| ESPECIAL: COMO O SBT DESTRUIU AS NOVELAS DA TARDE

Todo sabe que o SBT sempre foi uma das maiores janelas para "produtos enlatados" no país. Milhares de séries e filmes passaram pelos mais diversos horários, como na faixa da tarde, com "Chaves", "Eu, a Patroa e as Crianças" e outras diversas. Em alguns momentos houve um certo esforço para diminuir a quantidade destes programas, o que tem muita força na atual fase do canal, que no período da tarde já tentou sucesso em vão com atrações como "Fantasia" e "Olha Você", ambos entre 2007 e 2008. De surpresa, em março de 2008, resolveram cancelar por definitivo o "Fantasia" e estrearam ser qualquer aviso o "Cinema em Casa" que passou a dividir a programação vespertina com o tradicional "Casos de Família". Com o desgaste e a baixa audiência da sessão de filmes, a emissora resolveu tentar a sorte, timidamente com novelas, a partir da estreia de "As Tontas não vão ao Céu", em abril de 2010. 

Por questão de ótimos resultados, maior faturamento e menos gastos, a tática deu certo e logo cancelaram de vez o "Cinema em Casa" e trouxeram as reprises de "Pérola Negra" (1998) e "Esmeralda" (2004-2005), que logo conquistaram e fidelizaram o público. De 2010 a 2012 passaram a ser exibidas três novelas na sequência e nem o fracasso de "Camaleões" desanimou, trazendo na sequência a reprise ainda fresca na memória, de "Uma Rosa com Amor". Na mesma época foram ao ar "Amigas e Rivais" e "Cristal", duas novelas que surtiram bons resultados, principalmente a primeira, que realizou a proeza de registrar audiência superior a sua exibição original em 2007. Do fundo do baú ainda surgiram "Fascinação" (1998), "Canavial de Paixões" (2003), "Pícara Sonhadora" (2001), "Jamais Te Esquecerei" (2003), "Marisol" (2002) e entre outros clássicos da dramaturgia nacional da emissora.

Em 2011, o findar da reprise de "Uma Rosa com Amor" bateu de frente com a nova parceria do canal com a Televisa. A ideia era realizar um remake de "Carrossel", sucesso veiculado por aqui em 1991 que ganhou vida em 2012. Mas pra conseguir a liberação de texto e direitos para a nova versão, os executivos da empresa mexicana exigiam um espaço na programação para a exibição de suas novelas à noite, mas com o poder de convencimento acertaram o horário das 16h e assim chegou "Marimar" (veiculada por aqui em 1996 e até aquele momento, pela última vez em 2004), sendo um dos grandes sucessos da emissora naquela época, com médias acima de 7 pontos e recorde de 10 pontos, números superiores aos de "Amor e Revolução", produção própria e inédita da emissora veiculada na faixa das 20h. Com o sucesso, vieram outros sucessos da Televisa como "Maria do Bairro", "A Usurpadora" e até, "Maria Mercedes".

Em 2013, a audiência começou a patinar graças a "Jamais Te Esquecerei", novela esquecida pelo público exibida originalmente em 2003. Naquele momento, "A Usurpadora", a que vinha na sequência, era a segurava os melhores resultados em audiência, de acordo como podia. Foi aí que resolveram apostar nas donas de casa trazendo uma novela inédita da Televisa para ocupar a vaga de 'Jamais', esta encurtada às pressas. A escolhida foi "Cuidado Com o Anjo", veiculada em 2008 no México com Maite Perroni como estrela principal, que apesar das bizarrices foi um sucesso por aqui também. Na sequência, foi exibida "Por Ela... Sou Eva", que acabou não agradando o público e ainda estreou no final do ano, temporada de share baixo na televisão. 
A partir de 2014, o público ganhou uma novela a mais. Quatro novelas dividiam a programação de 14h30 às 18h00, como as reprises de "Café com Aroma de Mulher", "A Madrasta", "Abraça-me Muito Forte", "O Privilégio de Amar", "Por teu Amor", "Esmeralda", a interminável "A Feia mais Bela" e as inéditas "Meu Pecado", "Sortilégio" e "Coração Indomável". No ano seguinte passaram a ser exibidas novamente três novelas, porém, apenas uma reprise e dois títulos inéditos como "Teresa" e a aguardada "A Dona".

Oficialmente em 2016 a emissora passou a fazer um investimento maior na faixa de novelas quando três títulos inéditos passaram a fazer parte da programação das "Novelas da Tarde". As novelas como "Mar de Amor", "Abismo de Paixão", "Meu Coração é Teu" e "A Gata", entre outras, eram exibidas um pouco mais tarde, depois das 15h30 e só terminavam de fato após às 19h, era o início de uma era de tempos áureos onde tramas mexicanas no SBT eram exibidas à noite e a confirmação do emplaque no gosto do público que fez as produções alcançarem médias na casa de 8 a 10 pontos, resultado de uma caminhada com paciência e conquistas. Foi neste mesmo ano que Silvio Santos resolveu a todo custo que queria um programa de fofocas à tarde, dando se com a estreia do "Fofocando" (posteriormente rebatizado de "Fofocalizando") e atrasando as novelas, que passaram a ser exibidas depois das 16h00.
Com o insucesso do novo xodó de Silvio Santos, a ideia de atrair audiência para o programa foi vista como solução utilizando uma nova reprise de "A Usurpadora" (apenas para SP e operadoras), com mais de 60 minutos interruptos a partir de 13h00 e "entregando" a audiência para o "Fofocando. A baixa repercussão da sexta reapresentação fez com que mudassem os planos e a novela fosse incluída na programação para todo o Brasil, por volta das 16h00. O que já estava ruim ficou ainda pior.

"A Usurpadora" foi veiculada nacionalmente e atrasou ainda mais novelas seguintes. "Lágrimas de Amor", apesar de ser uma ótima novela foi sabotada pela emissora, no ano anterior, escolhida equivocadamente para substituir "Abismo de Paixão" e acabou sem substituta no horário. Este ano não poderia ter sido pior: a inédita "Querida Inimiga" saiu de cena sem substituta e a partir de "Rubi", começaram a dar espaço indevido para reprises, como foi o caso de "No Limite da Paixão" e agora, "Sortilégio". Sobrou espaço para apenas duas novelas, uma reprise desnecessária e uma inédita, num horário que deixou de ser novela vespertina para começar quase à noite.

Graças aos investimentos que todo mundo sabia que não chegaria a lugar nenhum, mudanças abusivas em horário, desrespeito com o telespectador e a insistência no "Fofocalizando", o SBT foi capaz de uma hora pra outra jogar todos as conquistas e consolidação de público de água abaixo. A partir de 2015, as tramas passaram a fazer parte do cotidiano do público, chamou a atenção e a partir dali iniciaram uma subida na audiência, com números acima de 8 pontos e até acima de 10 pontos, em horários de forte concorrência, como as diversas vezes que derrotava o programa policial vespertino da concorrência, hoje, as novelas se estacionaram entre 5 e 6 pontos, vê se que as comemorações dos recordes foram todos deixados para trás. Falando em concorrência, as Novelas da Tarde passaram a dar tão certo que a RecordTV resolveu também investir nesse formato à tarde e retirou do baú seus sucessos, ainda beneficiada pela reformulação as normas da Classificação Indicativa. Enquanto "Ribeirão do Tempo" é veiculada sem censura com classificação de imprópria para 14 anos às 15h, o SBT resolve cortar suas novelas ao máximo que pode. Conforme o canal de Silvio Santos empurrou e se esvaiu dos títulos no ar, se tornaram os maiores benfeitores para a concorrência: na Record por exemplo, abriram espaço para as reprises da emissora que já caíram no gosto do público, que ficou órfão de novelas no horário e agora precisa esperar mais de duas horas até o findar do "Casos de Família" para assistir aos dramalhões mexicanos. Além da escolha de títulos fracos, no SBT as novelas pegam o embalo do "Vale a Pena Ver de Novo" (que fez a festa com "Senhora do Destino" e agora timidamente com "Celebridade") e dificilmente sobem na audiência.

A falta de planejamento e estratégia não é algo novo no SBT, pelo contrário. Isso também é culpa da falta de interesse do público em assistir aos novos e velhos dramalhões. Acabou também a expectativa de saber qual é a próxima novela a ser exibida, já que o diretor de programação anuncia três meses antes em seu perfil no Twitter. A grande aposta pro próximo ano é a reprise de "Coração Indomável" a partir de janeiro. Uma boa sorte ao público que ainda é fiel, está contente em aceitar a auto sabotagem que o SBT faz diariamente e tem toda paciência necessária. 




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários