| HÁ 10 ANOS ESTREAVA "DANCE DANCE DANCE", A PENÚLTIMA NOVELA PRODUZIDA PELA BAND E A PRIMEIRA EM HDTV DO BRASIL

Reativado o núcleo de teledramaturgia em 2005, com "Floribella", a Band conquistou um público considerável a partir do momento que voltou a investir na área. Contando com nomes de destaque nos elencos, um apelo musical forte e até uma produção num clima mais ousado, após o fim da segunda temporada da novela musical de Juliana Silveira, a emissora ficou "órfã" daquele sucesso e da repercussão que a trama alcançou. Ainda exploraram a marca com shows, especiais de TV e entre outras opções. No horário em que era exibida, às 20h15, passaram a exibir o programa "Band Esporte Clube" e "Família Dinossauros", assim também como uma faixa de desenhos e séries intitulada de "Pic Nick Band". Tudo isso até o primeiro dia de outubro de 2007.


Entrava no ar às 20h15 da noite de segunda-feira de 1 de outubro de 2007, "Dance Dance Dance", a nova aposta da teledramaturgia da emissora que trazia Juliana Baroni e Ricardo Martins como os protagonistas de uma história de amor, música e a paixão pela dança.
Com o argumento inicial de Juana Uribe, convidada por Elisabeta Zenatti para escrever a trama, Uribe é uma colombiana responsável por sucessos como "Betty, a Feia" e "Pablo Escobar, El Señor del Trafico", foi escrita por Yoya Wursch e uma equipe de colaboradores formada por Mário Vianna, Márcio Tadeu e Flávio Queiroz. A direção ficou a cargo de Alceu Vasconcellos, Luiz Antônio Piá e Del Rangel. Em 161 capítulos, chegou ao fim em 12 de maio de 2008 com status de sucesso e "dever cumprido".

Ambientada em São Paulo e tendo como principal cenário a Fundação Verônica Marques, um espaço dedicado aos estudos de arte, música e dança, Juliana Baroni vive a jovem órfã Sofia, uma menina doce e com o sonho de ser uma grande bailarina e atriz. Chegando do interior à cidade grande, ela se hospeda na pensão da Dona Araci e tenta ingressar na FVM, a maior e mais reconhecida instituição ensino artístico do país. A dona da instituição é Leonor, que homenageou a filha com o nome da escola, Verônica, morta num acidente de carro, casada com Lúcio, um empresário de índole duvidosa que acredita no poder do dinheiro para solucionar qualquer problema, tentando fazer de seu filho, Rafael, fruto de seu casamento com Verônica e hoje, um rapaz de bons sentimentos. No meio dessa história tem o Ecotel, a rede de hotelaria de Lúcio em sociedade com Lígia. Ela, é mãe de Amanda, uma moça ambiciosa que cai de amores por Rafael e visto pelo pai dele como a oportunidade perfeita para casar os dois e dessa maneira, ter mais poder na empresa. Mas como no coração a gente não manda, o rapaz se apaixona por Sofia. Ao entrar para a FVM, Sofia vai ter de enfrentar a inveja de colegas por seu talento, suas dores da vida e as maldades de Amanda, que estuda na mesma escola e não irá sossegar enquanto não separá-los.


Investindo na mesma pegada musical e dançante que "Floribella" possuía, "Dance Dance Dance" jogou novamente a Band para o meio das telenovelas em exibição no Brasil naquela época. Por questões de minutos, foi a primeira novela brasileira totalmente gravada e exibida em HDTV, lembrando que "Duas Caras", a primeira da Rede Globo, estreou no mesmo dia, mas minutos depois. Em questões de sucesso a novela conseguiu se manter na média geral de 3 pontos, o que era pedido pela direção de planejamento, juntou bons anunciantes, licenciamentos de produtos como tênis e chicletes e ainda a  vendagem dos discos da trilha. Aqui no Brasil foi exibida pelo canal de TV paga Boomerang em 2009 e na rede cearense TV Diário, em 2012. Neste ano, foi reprisada pela Band em transmissão apenas para os estados do Brasil que não aderem ao Horário de Verão. Internacionalmente, foi exibida na Argentina (Telefé), Estados Unidos (pela Telemundo), Moçambique (pelo canal TVM), no Japão e União Europeia pela Band Internacional, Venezuela (Televen), na Polônia (TV Plus), Kosovo (RTV21), Costa Rica (pela Teletica), Angola (TV Zimbo) e no Peru (Frecuencia Latina), até onde se tem conhecimento até o momento.

A trilha sonora trazia canções compostas para a novela, entre algumas exceções. O tema de abertura contagiante, a otimista e alegre "Não há hora nem lugar" e animadíssima "Bonde do Funk Axé", que misturou dois ritmos. Gravada pelo Grupo Rouge, "Cidade Triste" (Sleepy City) foi regravada por Juliana Baroni e se tornou um dos destaques da trama. Fantine Thó, ex-integrante do Rouge gravou a música "Glam", que ganhou uma segunda versão interpretada na voz de Juliana. A vencedora do reality "Country Star" da emissora, Nathália Siqueira, emplacou a música "O que ela tem que eu não tenho?". Francisco Carvalho gravou "Rei do Mambo", tema de seu personagem, Lourival. Cita-se ainda a mágica "Eu já sabia que era amor", entre outras canções que compões a trilha.


O elenco trazia, além de Baroni e Ricardo, Eduardo Galvão, Cláudia Lira, Clarisse Abujamra, Vera Zimmerman, Ângela Dippe, Dayenne Mesquita, Giulio Lopes, Edson Fieschi, Juliana Almeida, Daniela Camargo, Dudu Pelizzari, Ângélico Vieira, Luciano Chirolli, Vanessa Machado, Maíra Charken, Daniela Galli, Leonardo Cortez, Francisco Carvalho, Roberto Alencar, Jarbas Homem de Mello, Monah Delacy, D'Black, Patrícia Gasppar, Pedro Fagundes, Lorenzo Martin e entre outros.

"Dance Dance Dance" foi um projeto ousado da Band depois de um recesso na teledramaturgia própria, que ocorreu novamente após a substituta desta, "Água na Boca". Com a ideia de inovar com o mundo da dança como um tema universal e capaz de juntar a família, foi inspirada em filmes como "Flashdance", "Fama", "Grease", "Dança Comigo" e "All That Jazz" entre outros, com a missão de encontrar dançarinos que soubessem atuar e atores que soubessem dançar. Entre artistas da casa como José Luiz Datena e Raul Gil, houveram as participações do coreógrafo Carlinhos de Jesus e da banda NX Zero. Hoje, se completam os dez anos dessa incrível e especial novela, que deixou sua marca na história da televisão brasileira.


Sofia e Rafael dançam tango na chuva em uma das cenas memoráveis da novela.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário