| LISTÃO: NOVELAS QUE QUASE FORAM REPRISADAS

Reprise de novela é um exemplo bom de rendimento em audiência e bom retorno comercial. No final dos anos 1970 a Globo criou o "Vale a Pena Ver de Novo", um espaço específico para a reexibição de sucessos da teledramaturgia da emissora, no ar até os dias de hoje. Quem repete com sucesso essa fórmula barata é o SBT há tempos e mais recentemente, até a Record TV implantou seu próprio horário de novelas da tarde. Hoje é dia de lembrar histórias curiosas de tramas que por pouco foram reprisadas.


A novela de Manoel Carlos que trazia Tony Ramos no papel de gêmeos, "Baila Comigo" (1981), quase foi reprisada em 1986, mas não no Vale a Pena Ver de Novo. A responsável pelo lugar de "Sinhá Moça", no ar na faixa das 18h na época, seria "Direito de Amar", mas uma greve de atores atrasou a produção da nova novela, sendo assim, a Globo escolheu uma reprise para "tapar buraco". Infelizmente "Baila Comigo" perdeu a vaga para "Locomotivas" (1977).



Para substituir "A Viagem", em sua primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo no ano de 1997, a primeira opção foi "Dancin' Days" (1978), sucesso de Gilberto Braga estrelado por Sônia Braga e grande elenco. Mas o autor planejou um remake na época, em comemoração aos 20 anos da novela, o que não saiu do papel e ainda impediu a reapresentação, cedendo espaço para "Fera Ferida" (1993).



Gilberto Braga e mais uma de suas novelas entraram para a lista de opções para as tardes da Globo. Desta vez "Corpo a Corpo" (1984-1985). Enviada para a classificação indicativa em 2000, não foi aprovada, entre outros motivos, por ser considerada antiga e "escura" demais para o horário do Vale a Pena Ver de Novo.




A história da cigana Dara e do cigano Igor quase ganhou um revival pela Globo em 2000. "Explode Coração" (1995) havia sido liberada quando a emissora decidiu trocá-la por "Roque Santeiro" (1985), como forma de comemorar os 50 anos da TV brasileira. Pelo menos nos pouparam de rever o mico de Ricardo Macchi.




Outra novela de Gloria Perez foi mandada para avaliação também em 2000. A Globo solicitou a classificação de "livre" para "De Corpo e Alma" (1992). Desistiram como forma de preservar a memória de Daniella Perez, filha da autora morta brutalmente por um colega de elenco. 




Tentando inovar e refrescar as tardes, em 2001 a Globo tentou dar uma pausa nas novelas apostando na volta do "Você Decide", testando a interatividade e relembrando histórias marcantes da atração, que ganhou a apresentação de Suzana Werner. A audiência despencou e a primeira opção para a vaga era "Perigosas Peruas" (1992), de Carlos Lombardi. Com uma desculpa de ser velha demais e o medo de arriscar, optaram pela segunda reprise de "A Gata Comeu" (1985).



Sucesso do horário das 18h, "Estrela Guia" (2001) foi protagonizada por Sandy e já havia sido confirmada como substituta de "Anjo Mau" a partir de janeiro de 2004. Por questões contratuais com a dupla Sandy & Júnior, uma reprise dessa novela seria fazer propaganda gratuita para os cantores. Voltaram atrás e a escolhida foi "Corpo Dourado" (1998), de Antônio Calmon.



Entre 2004 e 2005, o SBT se deu bem com a reprise de "Pérola Negra", que junto com "Maria do Bairro", conseguiu assustar a Globo que vinha lutando com "Terra Nostra" e "Deus nos Acuda" no Vale a Pena Ver de Novo. A escolhida inicialmente para o cargo de substituta havia sido "Razão de Viver", novela de 1996 com Irene Ravache e Adriana Esteves no elenco. Os planos foram atrapalhados por problemas relacionados com direitos autorais. A novela, que é um remake da novela "Meus Filhos, Minha Vida", ventilada como uma história original do SBT, passou a ser acusada de plágio pela história original de "Corona de Lágrimas", cuja última versão fora apresentada no SBT entre 2016 e 2017. Com os impedimentos judiciais, a emissora acabou optando pela reapresentação de "Pequena Travessa" (2002).



A reta final de "Rebelde" em baixa e em 2006, o SBT decidiu dar uma acelerada na novela e correu atrás da substituta. A dona do horário seria "Amor e Ódio" (2001-2002), segunda produção da parceria entre SBT e Televisa com Suzy Rêgo e Daniel Boaventura. Já estava tudo certo, mas a classificação indicativa impossibilitou a veiculação. Com isso, voltaram atrás e tiveram que "conter" a edição já avançada da novela de Mia Colucci. No fim das contas, sua substituta foi o mega fracasso "A Vida é um Jogo", no ano seguinte.




A novela "Laços de Família" deveria ter entrado em reprise em 2004, mas só foi liberada no ano seguinte. Sendo assim, a primeira opção para sua substituição foi "Porto dos Milagres" (2001), de Aguinaldo Silva, barrada pelo Ministério da Justiça em 2006. No meio desse entrave, entrou "Força de um Desejo" (1999-2000)



A pesadíssima e polêmica "Torre de Babel" (1998), de Silvio de Abreu, concorreu a uma vaga no horário vespertino em 2006. Alguns capítulos editados foram enviados, mas em vão. Foi aí que entrou a segunda reprise de "A Viagem" (1994).




Com a proposta de usar uma novela curta como 'reprise de verão' em 2007, a primeira cotada para o espaço foi "O Amor está no Ar" (1997), de Alcides Nogueira, mas perdeu o lugar para "Era uma Vez..." (1998), escrita por Walther Negrão.



Chamadas já circulavam na programação quando o SBT desistiu da reprise de "A Outra" (2002/ 2004) em 2008, apresentada pela primeira vez por aqui em 2004. O enrolo se deu pelo fim do contrato da emissora com a Televisa naquela época. Estrearia às 17h00 de 30 de março em substituição de "O Privilégio de Amar".



Depois das dificuldades com a reapresentação de "Senhora do Destino" em 2009, ficou difícil reprisar uma novela mais pesada. "Belíssima" (2005), atualmente no ar nas tardes da Globo, deveria ter ocupado a vaga de Nazaré Tedesco, mas as regras da classificação indicativa não foram favoráveis à ela, que acabou cedendo a vez para "Alma Gêmea" (2006), sendo um grande sucesso.



Em 2011, circularam informações quentes de que a substituta da precoce reprise de "Uma Rosa com Amor" seria "Seus Olhos" (2004), novela protagonizada por Carla Cabral sem muita repercussão em sua exibição. Sua substituta foi "Marimar" (1994/ 1996) que abriu a porta para as mexicanas voltarem ao SBT.



Já tem tempo que "Páginas da Vida" (2006) tenta uma vaga nas tardes da Globo. Por pouco não saiu em 2012, só faltava a confirmação, mas o Ministério da Justiça impediu por causa do conteúdo que não conseguiu ser suavizado para o Vale a Pena Ver de Novo. Seria a substituta de "Mulheres de Areia" (1993), cargo dado à segunda reprise de "Chocolate com Pimenta" (2003).



A informação da reprise de "TiTiTi" (2010) já havia sido confirmada por Flávio Ricco em substituição à "Anjo Mau" em 2016, mas a Globo voltou atrás pelo fato da atual novela das 19h daquele período, "Haja Coração", ser semelhante. Outra cotada foi a segunda reprise de "Alma Gêmea" (2005-2006), amplamente divulgada pela mídia, mas não vingou. Foi aí que entrou "Cheias de Charme".



Aqui está novamente o SBT com chamadas de reprise no ar e desistência. Em 2016, seria exibida a versão mexicana de "Esmeralda" (1997), transmitida pela emissora pela primeira vez em 2000. Talvez pelo fato da reprise da versão brasileira ter se encerrado no ano anterior, trocaram às pressas por "A Mentira" (1998), também exibida no Brasil em 2000.



Chamadas circulavam na programação da Record TV anunciando a reprise de "Vitória" (2014-2015) para o dia 18 de março de 2019, substituindo "Essas Mulheres" (2005). Na semana anterior, o Brasil se chocou com a tragédia de um massacre que ocorreu com estudantes dentro de uma escola localizada em Suzano, São Paulo. A principal vilã da história é Priscila, personagem de Juliana Silveira, que além de ser neonazista, se torna diretora de uma escola e age com maldade contra os alunos, chegando até a assassinar a própria mãe. A emissora viu que não era o momento conveniente para reapresentar a novela e a cancelou, escalando então "Caminhos do Coração" (2007) para seu lugar.



Segundo o pensador Candinho, tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra melhorar, mas há controvérsias. A novela do otimista caipira interpretado por Sérgio Guizé quase reapareceu no Vale a Pena Ver de Novo neste 2019. "Êta Mundo Bom!" (2016) foi apresentada com muito êxito na faixa das 18h e havia sido selecionada para ocupar o espaço de "Por Amor" (1997-1998). Um dos principais nomes que estiveram a favor da escolha foi Sílvio de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo, segundo matéria do site Na Telinha. A notícia foi confirmada e os internautas rejeitaram a ideia. Chamadas especiais já haviam sido gravadas com Sérgio Guizé revivendo Candinho. Mas, a repercussão foi negativa, principalmente por ser uma novela muito recente para ser reprisada. Algumas lutas foram travadas e a novela foi cancelada. A escolhida para a vaga se tornou "Avenida Brasil" (2012), um dos maiores fenômenos dos últimos tempos que reestreou com êxito na faixa vespertina.





Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Cadê o ultimo episodio de Mário Fofoca???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho, o perdi e não teve como recuperá-lo. Sinto muito.

      Excluir
  2. A Globo também já usou desse expediente de levar chamadas no ar e desistir de exibir, por duas vezes. Em 1984, iria reprisar "Elas por Elas" no VPVDN e trocaram por "Água Viva" (segundo li em algum lugar na internet) e "Elas..." finalmente foi reapresentada na sessão noa ano seguinte. Em 1990 levou ao ar chamadas do retorno de "Sassaricando" para janeiro e trocaram por "Pão Pão, Beijo Beijo". E "Sassaricando" acabou retornando em julho do mesmo ano.

    ResponderExcluir
  3. Sem sentido algum descartaram Corpo a Corpo por ser escura enquanto Senhora do Destino tem mais escuridão do que a primeira...e descartaram Perigosas Peruas e colocaram A Gata Comeu, que era ainda mais antiga....Muitas novelas ruins ganharam espaço e outras ainda não foram reprisadas e não serão mais nem mesmo no VIVA....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, dono do blog, que é uma das raras pessoas que sabem que 1980 , ano em que foi criado o VPVN , ainda pertence a década de 70.......

    ResponderExcluir
  5. Gina foi cotada para substituir a reprise de Estúpido Cupido em Janeiro de 1980 sendo substituída por A Sombra dos Laranjais.

    ResponderExcluir
  6. Deveria colocar tbm as novelas do viva tais como Pecado Capital 98 (2013 e 2014), Lua Cheia de Amor (2014), Sassaricando (2015), Pátria Minha (2017), Jogo da Vida (2018), Brega e Chique (2018), Roda de Fogo (2018 e 2019), Força de um Desejo (2019) e Ti Ti Ti 85 (2020).

    ResponderExcluir

Postar um comentário