| CANAL VIVA TROCA NOVELAS ANUNCIADAS PRA 2019 NOVAMENTE E EXCLUI OS ANOS 80

Virou um péssimo costume do Canal VIVA anunciar suas próximas novelas (a famosa trinca) e voltar atrás. Foi assim com "Roda de Fogo", que foi trocada em cima da hora por "A Indomada" e havia sido protelada pra 2019, prometida para o lugar da mesma novela que entrou na sua frente. "Brega & Chique" também fora anunciada e deram preferência a "Vale Tudo", justificando ser uma reprise especial de comemoração dos 30 anos da história de Odete Roitman.

Ontem (6), uma bomba pegou todos de surpresa. A leva de reprises anunciadas foi modificada mais uma vez, excluindo clássicos dos anos 1980 e dando espaço pra tramas do final dos anos 1990 e início de 2000.

A mais esperada, "Roda de Fogo" (1986) , de Lauro César Muniz, volta pra "gaveta". Com a exibição suspensa pela segunda vez, quem "rouba" sua vez é "O Cravo e a Rosa" (2000-2001), de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira. Reprisada por duas vezes na Globo, no Vale a Pena Ver de Novo, em 2003 e 2013, é a substitita de "A Indomada" (1997), a partir de fevereiro às 23h00 com a reapresentação do capítulo às 13h30 de seus 221 capítulos.
Adriana Esteves e Eduardo Moscovis protagonizam uma comédia romântica pra lá de divertida como Catarina e Petruchio, ela uma dondoca com ares de feminista e ele, um caipira machista.
É interessante ressaltar que da trinca anterior, era a mais rejeitada pelo telespectador e foi a única que permaneceu.


Pra vaga de "Baila Comigo" (1981), sai "Força de um Desejo" (1999) e entra "Terra Nostra" (1999-2000).
Novela de Benedito Ruy Barbosa e sua saga sobre os imigrantes italianos que traz a "sumida" Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Raul Cortez e grande elenco. 
Reprisada em 2004 no Vale a Pena Ver de Novo com índices de audiência modestos.
Contando com 221 capítulos, a estreia no canal ocorre em março às 14h30, com reapresentação do capítulo à 00h45.


Já a exibição comemorativa de "Vale Tudo" (1988-1989), que antes teria a história de Petruchio e Catarina como substituta cede a vaga para "Porto dos Milagres" (2001).
Novela da dupla Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares baseada em dois romances de Jorge Amado, é uma trama de realismo fantástico e disputa de amores proibidos que traz Marcos Palmeira, Flávia Alessandra e Camila Pitanga como Guma, Lívia e Esmeralda, respectivamente. O elenco ainda traz nomes como Cássia Kis Magro, Arlette Salles, Antônio Fagundes e entre outros.
Em 2006, a Globo tentou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, que foi barrada por questões de classificação indicativa.
Com 203 capítulos, "Porto dos Milagres" estreia em março às 15h30, com a representação do capítulo à 00h.


Lamenta-se tais escolhas da direção do canal, que já se estagnou em possibilidades rasas e erros dos mais diversos. Lamentamos a ausência de programas nostálgicos e clássicos, promessas de programas antigos já liberados e nunca exibidos, novelas mais antigas. De pouco a pouco, a desgastada essência de "programação vintage" vai se esvaindo ainda mais. Aos poucos se torna uma filial do "Vale a Pena Ver de Novo", com reprises de novelas recentes e excluindo a magia de reviver os anos 1980, por exemplo, tirando a oportunidade de quem não viveu a época e de conhecer obras primas que não possuem mais viés comercial pra TV aberta. O mais indignante é que, caso a estratégia de focar em anos 90 e 2000, pode ficar ainda mais difícil ver algo mais vintage na emissora. Pelo menos, a rejeição do público nas redes sociais por essa nova trinca é forte, um negativo que se torna, de certo modo, positivo.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários