Em 2015 o SBT passou por muitos apuros para conseguir manter no ar a novela mexicana "A Dona", depois de tentativas diversas de ganhar a aprovação do Ministério da Justiça ao mandar versões editadas e leves para liberar a exibição na faixa vespertina. Com uma versão levada ao ar com classificação de inadequada para menores de 10 anos, muito do conteúdo sumiu no SBT. Reprisada recentemente, a emissora seguiu praticamente a mesma edição da exibição anterior e mesmo reclassificada para maiores de 12 anos, nada foi alterado significativamente. Pelos internautas, ficou famosa a referência das imagens de lua no céu, que surgia para encobrir as cenas pesadas. Hoje, vamos relembrar as dez cenas de "A Dona" que não foram exibidas no SBT.
1. Tapas e violência em geral
O medo de ser advertido acabou obrigando o SBT a exibir uma versão extremamente cautelosa. Cenas de discussão e principalmente, personagens que trocavam tapas na cara, eram amenizados com cortes no momento exato do tapa e assim, pulando para outra cena. Uma cena que mostra esse exemplo é na qual a personagem Sandra (Cristina Obregón) que, tomada pelo ódio e pelas fofocas do povoado, acredita que Valentina (Lucero) está de caso com seu namorado Horácio (Eduardo Capetillo). São meias palavras e uma troca de tapas que é editada e salpicada em outra sequência que aparece Ivana (Gabriela Spanic). O mesmo ocorreu numa discussão de Valentina com Ivana, que lhe ameaça expulsão de sua fazenda. Tiros, revólveres, sangue e violência em geral foram apagados e evitados ao máximo.
2. Cenas de sexo de Ivana
Ivana (Gabriela Spanic) é a prima invejosa e ambiciosa de Valentina. Ela se faz de boa moça, mas arma um plano com o noivo da prima, Alonso (David Zepeda), para se casar com ela e depois, fugirem juntos. O casal de amantes apareceu em cenas tórridas de sexo, enrolados em lençóis e com pouca roupa. Zepeda, por exemplo, desfilou bastante com trajes mínimos pela novela. Ivana também seduziu o Delegado Bruno (Tony Vela) e se entregou a sequências sensuais com o mesmo. No SBT, obviamente, essas cenas não foram exibidas.
3. Rodrigo mata Lázaro
Lázaro (Alejandro Ruiz) pensa em dedurar Rodrigo (Sergio Goyri) para Valentina e revelar as armações e crimes que ele já cometeu. Encurralado, ele se aproveita de um momento de distração e golpeia o peão com uma marreta. À noite, Valentina vai ao celeiro ver seu cavalo e sai apavorada ao se deparar com Lázaro morto e todo ensanguentado. Quem assistiu no SBT só viu Lázaro sendo ameaçado e Valentina correndo desesperada depois de ver alguma coisa assustadora.
4. Ivana mata Oscar atropelado
Mais um golpe de Ivana que termina mal. Ela começa a sair com Oscar (Claudio Báez) depois de mentir e quase ser pega com Alonso. Cansada das insistências dele e sem nenhum interesse, ela o leva para um bosque e o expulsa do carro, atropelando ele em seguida. No SBT a sequência foi apresentada entre um fade out/fade in que escurecia a tela e retornava depois, com Ivana assustada ao ver o corpo de Oscar estirado no chão e um efeito de flash e vulto que supostamente mostrava o falecido.
O que era um tema sério e importante a ser discutido virou nada no SBT. Primeiro, a sequência em que Rodrigo abusa da jovem não foi exibida, apenas o seu estado emocional abalado após o ocorrido. Mais adiante na novela, quando descobrem o que Maria da Luz (Fatima Torre) passou nas mãos de Rodrigo, personagens tentam encorajá-la a denunciá-lo, mas em momentos como esse, o assunto era cortado quando se mencionava qualquer coisa relacionada diretamente a estupro, então a cena era salpicada e espalhada no meio de outras. Basicamente, a tragédia que a garota passou foi ocultada pelo SBT.
6. Primeira noite de amor de Valentina e José Miguel
A primeira noite de amor de Valentina e José Miguel (Fernando Colunga) foi realmente muito romântica, mas o SBT fez mais questão de mostrar uma fogueira com diálogos por cima e uma lua no céu.
7. Rodrigo bate em Cristina
Em um dos acessos de fúria de Rodrigo, ele fica nervoso e dá uma surra em sua companheira, Cristina (Rossana San Juan), a mãe de Maria da Luz. O SBT não apresentou a sequência da agressão, apenas o padre do povoado chegando na casa e encontrando a mulher desacordada e machucada. Ela nesse estado, praticamente não foi mostrado.
8. Agiota agride e ameaça Alonso
De início fica muito claro como Alonso não vale nada. Ele se envolve numa dívida e um agiota passa a persegui-lo e chegando ao ponto de invadir a casa do falso mocinho armado. O SBT transformou a sequência da ameaça em partes de cinco segundos cada que focavam na fachada do apartamento e num zoom na arma apontada para Alonso. Isso se repetiu por várias vezes enquanto a cena era salpicada e espalhada dentro de outra cena de Valentina com a tia no hospital.
Rodrigo acaba com Alonso numa surra e o deixa praticamente desfigurado de tanto apanhar na chegada da fazenda de Valentina. O rapaz espancado e ensanguentado teve seus momentos de dor e sofrimento bastante suavizados pelo SBT.
10. O suicídio de Ivana
O desfecho trágico da vilã Ivana, após o ápice de sua loucura, foi extremamente amenizado aqui. Claro que eu não apoio este tipo de conteúdo a ser exibido tão cedo, mas, a edição do SBT deixou toda a sequência sem um sentido claro, já que quem acompanhava a história sem saber do que se tratava, conseguiu ficar perdido.
- EXTRA: Abertura
Lembra que eu citei lá em cima que cenas de violência em geral, sangue e sensualidade haviam sido extirpadas? Pois bem, a abertura também teve imagens alteradas por isso. A base da abertura original era a mesma, mas cenas de carros explodindo, Gabriela Spanic quase nua e personagens brigando foram substituídas por cenas "aleatórias".
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário