#CRÍTICA & OPINIÃO: "A CELA 2", EXIBIDO PELO SBT, TENTA INVADIR MENTE DE ASSASSINO E SE PERDE NO CAMINHO

Aqui estou eu novamente pra fazer mais uma crítica merecida a mais um filme que o SBT tem a coragem de exibir. Desta vez vamos falar de "A Cela 2"(The Cell 2: The Cusp Killer - 2009), exibido na noite de ontem.

O filme gira em torno da investigadora psíquica Maya Casteneda que se arrisca a entrar na mente de um serial killer que mata e ressuscita suas vítimas até que elas implorem para morrer, para capturá-lo.

A sinopse é até interessante, te faz ter vontade de assisti-lo, mas não é bem assim na prática. Pra início de conversa, parece que tentaram fazer uma continuação de "A Cela", filme de 2000 protagonizado por Jennifer Lopez que foi sucesso e que este, não tem nada a ver.
A protagonista é a atriz Tessie Santiago, que curiosamente não é loira e sim morena. Mas ela faz jus às morenas e mostra que elas podem ser tão burras quanto as protagonistas loiras que são colocadas para passar essa imagem nesses filmes.
Péssimo roteiro, fotografia, direção e muito mal produzido são as explicações pra tanto furo e coisas sem nexo. Falando em explicação, não há nenhuma explicação ou lógica que justifique as atitudes do serial killer. O que mais temos são cenas sem nenhum fundamento ou muita falta de lógica, que só servem para preencher lacunas vazias de tempo, com atores ruins e policiais que parecem estar brincando de 'Polícia e Ladrão'.
A trilha sonora é estranha de ruim. Um dos principais temas é uma música que parece ter saído de algum ritual satânico.


Dubladores: Alessandra Araújo, Tatá Guarnieri, Ricardo Sawaya, Alexandre Marconatto, Gilberto Baroli. Estúdio: Sigma(SP)

Maya vai parar dentro da mente do serial killer e começa toda a enrolação. São cenas entrelaçadas que não levam o telespectador a lugar nenhum e são separadas por cenas da vida real, vamos dizer assim. Ela vai parar em lugares estranhos, passa por situações que ninguém saberia explicar(desconfio que nem os roteiristas e envolvidos poderiam dar a explicação necessária). São gritos malucos, momentos em que ela pega uma espécie de tela e olha umas coisas, sequências que Maya vai de um lugar para outro do nada. A personagem é tão burra e pamonha como aquelas loiras que são colocadas nesses filmes pra passar justamente essa imagem. Algumas vezes, Tessie parece estar perdida em sua atuação.
Achei que a dublagem estava muito boa, maravilhosa se comparado a de outros filmes ruins como este. A voz da Maya, voz emprestada pela dubladora Alessandra Araújo, combinou bastante com a atriz, por exemplo. Falando em dublagem, queria ressaltar uma situação interessante: desde que o SBT começou a creditar os dubladores no que a emissora exibe, até agora os filmes dublados em SP não tiveram os dubladores creditados(rs). Porque será, hein?!

Os efeitos especiais são um horror a parte. Incrivelmente mal feitos, deixam passar aquela sensação óbvia de que aquela situação que a personagem está passando é falsa, que é uma montagem mal feita, sensação que nenhum filme quer passar, até porque o mundo do cinema é reinado pela ficção, que tem que te levar a crer que aquela situação seria ou poderia ser real. O final te leva a crer que todos os minutos que foram gastos assistindo não valeram de nada. A cena final em que Maya está na mente do serial killer e abre os braços(volte lá em cima e veja lá em cima a imagem que abre o post), saem feixes de luz e ela diz que a ele que roubou todas as vítimas dele, como se fossem a alma delas, é tosca demais, completamente ridícula. Aliás, chamar esse filme de terror ou suspense é uma ofensa.
A inadequação de recomendado para maiores de 18 anos é só um básico reflexo das torturas práticas pelo The Cusp Killer, nada mais. Do mais, o filme é um enrolação com perseguições e cenas que não levam ninguém a lugar algum.

Assim como tantos outros filmes de baixo orçamento(conhecidos também como terror fajuto) que o SBT adora exibir e fazer cartaz pro que o filme não tem, "A Cela 2" se utiliza da falta de lógica, pro que parece ser inexplicável, profissionais incompetentes, erros, "enchimento de linguiça", roteiro cheio de furos com atuações sem graça, efeitos especiais quase piores que o da série "O Elo Perdido", além de fazer quem assiste perder o tempo que poderia ser bem mais aproveitado.
Nota: Fuja para as montanhas por 2 meses.
_____________________________________________________________
Curtiu?
Deixe seu comentário/sua opinião sobre o filme e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

Postar um comentário