#SÉRIES: TV CUTURA ESTREIA A PREMIADA "DOWNTON ABBEY"

Nesta quarta-feira, no famoso 1º de Abril, o Dia da Mentira, a TV Cultura estreia a premiada série "Downton Abbey", às 22h00, em HD. De origem britânica e produzida Carnival Films para a ITV, foi criada por Julian Fellowes, estando no ar desde 2010.

Sinopse
A série se passa em 1912, em uma mansão chamada Downton Abbey, durante o reinado do Rei George V. O drama segue a vida da família aristocrática Crawley e os funcionários que trabalham para eles.


Curiosidades

  • O projeto de "Downton Abbey" surgiu em 2008, depois do produtor Gareth Neame requisitar que Julian Fellowes criasse o roteiro de uma série semelhante ao seu filme, "Gosford Park", de 2001.
  • O Highclere Castle, localizado em Hampshire, é usado nas filmagens exteriores da série e na maior parte das interiores, cenário que serviu de locação para o filme "De Olhos bem Fechados", de Stanley Kubrik. A área em que os criados moram foi construída nos Ealing Studios.
  • A primeira temporada começa com a notícia do naufrágio do Titanic, em 1912, que tem especial impacto sobre o destino de Downton Abbey.
  • Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde "Brideshead Revisited", de 1981.
  • Em 2011, entrou para o Livro dos Recordes, o Guiness Book, como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica" do ano.
  • Recebeu o título de Melhor Minissérie no Emmy em 2011. 
  • Em 2012, venceu na categoria Melhor Minissérie ou Filme para TV no Globo de Ouro.
Maggie Smith em cena de "Downton Abbey"
  • Quando a série foi exibida pela primeira vez, o criador e produtor executivo Julian Fellowes ficou irritado com alguns artigos de jornais que apontavam erros históricos cometidos pela trama. A coisa foi tão séria que, às vésperas da estreia da segunda temporada, Julian veio a público e se desculpou por seu “mau comportamento”.
  • De acordo com o livro The World of Downton Abbey, cada episódio da série sai em torno de 1 milhão de libras, ou aproximadamente 2,9 milhões de reais.
  • Sem dúvida alguma, Violet é a personagem mais querida da produção. O papel foi escrito especialmente para atriz Maggie Smith, que já ganhou um Globo de Ouro e um Emmy por sua performance. Para o criador, somente Maggie poderia dizer coisas como “Um fim de semana? O que é um fim de semana?” com tanta força, emoção e comédia ao mesmo tempo.
  • Para assegurar que a etiqueta e formalidade do início de século 20 seriam retratadas corretamente, a série contratou um expert no assunto – o arauto real e escudeiro Alistair Bruce. Ele fica o tempo todo no set checando se tudo está como mando o figurino, desde os rituais de como servir, a posição das medalhes militares até a arte de como entrar e sair de carros com elegância. Segundo Alistair, seu maior desafio, porém, é ensinar os jovens atores a como se sentar retos e a não colocar as mãos nos bolsos.
  • Rose Leslie, que deu vida a empregada doméstica Gwen na primeira temporada, foi criada em um castelo do século 15 na vida real. Ela pode não ser exatamente uma baronesa, mas não deixa de ser um ótimo partido.
  • Alguns figurinos vistos no seriado já foram usados em outras produções, como um vestido vermelho e sem mangas que Lady Mary usou em um dos episódios que já havia vestido Catherine Zeta-Jones no filme "Atos que Desafiam a Morte", de 2007.
  • Dubladores: Tatá Guarnieri, Cássia Bisceglia, Hélio Vaccari, Faduli Costa, Eleonora Prado, Luiza Viegas, Letícia Quinto, Alfredo Rollo, Carmen Cozzi, Isabel de Sá, Rosa Barcellos, Gisa Della Mare, Alna Ferreira, Zaíra Zordan, Fábio Moura, Sérgio Corcetti, Fábio Azevedo, Márcio Araújo, Samira Fernandes, Hermes Baroli, Maíra Paris, Luciana Baroli, Silas Borges, Patrícia Souza, José Carlos Guerra.


Deixe um comentário com a sua opinião.
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários