RESUMÃO DO "TROFÉU IMPRENSA 2018"

Na noite do último domingo (4), o SBT transmitiu mais uma edição do "Troféu Imprensa", um espaço na televisão para premiar os que mais se destacaram no ano anterior. Avaliando o melhor e o pior do ano de 2017, a edição não poupou do jeito Silvio Santos de ser, sem papas na língua e sempre muito irreverente. Hoje é dia de resumir tudo que aconteceu e "pipocou" na premiação. Vista seu traje de gala e nos acompanhe agora.

Corpo de Júri
- Nelson Rubens (apresentador do "TV Fama" e colunista da revista Minha Novela);
- Keila Jimenez (colunista do portal R7);
- Jorge Brasil (editor chefe da revista Minha Novela);
- Flávio Ricco (colunista do portal UOL e Jornal O Dia);
- Léo Dias (colunista do Jornal O Dia e apresentador do "Fofocalizando");
- Sônia Abrão (apresentadora do "A Tarde é Sua");
- Ricardo Feltrin (colunista do portal UOL e do site Ooops);
- Márcia Piovesan (redatora chefe da revista Tititi);
- Marcelo Bartolomei (redator-chefe das revistas Caras e Contigo);
- Wivian Maranhão (diretora da editora Escala).

CATEGORIA: CANTORA DO ANO DE 2017
Entre Ivete Sangalo, Joelma e Marília Mendonça, a vencedora da noite foi a musa da sofrência, com 4 votos, além de ser elogiadíssima pelos jurados. Já a mãe do ano, Ivete, ganhou os votos dos internautas. Da minha parte, estranhei a ausência de Anitta, uma das cantoras que mais se destacou no ano passado de visibilidade nacional e internacional.

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA INFANTIL DE 2017
A categoria que elege o melhor programa infantil passou a ser exclusivamente um espaço para premiar anualmente o "Bom Dia e Companhia", tendo em vista que os concorrentes dele são um informencial cuja Disney comprou horário na programação do SBT (seria como premiar a Polishop) e outro, um programa oriundo do canal Discovery Kids. Sem concorrência com outras emissoras, depois dos cortes de programas infantis e desenhos na TV aberta, a atração comandada por Silvia Abravanel é o único vencedor e legítimo competidor. Não precisa nem dizer quem ganhou, né? Sobrou elogios para Silvia, que apesar de ter crescido como apresentadora, é sofrível quando tenta conversa com as crianças como se fosse uma criancinha, cheia de lero-lero e palavrinhas no diminutivo, isso cansa. Valeu pela intenção de premiar quem valoriza programação infantil, ou seja, apenas o SBT. Desnecessário.

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA HUMORÍSTICO DE 2017
Os mesmos concorrentes da edição anterior duelaram novamente. "A Praça É Nossa" por mais tradicional, sempre cumpre bem o papel de fazer rir e se renovar, sem perder a essência. A "Escolinha do Professor Raimundo" conseguiu trazer a nostalgia de volta, mas tão bem articulado que não deteriorou ou fez lamentar diferenças entre a primeira versão. Coragem mesmo de quem indicou o "Pânico na Band", não pelo cancelamento do programa, mas pela falta de humor inteligente e pela deterioração do formato em vista da dificuldade de se renovar. O vencedor da noite foi "A Praça É Nossa" que repetiu o feito nos votos da internet.

Sérgio Chapelin, afastado do SBT depois de uma passagem pela emissora em 1983 quando deixou a Rede Globo para apresentar um programa, este que não deu o resultado esperado, fazendo com que ele voltasse para o canal dos Marinho no ano seguinte. Consagrado na apresentação do "Globo Repórter", Sérgio foi liberado pela Globo para receber troféus referentes ao seu jornalístico das noites de sexta que ganhou a partir de 1994. Foi um dos bons momentos da noite.

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO DE 2017
Usando uma caixa para que os jurados não se sentissem intimidados a falar o voto diante de Silvio, pela indicação de seu programa, a internet e os jurados elegeram o "Programa Silvio Santos" levou a categoria. Cá entre nós, existem alguns equívocos e injustiças  entre os indicados: o programa da Eliana usa a platéia apenas como um enfeite do cenário que serve para aplaudir as idas e voltas do intervalo e de ações de merchandising, falta interação. Talvez 2017 tenha sido o ano do "Domingão do Faustão" que renovou seu programa com atrações como o "Show dos Famosos", mais uma edição da "Dança dos Famosos" que rendeu momentos icônicos, além do "Ding Dong", uma competição musical entre artistas da emissora que rende muito na arte de entreter e divertir, merecia ter ganho. É inegável que muitos outros programas mereciam estar entre esses três como o "Encontro com Fátima Bernardes" e o "Altas Horas", ou até mesmo "Programa do Ratinho", que foi indicado em outra categoria que veremos à frente.

CATEGORIA: MELHOR NOVELA DE 2017
Da minha parte, essa é a categoria que eu mais aguardo todos os anos. A vencedora em unanimidade foi "A Força do Querer", a mais merecedora destas indicadas e em relação a todas as exibidas no ano passado. Apenas pra colocar o SBT dentre as indicadas, "Carinha de Anjo" concorre pelo secundo ano consecutivo e não consegue abocanhar um pedaço da categoria. O maior erro está em "Pega Pega" figurar entre as três melhores do ano, uma novela que por mais que angariou uma boa audiência, esteve sempre longe de ser uma novela boa com seu texto ruim e um plot fraco, além de más escalações no elenco e uma casal sem química. Duas indicações que mereciam concorrer nesta categoria seriam a espetacular "Novo Mundo" e a descolada "Rock Story". Não faltaram elogios para Gloria Perez com sua novela que trouxe o prestígio e audiência depois do findar de "Avenida Brasil".

Eliana marca presença anualmente na premiação e desta vez, foi buscar o seu 16º troféu. Além de conversar com Silvio Santos sobre sua gravidez e a época de que se ausentou da TV por conta da mesma, ela fez questão de lembrar que é a primeira e a única mulher aos domingos, nada contra, mas esse discurso dela virou ladainha já.

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA DE ENTREVISTA DE 2017
O vencedor da noite foi o "The Noite", mais uma vez. Já o "Programa do Porchat", por mais que esteja solto dentro de sua proposta inicial, conquistou os votos dos internautas. O "Conversa com Bial", novidade da programação da Globo, ganhou elogios dos jurados, mas acabou por não ser premiado.

CATEGORIA: MELHOR ATOR DE NOVELA DE 2017
O desafio de viver Dom Pedro colocou Caio Castro num dos melhores momentos de sua carreira como ator, em "Novo Mundo". Rodrigo Lombardi lidou com a justiça e com as leis como um advogado de "A Força do Querer" e na mesma novela, Marco Pigossi viveu o marrento Zeca, que conquistou o coração da policial Jeiza e caiu nas graças do público. Os jurados levantaram em questão a versatilidade e a composição do personagem de Pigossi e lhe deram o prêmio. Rodrigo e Caio foram ressaltados e o intérprete de Dom Pedro ganhou os votos dos internautas.

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO DE 2017 
Em unanimidade, o vencedor novamente foi o "Conexão Repórter", que recebeu elogios do júri pelo trabalho qualificado e precioso de Roberto Cabrini. No ar desde 2010, o programa traz sempre uma série de investigações sobre temas variados e situações pelas quais o Brasil passa. Como boa parte da bancada comentou, o programa de Cabrini tem uma linha de investigação, tem um cunho mais jornalístico que os atuais formatos do "Fantástico" e "Domingo Espetacular", já que ambos misturam notícias, reportagem com entretenimento, beirando mais uma revista eletrônica semanal.

CATEGORIA: MELHOR DUPLA SERTANEJA
Sejamos sinceros, Bruno & Marrone não teve muito destaque no ano passado. Duas duplas que se destacaram foram as formadas por irmãs: Maiara & Maraísa e Simone & Simaria. As coleguinhas conquistam o público com seus jeitos de simpatia, carisma e bom humor, também ganharam a categoria, incluindo as votações na internet.

Tivemos Silvio Santos reclamando que faz propaganda de graça pra Netflix e mesmo assim, divulgando "La Casa de Papel" e outra série.


Guilherme Winter foi liberado pela Record TV para buscar o seu troféu de Melhor Ator, o qual ganhou em 2016 por seu trabalho em "Os Dez Mandamentos". Chegou sendo aplaudido de pé pela plateia e bateu papo com Silvio Santos.
Na sequência, Carlos Alberto de Nóbrega foi receber os prêmios referentes à "Praça é Nossa".

CATEGORIA: MELHOR APRESENTADOR/ANIMADOR DE TV DE 2017
Rodrigo Faro concorreu com seu chororô dominical e Marcos Mion pelo "Legendários", cujo fim ocorreu no ano passado. Rodrigo é dono de uma versatilidade, presença e carisma. Marcos Mion não teve tanto destaque, mas tem seus méritos como apresentador, depois de diversos trabalhos na MTV e Band e pelo fim de seu programa na Record TV, provavelmente será a última vez que o mesmo concorre nesta categoria. Silvio Santos, como bom apresentador, um dos mais admirados do país, fez a votação de forma anônima com uma caixa que passava pelos jurados. Apesar de um engraçadinho ter escrito que Silvio deveria parar de competir nesta categoria, isso não foi bastante e ele ganhou o título de melhor animador de televisão do ano passado. O mesmo se repetiu nas votações dos internautas.
Minhas indicações pra categoria seriam de Fausto Silva e Ratinho.

CATEGORIA: MELHOR ATRIZ DE NOVELA DE 2017
Glória Pires figurou com a única indicação de "O Outro Lado do Paraíso" e quanto a Juliana Paes e Paolla Oliveira, por seus trabalhos em "A Força do Querer". Mais que justo, Juliana Paes ganhou por votação unanime pelo seu magistral e impecável trabalho pela Bibi Perigosa. Paolla merecia tanto quanto Juliana, ainda mais pelas personagens das duas, uma se escorar na outra, mas a loira já ganhou o Melhores do Ano do Domingão do Faustão, então deixa a Juliana Paes brilhar também, ela merece.

CATEGORIA: MELHOR JORNAL DE TV DE 2017
Mais uma vez o tradicional "Jornal Nacional" levou a categoria, mas os concorrentes sofreram com as críticas. A começar pelo "SBT Brasil", não houve receio de dizer que a emissora necessita de investimentos na área do jornalismo. No caso do "Jornal da Record", é hora da emissora parar de tentar fazer jornalismo pra rico, deixar toda a classe de lado e partir pra linha mais popular, afinal esse é o público da emissora. Quanto ao horário do telejornal da emissora de Edir Macedo, é o último a ser exibido e portanto, o último a noticiar tudo o que as outros já informaram.

Roberto Cabrini compareceu para receber seu prêmio referente ao "Conexão Repórter". Já Vanessa Giácomo, liberada pela Rede Globo, foi receber seu troféu referente a sua atuação na novela "Amor à Vida".

CATEGORIA: MELHOR PROGRAMA DE TV DE 2017
Dois programas de TV aberta competiram com um da TV paga, o que levanta a questão de ser mais justo que TV paga concorra diretamente com programas da mesma origem. O "Programa do Ratinho" como boa opção noturna de entretenimento, confrontou com o "Caldeirão do Huck" que vem se renovando e mantendo um estilo agradável às tardes de sábado. Mas quem ganhou foi o programa "Lady Night", atração comandada por Tatá Werneck que interage de forma inusitada e divertida com os convidados, mas faz a linha talk show, o que pesa ainda mais na indicação para esta categoria. O programa do Multishow levou a categoria, incluindo as votações na internet.

CATEGORIA: MELHOR APRESENTADORA/ANIMADORA DE TV DE 2017
Eliana já é tradição ganhar a categoria, mas dessa vez saiu na frente nas votações pela internet. Sabrina Sato concorreu diretamente com Patrícia Abravanel, que acabou vencendo o prêmio de animadora do ano. A filha de Silvio Santos foi surpreendida com o cancelamento do "Máquina da Fama" e caiu de paraquedas na substituição de Eliana em seu programa aos domingos, uma novidade pra ela, na qual ela dominou e fez a festa, se jogou mesmo num programa da 4 horas de duração, com uma equipe e uma realidade diferente. Foi o sim o ano de Patrícia, mas não confundam a mesma como apresentadora e profissional com a mulher Patrícia e suas opiniões.

O queridinho da noite foi Wesley Safadão que compareceu para receber seus três troféus e ainda pediu pra dar um abraço em Silvio, afirmando que se o apresentador permitisse, esse seria o seu quarto troféu.

O elenco do "The Noite" entrou fantasiado de 'Silvio Santos de férias na Flórida', mas ele não percebeu. Foi preciso Nelson Rubens explicar pra ele, rsrs!

Silvia Abravanel recebeu seus troféus pela edição de 2017 do "Bom Dia e Companhia" e Patrícia, por ter vencido a indicação de revelação. Mais um dos encontro da família Abravanel no SBT.

Um dos momentos mais esperados foi a entrega do troféu de Joelma por Sônia Abrão. O climão ficou no ar justamente em decorrência da época que a cantora se separou de Ximbinha e iniciou carreira solo. Naquele momento, Sônia declarou apoio ao ex-marido dela. Vale lembrar que tudo ia bem até que a apresentadora da RedeTV! colocou o nome de Ximbinha na conversa e Silvio começou a brincar com ele e Joelma. Ao final, Sônia declarou a alegria de entregar o troféu à cantora e que o passado ficou pra trás.

CATEGORIA: MELHOR CANTOR DE 2017
A última categoria colocou em disputa Gusttavo Lima, Luan Santana e Wesley Safadão no páreo. Como houve um empate, Silvio decidiu rodar a caixa novamente para que todos os jurados votassem. Algum engraçadinho resolveu votar em branco e não quis escrever o nome de nenhum dos indicados. Luan Santana foi o vencedor e levou os votos da internet também.

CRÍTICAS E CONSIDERAÇÕES
Uma premiação tão histórica e ainda no ar depois de tantos anos merece uma espécie de atualização nas categorias. Como já havia dito, seria interessante a criação de uma categoria dedicada aos programas da TV paga e não misturá-lo em meio a outros. Outra categoria viável a ser considerada seria uma para formatos/reality-shows, já que esse é um tipo de programa que cada vez mais ganha espaço na televisão e nas graças do público. Algumas categorias foram retiradas neste ano, mesmo sem saber que algo que pode mudar em relação às próximas edições: Melhor apresentador de jornal de TV e Revelação do ano. No júri, vale ressaltar a surpresa na presença de Léo Dias que foi criticado após o anúncio de sua participação: o colunista deu um show como crítico e falou muitas verdades, sendo muito sensato em suas colocações. Quanto ao melhor e mais esperado momento da noite, sem dúvidas foi o climão da entrega de troféu de Sônia para Joelma.

Por hoje é isso, agora é só esperar o ano que vem que tem mais Troféu Imprensa, mais glamour e o melhor da televisão brasileira.






Obrigado pela visita e até a próxima!


Comentários