#ESPECIAL: O FENÔMENO DA CEGA "ESMERALDA" NO BRASIL

"Esmeralda" é uma daquelas novelas que te surpreendem em todos os sentidos, apesar de ter visto outras vezes. É surpreendente todo o desenrolar da história, por mais que já se saiba o que vai acontecer. Na semana passada, na quarta dia 17, a reprise de "Esmeralda" ficou na liderança e derrotou a Globo e foi esse fato que me encorajou a escrever esse post: O Fenômeno da cega "Esmeralda" no Brasil.


A primeira versão de "Esmeralda", uma história original escrita por Delia Fiallo, ganhou vida na Venezuela em 1970, protagonizada por Lupita Ferrer(a Valéria de "Rosalinda") e José Bardina. Lupita Ferrer deu vida à cega Esmeralda, além de também ter interpretado o tema de abertura. Quem também atuou na novela foi Libertad Lamarque(a Vovó Piedade conhaqueira, de "A Usurpadora"), que viveu a freira Irmã Piedad(coincidência?) consolando e ajudando Esmeralda, mas sua aparição durou 20 capítulos que, depois da boa repercussão com o público, retornou em outra ocasião. Foi gravada em preto e branco, pois na época ainda não havia tecnologia de TV a cores. Aqui, o par de Esmeralda se chamada Juan Pablo. Sucesso entre o público venezuelano e outros em geral, não chegou ao Brasil.



Em 1984, ainda na Venezuela, estreia pela RCTV, "Topacio"(aqui no Brasil "Topázio). Protagonizada por Grecia Colmenares e Victor Cámara, foi gravada em cores, foi a segunda versão da história originalmente escrita por Delia Fiallo. Grecia interpretou a cega Topázio e foi a primeira novela da atriz exibida no Brasil. O par de Topázio se chama Jorge Luis. Passou bastante tempo para que o sucesso da novela influenciasse outras partes do mundo, até que em 1992, o SBT a colocou no ar. Exibida de segunda a sábado, às 22h00, considerado na época, um horário tarde para novelas, fez um grande sucesso e pisou no pé das concorrentes. Nos sábados à tarde, tinha o resumão dos melhores momentos da semana pra quem perdesse ou quisesse ver de novo(a internet nem pensava em nascer ainda rsrs). Tivemos até um tema de abertura novo, na verdade, a versão em português do original, "Só porque eu te quero", interpretado por Ângelo. O sucesso de "Topázio" influenciou na chegada de outras novelas protagonizadas por Grecia Colmenares, como "Manuela" na CNT e "Além do Horizonte" na Manchete.



Em 1997, a Televisa compra os direitos e recria a história com o título de "Esmeralda". Protagonizada por Leticia Calderón e Fernando Colunga. Adaptada por Georgina Tinoco, Dolores Ortega e Luz Orlín, foi baseada na versão original de Delia Fiallo. Salvador Mejía Alejandre, figura carimbada nas novelas da Televisa(lembrando de "A Usurpadora" de novo), começou sua carreira como produtor aqui e em grande estilo, com um dos grandes sucessos da emissora mexicana, apesar de Leticia Calderón ter sido criticada por estar um pouco velha pro papel. Laura Zapata(de vilã como sempre) abrilhantou com suas maldades na pele da invejosa e ambiciosa Fátima, sem esquecer de Nora Salinas e sua atuação de Graciela, ao lado de seu Adrianzinho(rsrs). O tema de abertura era interpretado por Chris Duran. A novela teve um alcance grande e chegou a mais de 15 países, inclusive o Brasil. Ela só chegou ao SBT em 2000 e teve uma grande repercussão e até ganhou uma abertura editada(a sala de edição do SBT tem que trabalhar pra ganhar, né?) e uma musiquinha meio cafona cantada pelo Harmonia do Samba. Aliás, cá entre nós, novela mexicana antiga é meio cafona, o Lúcio Malaver, interpretado por Salvador Piñeda, por exemplo, tinha uma maquiagem de cicatriz malfeita, mas o detalhe foi ofuscado por seu talento. Foi um sucesso aqui no ar de segunda a sábado, às 20h15.



Finalmente chegamos onde queríamos: o ano de 2004. As "novelas brasileiras" do SBT já não estavam fazendo sucesso, começando a decair e a versão brasileira de "Esmeralda" surgiu justamente após a crise com "Seus Olhos", sua antecessora no horário das 20h30. Só o capítulo de estreia já mostrava o potencial em audiência. Protagonizada por Bianca Castanho e Cláudio Lins nos papéis respectivos de Esmeralda e José Armando, foi adaptada por Henrique Zambelli e baseada no texto da Televisa. Bianca em seu segundo trabalho no SBT, mostrou mais maturidade e um talento incomparável para dar vida, com uma doçura e leveza à sua personagem. Cláudio Lins também esteve ótimo e teve o prazer de contracenar com sua mãe, Lucinha Lins e sem esquecer do casal Adrian e Graziela, de Daniel Andrade e Karina Barum, que conquistou o público, que dividiram o papel de protagonistas com Esmeralda e J Armando. O tema de abertura foi o chiclete "Ela é um Anjo", interpretados pelo extinto grupo Br'oz(musiquinha viciante, por sinal). Sucesso indiscutível, incomodou as concorrentes diversas vezes, exibida entre o finalzinho de 2004 e parte de 2005 e pode ser considerado melhor que a versão mexicana, por um abrasileiramento positivo. Já no meio da novela, houve uma virada e audiência subiu mais ainda. Tânia Bondezan pode ser considerada a Laura Zapata brasileira(também atuou numa personagem que era dela em "Maria Esperança") por ser na maioria das vezes vilã, assim como sua atuação notável como Fátima. Além do mais, esse foi um avanço na teledramaturgia do SBT, ao mostrar mais confiança, maturação no modo de produção, cenários de boa qualidade e principalmente o texto adaptado e não traduzido e utilizado dessa forma, direção e tudo mais. A única "burrada" em relação à novela foi o fato do SBT não ter lançado a trilha sonora da novela comercialmente, nem em tiragem mínima. A força de "Esmeralda" é vista desde sua primeira reprise em 2010, quando se tornou a reprise brasileira do período 2010 a 2013, com mais audiência e mais vitórias em cima das concorrentes. A reprise de 2014, que parecia ser uma grande burrada ou maluquice, venceu a Globo e ficou em primeiro lugar na audiência, além de outros números e repercussão muito positivos. Quer mais motivos que esses?
É com muito orgulho que digo que a nossa Esmeralda é uma das melhores, é uma daquelas novelas atemporais e que nunca saem de moda, já foi exportada para outros países, inclusive dublada em Espanhol. Como diria o Silvio Santos, é sucessinho ou sucessão? E a gente responde: Sucessão!
Fiquem com essa cena maravilhosa de brinde!!!


E com todo esse sucesso uma coisa é indiscutível: o amor literalmente é cego e lindo!
________________________________________________________________
Curtiu?
Agora você pode deixar um comentário e/ou compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima! =)

Comentários

  1. Amei!, matéria perfeita, o senhor Seu Henriquee é pesquisador mesmo, e realmente é a melhor adaptação de novela mexicana que já ví, melhor até mesmo que a versão mexicana, parabéns pela matéria!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado pelas palavras e também concordo, é um dos melhores e mais bem feitos trabalhos em novelas adaptadas do SBT! =D

      Excluir
  2. gostaria de saber si voce tem como conceguir em dvds a novela topázio dublada em portugues quero muito comprar mas não concigo mi responda por favor estou esperando obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho e nem sei onde você poderia encontrar!

      Excluir
    2. sera que ninguem gravou essa novela e tem em vidio ou fita seja como for gostaria muito de baixar ou comprar dvd ou fita mas não concigo ela tambem foi exibida na cnt

      Excluir
  3. o que mais gpstei de esmeralda 1997 foi o casal adrian e graciela eram lindos demais

    ResponderExcluir

Postar um comentário