#ESPECIAL: ESQUENTA PARA A ESTREIA DE "O DIREITO DE NASCER" NA FOX LIFE

O canal de TV paga FOX Life segue animado na exibição de novelas, tendo como foco, sucessos e clássicos da teledramaturgia brasileira. Substituindo "A Escrava Isaura", exibida originalmente pela Record em 2004, a partir desta segunda, dia 25, estreia "O Direito de Nascer", exibida originalmente pelo SBT em 2001, às 20h00.

Sinopse
Na sociedade moralista de Havana, em Cuba, no início do século 20, a jovem Maria Helena engravida do noivo, Alfredo, que se recusa a assumir o filho, tornando-se mãe solteira, algo escandaloso e imoral para a época. A criança passa a ser alvo do ódio do avô, o poderoso Dom Rafael de Juncal. Temendo as represálias e atitudes que poderiam vir de Dom Rafael, a criada negra Dolores foge com a criança para longe, logo após o nascimento e o batiza de Alberto. O sofrimento leva Maria Helena a um convento onde passa a ser chamada de Irmã Helena da Caridade. Dolores cria Alberto que já adulto, forma-se em Medicina. O que ele nem imagina é que vai se apaixonar por sua prima e ainda salvar a vida do próprio avô, que o amaldiçoou e desprezou sua existência.

Personagens

Curiosidades e Fatos
  • No SBT, foi gravada em 1997, pela empresa independente JPO, mas só exibida em 2001, às 18h30.
  • Silvio Santos só estava esperando o momento certo pra exibir a novela, já que tinha uma temática um pouco fraca, em comparação com aquelas exibidas anteriormente, já que passavam por uma crise que ameaça a vice-liderança. Esperou até 2001, quando a emissora passava por uma ótima fase.
  • Inicialmente seria a substituta de "Os Ossos do Barão", mas foi adiada passando por provável substituta das outras como "Pérola Negra" e assim por diante.
  • Cada capítulo custou aproximadamente R$ 40 mil.
  • A versão para o SBT toma como base o texto da novela de rádio e foi sendo adaptada por Aziz Bajur, Jaime Camargo e Alcione Carvalho.
  • A trama se passa em Havana e em Santiago de Cuba no começo do século 20 e é composta por três fases, que passam pelos anos de 1900, 1910 e 1928.
  • É a terceira versão da obra Félix Caignet produzida e exibida no Brasil: as duas versões anteriores foram transmitidas pela Rede Tupi em 1964 e a outra em 1978.
  • As primeiras cenas foram gravadas em Campinas, no interior de São Paulo. Posteriormente, equipe e elenco iniciaram as gravações em estúdio, na capital São Paulo.
  • Logo no primeiro capítulo, apresentado em 21 de Maio de 2001, o SBT polemizou ao ao exibir a abertura sem os créditos. O problema acabou sendo resolvido por reclamações, mas ainda assim tinha um erro: o nome do roteirista Jaime Camargo era apresentado como "Jaime Carvalho".
  • O tema de abertura era "Eterno Amor", interpretado por Dhu Moraes, que interpretou Dolores.
  • Guilhermina Guinle e Dhu Moraes satirizaram a novela numa cena de parto da série "Meu Cunhado", gravada em 2001 e só exibida em 2004.
  • Do elenco, são falecidos, Miguel Magno(2009), Geórgia Gomide(2011)e  Márcia Maria(2012).
  • Baseada na obra radiofônica "El Derecho de Nacer", do cubano Félix B. Caignet, transmitida em Havana em 01/04/1948, se tornou uma das histórias mais bem sucedidas e famosas, com várias versões para a TV, cinema e até quadrinhos.
Chamada de estreia na FOX Life

Não perca a estreia dessa grande produção da teledramaturgia brasileira.
"O Direito de Nascer" estreia amanhã, dia 25, às 20h00 na FOX Life e em seguida, acompanhe as emoções do último capítulo de "A Escrava Isaura", com final inédito do assassino de Leôncio.



Deixe sua opinião aqui.
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários