| ESPECIAL: GÊMEOS DE NOVELAS MEXICANAS

Um recurso muito utilizado em novelas são os irmãos gêmeos, geralmente com a diferenciação de personalidade, um bom e o outro mau. Em algumas circunstâncias ganham mais destaque os malvados, como foi o caso de Paola Bracho (Gabriela Spanic) em "A Usurpadora". Hoje, vamos relembrar e conhecer alguns personagem que exigiram de seus intérpretes uma dupla atuação ou até mais, nas novelas mexicanas.



Guillermo Capetillo deu vida aos irmãos Ricardo e Rogelio Linares em "Rosa Selvagem" (Rosa Salvaje), exibida pelo SBT em 1991. Ricardo é um homem generoso e rebelde que bate de frente com sua tia, Dulcina (Laura Zapata). Entre idas e vindas, Ricardo leva a jovem Rosa Garcia (Verónica Castro) para morar em sua casa. Ela é uma moça de origem muito humilde e que terá de enfrentar a família do rapaz, inclusive a noiva dele, Leonela (Edith González/Felicia Mercado). Do outro lado está Rogelio, um jovem amargurado que vive numa cadeira de rodas e perdendo a vontade de viver, até conhecer uma enfermeira (Mariana Levy) que lhe dá motivações para superar sua doença e assim, fazer uma cirurgia capaz de trazer de volta os movimentos de suas pernas.


Gabriela Spanic cativou o mundo com suas gêmeas de "A Usurpadora": Paola Bracho e Paulina Martins. Um clássico exibido diversas vezes pelo SBT desde 1999, "La Usurpadora" trouxe uma gêmea má, a diabólica Paola, que ao conhecer Paulina, uma moça humilde e de bons sentimentos, decide armar um plano para viajar e curtir ao lado de seus amantes, obrigando Paulina a ir para sua casa e se passar por ela. Pressionada e quase pega pela polícia, Paulina é resistente mas acaba cedendo às chantagens. O que ela não contava era se apaixonar pelo marido da irmã (Fernando Colunga), ganhar o carinho dos filhos, salvar a empresa da família da falência e livrar a querida Vovó Piedade (Libertad Lamarque) do vício do álcool. Mas as coisas mudam com o retorno da verdadeira Paola que posteriormente, acusa Paulina de ter lhe obrigado a aceitar troca de lugares. 


Belinda e Daniela Luján viveram as gêmeas Mariana e Silvana em "Cúmplices de um Resgate" (Cómplices al Rescate), exibida pelo SBT em 2002 e adaptada num remake brasileiro de mesmo nome em 2015. Elas eram duas meninas que se conhecem por acaso e unidas pelo sonho de ser uma grande popstar da música, decidem trocar de lugar, já que Mariana canta muito bem e Silvana não tem dom para o canto. Diante do sucesso, a produtora Rosy Ocampo decidiu esticar a novela e como Belinda estava com a agenda de compromissos apertada, abandonou o projeto, sendo substituída por Daniela Luján.


A grande atriz Helena Rojo teve a chance de viver gêmeas em "Abraça-me Muito Forte" (Abrazame muy Fuerte), uma produção de Salvador Mejía Alejandre realizada em 2000 e exibida pelo SBT entre 2001 e 2002. Damiana e Juliana possuíam uma particularidade dentre a maioria das gêmeas: ambas eram más, muito malvadas. Elas disputavam o amor de Frederico Rivero (César Evora) e realizavam um embate de egos entre elas mesmas.


A arte imitou a vida em "Salomé", produção de Juan Osorio de 2001 exibida pelo SBT em 2002, quando os atores gêmeos Antonio Brenan e Jorge Brenan viveram os gêmeos Chava e Nacho na novela. Os dois tinham em comum o sonho de se tornarem astros da música, até que são revelados por um produtor.


Onze anos depois de sua exibição no México, chega ao SBT "Laços de Amor" (Lazos de Amor), em 2006. Lucero deu vida às trigêmeas Maria Guadalupe, Maria Paula e Maria Fernanda. Num acidente, Guadalupe foi separada das outras duas irmãs e foi criada de forma humilde por uma mulher que a salvou daquela tragédia. Maria Paula é uma moça ambiciosa que é capaz de tudo para conseguir o que quer, até separar a irmã "desaparecida" da família, guardando ainda, um amor por seu tio (Otto Sirgo). Fernanda é deficiente visual e tenta superar suas limitações, uma moça com uma sensibilidade e um coração enorme. A trama premiou e transformou a carreira de Lucero, que ganhou prêmios e destacou-se como a malvada Maria Paula e seu gesto de passar o dedo mindinho na sobrancelha. Produzida por Carla Estrada em 1995, "Laços de Amor" ainda imortalizou com seu final controverso e misterioso que deixou o telespectador na dúvida de qual das irmãs havia morrido. Uma pena que no Brasil tenha passado despercebida.


Ainda que com uma atuação de destaque, César Evora viveu da forma mais estereotipada e forçada os gêmeos Damián e Gabriel em "Mundo de Feras" (Mundo de Fieras), que obteve um baixo desempenho no México e despencou no SBT em 2007. Produzida por Salvador Mejía, tratava-se de uma mistura da novela venezuelana de mesmo nome e a adição dos textos de "Pasion y Poder" e "Rolando Rivas, taxista". Gabriel cresceu em meio ao luxo e se transformou num empresário de sucesso, já seu irmão, Damián, sofreu com o abandono, tornou-se um delinquente e hoje sofre se arrastando com uma perna de pau e um tapa olho, como se fosse um pirata. Mais trash impossível.


Jacqueline Bracamontes viveu a mocinha Maria José em "Sortilégio" (Sortilegio), exibida pelo SBT em 2014. No meio da trama surge a irmã gêmea de Maria José, a problemática Sandra. Vítima de sua mãe, acontece que Maria José é sequestrada e dada como morta, através de Sandra. Agora, ela mora no campo com sua mãe (Azela Robinson), regada a remédios e uma perda de memória, ela pensa ser Sandra ao invés de Maria José. A rápida participação das gêmeas se deu pelas reclamações de Salvador Mejía com Carla Estrada, já que sua próxima novela, a substituta desta, "Corazón Salvaje", teria gêmeas como protagonistas.


Em "Las Gemelas", de 1972, Maricruz Olivier dá vida a Paula, uma mulher que comete um assassinato e decide culpar sua irmã gêmea por seu delito.


Em 2003, Angélica María viveu as gêmeas Martha e Esperanza na mininovela "Tu Historia de Amor", duas irmãs com um doloroso passado em comum. Martha é uma importante gerente em um hotel e Esperanza, uma humilde vendedora de artesanatos e antiguidades mexicanas. No passado, sofreram pelo amor de Ernesto (Juan Ferrara), que sendo noivo de Martha, descobre que na verdade, ama Esperanza. Para não destruir a felicidade da irmã, Esperanza acaba renunciando ao amor de Ernesto pela irmã.


Jorge Poza deu vida aos irmãos Rafael e Ernesto em "Velo de Novia" (2003), produzida por Juan Osorio. Rafael é o malvado que se torna uma estrela da música às custas de seu irmão, Ernesto, o dom por trás de Rafael, que o trata com desprezo.


Aracely Arámbula, em seu último trabalho na Televisa, deu vida às gêmeas Aimée e Regina em "Corazón Salvaje", de 2009, uma produção de Salvador Mejía Alejandre, que para ter a atriz em sua novela, transformou a protagonista em gêmeas. Com Eduardo Yañez no elenco e uma fusão entre a original de "Corazón Salvaje" e "Yo Compro esa Mujer" se resultou num desastre em audiência e qualidades gerais.


Maya Mishalska deu vida as irmãs Carmen e Piedad em "Mujer de Madera", a problemática novela de Emilio Larrosa de 2004. Se aproveitando da existência de uma irmã gêmea, Piedad comete diversos crimes e ainda obriga sua irmã a se passar por ela.


Gabriela Spanic é uma atriz com vários personagens gêmeos em seu currículo. Em 2001, viveu esse desafio novamente em "La Intrusa", uma produção de Ignacio Sada Madero onde encarnou Virgínia e Vanessa. Virgínia é uma mulher que pertence à família Junqueira que casa com Rodrigo em segredo, mesmo guardando um amor secreto por Carlos Alberto (Arturo Peniche). Do outro lado está sua irmã, Vanessa, uma moça de pouca educação que se encanta com tudo o que possa subir na vida. Após a morte de Virgínia, ela assume seu lugar, primeiro por vingança e depois, conhece os verdadeiros culpados pela morte dela e por fim, se entrega ao amor de Carlos Alberto.


Neste remake da obra original de "La Usurpadora", de Inés Rodena, Angélica María viveu Victoria e Andrea em "El Hogar que yo Robé", de 1981. Andrea é uma mulher sofisticada que conhece Victoria num banheiro de um luxuoso hotel. Ela vê em Victoria a oportunidade perfeita para curtir o mundo como sempre quis, longe do estorvo de sua família. Sendo assim, Victoria é obrigada a ir para casa de Andrea e se passar por ela.


Bem antes de "Salomé", os irmãos gêmeos Antonio Brenan e Jorge Brenan viveram irmãos idênticos em "Mujeres Engañadas", uma produção de Emilio Larrosa de 1999. Edmundo (Jorge) é um homem transtornado e obcecado por Paola (Michelle Vieth), enquanto Ramón (Antonio) se revelava apaixonado pela mesma jovem.


Juan Diego Covarrubias estrelou "De Que te Quiero, Te Quiero", uma produção de 2013 de Lucero Suárez onde viveu Diego e Rodrigo. Diego é um rapaz de bons sentimentos que se apaixona por Natalia (Livia Brito). Na noite de sua formatura, ela conhece Rodrigo e imagina ser Diego. Rodrigo tenta abusar sexualmente da moça que no ato de defesa, acaba fazendo com o que o malvado bata a cabeça e entre em coma. Natalia muda de cidade com a família e Diego a encontra, mas ela segue acreditando que foi ele quem tentou estuprá-la.


Sergio Jimenez deu vida aos gêmeos Raúl e Damián em "Estranho Poder" (El Maleficio), uma produção do mestre Ernesto Alonso que foi exibida pelo SBT em 1985. Filhos do maléfico Enrique de Martino (Ernesto), Raúl viveu com o pai e se tornou uma figura à sua semelhança. Já Damián, é um homem bom que encontrou o amor ao lado de Patricia (María Sorté). Uma atuação e tanto de Sergio numa novela que se tornou um clássico ao abordar o mundo exotérico da bruxaria e das forças do mal.

Separadas pela maldade de Ernesto Contreras (Manuel Ojeda), Ximena Navarrete deu vida às gêmeas Marina e Magdalena em "La Tempestad", produzida por Salvador Mejía em 2013. Marina é uma jovem trabalhadora, é gerente de um hotel e vive com sua mãe biológica Mercedes (Daniela Romo). Sua irmã, Magdalena, vive em condições míseras pelas ruas.


Angelli Nesma Medina realizou em 2015 o remake de "Abrazame muy Fuerte", intitulado de "Que Te Perdone Dios". Laisha Wilkins deu vida às gêmeas Ximena e Daniela, duas mulheres más que disputavam o amor de Fausto (Sergio Goyri) e batiam de frente com Macaria (Sabine Moussier). Seu papel equivaleu ao de Helena Rojo na versão de 2000.


No decepcionante remake de "Lazos de Amor" realizado em 2016 por Angelli Nesma Medina, Angelique Boyer viveu as trigêmeas Ana Lúcia, Ana Leticia e Ana Laura em "Tres Veces Ana". A história ficou confusa e nem todas as três irmãs tiveram destaques importantes, como foi o caso da malvada Leticia que deixou a desejar e só teve alguma força na reta final.

Menções honrosas
Uma das últimas obras primas de Ernesto Alonso, realizada em 2002, "A Outra" (La Otra) foi protagonizada por Yadhira Carrillo e exibida pelo SBT em 2004. O trunfo da novela era juntar Yadhira na forma de Carlota e Cordélia, que não eram irmãs gêmeas e sim sósias. Carlota era uma moça inocente e amorosa que vive sendo repreendida por sua mãe (Jacqueline Andere) e se apaixona por Álvaro (Juan Soler). Do outro lado está Cordélia, uma mulher sensual, maléfica e ambiciosa que acaba conhecendo Álvaro e este, a confunde com sua amada Carlota.


Michelle Vieth precisou se virar em "Mi Pequeña Traviesa" como Julia e Julio nesta produção de Pedro Damián, realizada em 1997. Depois que o pai fica paraplégico devido a um acidente, ela corre atrás de um emprego e só encontra como motoboy. Julia se disfarça de "homem" e cria um irmão gêmeo chamado Julio, enganando assim, os demais personagens da novela. Em 2002, ganhou um remake brasileiro intitulado "Pequena Travessa" no SBT estrelado por Bianca Rinaldi.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários