| LISTÃO: 10 ERROS COMETIDOS COM A REPRISE DE "CELEBRIDADE"

Imagem: Divulgação/TV Globo
No final de junho e aqui estou falando de "Celebridade" ainda. Eu sei que o assunto pode estar um tanto quanto atrasado, mas na falta de tempo, vou falar agora mesmo. Finalizada às pressas em detrimento do fraco desempenho em audiência e repercussão, a novela de Gilberto Braga é tida por muitos como a vítima de um boicote da própria Globo. Ao meu ver, em partes houve um descaso, o que me fez pensar que talvez, a maioria na Globo foi contra essa reprise e alguém tentou empurrar de qualquer jeito. Outra teoria minha foram os erros de planejamento e estratégia, mas claro que cada um tem sua opinião. Hoje listo os 10 erros cometidos com a reprise de "Celebridade" na Globo.



  • 1.  Estreia em Dezembro
Fim de ano é época de share baixo, ninguém liga tanto pra ver televisão e isso é óbvio. Este pode ter sido um dos tropeços, uma estreia no início de dezembro que deixou a novela passar despercebida ante ao público. Recebendo o horário que "Senhora do Destino" costumava marcara até 20 pontos, fica difícil se contentar com audiência abaixo de 10 (o que alguns números de audiência em tempo real mostravam) que registrara nesse período. Se tivessem pensado melhor, teria sido mais seguro adiantar a edição da história da Nazaré e dar início a "Celebridade" em novembro.

  • 2. Divulgação baixa
Pouco mais de uma semana e a novela foi anunciada em chamadas na programação. Chamadas rasas que não apresentavam nada demais. Uma sobre Maria Clara, Darlene e etc. Nada que focasse na sinopse e menos ainda na vilã, Laura. Pra completar, as chamadas de capítulos normalmente eram soltas apenas após a exibição do dia se encerrar. Poucas vezes rolava em outro horário na programação da emissora e na maioria das vezes, ressaltava acontecimentos de núcleos secundários, coisas que não importava a ninguém.

Darlene (Deborah Secco), Vladimir (Marcelo Faria) e Jaqueline (Juliana Paes) em cena - Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo.

  • 3. História lenta e de momentos
A narrativa é lenta. Tudo demora para acontecer, até mesmo o embate da protagonista com a vilã, cenas pelas quais a novela ficou marcada. Até tudo acontecer, ficou uma sensação de inutilidades e questão de paciência. Eu mesmo comemorei a reprise quando anunciada, mas me arrependi em ver que não era o que eu esperava, não superou minha expectativa. É só a novela da Maria Clara e Laura em que a rixa delas, esperada desde o início, acontece só do meio para o final. Momentos aguardados que tornam o principal chamariz pra atenção. Mesmo com texto afiado, sobrou muita coisa que pode ter afastado o público como aconteceu comigo. É aquela história: uma andorinha só não faz verão.

  • 4. Novela "classuda" e diferença de público
"Celebridade" veio após o enorme sucesso do meme de Nazaré. A ideia pode ter sido escolha pela rixa de Maria Clara e Laura, que poderia render muitas montagens e público da internet. Mas isso passou bem longe. Os grandes acontecimentos demoraram a acontecer, já que a edição não colaborou. Ainda pode ter entrado a questão de uma fuga de público em comparação com a temática da antecessora, que era mais focada em uma história mais popular, povão. Já o pagode não foi suficiente para agradar as donas de casa e torná-la mais popularesca, já que o foco era o glamour, os bastidores do mundo dos famosos, o texto mais sofisticado e a direção mais observadora. "Senhora do Destino" era mais "mastigada" e "Celebridade" mais linear, detalhista e menos clara.

  • 5. Lista das mais pedidas
Por muito tempo, permaneceu na lista das mais pedidas para reprise no Vale a Pena Ver de Novo, mas no ranking das proibidas pro horário da tarde até a reformulação da classificação indicativa. Aqui está outro erro: novelas que o público gostaria de ver, mas que demoram a ser reapresentadas, o que também aconteceu com "Cobras & Lagartos", que ganhou uma nova chance fracassada em 2014, após muitos pedidos de reprise durante anos. "Celebridade" envelheceu e deixou de ser importante pra quem pediu. Acredito que o momento certo teria sido entre 2008 e 2009, quando foram reapresentadas "Mulheres Apaixonadas" e "Senhora do Destino".

  • 6. Novela que envelheceu
Parece que o grande glamour de "Celebridade" ficou lá em 2003 e 2004. A novela envelheceu tanto em situações (como a busca pela fama, ser capa de revista, correr atrás do ídolo pra ser famoso ou ganhar autógrafo) quanto visualmente. O peso da demora na reprise também pesa no envelhecimento da trama e do desinteresse do público. A imagem da novela ficou ainda pior no padrão do falso HD da Globo, que consiste dar um zoom no vídeo. O resultado ficou bem desastroso.

Gif Reprodução/TV Globo.

  • 7. Abertura desaparecida
A abertura ficou linda refeita, ao contrário de "Senhora do Destino". Mas quem a viu na TV foi sortudo. Se foi veiculada cinco vezes foi muito. Nem no canal oficial da Globo no YouTube publicaram o vídeo. Rolou até uma historinha que na abertura a audiência caía e por isso sumiram com ela, mas isso é meio estranho. Fazer o que né, mas desanima.

  • 8. Edição incompetente
Ao meu ver, todas as novelas reprisadas deveriam entrar no ar já editadas. Edição que favoreça as histórias. Aqui aconteceu o contrário: exibiram quase que na íntegra e desvalorizaram o que poderia ter rendido, principalmente pela lentidão dos acontecimentos. Diariamente era uma exploração de traminhas paralelas sem influência, como as diversas partidas de futebol no Andaraí ao som de Dudu Nobre (Tem que ter muita paciência...). A edição só entrou em ação, de forma extremamente exagerada, quando a ordem era terminar aquilo o mais rápido possível. Aí foi inútil.

  • 9. Final dos capítulos
Falha grave que a emissora comete já faz tempo, as novelas em reprise não possuem critério algum de finalização de capítulo. Se acaba do nada com uma cena aleatória, o que vai me fazer ter vontade de acompanhar o capítulo seguinte? Isso também faz parte de fidelização e deixar o público instigado. O conselho segue pra "Belíssima" também.

  • 10. Flexibilidade de horário
Normalmente, a novela entrava por volta das 16h50. Isso se não tivesse futebol. Quando a bolava rolava a Globo suspendia a exibição. Por diversas vezes, a novela deixou de ser apresentada mais de uma vez na semana por causa de futebol. O horário era invertido ou comprimido pra reapresentar o último capítulo da novela das 18h e das 19h. Já no final, a greve dos caminhoneiros suspendeu "Celebridade", isso quando não era apresentada entre plantões. Na última semana, resolveram "maratonar" e a exibiam por volta das 15h até às 17h, quando "Belíssima" entrava com seus primeiros capítulos no horário habitual do final da tarde. Será que quem acompanhava o badalado mundo da fama às 17h também pôde assistir os capítulos que passaram a ser exibidos duas horas antes? 

Concordam ou não? Como comentei, opinião também é questão de respeito e cada um tem a sua. Agora quero saber o que vocês acham que a Globo cometeu como erro com a novela. Deixa seu comentário que eu vou adorar ler.



Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários