#ANÁLISE ESPECIAL: UM FENÔMENO CHAMADO "MASTERCHEF BRASIL"

Os reality-shows de competições culinárias estão com tudo no Brasil, desde o açucarado "Bake Off Brasil - Mão na Massa" ao "Cozinha Sob Pressão - Hell's Kitchen" do SBT, até o "Batalha de Confeiteiros" que a Record estreia em breve. Chegou ao fim ontem à noite na Band, a segunda temporada do "MasterChef" e como já diz Ana Paula Padrão, "Para Tudo!", porque é desse fenômeno que vamos falar agora.

Não há dúvidas que o "MasterChef" chegou de fininho no Brasil pela Band, talvez até desacreditado. Uma emissora pequena com um formato de porte gigantesco? A RedeTV! por exemplo, já testou o formato famosíssimo do "Saturday Night Live", que tinha tudo para dar certo e não deu.
O formato do "MasterChef" consiste em uma competição entre chefs amadores, que possuem talento para a culinária, onde são avaliados por Chefs profissionais e renomados, um formato original da BBC no Reino Unido, já realizado em vários países. Foram escolhidos para julgar e avaliar, os temidos e amados Henrique Fogaça, Paola Carrossella e Erick Jacquin. Os jurados conseguiram cair nas graças do público. Do bravo Fogaça, ao exigente Jacquin e a sutil Paola, sem esquecer da simpatia e desenvoltura de Ana Paula Padrão, mais uma que saiu do jornalismo, foi tentar a sorte no entretenimento e se deu bem. Já virou bordão, meme e marca registrada o "Para Tudo!" de Ana Paula.

Os candidatos sempre caem nas graças do público e a maior prova disso é o Twitter. Sobram os números de tweets durante o programa e olha que Twitter não é medidor de audiência, mas é medidor de tendência e repercussão. Nesta final da segunda temporada, foi batido o recorde de mais de 1 Milhão de Tweets, só aí já dá para se dar conta desse fenômeno. Tem também o faturamento comercial, mais de 10 empresas e marcas patrocinaram o programa.

Algo realmente negativo é o fato de ter sido todo gravado e o vencedor ter sido vazado pela imprensa. Muitas pessoas já sabiam que Izabel havia ganhado a segunda temporada. O último episódio deveria ser totalmente ao vivo com a decisão e o anúncio do campeão. Nesta final, ao ganhar o prêmio, faltou emoção por parte de Izabel, que sabia que era campeã.
Para fisgar e presentear os twitteiros que criaram memes e comentaram o programa durante sua estadia no ar, a Tim promoveu o anúncio, em primeira mão, através da conta oficial do @MasterChefBR, o vencedor. Bem legal essa ideia, deixou ainda mais interativo e interessante. De engraçado, sobrou pra mim que num momento de desespero, pelo celular, atualizei várias vezes o perfil do programa e depois que fui me dar conta que já estava ali o tweet da Ana Paula Padrão e não tinha reparado, rs.

Ao meu ver, o "MasterChef Brasil" é um dos reality-shows mais bem-sucedidos de todos os tempos e uma das melhores estreias nos últimos anos. Interativo, gostoso e atrativo, basta esperarmos o "MasterChef Junior" e torcermos pelas crianças, que também devem não deixar faltar Tômpero!

EM TEMPO - A Band exibe neste domingo, dia 20, às 19h50, o programa especial "A Reunião". Em um estúdio com clima intimista, a apresentadora Ana Paula Padrão e os 18 participantes do programa vão repassar os melhores e os piores momentos da segunda temporada do MasterChef Brasil, que chegou ao fim na última terça-feira, dia 15.
Os competidores vão rever os momentos mais marcantes, como as brigas entre Cristiano e Iranete, os desentendimentos entre Fernando e Lucas, os pratos mais desastrosos, os desafios mais difíceis, entre muitos outros assuntos.



Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe.
Obrigado pela visita e até a próxima!!

Comentários