| ESPECIAL: NOVELAS BRASILEIRAS QUE GANHARAM REMAKES INTERNACIONAIS

Novela é uma paixão nacional e internacional que vai muito além da transmissão em seu país de origem. Caso recente como o de "Avenida Brasil", trama exibida pela TV Globo em 2012 responsável por um número alto de vendas para outros países mostra a força que as novelas tem mundo afora. A exportação de novelas cria a possibilidade de remakes, novas versões de uma história, realizadas com um novo elenco e muitas vezes numa realidade um pouco diferente. Hoje é dia de conhecer remakes de novelas brasileiras produzidas em outros cantos.



Em 2010, os mexicanos conheceram "Entre el Amor y el Deseo" através da TV Azteca. Baseada na novela brasileira "Louco Amor", escrita por Gilberto Braga e exibida pela Rede Globo em 1983. Nessa versão, os protagonistas eram Claudia e Luis Carlos, nas interpretações respectivas de Lorena Rojas e Víctor González, correspondentes aos papéis de Glória Pires e Fábio Jr. Contando ainda com Margarita Gralia no papel que correspondia ao de Bruna Lombardi.


Glória Perez conquistou o Brasil e o mundo com a história de Jade e Lucas no grande sucesso "O Clone", exibida pela Rede Globo em 2001. No ano seguinte, a novela chegou aos Estados Unidos através da Telemundo e alcançou êxito e liderança entre o público no horário que era transmitida. Depois do sucesso da história original, em 2010 a Telemundo pôs no ar o remake da trama, intitulada como "El Clon", com Sandra Echeverría e Mauricio Ochmann nos papéis do casal protagonista. Saúl Lisazo viveu Leonardo, que correspondia ao papel de Reginaldo Faria no original, já Roberto Moll, viveu o cientista Augusto Albieri, defendido no Brasil por Juca de Oliveira. O remake alcançou nos três primeiros capítulos média de audiência equivalente a 50% dos números que o horário nobre da emissora costumava marcar e ainda, recuperou o segundo lugar isolado entre as principais emissoras hispânicas dos EUA.


Após o sucesso de "Fina Estampa", escrita por Aguinaldo Silva e exibida pela TV Globo em 2011, a Telemundo se interessou na história da Pereirão e levou ao ar para o público dos Estados Unidos a sua versão, "Marido en Alquiler", exibida com êxito em 2012. Foi protagonizada por Sonya Smith, uma figura carimbada das novelas latinas, no papel da batalhadora e pobre Griselda. Juan Soler, famoso no Brasil por sua participação em novelas como "A Outra" e "A Feia Mais Bela", ambas transmitidas pelo SBT, deu vida a Reinaldo, equivalente ao personagem de Dalton Vigh. Já Maritza Rodríguez viveu a perua Teresa Cristina, papel de Christiane Torloni na versão original.


Gilberto Braga foi o responsável pela criação de uma das novela mais marcantes da teledramaturgia brasileira: "Vale Tudo", exibida pela Rede Globo em 1988. Marcante por seu contexto que explorava a realidade do Brasil, pelo estrondoso sucesso ou até mesmo em decorrência do assassinato da memorável vilã Odete Roitman, se tornou a nona novela de maior audiência da televisão brasileira, com média geral de 56 pontos. Em 2002, aconteceu a primeira parceria entre a Globo e Telemundo que se deu no remake desta trama, intitulada "Vale Todo". Itatí Cantoral, famosa por aqui como a Soraya de "Maria do Bairro" viveu Raquel, papel que foi de Regina Duarte. Diego Bierte viveu Iván, papel que havia sido de Antônio Fagundes, já Ana Claudia Talancón viveu a ambiciosa Maria de Fatima, interpretada brilhantemente por Glória Pires. A vilã, interpretada originalmente por Beatriz Segall mudou de nome, virou Lucrecia Roittman e a responsável por ela foi Zully Montero. Gravada no Projac, no Rio de Janeiro, a novela foi adaptada por Yves Dumont e com direção de Wolf Maya, trouxe atores de diversas nacionalidades para o Brasil (algo parecido com o que ocorreu com o primeiro remake de "Chiquititas" no SBT que levou artistas brasileiros pra Argentina), contou com a participação de Antônio Fagundes. O resultado do remake foi algo muito abaixo do esperado e numa entrevista, Gilberto afirmou ter sido contra a produção por ser uma novela muito diferente da realidade de outro país, assim como a história, que continuou sendo ambientada no Brasil. 


Parceira de longa data da Globo, a emissora portuguesa SIC lançou um projeto ambicioso em 2012: o remake de "Dancin' Days", mais uma novela de grande sucesso de Gilberto Braga, exibida entre 1978 e 1979. Protagonizada por Joana Matos no papel de Júlia, equivalente ao de Sônia Braga, foi a primeira novela de origem portuguesa oriunda de uma telenovela brasileira. Até o seu final, se tornou a quinta novela mais vista na história da teledramaturgia de Portugal.

Em 1983, a novela "Cara a Cara", produzida e exibida pela Band com muito êxito em 1979, ganhou um remake na Argentina com o mesmo título. Adaptada para a realidade argentina, a novela de Vicente Sesso foi uma produção da Crustel S.A. e ATC que trouxe no elenco a estrela mexicana Verónica Castro, além de nomes como Pablo Alarcón, Daniel Guerrero, Elizabeth Killian e entre outros.


Muito antes da Globo realizar o remake de "Anjo Mau" com Glória Pires e Kadu Moliterno, a emissora chilena Canal 13 se interessou pela história de Cassiano Gabus Mendes e em 1986, colocou no ar a sua versão da história, adaptada por Jorge Díaz e que foi um grande sucesso, intitulada como "Ángel Malo". Carolina Arregui viveu Nice, papéis de Susana Vieira e Glória Pires. O papel do milionário Rodrigo, vivido por José Wilker e Moliterno, teve o nome alterado para Roberto e foi interpretado por Bastián Bodenhofer.


Carolina Arregui, Bastián Bodenhöfer e Claudia Di Girolamo formaram o triângulo amoroso de "Te Conté?", remake chileno de 1990 adaptado por Jorge Díaz S, realizado pelo Canal 13 com base nos textos da novela "Te Contei?", escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1978.


Em 1991 foi a vez de "Ellas por Ellas", baseada em "Elas por Elas" de Cassiano Gabus Mendes, exibida pela TV Globo em 1982. Com adaptação de Silvia Hojman e Claudio Navarro se tonou mais um dos sucessos do Canal 13. A trama se desenrola sobre oito mulheres de posições sociais e características distintas mas com alguma ligação entre si. Rebeca Giglioto, Soledad Alonso, Catalina Guerra, Liliana García e Gloria Laso são alguns dos nomes do elenco.


Baseado na obra de Cassiano Gabus Mendes com adaptação de Javier Larenas Peñafiel, "Fácil de Amar" foi o remake chileno de "Plumas e Paetês", exibido em 1992 pelo Canal 13 com grande sucesso. A original fora exibida pela TV Globo em 1980. Cristián Campos, Catalina Guerra e Sandra O'Ryan são alguns dos nomes do elenco.


Baseada na novela "Bravo!" de Janete Clair e Gilberto Braga, exibida pela TV Globo entre 1975 e 1976, essa versão chilena foi ao ar em 1989 pelo Canal 13 com adaptação de Silvia Gutierrez e nomes de Andrea Tessa, Roberto Vander e Bastián Bodenhöfer no elenco. 


"Acercáte Más" foi o remake chileno de "Pecado Rasgado", novela escrita por Silvio de Abreu e exibida pela TV Globo entre 1978 e 1979. Transmitido pelo Canal 13 em 1990, foi adaptada por Walter Kliche e trouxe os nomes de Liliana Garcia, Sandra Solimano, Patricio Achurra e Ana Maria Gazmuri no elenco.


Lauro César Muniz escreveu "Carinhoso", novela que foi exibida pela TV Globo em 1973 e trazia Regina Duarte, Marcos Paulo e Claudio Marzo nos papéis principais. Em 1982, a emissora chilena TVN apresentou o remake, intitulado "La Gran Mentira" com Schlomyt Baytelman, Bastián Boldenhöfer, María Izquierdo e Exequiel Lavandero nos papéis principais.


A atriz brasileira Nívea Maria foi uma das estrelas da novela chilena "El Juego de la Vida", um remake de "Algemas de Ouro", exibida pela Record entre 1969 e 1970. Exibida pela TVN em 1983, é baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa e contou com adaptação do também brasileiro Herval Rossano, este que se desentendeu com a produção por uma polêmica cena de semi nudez e saiu da novela, voltando para o Brasil.


"Las Herederas" foi o remake de "Corrida do Ouro", novela de Lauro César Muniz e Gilberto Braga exibida pela TV Globo entre 1974 e 1975, realizado pela TVN em 1983 com grande êxito. A história começa a partir da morte de Ladislao Duval de Ferreira, um milionário que deixa 25 milhões de dólares para suas cinco herdeiras, mas para colocar as mãos no dinheiro elas terão que seguir uma série de exigências. O elenco traz Coca Guazzini, Schlomyt Baytelman, Sandra Solimano, Patricia Guzmán e Marés González


Em 1967 foi ao ar "Os Fantoches" pela extinta TV Excelsior, a qual fora escrita por Ivani Ribeiro com base no livro "O Caso dos Dez Negrinhos" de Ágatha Christie. Em 1987, o Canal 13 do Chile adaptou a trama, sob os cuidados de Jorge Díaz, intitulada de "La Invitación". No elenco estavam Walter Kliche, Claudia Di Girolamo e Alejandro Castillo, entre outros. A história se desenrola num hotel de luxo onde o dono, convida um grupo de pessoas para se hospedarem numa temporada, mas o que eles nem imaginam é que estão sendo investigados por um crime do passado.


Protagonizada por Jael Unger, Bastián Boldenhöfer, Claudia Di Girolamo e Francisco Reyes, "Trampas y Caretas" foi ao ar em 1992 pela TVN, no Chile. É o remake de "Transas e Caretas", novela escrita por Lauro César Muniz e exibida pela TV Globo em 1984.


Em 1993 foi ao ar "Marrón Glacé" pelo Canal 13, no Chile. É baseada na novela "Marron Glacê" de Cassiano Gabus Mendes, exibida pela TV Globo entre 1979 e 1980. O elenco trazia Carolina Arregui, Fernando Kliche e Gloria Münchmeyer e fez um grande sucesso a ponto de ganhar uma continuação chamada "Marrón Glacé: El Regreso", em 1996, que não obteve tamanho sucesso da versão anterior.


Entre o final de 1983 e o início de 1984, a novela das 8 da Globo era "Champagne", obra de Cassiano Gabus Mendes que trouxe Tony Ramos, Irene Ravache, Antônio Fagundes e Lúcia Veríssimo nos papéis principais. Em 1994 a história ganhou um remake intitulado "Champaña", exibida pelo Canal 13 com Gloria Münchmeyer, Fernando Kliche e Amparo Noguera no elenco.


O grande sucesso "Ti Ti Ti", escrito por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela Rede Globo entre 1985 e 1986, ganhou um remake chileno com o título de "El Amor está de Moda", em 1995 pelo Canal 13. A disputa na alta costura travada entre Vittorio Valentini e Jack Volteare, foi interpretada respectivamente por Roberto Poblete e Fernando Kliche. Na nossa versão, Luis Gustavo viveu "Victor Valentín" e Reginaldo Faria foi "Jacques Leclair".


As tramas amorosas cheias de beleza e humor que se desenrolam dentro de um salão de cabeleireiro são os principais ingredientes principais de "Bellas y Audaces", novela exibida pela TVN do Chile em 1988, um remake de "Locomotivas", escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1977. Luz Jiménez, Sonia Viveros, Osvaldo Silva, Ana María Gazmuri e Claudio Reyes são alguns dos nomes do elenco. A versão original trouxe Eva Todor, Aracy Balabanian, Walmor Chagas, Lucélia Santos, Dennis Carvalho, Elizângela e entre outros nos papéis principais.


Carolina Fadic, Francisco Reyes e Claudia Di Girólamo estrelaram "Rompecorazón", transmitida pela TVN em 1994, sendo um remake chileno de "Brega & Chique", novela escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1987.


Um playboy falido que mente sua condição financeira é uma das tramas que se desenrolam em "El Palo al Gato", transmitida pelo Canal 13 em 1992, com baixos números de audiência. É um remake de "O Pulo do Gato", novela escrita por Braulio Pedrosa e Lauro César Muniz, exibida pela TV Globo em 1978.


A vida de um deputado que tem a imprensa na sua cola tentando descobrir os seus segredos é a trama principal de "Top Secret: Secretos de amor", transmitida pelo Canal 13 em 1994, no Chile, com Cristián Campos, Pilar Brescia e Sandra O'Ryan no elenco, mas que infelizmente foi marcada pela baixa audiência. É um remake de "Eu Prometo", novela escrita por Janete Clair e colaboração de Gloria Perez que foi ao ar em 1983 na Rede Globo.


Descrita como uma novela no ritmo do amor, "Estúpido Cupido" foi o remake da novela brasileira de mesmo nome escrita por Mário Prata e exibida pela Rede Globo entre 1976 e 1977. A versão chilena foi exibida pela TVN em 1995 com grande êxito ao contar uma história musical que se passa nos anos 1960. No elenco estavam Claudia Di Girólamo, Francisco Reyes, Carolina Fadic e Álvaro Rudolphy.


A novela "Coração Alado", escrita por Janete Clair e exibida pela TV Globo entre 1980 e 1981 se transformou em "Juegos de Fuego", a versão chilena da história que foi transmitida pela TVN em 1995. O elenco trazia os nomes de Bastián Boldenhöfer, Alejandra Fosalba, Viviana Rodríguez e Jaime Vadell, entre outros. No original, Tarcísio Meira, Débora Duarte e Vera Fisher fizeram os papéis principais.


Em 1996 a TVN leva ao ar "Sucupira", um remake da novela "O Bem-Amado", uma história bem brasileira escrita por Alfredo Dias Gomes exibida pela TV Globo em 1973. Na versão chilena, o protagonista se chama Federico Valdivieso (ao invés de Odorico Paraguaçu), e é interpretado por Héctor Noguera, que narra a saga de seu personagem, um político corrupto que tem como meta a inauguração de um cemitério na cidade de Sucupira. No Brasil, Odorico foi vivido por Paulo Gracindo num papel e novela memoráveis. Vale lembrar que no Chile a trama foi um sucesso.


Famoso aqui no Brasil por sua atuação em novelas mexicanas, Roberto Vander estrelou "Semidiós", levado ao ar em 1998 pelo Canal 13 com grande sucesso de audiência. É um remake de "O Semideus", uma novela escrita por Janete Clair e exibida pela TV Globo entre 1973 e 1974. No elenco ainda estão: Maricarmen Arrigorriaga, Mauricio Pesutic e Carolina Arregui, entre outros. No original, os protagonistas da história são Tarcísio Meira, Glória Menezes, Francisco Cuoco e Maria Cláudia.

Produzida pela RTI em 1987 na Colômbia, "Brillo" foi o remake de "Novo Amor", novela escrita por Manoel Carlos e exibida pela Rede Manchete em 1986. A versão colombiana foi protagonizada por Maribel Abello e Cristóbal Errazuriz e exibida como minissérie dentro de um programa chamado "El Cuento del Domingo", um espaço para a exibição de histórias num formato de minisséries e curtas exibido nas noites de domingo pelo Canal 2 da Colômbia.


Ao lado de Jorge Martínez, Grecia Colmenares viveu as meia-irmãs Manuela e Isabel em "Manuela", novela argentina exibida pelo Canal 13 do país, em 1991. Trata-se de um remake de "A Sucessora", trama brasileira escrita por Manoel Carlos, baseada no livro de mesmo nome de Carolina Nabuco que fora exibida pela Rede Globo em 1978, com Susana Vieira, Rubens de Falco e Nathália Timberg nos papéis principais. 


Celmira Luzardo e Mario Ferro estrelaram a novela "La Sombra de Otra", uma novela colombiana produzida em 1988 pela RTI e exibida pelo canal Cadena Uno. Nada mais que um remake de "A Sucessora", novela escrita por Manoel Carlos e adaptada por ele mesmo lá.


Outro país que se rendeu a um remake de "A Sucessora" foi o Perú. Em 1999 foi ao ar "Isabella, Mujer Enamorada", adaptação de Ana Montes que rendeu 140 capítulos. A história começa no Perú da década de 1930 com Ana Colchero como protagonista e antagonista na pele das gêmeas Isabella e Clara. Seu par romântico foi o ator Cristian Meier.

Em 1973, a Televisa realizou no México uma adaptação, por Mimí Bichelami, de "O Primeiro Amor", novela de Walther Negrão exibida em 1972 com êxito no Brasil. Intitulada de "Mi Primer Amor", contou Sonia Furió, Raúl Ramírez, María Douglas, Ofelia Guilmáin, Juan Ferrara, Ana Martín, Carlos Piñar, Rafael Baledón, Diana Bracho e outros.


Mariana Levy e Ariel López Padilla foram os protagonistas de "Caminos Cruzados", uma produção da Televisa exibida em 1995. Trata-se de um remake de "Tudo ou Nada", novela brasileira escrita por José Antônio de Souza e transmitida pela Rede Manchete em 1986. A história agradou ao produtor Valentín Pimstein que levou os textos para o México, assim como Herval Rossano, que foi o responsável por produção e direção.


Há poucos registros sobre esta novela mas, "Sublime Rendención" foi exibida pelo Canal de las Estrellas em 1971, uma produção da Televisa quando ainda era parte do Telesistema Mexicano, com José Baviera, Alicia Bonet, Irma Dorantes e Gregorio Casal no elenco. É um remake da novela brasileira "Redenção", exibida pela TV Excelsior entre 1966 e 1968, conhecida por a mais longa da televisão brasileira, com Francisco Cuoco e Miriam Mehler no elenco.


Em 1977 foi a vez da Televisa dar uma chance para a teledramaturgia brasileira, com "Pingo de Gente", uma novela escrita por Raymundo López e exibida pela Rede Record em 1971. A primeira versão que a empresa mexicana criou levou o título de "Gotita de Gente" e trouxe Graciela Mauri no papel da pequenina Ana Maria, que foi tirada dos braços de sua mãe, Martha (Liliana Abud), logo ao nascer. Ela cresce num orfanato onde sofre maus tratos e aos nove anos, foge e vai em busca de seu pai numa pequena vila, onde é acolhida por Juan Baustista (Jorge Martín de Pinedo). Porém, a versão mais famosa é a de 1998, produzida por Nicandro Díaz González e intitulada como "Gotita de Amor - Gotinha de Amor", exibida pelo SBT em 2001. A protagonista infantil é Belinha, interpretada por Andrea Lagunes. 


Em 2011, a produtora Martha Patricia L de Zaratain levou para o México através da Televisa os direitos da novela "Te Contei?", escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1978. A versão mexicana intitulada como "Ni Contigo ni sin Ti" trouxe o quarteto formato por Laura Carmine, Eduardo Santamarina, Alessandra Rosaldo e Erick Elías como protagonistas da história que sofreu muitas alterações. O resultado final foi um fracasso.


A mais recente relação da Televisa com novelas brasileiras foi com "El Bienamado", exibida neste ano pelo canal Las Estrellas. O porém é a que esta versão é baseada no livro escrito por Alfredo Dias Gomes, que originou a história que a TV Globo exibiu. Jesús Ochoa vive Odorico Cinfuegos, um político mulherengo e cheio de artimanhas que tem como meta para o pequeno povoado de Loreto, a construção de um cemitério local. A audiência se agradou e a novela fez um considerável sucesso.


Andrés García e Ruddy Rodríguez eram os protagonistas de "El Magnate", produção da Telemundo de 1990 que trazia dois homens (Andrés e Salvador Pineda) lutando pelo amor da mesma mulher, Teresa (Ruddy). A novela era um remake de "Novo Amor", novela exibida pela Rede Manchete em 1986 com autoria de Manoel Carlos. Foi exibida no Brasil com o título de "O Magnata" pela CNT/Gazeta em 1993.


A parceria entre RCN e Telefutura se deu na produção de "Doña Bella" em 2007. Trata-se da versão colombiana de "Dona Beija", novela exibida pela TV Manchete em 1986, baseada em fatos históricos a partir de livros escritos por Thomas Othon Leonardos e Agripa Vasconcelos. Por aqui, Maitê Proença viveu a protagonista enquanto na Colômbia a encarregada foi Zharick León.

O atual e mais recente projeto da Televisa, assinado pelo produtor Eduardo Meza, é a novela "Doña Flor y sus dos Maridos". Protagonizada por Ana Serradilla, Sérgio Mur e Joaquín Ferreira, a história é baseada no romance "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1966), escrita por Jorge Amado e que no Brasil ganhou versões para o cinema e em formato de minissérie. Lamenta-se a falta de êxito da trama no México, mas aproveitando o momento, lá vai uma curiosidade: o ator Joaquín Ferreira teve uma rápida passagem em sua carreira como ator pornô, quando assinava o nome de David Dynamo.




| PROJETOS QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL
  • Por um longo tempo, a TV Azteca lutou para conseguir produzir a versão mexicana de "Mulheres de Areia".
  • Estava no interesse da Telemundo a produção da versão latino americana de "Rainha da Sucata" que naufragou, possivelmente, após o fracasso de "Vale Todo".
  • Recentemente, rumores apontaram a aproximação da Televisa com a Globo na tentativa de aquisição dos direitos da novela "Barriga de Aluguel" para sua produção no México.
  • Surgiram os boatos de um remake de "Tieta" no México, assim como o de "Champagne", que seria um dos novos projetos de MaPat na Televisa.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários