| AS PIORES ABERTURAS DE NOVELAS REFEITAS PELO SBT

Era uma vez uma época em que a Televisa havia proibido o SBT de fazer alterações nas aberturas de suas novelas. Mas como hoje as coisas mudaram e é a Televisa quem agradece pelo SBT exibir suas tramas (rs), está liberado fazer o que quiser. Já faz um tempo que a emissora de Silvio Santos adotou uma medida de programação que requer, por exemplo, a diminuição da longa duração das aberturas das novelas mexicanas. Arrumaram como maneira a edição: diminuem, cortam aqui, ali e quando você vai ver, passaram do limite do bom senso. 
Confira agora uma lista do "menos pior" para o pior das aberturas de novelas refeitas pelo SBT.



Certamente "Que Pobres Tão Ricos" é daquelas novelas que daqui um tempo ninguém vai se lembrar que já foi exibida no Brasil, pelo fracasso, sua baixa repercussão e alcance. Que a abertura que o SBT montou para ela também seja esquecida, eu espero. Trocaram todas as imagens que a original possuía por uma "salada" de cenas aleatórias e vexaminosas, fora a fonte grotesca dos créditos. Assista a abertura aqui.



Atualmente em exibição, "A Que Não Podia Amar" é dona de uma das aberturas originais mais bonitas, esteticamente e harmoniosamente falando. Mas no SBT, trocaram tudo por uma porção de cenas aleatórias que castigam o telespectador, como por exemplo, Ana Brenda Contreras sendo arrastada pela correnteza de uma cachoeira e ela caindo de um cavalo. Os créditos, em relação a fonte e posição na tela, lembram mais alguma abertura do início dos anos 2000. Talvez o único acerto é a edição da música e no momento em que os portões se abrem para a protagonista e a canção diz que "voltarão a se abrir as portas que jamais foram fechadas". Assista a abertura aqui.



O belíssimo dueto entre Maite Perroni e o vocalista da band Reik, Jesús Navarro, desapareceu para dar espaço a uma versão em português de "Eclipse de Luna", gravada por Maite Perroni especialmente para a exibição da novela no SBT.  O problema vai além da música com uma seleção de imagens um pouco aleatórias e cinco atores que são creditados nos últimos minutos da abertura de "Meu Pecado", que em seus 40 segundos, aparenta mais ser um clipe. Assista a abertura aqui.


Mais uma que o SBT fez pouco caso em decorrência do baixo desempenho foi "Por Ela... Sou Eva". A emissora ligou o automático e seguiu a novela exibindo a primeira abertura original durante alguns dias e logo sumiu com a mesma. Depois, surgiu com duas mini aberturas de 20 segundos cada. Dá pra afirmar com certeza que até a canção em português que Lucero gravou em português, que era tema de sua personagem, foi desperdiçada. O resultado é óbvio. Assista a abertura aqui.



Em 2014 o SBT parou de exibir as aberturas das novelas durante um longo período. A reprise de "Por Teu Amor", por exemplo, nem teve abertura. "A Feia Mais Bela" também passou por isso e ganhou duas aberturas de 50 segundos com cenas aleatórias, como Lety revirando fitas desastrosamente e ela com sua mãe rindo com Tomás empurrando um carro. Quanto aos créditos, só três atores tiveram o privilégio ou o azar de ter o seu nome no início "disso". Assista a abertura aqui.



Responsável por levantar a audiência das novelas da tarde em 2018, a reprise de "Coração Indomável" entrou em cena com uma abertura refeita de aproximadamente 50 segundos, uma edição da música bem ruim e o pior: uma seleção de cenas aleatórias do trailer com todos os personagens conversando e "mexendo a boca" em cima da canção, créditos repetidos e um filtro laranja nas cenas. Nem uma abertura fan made feita por fãs seria tão amadora. Assista a abertura aqui.



Nos anos 90, "Rosa Selvagem" teve sua abertura original totalmente descartada pelo SBT. Na emissora, a música tema era uma versão de "Tempos Modernos" e trazia um fundo escuro com as letras da palavra "rosa" girando em diversos ângulos na tela. Trash e o ápice da criatividade do SBT! Assista a abertura aqui.


Em 2004, o SBT exibiu pela última vez a abertura original de "Marimar", que ainda nesta reprise ganhou uma versão diferente e curta. Sem créditos e de no máximo 35 segundos, a novela ainda ganhou uma nova abertura refeita e repaginada em sua reprise em 2011 e utilizada nas seguintes reapresentações. Assista a abertura aqui.




Nos mesmos moldes de "Marimar", a reprise de "Maria Mercedes", em 2012, ganhou uma abertura refeita contando com imagens em um fundo avermelhado e flores caindo e rodando pela tela. Assista a abertura aqui.





Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários