), Nádia Carvalho (Mercedes), Nelly Amaral (Andrea), Telma da Costa (Paola), Carlos Roberto (Chucho), Carlos Seidl (Jorge), Miriam Ficher (Sandra), Eduardo Dascar (Tomás), Manolo Rey (Diego), Ricardo Schnetzer (Sebastião), Marlene Costa (Psiquiatra de Mercedes), Robson Richers, Carlos Marques / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Liliana Abud e Eric Vonn, com Márcia Del Río.
- DIREÇÃO: Alejandro Frutos Maza, Carlos Manzano e Mónica Miguel.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carla Estrada.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 01/06/1993 a 09/08/1993, às 21h00.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Amor en silencio", por Dulce.
- ORIGEM: México, 1988.


Marielena
(SBT, 1993)
- SINOPSE: Protagonizada por Lucía Méndez e Eduardo Yáñez, conta a história de Marielena, uma jovem de classe baixa, firme em seus valores cristãos e apegada à família, mas que é surpreendida ao conhecer e se apaixonar por Luis Felipe, da qual se tornara secretária. Em dúvida sobre sua atual relação com o namorado, teve que decide entre este e seu chefe, casado há mais de 15 anos. Então, Marielena passa a negar esse amor diante da sociedade e de sua família, vivendo um grande pesadelo até descobrir e encontrar forças para seguir o caminho do verdadeiro amor.
- CURIOSIDADES: Gravada em Miami, se tornou um grande sucesso, principalmente pela participação de Lucía Méndez, como a protagonista do melodrama, o que sem dúvidas influenciou sua aquisição através do SBT.
- ELENCO: Lucía Méndez, Eduardo Yáñez, Zully Montero, Caridad Ravelo, María Canals Barrera, Mayte Vilán, Eva Tamargo Lemus, Salvador Pineda, María José Alfonso, Cristina Karman, Mara Croatto, Martha Picanes, Germán Barrios, Julio Alcazar.
- DUBLADORES: Mariangela Cantú (Marielena), Hamilton Ricardo (Luis Felipe), Vânia Veiga (Sheila), Silvia Goiabeira (Mercedes "Mirtes"), Sarito Rodrigues (Yolanda "Yoli"), Ricardo Vooght (Xavier Varela), Clécio Souto (Alfredo), Carlos Comério (Tato), Marly Ribeiro (Lúcia de Varela), Carla Pompílio (Leticia), José Luiz Barbeito (René) / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Delia Fiallo, com adaptação de Tabaré Pérez e Isamar Hernández.
- DIREÇÃO: Rodolfo Hoppe.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Enrique Crousillat.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 01/06/1993 a 01/01/1994, às 21h45 em 185 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 8 pontos / Sucesso mediano.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Capitalvision International Corp. /  Televisión Española / Telemundo.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Se Acabou", por Perla.
- ORIGEM: Estados Unidos e Espanha, 1992.


Eu não Acredito nos Homens
Yo no Creo en los Hombres (SBT, 1993)
- SINOPSE: Protagonizada por Alfredo Adame, Gabriela Roel e Rafael Rojas, conta a história de Maria Dolores, que trabalha como enfermeira e vê sua vida mudar quando é iludida por um playboy, pelo qual se apaixona e terá de enfrentar a ira da família dele. Perdida e completamente desiludida, ela acaba não acreditando mais nos homens.
- ELENCO: Gabriela Roel, Alfredo Adame, Rafael Rojas, Saby Kamalich, Ana Colchero, Yolanda Andrade, Martha Navarro, Bruno Rey, Bárbara Gil, José Suárez, Óscar Morelli, Roberto Carrera, Pilar Escalante, Hugo Acosta, Alberto Estrella, Patricia Bernal, Jorge Antolín, Humberto Yáñez, José Luis Yaber, Luisa Huertas, Dora Cordero, Luis Arcaraz, Astrid Hadad, Damián Alcázar, Leonor Lláusas.
- DUBLADORES: Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Caridad Bravo Adams, com adaptação de Márcia Del Rio e Luis Fernando Martínez.
- DIREÇÃO: Gabriel Vázquez Bulman e Isabel Basurto.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Lucy Orozco.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 02/03/1993 a 31/05/1993, às 20h05 em 68 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 8 pontos / Sucesso mediano.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Eu não acredito nos homens", por Ângela.
- ORIGEM: México, 1991.


Garotas Bonitas
Muchachitas (SBT, 1993)
- SINOPSE: Protagonizada por Cecilia Tijerina, Tiaré Scanda, Kate del Castillo e Emma Laura, conta os dramas de quatro garotas de classes sociais diferentes, que se relacionam entre si e estão unidas por um único sonho: entrar para o mundo artístico. São elas Letícia, Helena, Mônica e Isabel.
- CURIOSIDADES: Nos últimos capítulos, Tiaré Scanda precisou se ausentar e como desculpa, a personagem foi colocada em coma, acordando no último capítulo. O TVyNovelas premiou Tiaré como a mais cativante das garotas e há boatos de que isso causou inveja entre as outras. "Garotas Bonitas" foi exibida em mais de 100 países, obtendo sucesso em todos e lançando tendências de moda na época. As quatro temporadas exibidas ao total de 200 capítulos no México foram transformadas pelo SBT em apenas 68 capítulos.
- ELENCO: Cecilia Tijerina, Tiaré Scanda, Kate del Castillo, Emma Laura, Alejandro Camacho, July Furlong, Tina Romero, Laura León, Antonio Medellín, Pillar Pellicer, Carlos Cardán, Gabriela Araujo, Armando Pascual, María Rojo, Diego Schoening, Ari Telch, Roberto Palazuelos, José Flores, Raúl Alberto, Karen Sentíes, Kenia Gascón, Arturo Allegro, Carlos Rotzinger, Ana Maria Aguirre, Sergio Klainer, Carlos Miguel, Ricardo Barona, Yolanda Ventura, Lorena Herrera, Itatí Cantoral, Lorena Tassinari, Charlie Massó, Sergio Sendel, Héctor Soberón, Guillermo Orea Jr., Tere Salinas, Edith Kleiman, Rocío Sobrado, Marigel, Miguel Garza, Anahí, Gloria Izaguirre, María Prado, Mercedes Pascual.
- DUBLADORES: Marisa Leal (Letícia), Gabriela Bicalho (Helena), Sylvia Salustti (Mônica), Taciana Fonseca (Isabel), Alfredo Martins (Alfredo), Jane Kelly (Ester), Mauro Ramos (Pepe), Mário Cardoso (Pedro Ortigoza), Manolo Rey (Rodrigo), Samir Murad (Roger), Carlos Marques (Heitor), Miriam Ficher (Andrea), Eduardo Borgerth (Frederico), Geisa Vidal (Margarida), Ísis Koschdoski (Renata), Gloria Ladany (Martha Sánchez), Pedro Eugênio (Raul), Fernanda Baronne (Laura), Ana Lúcia Menezes (Beatriz), Mariana Torres (Tânia), Adriana Torres, Fernanda Crispim, José Leonardo.
- AUTORIA: Ideia de Emilio Larrosa, escrita por Verónica Suárez, Alejandro Pohlenz, Frida Karla Romero.
- DIREÇÃO: Antonio Acevedo, Alfredo Gurrola e José Ángel García.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Emilio Larrosa.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 02/03/1993 a 31/05/1993, às 20h30 em 68 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 5 pontos / Fracasso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Amiga", por Eliana.
- ORIGEM: México, 1991.


Paixão e Poder
Pasión Y Poder (SBT, 1993)
- SINOPSE: Protagonizada por Enrique Rocha, Carlos Bracho e Diana Bracho, conta a história de Eládio e Arturo, dois homens rivais nos negócios e no amor, até que Eládio se casa com Ana Laura, a mulher que os dois amam. Ana Laura sofre maus bocados nas mãos de Eládio, enquanto isso Arturo se casa com uma mulher inescrupulosa chamada Nina. Entre a paixão e o poder, qual é sua escolha?
- CURIOSIDADES: O roteiro da novela surgiu a partir de um concurso de roteiristas lançado pela Televisa nos anos 1980. Paulina Rubio, que viria a ser uma das estrelas da música latina, foi revelada nesta novela. Foi a primeira novela produzida pelo renomado Carlos Sotomayor. Juntando as novelas transmitidas pelo SBT entre 1991 e 1993, o SBT lançou a trilha sonora dessas novelas, num disco único, intitulado como 12 Super Temas de Novelas, em 1993. Curiosamente, o tema original de "Paixão e Poder" era um instrumental marcante e o SBT lançou outro instrumental para a exibição da novela na emissora. No SBT, a novela, que possuía 80 capítulos, teve curta duração ao ser apresentada em apenas 35 capítulos. O êxito gigantesco e fama da novela renderam um remake em 2015, assinado por José Alberto Castro, mas que se transformou em fracasso.
- ELENCO: Diana Bracho, Carlos Bracho, Enrique Rocha, Paulina Rubio, Lola Merino, Alejandro Landero, Patricia Rivera, Mariagna Pratts, Constantino Costas, Miguel Pizarro, Claudia Islas, Delia Casanova, Martín Barraza, Antonio Brillas, Ada Croner, Pilar Escalante, Juan Carlos Muñoz, César Castro, Yolanda Mérida.
- DUBLADORES: Cláudia Martins (Ana Laura), Hamilton Ricardo/Nilton Valério (Olavo), Roberto Macedo (Artur), Sumára Louise (Nina), Taciana Fonseca (Paulina), Guilene Conte (Ana Carla), Marco Antônio Costa (Frederico), Ettore Zuim (Pedro), Marisa Leal (Patrícia), Mário Tupinambá (Ariel), Pedro Eugênio (Jaime), Sônia de Moraes (Rosário), Peterson Adriano (Joãozinho), André Belizar, Clécio Souto, Iara Riça, Jorge Rosa, Marco Ribeiro / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Marissa Garrido.
- DIREÇÃO: Albino Corrales e Pedro Damián.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carlos Sotomayor.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 13/04/1993 a 31/05/1993, às 21h50 em 35 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 7 pontos / Mediano.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1988.


Guadalupe
(Rede Gazeta/Rede OM/Rede CNT, 1993)
- SINOPSE: Protagonizada por Adela Noriega e Eduardo Yañez, conta a história de Ezequiel, um grande empresário de Miami que tem um caso com sua empregada e a engravida. A empregada foge grávida e morre após o parto. A bebê é criada por outra família que a chama de Guadalupe. Ela cresce, sendo uma garota bonita e educada, que tem como objetivo encontrar sua verdadeira família.
- CURIOSIDADES: Sua exibição no Brasil foi interrompida e não concluída em decorrência de um incêndio no estúdio de dublagem que danificou as fitas. O tema de abertura, original e que foi apresentado no Brasil, era interpretado pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó cantando em espanhol.
- ELENCO: Adela Noriega, Eduardo Yañez, Zully Montero, Miryam Ochoa, Mara Croatto, Grettel Celeiro, Larry Villanueva, Braulio Castillo Jr, Manolo Villaverde, Salvador Pineda, Miguel Gutierrez.
- AUTORIA: Original de Delia Fiallo, com adaptação de Tabaré Pérez e Isamar Hernández.
- DIREÇÃO: Grazio D'Angelo e Andrei Zinca.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Enrique Crousillat.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Gazeta/Rede OM de 24/05/1993 a 17/12/1993, às 19h30 / 19h40 / 19h15 em 148 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 1 ponto / Bom.
- REPRISE: 1996 (04/03/1996 a 30/08/1996, às 18h15/17h00 em 130 capítulos).
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Capitalvision International Corp. / Telemundo.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Guadalupe", por Chitãozinho & Xororó.
- ORIGEM: Estados Unidos, 1993 - 1994.

_________________________________________________________________
1994

A Revanche
La Revancha (Rede Record, 1994)
- SINOPSE: Protagonizada por Rosalinda Serfaty e Jean Carlos Simancas, conta a história das irmãs Mariana e Martha, que são separadas quando crianças. Fernando Maldonado é um homem ambicioso que assume as terras vizinhas de Leonidas Torrealba e mata o dono da propriedade. Do outro lado da história encontra-se Mariana, a filha de Leonidas, sob o nome de adoção de Isamar Medina, que desconhece sua origem e se apaixona por Alejandro Maldonado. O amor é destruído quando ela descobre que ele é um Maldonado. Eis que reaparece Martha, a irmã de Isamar/Mariana, uma bela mulher que quer reencontrar a irmã vinte anos e depois e acertar as contas com os responsáveis pela morte de Leonidas. Elas vão disputar o amor de Alejandro, mas acabarão se unindo para vingar a morte do pai.
- CURIOSIDADES: Sua estreia no Brasil através da Record foi alardeada com uma das novidades da programação daquele ano. Ao fim de sua transmissão, por causa de sua baixa audiência, a emissora decidiu abandonar as novelas e segundo informações da Folha de São Paulo, foi substituída por um programa infantil. Foi exibida em mais de 15 países. Em Portugal, se chama "Lágrimas".
- ELENCO: Rosalinda Serfaty, Jean Carlos Simancas, Abril Méndez, Daniel Alvarado, Chelo Rodríguez, Rafael Briceño, Carmen Julia Alvarez, Orángel Delfin, Victor Cárdenas, Yanis Chimaras, Agustina Martín, Francisco Ferrari, Reinaldo Lancaster, Sandra Juhasz, Carlos Subero.
- AUTORIA: Escrita por Mariela Romero.
- DIREÇÃO: Reinaldo Lancaster. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Militza Barrios.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Record TV de 04/04/1994 a 27/01/1995, às 20h30 / 21h00 / 21h30 em 245 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 1,6 pontos / Fracasso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevision / Cisneros Media.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Tesoro Mío", por Guillermo Dávila e Kiara.
- ORIGEM: Venezuela, 1989.

__________________________________________________________________
1995

Além do Horizonte
Más Allá del Horizonte (Rede Manchete, 1995)
- SINOPSE: Protagonizada por Grecia Colmenares e Osvaldo Laport, conta uma história que se passa no século 19 e atravessa gerações. Maria Pedraza, é adotada pela família de Encarnação e Manuel Olazábal, logo depois da morte de sua mãe, Amália. Maria recebe o sobrenome da família Olazábal, tendo uma irmã legítima, Vitória, além da divertida tia Assunção. Por ironia do destino, as duas meninas, criadas como irmãs, se apaixonam pelo mesmo homem, Enrique Muñoz, mas Maria, acaba se casando, obrigada por seus pais, com Gonçalo Lynch. Maria engravida e Gonçalo não acredita que o filho seja seu. Quando Maria dá à luz, Gonçalo a troca pela filha de sua amante, Margarida. A verdadeira filha de Maria é abandonada num caminho, no qual é encontrada por um grupo de ciganos que a "adotam" como filha e chamam de Milagres. O romance "clandestino" entre Vitória e Enrique acaba com ela grávida e Manuel, furioso pela desonra que a filha trouxe para o nome da família, a expulsa de casa. Em uma aldeia perdida, Vitória dá à luz seu filho, a quem chama de Catriel. As surpresas que o destino aguarda é que, em certo momento, Milagres e Catriel se apaixonaram e vão enfrentar o possível e impossível para ficarem juntos.
- CURIOSIDADES: A novela foi uma megaprodução de época que fez história pelo tamanho da aposta da emissora e pela enorme audiência que chegou a ter, além da repercussão internacional. Gravada em externas, muitas cenas se passavam em fazendas e campos abertos, utilizando de locações em San Antonio de Areco, Buenos Aires. Outro detalhe importante foi a riqueza de peças de vestuário, carruagens, objetos e cenários que remetiam ao século XIX (19). Osvaldo Laport, o protagonista, virou símbolo sexual graças ao visual de pouca roupa de seu personagem, Catriel. Segundo dados do Registro Nacional de Pessoas, 105 meninos foram registrados com o nome de Catriel, o personagem seminu de Osvaldo Laport, o que significava um aumento histórico junto da popularidade do nome, do personagem e da novela. A novela foi um sucesso de vendas e em alguns países foi chamada de "Milagros". Sustentada por capitais italianos, a superprodução de 10 milhões de dólares teve parte do orçamento financiado pelo próprio Silvio Berlusconi, então magnata da mídia. No Brasil, a novela foi exibida pela Manchete, com transmissão em dois horários: às 18h50 e com reapresentação dos capítulos às 13h35. Seu capítulo de estreia teve uma exibição especial de duas horas de duração, iniciando às 18h30. "Além do Horizonte" não fez o sucesso esperado pela emissora, que fazia sucesso nas regiões sudeste e interior do Brasil, enquanto em São Paulo, registrava traço absoluto, o que fez a direção da emissora decidir interromper a transmissão e retirar a novela do ar em 28 de novembro de 1995, através de um comunicado. Entre muitas reclamações, a justificativas apresentadas eram as cenas violentas e o investimento em novelas nacionais. Até aquele momento, haviam sido apresentados 140 capítulos originais e faltam mais 60, que seriam condensados e resumidos, mas, decidiram retirar do ar sem apresentar um final. Em seu horário, a emissora passou a exibir séries, mas, eles não imaginavam que haveria tantas reclamações vindas de diversas partes do país, como na filial de Brasília, que chegou a ter as linhas telefônicas congestionadas com as ligações do público, o que acarretou no retorno de suas transmissões em horário normal. A trama ainda ganhou uma versão em português do tema original, na voz da dupla Prêmice e Claudia Telles.
- ELENCO: Grecia Colmenares, Osvaldo Laport, Martha González, Antonio Grimau, Gerardo Romano, Victor Hugo Vieyra, Viviana Saccone, Patricia Palmer, Luisa Kuliok, Virgina Lago, Luis Longhi, Verónica Ruano, Cecilia Maresca, 
- DUBLADORES: Carmen Sheila (Maria), Guilene Conte (Camila/Vitória), Vânia Alexandre (Rosaura), Júlio Chaves (Manuel), Ísis Koschdoski (Tia Assunção), Christiano Torreão (Adalberto) / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Guillermo Glanc, Juan Marín e María Victoria Meniz.
- DIREÇÃO: Jorge Montero e Victor Pfleger.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Omar Romay.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Manchete de 19/06 a 29/12/1995 às 18h30 / 18h50 / 19h00 em 140 capítulos.
- REPRISE: 1995 (20/06 a 17/11/1995 em 109 capítulos às 13h35).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Telearte S.A./Silvio Berlusconi/Canal Nueve.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Além do Horizonte", por Prêmice e Claudia Telles. 
- ORIGEM: Argentina, 1994.

________________________________________________________________
1996

Carrossel das Américas
Carrusel de las Americas (SBT, 1996)

- SINOPSE: Protagonizada por Gabriela Rivero, Daniel Edid Bracamontes e Guiuliana Rivero, a novela traz de volta a professora Helena e sua nova turma, uma galerinha do barulho que irão aprender os valores e a boa conduta aos seus alunos.
- CURIOSIDADES: Foi produzida com a ideia de comemorar os 500 anos do descobrimento da América e não conseguiu responder com a mesma repercussão e euforia da original, "Carrusel". Exibida no Brasil em pleno horário de almoço, na faixa de meio-dia. Estreou substituindo a reprise de "Carrossel", mas com a queda de audiência foi encurtada e substituída pela reprise de "Chispita", que levantou a audiência. 
- ELENCO: Gabriela Rivero, Iran Eory, Ricardo Blume, Renata Flores, Marisol Santacruz, Janet Ruiz, Alma Defina, Daniel Edid Bracamontes, Guiuliana Rivero, Saby Kamalich, Raquel Pankowski, Alejandra Ley, Rafael Bazán, Marisol Certeno, Juan Cid, Kalimba, Toshi Hazama, Luis Guillermo Martell, Janet Pineda, Romina Pietro, Francis Recina, Erik Sanchez, Fernando Lavín, Tamara Shanath.
- AUTORIA: Original de Abel Santa Cruz, versão escrita por Carlos Romero, Jorge Núñez, Valeria Phillips, Dolores Ortega, María de Jesús Arellano.
- DIREÇÃO: Gabriel Vázquez Bulman e Noé Alcántara.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein, Verónica Pimstein e Angelli Nesma Medina.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 26/02 a 28/06/1996, às 12h00 em 95 capítulos.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Carrusel de las Americas", por elenco infantil.
- ORIGEM: México, 1992.


Maria Mercedes
María Mercedes (SBT, 1996)
- SINOPSE: Protagonizada por Thalía e Arturo Peniche, conta a história de Maria Mercedes, uma garota pobre que mora com o pai e os irmãos. Ela sustenta a casa com o dinheiro que ganha vendendo bilhetes de loteria nas ruas. Um dia ela conhece Santiago, um homem amargurado que está perto de morrer e ele decide que a melhor forma de "se vingar" de sua família, principalmente de sua egoísta e maléfica tia, é se casando com Maria e deixando toda sua herança pra ela. Após sua morte, ela se apaixona por Jorge Luis, num plano dele e de sua mãe. Maria terá de enfrentar o ódio e as constantes humilhações de sua sogra e ainda, despertar o amor verdadeiro que Jorge Luís sente por ela.
- CURIOSIDADES: Dentro da trilogia das Marias, "Maria Mercedes" foi a que mais rendeu publicidade no México, além de ter sido, até 1992, a maior audiência da Televisa em 15 anos. O tema de abertura era a única música da novela, que foi lançado no álbum "Love" de Thalía. Thalia contracenou com a irmã Laura Zapata, escalação com a qual Thalía teria influenciado ao pedir que atuassem juntas. Thalía usava uma peruca nas gravações por ter mechas claras no cabelo e ter se recusado a escurecer o cabelo. A novela foi alvo da crítica por seu exagero e por ser considerada trash. O produtor Valentín Pimstein foi responsável por lançar estrelas com Verónica Castro e com isso, novelas de sucesso, o que se repetiria aqui, com Thalía e o início de sua "trilogia das Marias". O sucesso de "Maria Mercedes" levantou a audiência do SBT, sendo reprisada em curto espaço de tempo após seu fim para substituir a brasileira "Os Ossos do Barão", que acabou sendo encurtada pelo fracasso. No SBT, foi apresentada em três ocasiões e em cada uma foi utilizada um tema de abertura diferente: primeiro uma versão em português do tema original, na primeira reprise a escolhida foi a canção "Piel Morena" de Thalía, já na segunda reprise, em 2012, entrou o tema original. A novela ganhou uma adaptação no Brasil em 2007, intitulada como "Maria Esperança", que seria a primeira parte de remakes da trilogia das Marias de Thalía, mas como a novela não alcançou o sucesso esperado, o restante do projeto foi cancelado.
- ELENCO: Thalia, Arturo Peniche, Laura Zapata, Karla Álvarez, Nicky Mondellini, Fernando Ciangherotti, Gabriela Goldsmith, Carmen Amezcua, Roberto Ballesteros, Luis Uribe, Carmen Salinas, Meche Barba, Arturo García Tenorio, Fernando Colunga, Rebeca Manriquez, Rossana San Juan.
- DUBLADORES: Guilene Conte (Maria Mercedes), Alexandre Lippiani (Jorge Luis), Nelly Amaral (Malvina), Jane Kelly (Magnólia), Mário Tupinambá (Santiago), Sylvia Salustti (Rosário), Ettore Zuim (Ricardo), Alexandre Moreno (Tito), Nilton Valério (Alberto Gonçalves), Roberto Macedo (Aurélio), marco Ribeiro (Manuel), Ruth Gonçalves (Dona Filomena), Elza Martins (Nona), Ayrton Cardoso (Argemiro "Bafo"), Antônio Patiño (Rodolfo), Roberto Magalhães (Sebastião), Teresa Anquetin (Blanca), Ângela Bonatti (Fabíola Mayerling), Nádia Carvalho (Nana Taís), Bia Barros (Candinha), Maria da Penha (Kelly), Geisa Vidal (Hermínia), Marize Motta (Patrícia "Paty"), Carlos Seidl (Otacílio "Tatá"), Cláudia Martins (Miriam), Jorge Rosa (Téo "Caroço"), Sheila Dorfman (Sofia), Miriam Ficher (Íris), Marly Ribeiro (enfermeira Alma), Isaac Bardavid (Dr Artur Valadez), Luiz Feier Mota (Danilo), Mário  Cardoso (Elias), André Belizar, Beatriz Loureiro, Eduardo Dascar, Garcia Júnior, Marlene Costa, Miguel Rosenberg, Paulo Pinheiro, Paulo Vignolo, Samir Murad/Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Carlos Romero, Vivian Pestalozzi, Dolores Ortega, Rosario Velicia e María Luisa Solís.
- DIREÇÃO: Antonio Acevedo, Carlos Guerra Villareal, Beatriz Sheridan, Benjamin Cann e Silvia Caos.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentín Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 12/08 a 20/11/1996, às 19h40, em 68 capítulos.
- REPRISES: 1997 (09/09/1997 a 06/12/1997, às 20h00 em 77 capítulos), 2012 (23/07/2012 a 11/12/2012, às 16h30 em 98 capítulos).
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 12 pontos (meta de 7 pontos) / Grande Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "Maria Mercedes" em português / "María Mercedes", por Thalia.
- ORIGEM: México, 1992.


Marimar
(SBT, 1996)
- SINOPSE: Protagonizada por Thalia e Eduardo Capetillo, conta a história de Marimar, uma moça pobre que é iludida por Sérgio Santibañez. Apaixonada por Sérgio, ele resolve se aproveitar disso e se casa com ela para se vingar de seu pai e sua madrasta. Angélica, a madrasta de Sérgio odeia Marimar com toda a sua alma e fará de tudo para infernizar a vida dela, até queimar vivos os tão queridos avós da mocinha. Mas a vida dá voltas e Marimar acaba se dando bem, enquanto Angélica acaba precisando da ajuda dela, sem imaginar que ela é a garota que tanto humilhou e menosprezou.
- CURIOSIDADES: É considerada uma das novelas de maior sucesso do mundo, tendo sido exibida em aproximadamente 175 países, além de ter quebrado recordes de audiência. Grande parte das gravações aconteceram numa fazenda pertencente a Thalia. Ada Carrasco, que interpretou a avó de Marimar veio a falecer dez dias depois de encerrar sua participação na novela. Tornou-se icônica as cenas em que a vilã Angélica faz Marimar tirar um colar da lama com os dentes e mais adiante, a vingança de Marimar para com Angélica ao fazer a megera retirar da lama, com os dentes, os papeis que salvariam seu marido e a fazenda. O vestuário que Angélica usa na cena de seu acidente foi uma forma de justificar um homem como seu dublê e não deixar esse truque evidente para o público. No SBT, não só manteve a audiência da antecessora, "Maria Mercedes" como elevou os números do horário.
- ELENCO: Thalia, Eduardo Capetillo, Chantal Andere, Alfonso Iturralde, Guillermo García Cantú, Frances Ondiviela, Miguel Palmer, René Muñoz, Ada Carrasco, Tito Guízar, Ricardo Blume, Marcelo Buquet, Pituka de Foronda, Amairani, Kenia Gazcón, Luis Gatica.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Carlos Romero, Valeria Phillips, Tere Medina e Rosario Velicia.
- DIREÇÃO: Carlos Guerra Villareal, Ernesto Arreola, Beatriz Sheridan e Juan Carlos Muñoz.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Verónica Pimstein R.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 21/11/1996 a 18/02/1997, às 19h45/20h00 em 71 capítulos.
- REPRISES: 1998 (25/05/1998 a 06/06/1998, às 11h30 em 12 capítulos, cancelada por baixa audiência devido a Copa do Mundo), 2004 (05/01/2004 a 30/07/2004, às 13h15), 2011 (17/10/2011 a 10/02/2012, às 16h00), 2013 (10/06/2013 a 23/09/2013, às 14h30).
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 14 pontos (meta de 7 pontos) / Mega Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "Marimar", por Thalia.
- ORIGEM: México, 1994.

___________________________________________________________________
1997

Maria do Bairro
María la del Barrio (SBT, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Thalía e Fernando Colunga, conta a história de Maria Fernández, uma catadora de lixo sonhadora que após a morte de sua madrinha Cacilda, é acolhida pelo milionário Fernando na mansão De La Vega. Ao se apaixonar por Luís Fernando, ela ganha o ódio de Soraya Montenegro que se torna sua inimiga número 1.
- CURIOSIDADES: Vendida para 195 capítulos, "Maria do Bairro" foi um divisor de águas na carreira de Thalia. Para as cenas dos primeiros capítulos, a produção gravou em um lixão de verdade, mas o lixo que Thalia recolhia era pré-selecionado antes. Durante as gravações no lixão, Thalía aparecia em meio a catadores de lixo de verdade, pessoas que viviam da atividade como sustento e meses após a finalização dos trabalhos no local, a equipe levou mantimentos para as pessoas do depósito. As exuberantes mansões de Soraya e da família De La Vega ficam situadas em Jardines del Pedregal, uma luxuosa colônia residencial ao sul da Cidade do México. A personagem Soraya morreria logo na primeira fase da história depois de cair de um prédio, mas por causa de seu enorme sucesso, foi "ressuscitada" na trama e retornava como a ensandecida madrasta de Alicia (Yuliana Peniche). Por causa de Soraya, a atriz Itati Cantoral viu sua fama explodir. Se tornou icônica a cena em que Soraya flagra Nandinho (Osvaldo Benavides) beijando Alicia, a quem se referia como "maldita aleijada" e graças a esse flagrante, arruma um escândalo gigantesco e distribui agressões para todos. Apesar das rivalidades em cena, Thalia e Itati Cantoral eram muito amigas. Sem muitas explicações, os personagens Vanessa e Vladimir desaparecem da novela. O tema de abertura foi incluso no álbum "En Extasis", sendo a única da novela.
- ELENCO: Thalía, Fernando Colunga, Itati Cantoral, Irán Eory, Ricardo Blume, Meche Barba, Carmen Salinas, Ludwika Paleta, Osvaldo Benavides, Maurício Aspe, Rebeca Manriquez, Yuliana Peniche, Ana Patrícia Rojo, Roberto Blandón, Tito Guízar, Silvia Caos, Alejandra Procuna, Pituka de Foronda, Roberto Ballesteros, Beatriz Moreno, Gloria Izaguirre, Ariadna Welter, René Muñoz, Manuel Saval, Carmen Salinas, Sebastián Ligarde, Niñón Sevilla, Mauricio Aspe, Enrique Lizalde, Jessica Jurado, Daniel Gauvry, Ariel López Padilla, Frances Ondiviela.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena, com adaptação de Carlos Romero, Alberto Gómez, Vivian Pestalozzi e Rosario Velicia.
- DIREÇÃO: Beatriz Sheridan, Marta Luna, Antonio Acevedo, Jesús Nájera Saro, Carlos Guerra Villareal e Alejandro Frutos.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Angelli Nesma Medina.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 19/02 a 26/06/1997, às 19h45 em 136 capítulos.
- REPRISES: 1997 (08/12/1997 a 10/04/1998, às 20h50), 2004 (02/08/2004 a 07/01/2005, às 14h30), 2007 (12/11/2007 a 04/03/2008, às 17h00), 2012 (06/02/2012 a 27/07/2012, às 16h30), 2013 (23/09/2013 a 21/01/2014, às 14h30), 2015 (19/10/2015 a 19/02/2016, às 14h00 em horário local com 90 capítulos)
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 17 pontos (meta de 7 pontos) / Fenômeno.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre / 10 anos.
- TEMA DE ABERTURA: "María la del Barrio", por Thalia.
- ORIGEM: México, 1995.


Na Própria Carne
En Carne Propia (SBT, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Edith González e Eduardo Yañez, conta a história de uma bela mulher chamada Magdalena Dumont que, certo dia, procura o detetive Leonardo Rivadeneira e começa a lhe contar uma história horripilante. Anos atrás raptaram sua filha Estephanie. Seu marido, o engenheiro Otávio Muriel, foi até o local indicado pelos sequestradores, mas não estavam mais lá e o avião com os bandidos, explode no ar, junto com a criança, fazendo com que todos pensem que a menina morreu. Com o andar das investigações, o mistério e o suspense só aumentam, principalmente quando é descoberto a ligação de Otávio com esse sequestro. Na luta por desmascarar Otávio, Magdalena descobre que sua filha está viva, mora no Canadá, não enxerga e nem se lembra de seu passado, agora com a identidade de Natalia de Jesus.
- CURIOSIDADES: Usando como principal pano de fundo o suspense e o thriller, a trama policial fez sucesso no México. Otávio Muriel ficou conhecido como um vilão horripilante, marcado por ter uma mão mecânica. A novela foi a única a ser exibida somente aos sábados, quando transmitida pelo SBT. Na época, o SBT acabava de extinguir o "Novo Show de Calouros" e a novela surgiu como "tapa buraco". Nas chamadas, o locutor enfatizava "estreia Na Própria Carne, a novela que o SBT exibirá somente aos sábados". A novela chamava atenção por ser sombria e escura, com uma pegada policial e violenta que nada lembrava a programação vespertina dos sábados. Os 185 capítulos originais foram resumidos pelo SBT em 8 capítulos de longa duração. 
- ELENCO: Gonzalo Vega, Edith González, Eduardo Yáñez, Angélica Aragón, Raúl Meraz, Juan Peláez, Mariana Levy, Martha Roth, Sebástian Ligarde, Cecilia Toussaint, Norma Lazareno, Claudio Báez, Patricia Reyes Spíndola, Alejandro Tommasi.
- AUTORIA: Escrita por Carlos Olmos, com Enrique Serna.
- DIREÇÃO: Carlos Téllez, Soledad Ruiz, Gabriel Vázquez Bulmán e Héctor Dupuy.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carlos Téllez.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 15/03 a 03/05/1997, das 15h30 às 18h00, em 8 capítulos, somente aos sábados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos / Livre.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1990 - 1991.


Império de Cristal
Imperio de Cristal (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Rebecca Jones e Alejandro Camacho, conta a história de duas famílias lutando pelo poder na industria dos cristais. Sofia Vidal vai acompanhada do marido, Uriel, e da filha, a uma festa na luxuosa mansão dos Lombardo. Esta festa muda sua vida, já que o empresário César Lombardo descobre que Sofia é filha de Elena, um grande amor de seu passado e por isso, decide protegê-la. Se sentindo desprezada por César, sua esposa, Lívia, começa uma guerra para tirar Sofia de sua família. Seus filhos, Julio e Augusto, tem razões diferentes para se aproximar de Sofia: enquanto o primeiro está apaixonado, o segundo quer se casar para ter posse da herança dos Lombardo.
- CURIOSIDADES: Muitos acharam que se tratava de um remake de "Ambição" (Cuna de Lobos) pela estrutura da história e pelo elenco. Com uma história bem armada, a novela conquistou o público e a crítica mexicana. Escrita por Alejandro Camacho e Rebecca Jones, que também atuavam na novela.
- ELENCO: Rebecca Jones, Alejandro Camacho, Ari Telch, Kate del Castillo, María Rubio, Ignacio López Tarso, Emilia Carranza, Constantino Costas, Cecilia Gabriela, Fidel Garriga, Germán Gutierrez, Ivette Proal, Alejandro Tommasi, Aarón Hernán, Adriana Barraza, Graciela Bernardos, Oscar Bonfiglio, Alicia Montoya, Roberto D'Amico, Malena Doria, Cuca Dublán, Alan Fernando, Fabiola Campomanes, Zoraida Gómez, Alejandro Ruiz, Dacia González, Lucero Lander.
- DUBLADORES: Sincrovideo - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Alejandro Camacho, Rebecca Jones, Jaime García Estrada, Orlando Merino e Marissa Garrido.
- DIREÇÃO: Carlos Guerra Villareal, Claudio Reyes Rubio e Juan Carlos Muñoz.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carlos Sotomayor.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT-OM/Gazeta de 17/02 a 11/07/1997, às 22h30 em 126 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1994.


A Força de uma Mulher
Bajo Un Mismo Rostro (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Christian Bach, Alfredo Adame e Saúl Lisazo, conta a história de Irene Saldivar, uma bela e rica mulher que para esquecer as mágoas e o passado, se muda para a Grécia. No avião de ida, ela conhece e se apaixona perdidamente por Alexis Teodorakis, um multimilionário fascinante. Eles decidem se casar, sem imaginar que Carlos, o administrador financeiro de Irene tem outros planos para os dois.
- ELENCO: Christian Bach, Alfredo Adame, Saúl Lisazo, Carlos Cámara, Magda Guzmán, Rosario Gálvez, Lorena Rojas, Luis Aguillar, Ernesto Alonso, Nuria Bages, Roberto Blandón, Lorena Rojas, Luis Aguillar, Anthony Álvarez, Aurora Clavel, Tomás Goros, Virginia Gutiérrez, Josafat Luna, Marifer Malo, Ramón Menéndez, Raquel Olmedo, Frances Ondiviela, Ramiro Orci, David Ostrosky, Rodrigo Oviedo, Fabián Robles, Mayra Rojas, Juan Soler, Manuel Ojeda, Luis Couturrier, Alejandra Procuna, Anaís. 
- DUBLADORES: Marisa Leal (Irene), Nilton Valério (Diego), Joaquim "Luis" Motta (Carlos), Selma Lopes (Rosário), Myriam Thereza (Luciana), Nair Amorim (Laura), Mário Cardoso (Alexandre), Dário de Castro (Renato), Vera Miranda (Cassandra Montoya), Lina Rossana (Melissa), Samir Murad (Ruben), Rodney Gomes (Manuel), Peterson Adriano (Ramiro), Isaac Schneider (Cristóvão), Alfredo Martins (Sebastián), Mauro Ramos (César), Domício Costa (Detetive Nicolau), Jorge Rosa (Arnolfo, o motorista), Adriana Torres (Espectadora), Ayrton Cardoso (Delegado), Andrea Murucci, Carlos Seidl, Isis Koschdoski, Manolo Rey, Miguel Rosenberg / Sincrovídeo - RJ.
- AUTORIA: Escrita por Jorge Lozano Soriano e Lila Yolanda Andrade.
- DIREÇÃO: Antulio Jiménez Pons.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Christian Bach e Humberto Zurita.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT-OM/Gazeta de 02/06 a 29/08/1997, às 21h30 / 21h45 em 78 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1995.


Canavial de Paixões
Cañaveral de Pasiones (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Daniela Castro e Juan Soler, conta a história de Clara e Paulo que devido a um terrível engano envolvendo a mãe de Clara e o pai de Paulo, são afastados. Com o tempo, se reencontram e renasce a chama do amor entre eles. Mas quando Paulo retorna, ele vem com sua noiva. 
- CURIOSIDADES: Sebastian Zurita, filho dos produtores da novela fez sua estreia na TV como Pablo, quando criança na primeira fase. Última novela de Angélica Aragón na Televisa que no ano seguinte, foi para a Azteca. Na metade da transmissão através da CNT, a emissora passou a exibir a novela com capítulos legendados em português devido a uma greve de dubladores. Em 2003, o SBT produziria o remake desta história.
- ELENCO: Daniela Castro, Juan Soler, Francisco Gattorno, Patricia Navidad, Azela Robinson, Aracely Arámbula, Angélica Aragón, Roberto Ballesteros, Fernando Balzaretti, Alma Delfina, Jorge Russek, Leonardo Daniel, César Évora.
- DUBLADORES: Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Caridad Bravo Adams; com adaptação de José Cuauhtémoc Blanco, María del Carmen Peña e Ricardo Fiallega.
- DIREÇÃO: Claudio Reyes Rubio, Angélica Aragón e Benjamin Cann.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Humberto Zurita e Christian Bach.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT-OM/Gazeta de 28/07 a 05/12/1997, às 20h00 / 20h50 em 114 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: México, 1996.


Prisioneira do Amor
Prisionera de Amor (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Maribel Guardia e Saúl Lisazo, conta a história de Cristina Carbajal, uma mulher que é presa e acusada injustamente de ter assassinado seu marido. Dez anos se passam e ela sai da prisão por boa conduta. Quando foi presa, suas filhas tinham 5 anos e foram criadas pelos tios, que odeiam Cristina por acharem que ela realmente matou o marido, irmão deles. Além disso, persuadiram as crianças contra a própria a mãe. Agora ela vai ter que começar a reconstruir sua vida.
- ELENCO: Maribel Guardia, Saúl Lisazo, Gabriela Goldsmith, Karla Álvarez, Eduardo Santamarina, Leticia Calderón, Rafael Beledón, Ariel López Padilla, Julieta Egurrola, Irán Eory, Alix, Gerardo Hemmer, Carmen Amezcua.
- DUBLADORES: Lina Rossana (Cristina), Maria Helena Pader (Eloísa Monasterios) / Sincrovídeo - RJ.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena; roteiro de Carlos Romero; adaptação de Dolores Ortega; coadaptação de Valeria Phillips e Kary Fajer; edição literária de Carmen Muñoz de Cote e Luz Orlín.
- DIREÇÃO: Luis Vélez, Pedro Damián, Ana Celia Urquidi e Carlos Sánchez Zuñiga.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Pedro Damián.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT-OM/Gazeta de 17/02 a 30/05/1997, às 19h30 em 90 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FOMRATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Prisionera de amor", por Rocío Banquells.
- ORIGEM: México, 1994.


Coração Selvagem
Corazón Salvaje (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Edith González e Eduardo Palomo, conta a história de amor que nasce em meio a impossibilidades, entre a bela, fina e recatada Condessa Mônica e o selvagem e livre de João Alcazar, mais conhecido como João do Diabo, no povoado de Martinica em 1903. No caminho dos dois surge a irmã de Mônica, Aimé, que também se apaixona por ele.
- CURIOSIDADES: A personagem Aimée foi oferecido inicialmente para Érika Buenfil, que ficou encantada com a personagem Mónica. Ela ficou em dúvida e o produtor José Rendón lhe disse que uma vilã como está seria uma ótima oportunidade para sua carreira. Ela saiu de viagem e na volta, entrou em contato com o produtor e disse que aceitava o papel, mas para sua surpresa, ele contou que já haviam escolhido Ana Colchero, que estava de contrato assinado e fazendo provas de vestuário. Salma Hayek e Patricia Manterola fizeram testes para o papel da protagonista, Mónica. César Évora, revelação oriunda de Cuba, que se tornaria um dos atores mais importantes e requisitados do México, foi pensado para o papel do protagonista, João do diabo, porém, assim que os produtores viram o teste de Eduardo Palomo, não tiveram dúvidas que aquele papel era pare ele. A terceira versão da história de Caridad Bravo Adams se tornou uma das obras mais icônicas e importantes para as novelas mexicanas. Elenco, direção quase de cinema, fotografia, figurinos e os instrumentais de Jorge Avedaño contribuíram para o sucesso estrondoso da novela. Mais de 100 países acompanharam a novela e foi na Itália onde Edith González e Eduardo Palomo ganharam o status de ídolos, obrigando a emissora a exibir o mesmo capítulo duas vezes ao dia. A primeira transmissão de "Coração Selvagem" na CNT foi um sucesso, ao ponto de ganhar uma reprise no início da tarde, enquanto ainda estava no ar, além de outra reprise no mesmo ano, no fim da tarde, que encerraria em fevereiro de 1998. Em 2000, foi exibida pelo SBT na faixa vespertina Tarde de Amor, com outra dublagem.
- ELENCO: Edith González, Eduardo Palomo, Ana Colchero, Ariel López Padilla, Enrique Lizalde, Claudia Islas, Arsenio Campos, Luz María Aguilar, Ernesto Yañez, Yolanda Ventura, Javier Ruán, César Évora, Isaura Espinoza, Verónica Merchant, Olivia Cairo, Emilio Cortés, Ana Laura Espinoza, Gerardo Hemmer, Jaime Lozano, Adalberto Parra, Alejandro Rábago, Gonzalo Sánchez, Mónica Sánchez, Indra Zuno, Antonia Marcin, Julio Monterde, Queta Lavat.
- DUBLADORES: Sylvia Salustti (Mônica), Ricardo Schnetzer (João do diabo), Miriam Ficher (Aimée), Gutemberg Barros (André), Geisa Vidal (Sofia), Jane Kelly (Catarina), Carlos Seidl (Noel), Ayrton Cardoso (Guadalupe), Carlos Marques (Alberto), Luiz Brandão (Batista), Roberto Macedo (Marcelo), Marly Ribeiro (Amanda), Silvia Goiabeira (Mariana), Dário Lourenço (Padre Domingo), Gabriella Bicalho (Açucena), Peterson Adriano (Serafim), Manolo Rey (Joaquim), Marlene Costa (Dolores), Marisa Leal (Mercedes), Beatriz Loureiro (Dona Prudência), Márcia Morelli (Rosa) / 1ª dublagem: Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Caridad Bravo Adams, versão escrita por María Zarattini.
- DIREÇÃO: Jorge Miguel Valdés, José Rendon e Alberto Cortés.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Rendon.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT/Gazeta de 17/02 a 30/05/1997, às 21h30 em 90 capítulos.
- REPRISES: 1997 (14/07/1997 a 31/10/1997, às 13h30 em 81 capítulos) e (10/11/1997 a 13/02/1998, às 17h45,17h00 em 89 capítulos).
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental por Jorge Avedaño e "Corazón salvaje", por Manuel Mijares.
- ORIGEM: México, 1993.


Alcançar uma Estrela
Alcanzar Una Estrella (Rede CNT-OM/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Eduardo Capetillo e Mariana Garza, conta história de Lorena, uma moça de 17 anos tímida e introvertida que apaixona, platonicamente, por Eduardo Casablanca, o cantor do momento. Quando sua mãe e ela estão curtindo férias em Ixtapa, encontram Eduardo gravando sua novela no hotel. Ao sair a foto dos dois numa revista, Lorena inventa um romance com Eduardo. Mas quando a mentira é descoberta, se torna alvo de piadas e chacota pelos colegas de escola, principalmente por Pedro e Adriana. Com o decorrer dos acontecimentos, Eduardo descobre as traições de sua noiva e acaba conhecendo sua fã número 1.
- CURIOSIDADES: Primeira novela a tratar do tema gravidez na adolescência indesejada, através dos personagens Adriana e Pedro. Primeira novela a ter clipes musicais, se tornando um verdadeiro hit entre o público jovem. A cena de novela que Virgínia assiste é da primeira versão de "La Mentira", de 1965. O sucesso da novela rendeu uma segunda temporada que, no Brasil, foi apresentada junto com a primeira temporada, como uma novela só. Inicialmente, os protagonistas seriam interpretados pelo cantor Luis Miguel e pela atriz Sasha Sokol, esta que estrelou a segunda temporada. No SBT, o tema de abertura original foi trocado por um instrumental produzido por João Plinta.
- ELENCO: Mariana Garza, Eduardo Capetillo, Angélica Ruvalcaba, Marcos Váldes, Ana Silvia Garza, Enrique Elizalde, Marcela Páez, Daniel Martin, Kenia Gazcón, Oscar Traven, Andrea Lagarreta, Héctor Suárez Gomis, Margarita Isabel, Lorena Rojas, Ernesto Yañez, Alejandro Ibarra, Sergio Klainer, Dacia González, Luis Bayardo, Mayra Rojas, Leonorilda Ochoa.
- DUBLADORES: José Luiz Barbeito (Eduardo Casablanca/Ramon), Dubladora desconhecida (Mariana/Melissa), Isaac Bardavid (Mariano Casablanca), Carmen Sheila (Norma, mãe de Lorena), Francis Clay (Aurora), Danton Mello (Amadeus), Geisa Vidal (Deborah), Oberdan Júnior (Mário), Leonardo José (Roque), Ricardo Schnetzer (Joaquim), Lina Rossana (Sara del Rio), Jane Kelly (Tuca, mãe de Aurora), Isaac Schneider (Gustavo, pai de Aurora), Taciana Fonseca (Adriana), Mário Tupinambá (Pedro), Paulo Vignolo (Felipe, irmão de Aurora), Sheila Dorfman (Irene), Silvia Goiabeira (Liliana), Paulo Flores (Luis Estrada), Waldir Fiori (Otávio), Leonel Abrantes (Fernando, chefe de Norma), Maria da Penha (Rosinha), Dolores Machado (Dolores "Mãe Sol"), Gilza Mello (Lilica), Nelly Amaral (Layla Soraya), Mauro Ramos (Colorado), Jorge Vasconcellos (Seu Severino), Alfredo Martins (João Barros), Nádia Carvalho (Vanessa), Marco Ribeiro (Ricardo Arjona - ele mesmo), Peterson Adriano (Carlos, irmão de Aurora), André Belizar, Clécio Souto, Dário Lourenço, Ionei Silva, Newton da Matta, Pedro Eugênio, Reinaldo Buzzoni, Renato Rosenberg, Sumára Louise, Sylvia Salustti / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: História de Jesus Calzada, adaptação de Gabriela Ortigoza, Carlos Diez, Dolores Ortega.
- DIREÇÃO: Marco Flavio Cruz e Manolo García.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luis de Llano Macedo.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT-OM/Gazeta de 17/02 a 30/05/1997, às 17h00 em 90 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: Tema de abertura: "Quiero estar Contigo", por Eduardo Capetillo / "Alcanzar una estrella", por Mariana Garza.
- ORIGEM: México, 1991.


Simplesmente Maria
Simplemente María (Rede CNT/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Victoria Ruffo e Manuel Saval, conta a história de Maria, uma jovem que deixa sua cidade natal e vai para a cidade em busca de trabalho, onde consegue trabalhar na casa da família Del Villar. João Carlos del Villar a seduz e ela acaba grávida, tendo de se virar sozinha para cuidar da filha, trabalhando como costureira. 
- ELENCO: Victoria Ruffo, Jaime Garza, Manuel Saval, Gabriela Goldsmith, Toño Mauri, Angélica Aragón, Amairani, Silvia Derbez, Marcelo Buquet, Roberto Ballesteros, Rafael Inclán, Andrea Lagarreta, Joana Benedek, David Ostrosky, Raúl Padilla "Chóforo", Roberto Palazuelos, Angélica Rivera, Alejandro Aragón, Germán Bernal, Claudio Báez.
- DUBLADORES: Sheila Dorfman (Maria López), Hércules Franco (João Carlos), Marco Ribeiro (Victor), Ricardo Schnetzer (José Inácio), Sônia de Moraes (Matilde), Eduardo Dascar (Dr Fernando Torres), Márcio Seixas (Rodrigo de Peãnlvert, Conde de Arenzo), Miriam Ficher (Isabella), Manolo Rey (Luis), Carmen Sheila (Rita), Marly Ribeiro (Madre Carmen), Dário de Castro (Romeu), Carlos Seidl (Dr Ricardo Hidalgo), Leonardo José (Gustavo), Adriana Torres (Nazaré), Selma Lopes / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Celia Alcantara; adaptação de Carlos Romero, Kary Fajer e Gabriela Ortigoza; coadaptação de Valeria Phillips; edição literária de Rosario Velicia e Lourdes Barrios.
- DIREÇÃO: Beatriz Sheridan, Arturo Ripstein e José Ambris.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein e Salvador Mejía Alejandre.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT/Gazeta de 17/02/1997 a 25/07/1997, às 20h00 em 138 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 1,15 pontos / Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Simplemente María", por José Antonio "Potro" Farías. 
- ORIGEM: México, 1989.


Chispita
(Rede CNT/Gazeta, 1997)
Protagonizada por Lucero (na época Lucerito), Angélica Aragón e Enrique Lizalde, conta a história de María Luisa e seu marido sofreram um terrível acidente de carro, o marido morre e ela perde sua memória, a partir dai ela não consegue se lembrar de absolutamente nada.Após este lamentável acidente, María Luisa não lembra que ela tinha uma filha, Isabel personagem de Lucero, que se torna uma órfão e é levada para o orfanato do Padre Eugenio onde ela começa a viver e crescer.
- CURIOSIDADE: Foi exibida à tarde pela última vez em 18 de julho de 1997, sendo exibida às 08h00 a partir do dia 21 do mesmo mês. 
- ELENCO: Lucero, Angélica Aragón, Enrique Elizalde, Roxana Chávez, Usi Velasco, Roxana Chávez, Aurora Clavel, Elsa Cárdenas, Leonardo Daniel, Alma Delfina, Rogelio Guerra, Javier Herranz, Manuel López Ochoa, Josefina Escobedo, Alberto Mayagoitía, Inés Morales, Beatriz Moreno, Nailea Norvin, Beatriz Flores.
- DUBLADORES: Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Abel Santa Cruz;  adaptação de Lucía Carmen; co-adaptação de Vivian Pestalozzi; supervisão de Abel Santa Cruz.
- DIREÇÃO: Héctor Ortega e Pedro Damián.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Valentin Pimstein.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT de 02/06 a 31/10/1997, às 17h00 / 08h00 em 117 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "Chispita", por Grupo Timbiriche.
- ORIGEM: México, 1982.


Meus Quinze Anos
Quinceañera (Rede CNT/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Adela Noriega, Thalia, Ernesto Laguardia e Sebastián Ligarde, conta a história de duas jovens chamadas Marilu e Beatriz, que são melhores amigas e estão prestes a completar 15 anos e sonham com suas festas de debutante, enquanto lidam com seus problemas e novos desafios da vida.
- CURIOSIDADES: "Quinceañera" foi eleita a quinta melhor novela de todos os tempos pela redação da revista People en Español. A CNT fez o que pode para destacar Thalia, mudando a abertura, que agora só mostrava cenas dela, além de outra música como tema: "Gracias a Dios". Outra mudança foi o título em português, já que a CNT rebatizou de "Meus Quinze Anos", enquanto o SBT havia a exibido com o título de "Quinze Anos", em 1991.
- ELENCO: Adela Noriega, Thalia, Ernesto Laguardia, Rafael Rojas, Nailea Norvind, Sebástian Ligarde, Fernando Ciangherotti, Armando Araiza, Julieta Egurrola, Blanca Sánchez, Jorge Lavat.
- DUBLADORES: Miriam Ficher (Marilu), Iara Riça (Beatriz), Manolo Rey (Paulo), Pedro Eugênio (Geraldo), Carlos Marques (Guilherme "Meme"), Taciana Fonseca (Leonor), Eduardo Dascar (Sérgio), Lia Farrel (Carmen, mãe de Marilu), Sônia Ferreira (Ana Maria), Cláudia Martins (Elvira, mãe de Sergio), Isaac Schneider (Ramos, pai de Marilu), Dário de Castro (Antônio), Maria da Penha (Teresa), Paulo Vignolo (Tato), Ruth Gonçalves (Consuelo, mãe de Paulo), Renato Rosenberg (Timoteo), Glória Ladany (Alice), Marly Ribeiro (Professora Patrícia), Paulo Flores (Dr. Espinoza), Gilza Mello (Cândida), Guilene Conte, Henrique Ogalla / Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Inspirado no argumento de Jorge Durán Chavez; roteiros de René Muñoz e Edmundo Baez; edição literária de Marcia del Rio.
- DIREÇÃO: Pedro Damián e Albino Corrales.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carla Estrada.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT de 08/09 a 07/11/1997, às 20h00 em 54 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa Internacional.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Gracias a Dios", por Thalia.
- ORIGEM: México, 1987.


Maria José
María Jose (Rede CNT/Gazeta, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Claudia Ramírez e Arturo Peniche, conta a história de Maria José, uma moça que desde cedo trabalha com serviços domésticos e Carlos Alberto, um jovem que decide contrariar as vontades do pai e vira professor. Os dois se conhecem acidentalmente na Universidade e se apaixonam. Por um terrível engano, quando estão prestes a se casar, seus pais desconfiam que eles são irmãos e impedem o casamento.
- CURIOSIDADES: Foi exibida pela CNT com capítulos legendados, a partir de certo tempo, devido a uma greve dos dubladores na época.
- ELENCO: Claudia Ramírez, Arturo Peniche, Ana Patricia Rojo, María Victoria, Ernesto Gómez Cruz, Saby Kamalich, Rogelio Guerra, Beatriz Aguirre, Leonardo Daniel, Armando Araiza, Leticia Perdigón, Roberto Ballesteros, Charly Valentino, Oscar Morelli, Olivia Collins.
- DUBLADORES: Silvia Goiabeira (Maria José), Samir Murad (Carlos Alberto), Lina Rossana (Impéria Campusano), Vera Miranda (Piedade), Nelly Amaral (Teresa), Nair Amorim (Esther), Cláudia Martins (Mercedes "Meche"), Adriana Torres (Tina), Roberto Macedo (Dr. Ruiz), Domício Costa (Justino), Maria da Penha, Maria Helena Pader, Patrick de Oliveira, Alfredo Martins, Gustavo Nader, Marcos Souza, Sarito Rodrigues / Sincrovídeo - RJ.
- AUTORIA: Original de Ines Rodena; versão livre e adaptação de Gabriela Ortigoza; edição literária de Ricardo Tejeda.
- DIREÇÃO: Beatriz Sheridan, Antulio Jiménez Pons e Juan Carlos Muñoz.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Juan Osorio.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede CNT de 03/11/1997 a 20/03/1998, às 21h30 em 120 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "María Jose", por José Alfredo Obregón.
- ORIGEM: México, 1995.


Maria Celeste
María Celeste (BAND, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Sonya Smith e Miguel de León, conta a história de Maria Celeste, uma menina criada por Martírio, uma mulher pobre e honrada. O que ninguém imagina é que Maria Celeste é na verdade filha de uma milionária chamada Celina que foi deserdada após se casar com um roqueiro.
- ELENCO: Sonya Smith, Miguel de León, Fedra López, Adolfo Cubas, Aroldo Betancourt, Rafael Briceño, Ernesto Balzi, Orangel Delfín, Mauricio González, Carolina Mota, Belén Díaz, Angélica Arenas, Ileana Jacquet, Aidita Artigas.
- DUBLADORES: Angélica Santos (Maria Celeste Paniágua), Anibal Munhoz/ Affonso Amajones (Santiago Azpurua), Noeli Santisteban (Irânia), Orlando Viggiani (Horacio), Arakén Saldanha (Patrício), Helio Vaccari (Manuel), Eleonora Prado (Violeta), Patrícia Scalvi (Otávia), Carlos Silveira (Tibério), Fábio Vilalonga (Samário), Élcio Sodré (José Rodrigues "Cheito"), Gilmara Sanchez (Herminia), Marli Bortoleto (Ximena), Sidney Lilla (Larry), Alessandra Araújo (Mariu), José Soares (Rodolfo), Cecília Lemes (Déciopelo), Cláudia Carli, Cristina Rodrigues, Eleu Salvador, Eudes Carvalho, Francisco Brêtas, Nair Silva, Silvio Giraldi / Sigma - SP.
- AUTORIA: Escrita por Valentina Párraga; roteiros de Yoyiana Ahumada, Daniel Alvarez, Gabriela Domínguez, Valentina Párraga, Luis Zelkowicz.
- DIREÇÃO: Rafael Gómez.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tahiri Díaz Acosta, Mariana Monzón.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 09/06/1997 a 30/01/1998, às 18h20 em 170 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevisión.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.
- TEMA DE ABERTURA: "Chuva e Sol", por Eliane Ribeiro (Band) / "Piénsalo dos veces", por Luis Fernando (oficial).
- ORIGEM: Venezuela, 1994.


Traição
Nada Personal (BAND, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Ana Colchero e José Angel Llamas, essa é uma história de amor, intriga, política e corrupção onde o chefe de Polícia mata seu amigo, um importante político de nome Raúl de los Reyes e sua filha de treze anos. A filha mais velha dele, Camila, é encontrada escondida pelo jornalista Luis Mario, que a leva ao hospital e se torna sua companhia depois que as investigações a apontam como suspeita de traficar drogas. Alfonso, o comandante encarregado do caso, é irmão de Luis Mario e se apaixona pela moça. Luis Mario e Alfonso, cada um por seu lado, tentam buscar provas para exonerar das acusações e encontrar o verdadeiro culpado, sem imaginar que quem procuram, é na verdade, o seu pai, Fernando. Baseada na vida do ex-presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari, que governou o país entre 1988 a 1994, em sua escandalosa história familiar.
- CURIOSIDADES: Foi a primeira novela de Ana Colchero após sua saída da Televisa, mas que no transcorrer da trama, se desentendeu com a Azteca alegando não estar de acordo com os rumos da história e assim, abandonou o projeto e foi substituída por Christianne Gout. No momento da transição da troca de atriz, Epigmenio interrompeu a exibição para explicar o ocorrido e afirmou que compromisso em contar a história de Camila Reyes continuaria, que haviam perdido uma atriz e não a personagem. Foi a primeira produção realizada pela Argos Comunicación para a Azteca. A novela foi um verdadeiro fenômeno no México e se tornou uma das mais famosas e prestigiadas novelas exibidas pela Azteca, ousando ainda a tocar em temas políticos.No Brasil, foi lançada a trilha sonora da novela, com músicas de Ana Belén, Lucero, Christian, Erick Rubin e entre outros. 
- ELENCO: Ana Colchero, José Angel Llamas, Rogelio Guerra, Lupita Ferrer, Christianne Gout, Demian Bichir, Anna Ciocchetti, Mario Zaragoza, Martín Altomaro, Mónica Dionne, Vanessa Acosta, Enoc Leano, Claudia Lobo, Pilar Ixquic Mata, Victor Huggo Martín, Loló Navarro, María René Prudencio, Martha Resnikoff, Josefo Rodríguez, José Sefami, Lourdes Villareal, Dunia Zaldivar, Claudio Obregón.
- DUBLADORES: Sandra Mara Azevedo (Camila de los Reyes), Luiz Antônio Lobue (Comandante Fernando Gómez), Lucia Helena (Maria Dolores de los Reyes) / Sigma - SP.
- AUTORIA: Escrito por Alberto Barrera; adaptação de Pedro Reygadas, Pedro Miguel. Uma ideia original de Epigmenio Ibarra, Carlos Payán, Hernán Vera.
- DIREÇÃO: Walter Doehner, Jorge Ríos Villanueva e Antonio Serrano.
- DUBLADORES: Sandra Mara Azevedo (Camila).
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Maika Bernard, Epigmenio Ibarra, Carlos Payán, Hernán Vera.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 08/12/1997 a 29/05/1998, às 19h00 em 150 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Argos Comunicación/ Azteca.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos.
- TEMA DE ABERTURA: Culpa do Cupido", por Márcia Velentine (Band) / "Nada Personal", por Arnaldo Manzareno (oficial).
- ORIGEM: México, 1996.


A Revanche
La Revancha (Rede Mulher, 1997)
- SINOPSE: Protagonizada por Rosalinda Serfaty e Jean Carlos Simancas, conta a história das irmãs Mariana e Martha, que são separadas quando crianças. Fernando Maldonado é um homem ambicioso que assume as terras vizinhas de Leonidas Torrealba e mata o dono da propriedade. Do outro lado da história encontra-se Mariana, a filha de Leonidas, sob o nome de adoção de Isamar Medina, que desconhece sua origem e se apaixona por Alejandro Maldonado. O amor é destruído quando ela descobre que ele é um Maldonado. Eis que reaparece Martha, a irmã de Isamar/Mariana, uma bela mulher que quer reencontrar a irmã vinte anos e depois e acertar as contas com os responsáveis pela morte de Leonidas. Elas vão disputar o amor de Alejandro, mas acabarão se unindo para vingar a morte do pai.
- CURIOSIDADES: Depois de ter sido exibida pela Record TV em 1994, foi exibida na Rede Mulher, um canal do grupo Record. Era exibida das 20h00 às 22h00. Em junho, a novela ganhou uma reapresentação dos capítulos às 08h30.
- ELENCO: Rosalinda Serfaty, Jean Carlos Simancas, Abril Méndez, Daniel Alvarado, Chelo Rodríguez, Rafael Briceño, Carmen Julia Alvarez, Orángel Delfin, Victor Cárdenas, Yanis Chimaras, Agustina Martín, Francisco Ferrari, Reinaldo Lancaster, Sandra Juhasz, Carlos Subero.
- AUTORIA: Escrita por Mariela Romero.
- DIREÇÃO: Reinaldo Lancaster. 
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Militza Barrios.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Mulher de 15/09/1997 a 20/06/1998 às 20h00.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevision / Cisneros Media.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Tesoro Mío", por Guillermo Dávila e Kiara.
- ORIGEM: Venezuela, 1989.


________________________________________________________________________
1998

Caminhos do Amor
Morena Clara (BAND, 1998)
- SINOPSE: Protagonizada por Astrid Carolina Herrera e Luis Jose Santander, conta a história de duas famílias com poderosas figuras políticas, Emiliano Andara e Lisando Padro, formam a trama principal que se desencadeiam em cima do amor, ódio, política, corrupção, dinheiro sujo e muitas influências. Clara Rosa Guzmán é o furto de uma paixão entre Emiliano, um rico agricultor, e uma suposta camponesa chamada Rosalinda. Essa mulher é na verdade Victoria, que possui uma vida dupla e rouba Emiliano, que ao saber da gravidez dela, se nega a ver a filha e possui dúvidas quanto a paternidade do bebê. Os anos se passam e agora Clara se tornou uma moça bonita, inteligente e cheia de sonhos que foi criada pela tia e vivem numa situação de extrema pobreza, tendo de trabalhar como vendedora ambulante para não passar.
- ELENCO: Astrid Carolina Herrera, Luis Jose Santander, Alejandro Martínez, Gabriela Spanic, Carolina Cristancho, Julio Alcazar, Luly Bossa, Miguel Alcantara, Henry Galue, Yajaira Orta, Simón Pestana, Carolina López, Cristina Reyes, Nancy González, Marisela Buitrago, Hilda Blanco, Mirtha Borges, Julio Capote, Elisa Escámez.
- AUTORIA: Original de Ligia Lezama; escrita por Maria Antonieta Gomez, Juan Clemente Sanchez, Maria Gutierrez e Ruben Geller; roteiro de Elena Salcedo
- DIREÇÃO: Omar Hurtado, Freddy Trujillo, Carlos Izquierdo.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Aimara Escobar, José Antonio Ferrara e Arquímedes Rivero.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Band de 23/11/1998 a 04/06/1999 às 15h00 em 140 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevision.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / Livre.
- TEMA DE ABERTURA: Instrumental.
- ORIGEM: Venezuela, 1993.


A Mulher Proibida
La Mujer Prohibida (Rede Mulher, 1998)
- SINOPSE: Protagonizada por Mayra Alejandra, Andrés García, Fernando Carrillo e Tatiana Capote, conta a história de Irene Rivas, uma jovem muda de 26 anos, que para salvar o pai da prisão, se vê obrigada a casar-se com Germano Gallardo, um homem poderoso, autoritário e arrogante, totalmente diferente de seu grande amor, Carlos Luis.
- CURIOSIDADES: A exibição da novela ocorreu às 20h30, substituindo "A Revanche", que era exibida desde 1997. Depois de um período, passou a ter os capítulos reapresentados às 08h30.
- ELENCO: Andrés García, Mayra Alejandra, Fernando Carrillo, Tatiana Capote, Henry Galue, Abril Méndez, Miguel Alcántara, Concha Rosales, Liliana Durán, Marita Capote, Marisela Buitriago, Nancy González, Angelica Arenas, Francisco Ferrari, Andrés Magdaleno, Alberto Marin.
- AUTORIA: Original de Manuel Muñoz Rico; escrita por Alberto Gómez; roteiros de José Luis Contreras, Maria Helena Portas, Irene Calcaño, Elizabeth Alezard e Alberto Gómez.
- DIREÇÃO: Freddy Trujilo.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Arnaldo Limansky
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Mulher de 22/06/1998 a 19/02/1999, às 20h30 / 16h30 / 08h30.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Venevision/Cisneros Media.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "La Mujer Prohibida", por Guillermo Dávila.
- ORIGEM: Venezuela, 1991.


______________________________________________________________________
1999

Luz Clarita
(SBT, 1999)
- SINOPSE: Protagonizada por Daniela Luján, Verónica Merchant e César Évora, conta a história de Luz Clarita, uma garotinha que após perder a avó, vai morar num orfanato administrado por freiras. Mariano de la Fuente busca no orfanato uma criança para adoção pra que faça companhia a sua filha Manuela que acabou de perder a mãe e está muito triste. Mariano adota Luz Clarita, mas Manuela não gosta de sua nova irmãzinha.
- CURIOSIDADES: "Luz Clarita" abriu a nova etapa da Televisa de novelas infantis. É uma das novelas mais exportadas da Televisa, comercializada para os canais hispânicos dos EUA, Honduras, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, República Dominicana, Guatemala, Porto Rico, Equador, Peru, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Coréia do Sul e entre outros. O diretor da telenovela era Pedro Damián, que já havia produzido histórias como "Vovô e Eu" e "Prisioneira do Amor", ele foi colocado em segundo plano por causa do péssimo desempenho de seu projeto anterior, "Si Dios me quita la vida", de onde foi retirado da produção executiva. Porém, o sucesso desse novo trabalho fez com que ele recuperasse seu prestígio e passasse a investir nas tramas adolescentes. Em 2001, por pouco não seria reprisada pelo SBT, que acabou optando pela exibição da inédita "Gotinha de Amor". 
- ELENCO: Daniela Luján, Ximena Sariñana, César Évora, Verónica Merchant, Frances Ondiviela, Aitor Iturrioz, Sussan Tantoun, Alejandro Tommasi, Paty Díaz, Miguel Pizarro, Lili Farza, Tomás Goros, Elsa Cárdenas, Adriana Acosta, Gerardo Murguía, Evangelina Martínez, Lucero Lander, Julio Mannino, Margarita Isabel, Eleazar Gómez, Esteban Franco, José María Torre, Rocío Sobrado, Eva Calvo.
- DUBLADORES: Flávia Fontenelle (Luz Clarita), Roberto Macedo (Mariano), Guilene Conte (Soledade/Rosário), Fernanda Crispim (Manuela), Francisco Quintiliano (José Mariano), Silvia Goiabeira (Natália), Jorge Lucas (Padre Salvador), Marisa Leal (Bárbara), Flávia Saddy (Érika), Clécio Souto (Roque), Marly Ribeiro (Brígida), Dolores Machado (Rainha Mãe), Nadia Carvalho (Francisca), Maria Helena Pader (Francisca), Gabriella Bicalho (Irmã Caridade), Carla Pompilio (Belinda), Carmen Sheila (Diretora), José Luiz Barbeito (Rômulo), Sylvia Salustti (Dana), Christiane Louise (Graziela), Duda Espinoza (Arnaldo), Sarito Rodrigues (Carmen), Alexandre Moreno (Estevão), Ayrton Cardoso, Iara Riça, Mabel Cezar, Melise Maia, Ricardo Schnetzer/ Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Abel Santacruz; coadaptação de Viviana Pimstein; adaptação de Celia Alonso, Lucía Campero de Mendizábal, Dolores Ortega e Alejandro Orive; edição literária de Esther Alicia Cabrera.
- DIREÇÃO: Pedro Damián, Luis Pardo, Bernardo Nájera e Javier Rodríguez..
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Mapat L. de Zatarain.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 04/01/1999 a 02/04/1999, às 19h15 em 96 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 13 pontos (meta de 10 pontos) / Grande Sucesso.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "Luz Clarita", por Daniela Luján.
- ORIGEM: México, 1996.


A Usurpadora
La Usurpadora (SBT, 1999)
- SINOPSE: Conta a história de irmãs gêmeas que desconheciam uma a outra: a maléfica Paola e a inocente Paulina. Num golpe para se dar bem pelo mundo e curtir com seus amantes, Paola obriga Paulina, que acaba sem saída, a se passar por ela em sua casa, a mansão Bracho. Lá ela acaba tendo que colocar muitas coisas no lugar enquanto começa a se apaixonar por Carlos Daniel, o marido de sua irmã.
- CURIOSIDADES: Gabriela Spanic tem uma irmã gêmea modelo chamada Daniela, que foi convidada para aparecer numa cena de briga física entre Paola e Paulina. Muitos boatos e histórias cercam a péssima relação de Chantal Andere e Spanic nos bastidores. Thalía foi a primeira opção para as protagonistas, mas recusou e teria indicado Chantal Andere para o pepel. Foi Carlos Romero, escritor da novela, que decidiu convidar Gabriela. Com o sucesso de "A Usurpadora", Gabriela Spanic veio ao Brasil e participou de diversos programas. 
- ELENCO: Gabriela Spanic, Fernando Colunga, Libertad Lamarque, Chantal Andere, Juan Pablo Gamboa, Dominika Paleta, Marcelo Buquet, Jessica Jurado, Magda Guzmán, Paty Díaz, María Soler, Sergio Miguel, Alejandro Ruiz, Anastasia, Adriana Fonseca, Mario Cimarro, Giovan D'Angelo, Miguel de León, Arturo Peniche, Antonio de Carlo, Tito Guízar, Silvia Derbez, Silvia Caos, René Muñoz, María Luisa Alcalá, Miguel Córcega, Enrique Lizalde, Irán Eory, Nuria Bages, Azela Robinson, Rafael Amador, Meche Barba, Jaime Garza.
- DUBLADORES: Sheila Dorfman (Paulina Martins/Paola Bracho), Ricardo Schnetzer (Carlos Daniel), Selma Lopes (Vovó Piedade), Miriam Ficher (Estefhanie), Felipe Grinnan (Guilherme "Willy"), Eduardo Dascar (Rodrigo), Mabel Cezar (Patrícia), Marcus Júnior (Carlinhos), Indiane Christine (Lisette), Lina Rossana (Leda), Mariangela Cantú (Adelina), Silvia Goiabeira (Lalinha), Duda Ribeiro (Luciano), Mário Cardoso (Douglas Maldonado), Élcio Romar (Alexandre Farina), Maurício Berger (Donato), Alfredo Martins (Dr Edmundo Serrano), Izabel Lira (Verônica), Clécio Souto (Leandro), Iara Riça (Viviana), Ruth Gonçalves (Abigail), Maria Helena Pader (Paula Martins), Jorge Lucas (Osvaldo), Nádia Carvalho (Lourdes), Aidée Miranda (Dona Zenaida), Carmen Sheila (Filomena "Filó"), Flávia Saddy (Célia), Ayrton Cardoso (Moacir), Marly Ribeiro (Isabel), Dolores Machado (Antônia), Marisa Leal (Marina), Jomeri Pozzoli (Chico), Sônia Ferreira (Cacilda), André Belizar (Bráulio), Carla Pompilio (Isabel Vidal), Melise Maia (Estela), Christiano Torreão (Guilherme), Ana Lúcia Menezes (Priscila), Sarito Rodrigues (Elvira), Fernanda Baronne (Magnólia), Cláudia Martins (Eulália), Oscar Henriques (Delegado Merino), Marcelo Garcia (Amador), Christiane Louise (Fabíola), Gilza Mello (Beatriz), Jorge Rosa (Silvano), Vânia Alexandre (Genoveva Sarmento "Tamara"), Jane Kelly (Emiliana), Márcia Morelli (Ricarda), Beatriz Loureiro (Eloisa), Carlos Seidl (Dr Galícia), Samir Murad (Dr Montesinos), Jorge Rosa (Dr Cabanas), Domício Costa (Dr Fulgêncio), Geisa Vidal (Promotora Zoraida Zapata), Waldir Fiori (Juiz Costa), Elida L'Astorina (Raquel), Orlando Drummond (Diretor do Sanatório), Christiane Monteiro (Empregada de Estefhanie), Fernanda Crispim (Empregada de Lourdes)/Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena; adaptação de Carlos Romero; edição literária de Dolores Ortega.
- DIREÇÃO: Jesús Nájera, Karina Duprez, Ernesto Arreola e Beatriz Sheridan.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Salvador Mejía Alejandre.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 22/06/1999 a 09/11/1999, às 20h00 em 120 capítulos.
REPRISES: 2000 (10/07/2000 a 15/12/2000, às 17h00 em 111 capítulos), 2005 (10/01/2005 a 20/05/2005, às 15h00 em 95 capítulos), 2007 (25/06/2007 a 11/11/2007, às 16h30 em 102 capítulos), 2012 (10/12/2012 a 07/05/2013, às 16h30 em 103 capítulos), 2015 (30/03/2015 a 26/08/2015, às 17h15 em 108 capítulos), 2016 (07/11/2016 a 16/01/2017 13h00/15h15/15h45 em 51 capítulos - das 13h00 às 14h15 em Horário Local / A partir de 21/11//2016 às 15h15 em Rede Nacional).
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 19 pontos (meta de 10 pontos) / Fenômeno.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Televisa S.A. de Mexico.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre / 10 anos.
- TEMA DE ABERTURA: "Sonho Lindo", por Paulo Ricardo / "La Usurpadora", por Pandora.
- ORIGEM: México, 1998.


