#CRÍTICA & OPINIÃO: "SORTILÉGIO": A NOVA DOR DE CABEÇA DO SBT

Sabe aquelas coisas que são tão absurdas que é difícil acreditar? Bem, no caso do SBT, tudo é possível. A estreia de "Sortilégio" no próximo dia 27 de outubro, parece mais um desses absurdos baseado em falta de planejamento.
Essa é uma das produções mais polêmicas da Televisa, gravada e exibida em 2009. Porque? 70% da novela são cenas de sexo, entre outros conteúdos, estes que são extremamente impróprios para às 16h15 e que carregará a classificação indicativa de inadequadas para menores de 10 anos.


Cenas calientes de Jacqueline Bracamontes e William Levy - #TaCaLheTesoura - Montagem
A novela está longe de estrear e a "culpa" principal é do casal de protagonistas de Jacqueline Bracamontes e William Levy, que protagonizam cenas pra lá de calientes e até eróticas. Chegou ao Ministério da Justiça/Público, a parte do órgão responsável pela fiscalização de classificação indicativa no Brasil, várias denúncias a respeito de "Sortilégio", que deve sofrer muitíssimos cortes: violência, sexo, nudez e até uma possível insinuação de sexo oral, além de algumas sequências do casal gay interpretado por Marcelo Córdoba(o Seu Pluti de "Por Ela... Sou Eva") e Julián Gil.

Marcelo Córdoba interpreta uma espécie de Félix("Amor à Vida), um homem que trai a esposa com seu amante: o personagem de Julián Gil. Era a "novela das 21h" lá do Canal de las Estrellas, então, só por isso já dá pra imaginar o que vem por aí.
Agora é que entra a questão: com tantas novelas inéditas para serem adquiridas, porque o SBT justamente foi escolher esta, sabendo do conteúdo dela? Seria intencional todas essa polêmica e "confusão" pra render "divulgação gratuita"? Não há muita lógica em pagar um produto(e no caso a dublagem também) sabendo que grande parte será desperdiçada. Os cortes parecem uma solução, mas aí entra a falta de fusão que o ato passa a ter no decorrer da trama, de acordo com os acontecimentos que ligam uma situação à outra.
Particularmente, penso na hipótese de que a escolha de "Sortilégio" só ocorreu por causa de Levy. Analise comigo: até agora, a novela inédita que realmente deu certo à tarde foi "Cuidado com o Anjo", que tinha Maite Perroni e o Levy. "Meu Pecado" foi a tentativa de com Maite, conseguir aquela audiência, mas acabou que a atual deu uma derrubada nos números. Pra não mirar na Maite e no Levy juntos, resolveram apontar no galã, mas com outra atriz, que também já é conhecida no Brasil, com a adição de um pouco de polêmica.
E aí, qual é a opinião de vocês?


Novelas que deram dor de cabeça pro SBT

Mundo de Feras
"Mundo de Feras" enfrentou um duro momento de crise no SBT em 2007, quando mais da metade da novela foi cortada, além das cenas violentas que foram embora junto com a edição. Nem foi por classificação indicativa, mas por fracasso mesmo.

Mariana da Noite
Adquirida e exibida em 2006, a intenção do SBT era exibir "Mariana da Noite" por volta das 19h30, mas o MJ proibiu por conteúdo violento e sexual. A novela estreou às 20h30 e depois jogada pras 21h, por causa da censura 14 anos. Resultado: um fracasso, rolando até flashbacks de cenas nunca exibidas antes.

Lalola
Em 2008, "Lalola", novela que chegou prometendo, estreou às 20h15, com classificação de 10 anos. Em pouco tempo, foi reclassificada para 12 anos e o SBT(desnecessariamente) jogou a novela para às 21h15, pra competir diretamente com a novela da Globo. A audiência caiu drasticamente(2 e 1 ponto) no horário nobre e foi cortada.

Camaleões
No final de 2010, o SBT enfrentou uma barra e tanto com a inédita "Camaleões", exibida às 16h00. Advertida mais de duas vezes à respeito do conteúdo apresentado, como drogas ilícitas, violência, insinuação sexual e estupro, a situação chegou num ponto onde, ou o SBT mudava de horário ou tirava do ar. A audiência não era satisfatória e só estava dando problemas. A "solução", foi cortar mais ainda para adiantar o final, juntar um monte de cenas e fazer um narração horrorosa dos acontecimentos.

Reprise de Abraça-me Muito Forte
A decisão do SBT em reprisar "Abraça-me Muito Forte" no início do ano deu o que falar. O público sabia do conteúdo da novela e já estavam cientes do cortes que teria. Ocasionada pela pressão do MJ e pela baixa audiência, foi exibida em 53 capítulos e deixado de lado, uma das cenas mais marcantes: o exorcismo de Estela, entre outros.

Meu Pecado
Ainda no ar, o SBT, a pedido do MJ, fez cortes em diversas cenas, que segundo eles, não apresentavam coerência com a classificação de 10 anos. A emissora foi elogiada ainda pelo órgão. Com isso, cenas com a primeira noite de amor de Lucrécia e Juliano foi cortada, assim como o estupro de Lucrécia feito por Carmelo.

Lembra de mais algum problema do SBT com classificação indicativa? Comenta aí!

_________________________________________________________________
Curtiu?
Agora você pode deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. A culpa é mesmo do próprio SBT que fica exibindo essas novelas mais pesadas à tarde em vez de passar a noite. MEU PECADO já vejo no Youtube e não mais pelo SBT. Com tantos cortes, a novela ficou sem sentido. O mesmo acontecerá com SORTILÉGIO, a assistirei no YT. Falando em MUNDO DE FERAS, eu gostava da novela e não me conformei pelos cortes que sofreu. Enfim, esse é o SBT.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente MEU PECADO tem registrado entre 4 e 5 pontos e chegando a 6 de vez em quando. Não sei se isso ajudará a novela a terminar com uma média boa, mas tbm não se pode chamá-la de fracasso. Pelo contrário, é considerada razoável.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã enlouquecida do Levy.Acompanhei a novela pelo YT e realmente vai haver muitos cortes para se adaptar ao horario!Agora cá entre nós,a TV ta recheada de coisas "impróprias"e ta ai pra todo mundo ver!Quanto falso moralismo hein?!

    ResponderExcluir
  4. Sou fã enlouquecida do Levy.Acompanhei a novela pelo YT e realmente vai haver muitos cortes para se adaptar ao horario!Agora cá entre nós,a TV ta recheada de coisas "impróprias"e ta ai pra todo mundo ver!Quanto falso moralismo hein?!

    ResponderExcluir
  5. Sou fã enlouquecida do Levy.Acompanhei a novela pelo YT e realmente vai haver muitos cortes para se adaptar ao horario!Agora cá entre nós,a TV ta recheada de coisas "impróprias"e ta ai pra todo mundo ver!Quanto falso moralismo hein?!

    ResponderExcluir
  6. #concordo. Tv aberta tem seus "impróprios" para cada horário por isso corta os capítulos ou muda de horário, mas acredito que essa novela em um horário noturno não teria audiência significativa pois a novela não tem um enredo bom que prenda o telespectador de horário nobre. No horário da tarde é um pouco difícil o casal principal não tem muita química, apenas pegação e a maioria das pegações serão cortadas e ficará difícil entender a novela quem ainda não assistiu em espanhol, que não é o meu caso, mas vamos ver o que vai acontecer, só sei que é um grande risco para o sbt.

    ResponderExcluir
  7. Abarca-me Muito Forte também foi vítima da tesoura em sua última exibição.Mostrou a cena em que o padre vivido pelo saudoso ator Miguel Corcega morre queimado,e deixou de fora uma das cenas épicas da novela:o exorcismo de Estela, personagem interpretada pela grande atriz Rossana San Juan!

    ResponderExcluir
  8. Abarca-me Muito Forte também foi vítima da tesoura em sua última exibição.Mostrou a cena em que o padre vivido pelo saudoso ator Miguel Corcega morre queimado,e deixou de fora uma das cenas épicas da novela:o exorcismo de Estela, personagem interpretada pela grande atriz Rossana San Juan!

    ResponderExcluir
  9. Abarca-me Muito Forte também foi vítima da tesoura em sua última exibição.Mostrou a cena em que o padre vivido pelo saudoso ator Miguel Corcega morre queimado,e deixou de fora uma das cenas épicas da novela:o exorcismo de Estela, personagem interpretada pela grande atriz Rossana San Juan!

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sortilegio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitado do sbt

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o SBT deveria passar Sortilégio a noite , tipo no horário de Rebelde . Já que eles sabem que a novela tem muito conteúdo impróprio, acho que a novela teria bons resultados na audiência se fosse exibida a noite.

    ResponderExcluir
  12. Da dor de cabeça pro SBT por que eles são burros! Com razão o nome da novela é "Sortilégio" 70% é so putaria. a novela ja é curta, cortando 70% dela entao... vai durar 1 mes. e eu to pouco ligando se tem o Willian ou nao. eu me ligo numa novela se ela for boa, nao por ter um ator "bonitinho"

    realmente exibir Sortilégio as 16h é um Sacrilegio kkkkkkkkkkkk

    o SBT é burro. essa novela se fosse exibida as 22:30 nao teria problema. o mesmo vale pra Mundo de Feras (que eu adorava) e todas as outras. era bem mais facil que Rebelde fosse pras 18h, Chiquititas no hoario de sempre e depois do Ratinho entrasse a novela mexicana inadita sem cortes, seria uma estrategia pra receber bem do Ratinho e manter a pontuação, já que o publico de Chiquititas nunca seria o mesmo de Sortilégio. mas o SBT vai continuar atirando no pe eternamente...

    ResponderExcluir
  13. Rindo muito desse povo que acha que se a novela fosse exibida a noite teria boa audiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai se lascar por que essa novela foi uma das melhores ja que vs nao gostou reclama la pra eles burro jumente biscate

      Excluir
  14. O q eu acho engraçado é que a globo pode tudo, mostrar beijo gay, ter cenas de sexo, e tudo q tem direito e oq o MJ faz? Nada, agora vem o SBT e mostra uma novela desse porte e gringa ainda e o MJ implica, com tanta coisa importante pra se preocupar e eles se preocupam com isso... -.-

    ResponderExcluir
  15. ótima novela!! fique com vontade de ver depois q vi o primeiro capítulo no SBT, mas sabia q poderiam cortar cenas "fortes" então vi pela youtube.
    Não sei se teria uma audiência alta se fosse colocada a noite, mas teríamos chance de ve- la completa...
    acho q se não competisse com a novela da globo teria chance de aumentar a audiencia do SBT..
    willian Levy Lindo D+

    ResponderExcluir
  16. o sbt passa uma novela tão boa como sortilegio em horario da tarde é um absurdo, essa novela se passase as 21 hrs desbancaria qualquer uma da globo, a novela fica sem sentido com tantos cortes, o telespectador não é bobo e percebe, eu vou e assisito por completo no youtube.

    ResponderExcluir
  17. O Sbt acertou quando resolveu passar sortilégio essa novela é o máximo, o Sbt esta de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~ Verdade o maximooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      Excluir

Postar um comentário