O Privilégio de Amar
El Privilegio de Amar (SBT, 1999)
- SINOPSE: Conta história de Luciana Duval, uma mulher rica e prestigiada relacionada ao mundo da moda que há 20 anos atrás, sem ter condições de criar sua filha, fruto proibido de uma noite com João da Cruz, um jovem prestes a se tornar padre. Agora, ela conhece Cristina, uma moça que sonha em sonha em ser modelo e nem imagina que ela, é a filha que abandonou e tanto procura.
- CURIOSIDADES: Destaque como a vilã Tamara, Cynthia Klithbo eternizou a novela com a cena que, num surto psicótico, raspa seu cabelo e vaga pelas ruas. Temas delicados como alcoolismo, câncer e leucemia foram abordados. O papel da protagonista teria sido oferecido inicialmente à Lucero. Elizabeth, papel de Adriana Nieto, inicialmente seria de Michelle Vieth. Pro público não perder nenhuma emoção durante a época de Natal e Ano Novo, a produção encontrou como solução manter Luciana em coma enquanto outros personagens relembravam os melhores momentos da novela, o que  prejudicou a trama. Um dos erros cometidos foi o excesso de personagens sem função. Todas as reprises de "O Privilégio de Amar" no SBT foram ao ar na faixa de 17h00. 
- ELENCO: Adela Noriega, René Strickler, Helena Rojo, Andrés García, César Évora, Cynthia Klithbo, Enrique Rocha, Marga López, Sabine Moussier, Adriana Nieto, Nuria Bages, María Sorté, Claudio Báez, Toño Mauri, Yadhira Carrillo, Isadora González, Rodrigo Vidal, Mauricio Herrera, Lorena Velásquez, Lourdes Munguia, Marisol del Olmo, Tito Guízar, María Luisa Alcalá, Maty Huitrón, Gabriel de Cervantes, Katie Barberi, Héctor Ortega.
- DUBLADORES: Fernanda Baronne (Cristina Miranda), Marco Antônio Costa (Vítor Manuel), Cláudia Martins (Luciana Duval-2ª fase), Lauro Fabiano (André), Roberto Macedo (João da Cruz-2ª fase), Márcio Simões (Nicolás), Márcia Morelli (Tamara), Lina Rossana (Vivian), Hélio Ribeiro (Alonso), Carla Pompilio (Lourença), Gabriella Bicalho (Elizabeth), Iara Riça (Magnólia), Selma Lopes (Ana Joaquina-2ª fase), Ednaldo Lucena (Pedro Trajano), Marlene Costa (Bárbara), Domício Costa (Miguel), Hermes Baroli (Artemio), José Luiz Barbeito (José Maria), Silvia Goiabeira (Maria José), Mário Cardoso (Cristóvão), Nair Amorim (Miriam), Mário Monjardim (Franco), Sheila Dorfman (Ofélia), Christiane Monteiro (Paula), Peterson Adriano (Maurício), Mariangela Cantú (Antônia), Izabel Lira (Gisele), Guilene Conte (Maria Rosário), Miriam Ficher (Cacilda), Nádia Carvalho (Rebeca), Hamilton Ricardo (Erasmo), Sérgio Muniz (Mário), Ádel Mercadante (Macário), Carlos Seidl (Valentim), Paulo Flores (Don Isaías), Sônia Ferreira (Dona Clara), Jomeri Pozzoli (Augusto), Vânia Alexandre (Madre Regina), Beatriz Loureiro (Madre Bernardina), Waldir Diori (Padre Celório), Dolores Machado (Imara), Luiz Carlos Persy (Fidêncio), Leonel Abrantes (Dr Jaime D'Ávila), Jorge Lucas (Dr Valadares), Carmen Sheila (Remédios), Jane Kelly (Caridade), Ronaldo Júlio (Exposimetro), Marisa Leal/Sarito Rodrigues/Jussanam Dejah (Maria, a secretária), Alfredo Martins (Raymundo), Francisco Quintiliano (Pancho), Zoraia Correa (Alessandra), Marly Ribeiro (Sheila), Caio César (Tobi), Gilza Mello (Betânia), Mauro Ramos (Luis), Newton da Matta (Afonso), Miriam Ficher (Luciana Duval-1ª fase), Alexandre Moreno (João da Cruz-1ª fase), Juraciára Diácovo (Ana Joaquina-1ª fase), Marisa Leal (Jaqueline), Teresa Anquetin (Silvia), Christiane Louise (Isaura Espinoza-ela mesma), Nádia Carvalho/Roberta Nogueira (Lilia Aragón-ela mesma), Melise Maia (Patricia Navidad-ela mesma), Christiano Torreão (René Casados-ele mesmo), Paulo Flores (Saúl Lisazo-ele mesmo), Marcelo Sandryni (Alfredo-cabelereiro), Mabel Cezar (Mônica), Marcelo Garcia (Ricardo), Ruth Gonçalves (Rosa, avó de Tobi), Gilza Mello (Penha, empregada de Tamara), Sarito Rodrigues (Lúcia, empregada dos Colina), Alfredo Martins, Élcio Romar, Flávia Saddy, Geisa Vidal, Henrique Ogalla, Jorge Rosa, Nestor Chiesse, Rita Lopes/Herbert Richers - RJ.
- AUTORIA: Original de Delia Fiallo; versão para TV de Liliana Abud; edição literária de Ricardo Fiallega.
- DIREÇÃO: Jesús Acuña Lee, Mónica Miguel e Alejandro Frutos.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carla Estrada.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: SBT de 09/11/1999 a 09/05/2000, às 20h00/20h30, em 156 capítulos.
REPRISES: 2002 (11/02/2002 a 03/05/2002, às 17h30 em 65 capítulos), 2008 (03/03/2008 a 04/07/2008, às 17h00 em 86 capítulos), 2013 (19/08/2013 a 14/02/2014, às 17h30 em 128 capítulos).
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: 15 pontos (meta de 10 pontos) / Mega Sucesso.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Televisa S.A. de Mexico.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos / Livre.
- TEMA DE ABERTURA: "O Amor sabe o que faz", por Marcelo Augusto / "El Privilegio de Amar", por Manuel Mijares e Lucero.
- ORIGEM: México, 1998.


Sombras do Passado
Cara Sucia (BAND, 1999)
- SINOPSE: Protagonizada por Sonya Smith e Guillermo Dávila, conta a história de Miguel Ângelo que é membro de uma das famílias mais ricas de Caracas, enquanto Estrella é uma garota pobre que vende jornais numa esquina. Eles se conhecem e acaba nascendo uma história de amor que os leva ao casamento. Mas nem tudo será fácil para o casal, que terão de suportar a família de Ângelo e a insuportável ex-namorada dele, Santa Ortigosa.
- CURIOSIDADES: É uma versão da novela "La Gata" de Inés Rodena. Sucesso de exportação foi dublada em espanhol, português, árabe e russo, entre outros. Foi a primeira novela latino americana transmitida na Mongólia, país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central. Seria protagonizada por Maite Delgado, que recusou o convite para ser apresentadora de TV, convidaram Sonya Smith, que até então, tinha feito apenas papéis pequenos em novelas da RCTV e em pouco tempo, Sonya se transformou num sucesso. Ainda que a novela tenha sido tachada como "dramática demais", alcançou uma grande projeção internacional. Sonya dividia seu tempo como podia entre as gravações, seus estudos de Veterinária, a sua família e seus muitos animais de estimação.
- ELENCO: Sonya Smith, Guillermo Dávila, Gigi Zanchetta, Humberto Garcia, Adolfo Cubas, Eva Blanco, Elio Rubens, Helianta Cruz, Alberto Marin, Chonny Fuentes, Humberto Garcia, Julio Capote, Marcelo Romo, Solmaira Castillo, Jenire Blanco, Rita de Gois, Marcelo Rodríguez, Hans Christopher, Chumico Romero, Alexis Escámez.
- AUTORIA: Original de Inés Rodena e Carlos Romero; roteiro de Carlos Romero e Alberto Gómez.
- DIREÇÃO: Gabriel Walfensao e Arquimedes Rivero.
- PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marisol Campos e Arquimedes Rivero.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 07/06 a 22/10/1999, às 14h00 em 100 capítulos.
- AUDIÊNCIA/MÉDIA GERAL: Dados não encontrados.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevision.
- FORMATO: SDTV.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos.
- TEMA DE ABERTURA: "Antologia de Caricias", por Altamira Banda Show.
- ORIGEM: Venezuela, 1992.


Belas e Intrépidas
The Bold and the Beautifful (BAND, 1999)
- SINOPSE: Protagonizada por Susan Flannery, é ambientada em Los Angeles, Califórnia, sua trama gira em torno da família Forrester e sua empresa de moda, a Forrester Creations. A novela traz a vida de famílias ricas e como casos de amor, escândalos e traições,
- CURIOSIDADES: Famosa novela americana, conhecidas como "soap operas" e "The Bold and The Beautiful" é exibida desde os 1987, com mais de 8 mil capítulos transmitidos.
- ELENCO: Susan Flannery, John McCock, Katherine Kelly Lang, Ronn Moss, Ethan Wayne, Jim Storm, Nancy Sloan, Lauren Koslow, Teri Ann Linn, Daniel McVicar.
- AUTORIA: Criador por William J Bell, Lee Phillip Bell, escrito por Bradley Bell e Michael Minnis.
- DIREÇÃO: Michael Stich, Deveney Kelly, Cynthia J. Popp, David Shaugnessy e Jennifer Howard.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: BAND de 07/06 a 22/10/1999, às 15h00 em 100 capítulos.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Bell-Phillip Television Productions Inc. / CBS / New World Entertainment / 20th Century Fox Television / BBL Distribuition Inc.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "High Upon This Love", por Jack Alloco e David Kurtz / Instrumental.
- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / Livre.
- ORIGEM: Estados Unidos, 1987.


Por Amar-te Tanto
Por Amarte Tanto (Rede Mulher, 1998)
- SINOPSE: Protagonizada por Viviana Gibelli e Jean Carlos Simancas, conta a história de Laura Velázquez, uma moça tímida, filha do multi-milionário Gregório Velázquez e sonha com o verdadeiro amor. Na empresa de seu pai trabalha Luís Artur, que cansado do trabalho, decide dar um golpe se casando com Laura, apenas por dinheiro. O que ele não esperava é que Laura fosse fazer com que ele se apaixonasse por ela.
- ELENCO : Viviana Gibelli, Jean Carlos Simancas, Carolina Cristancho, Raul Amundaray, Javier Vidal, Barbara Teyde, Diego Balaguer, Eva Blanco, Laura Zerra, Mirtha Borges, Lucy Orta, Sandra Bruzon, Marita Capote, Alberto Marín, Francisco Ferrari, Humberto Tandrdi, Umberto Buonocore.
- AUTORIA: Escrita por Vivian Nouel.
- DIREÇÃO: Arquimedes Rivero e Jose Antonio Ferrara.
- PRODUTOR EXECUTIVO: Aimara Escobar.
- EXIBIÇÃO NO BRASIL: Rede Mulher de 22/02 a 23/07/1999 às 16h30/08h30.
- PRODUÇÃO/DISTRIBUIÇÃO: Venevision/Cisneros Media.
- FORMATO: SDTV.
- TEMA DE ABERTURA: "Por amarte tanto", por Guillermo Dávila.
- ORIGEM: Venezuela, 1993.




Continue por aqui
Créditos e agradecimentos: Telenoveleiros, Dublanet e outros.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. quero muito emcontrar a novela topázio sbt 92 exibida no brasil se voce tiver por favor mi responda como posso comprar mi a jude a conceguir essa novela por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste canal aqui no YouTube, postaram o penúltimo e último capítulo de "Topázio" dublados, vale a pena conferir! > https://www.youtube.com/user/blogtelenoveleiros.

      Excluir
    2. Podiam reprisa a novela Preciisa no S B T de novo. Adorei ter assistido ela em 998. Por favor , reorisem ela no lugar da novela O que a vida me roubou. Adoraria assistir Preciisa novamente . Graziela borges Cardoso

      Excluir
  2. mi mande uma resposta sobre a novela topázio dublada em portugues si conceguir eu compro os dvds e um sonho que mais desejo desde ja agradeço obrigada

    ResponderExcluir
  3. Queria muito a novela eu compro essa mulher! Conhece algum site onde possa assisti lá ou comprar? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de encontrar a novela Estranha Dama. É possível? Grata

    ResponderExcluir
  5. Amor Cigano é argentina e não portorriquenha.

    ResponderExcluir
  6. Amor Cigano é argentina e não portorriquenha.

    ResponderExcluir
  7. Espetacular! Eu não sabia que El Maleficio havia passado por aqui, será que alguém tem esses videos? No YouTube, sem chance =(

    ResponderExcluir
  8. Na CNT passou O Magnata junto com Manuela e A Árvore Azul.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que passasse novamente Guadalupe,linda história de amor

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que passasse novamente Guadalupe,linda história de amor

    ResponderExcluir
  11. Sombras do passado amei essa novela assistia sempre que chegava da escola a tarde na band. Queria muito rever mas não acho pra comprar em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  12. A novela Amor Cigano que foi exibida exibida pelo sbt foi a versão argentina de nome Amor Gitano com Arnaldo André e Luisa Kuliok

    ResponderExcluir
  13. Excelente pesquisa, algumas nunca tinha ouvido falar sobre exibição no Brasil!
    Faz também o listão das novelas estrangeiras a partir de 2000!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário