| AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE "AMOR SEM IGUAL"

Day Mesquita e Rafael Sardão são os protagonistas de "Amor Sem Igual", a nova novela da Record TV - Imagem: Divulgação/Record TV.

A Record TV estreou na noite desta terça (10), às 20h30, sua nova aposta na teledramaturgia: "Amor Sem Igual". Escrita por Cristianne Fridmann e com direção geral de Rudi Lageman, a trama gira em torno de Angélica, uma moça que passa por situações difíceis e para sobreviver, passa a se prostituir e assume a identidade de "Poderosa". O que ela não sabe é que seu pai, um milionário que não está bem de saúde, a procura, mas sofrerá com tentativas de Tobias, seu filho, que fará de tudo para que sua "irmã perdida" não seja achada. Certo dia, o destino de Angélica/Poderosa cruza com o do agrônomo Miguel, que após dar carona para ela, sofrem um acidente de carro causado a mando de Tobias e seus comparsas, do qual ela o salva e acabam se aproximando. De universos tão diferentes, eles vão se apaixonar e lutar por esse amor sem igual, capaz de superar as barreiras do preconceito, do ódio e do destino.

Foi com "Topíssima", anterior no horário e também assinada por Fridmann, que a Record TV voltou a apostar em novelas temporárias e assim, deixava a exclusividade das produções bíblicas. A repercussão e a aceitação do público foi tão boa que decidiram continuar. 

"Amor Sem Igual" é uma novela extremamente significativa para os padrões estruturais da emissora e principalmente, pela política de religião seguida. Aqui, a protagonista é colocada como prostituta, ou melhor, declaradamente pertencente ao ramo. Talvez a única prostituta claramente apresentada na televisão tenha sido a Bebel, personagem de Camila Pitanga em "Paraíso Tropical" (Globo, 2007). Tudo será apresentado de um ponto de vista claro, mas não há necessidade de cenas de sexo se sabemos claramente como funciona a labuta de uma garota de programa, ainda mais quando se quer apresentar uma história mais leve e não bater de frente com questões religiosas, o que de certo ponto já é um avanço, falando da emissora que estamos falando.

Poderosa/Angélica são atendidos por socorristas após acidente - Imagem: Reprodução/Record TV.

O primeiro capítulo apresentou ao telespectador os personagens, seus dramas e conflitos. O agrônomo Miguel, papel de Rafael Sardão, se divide entre o campo e a cidade, onde trabalha e administra seu mercadão hortifruti. Numa de suas idas e vindas, ele conhece Poderosa/Angélica, papel defendido por Day Mesquita, dá uma carona para ela e são perseguidos por um carro na estrada. Quem está no carro é Bernardo (Heitor Martinez), mandado por Tobias (Thiago Rodrigues) e Leandro (Gabriel Gracindo). Tobias é filho de Ramiro (Juan Alba), um milionário que está com os dias contados e se arrepende de ter abandonado uma de suas filhas, que é Angélica/Poderosa, a protagonista desta história. Como Tobias descobre essa informação antes dele, decide de todas as formas acabar com sua irmã perdida e é ele quem manda que Bernardo a mate. De carona com Miguel, o carro capota e cai num matagal. O rapaz é salvo pela moça e acabam se aproximando. Os socorristas chegam ao local e os atendem. A maior preocupação da garota é um acessório caríssimo que acabou de comprar e ainda está pagando. No núcleo rural, somos apresentados a jovem Maria Antônia (), a filha do feirante Oxente (Ernani Moraes) que é apaixonada secretamente por Miguel, mas ele só a enxerga como uma irmã. Ela é admirada por Hugo (José Victor Pires), que não é correspondido pela moça, apesar de tentar chamar a atenção e ela não perceber os seus sentimentos. Ela acaba se tornando uma espécie de digital influencer na internet. O capítulo de estreia ainda mostra os dramas e traumas da infância conturbada de Angélica/Poderosa, sua amiga e colega de trabalho Berenice/Furacão. O grande desfecho é um novo atentado que Poderosa sofre. Na noite, ao entrar no carro de Bernardo, acredita que está sendo contratada para um programa, mas ao perceber que está em apuros, foge por um matagal desesperadamente e apanha dele.

A estreia foi muito promissora com um capítulo alucinante e com características comuns de novelas de Cristianne Fridman, o que é positivo. Os personagens são apresentados de uma forma que quem assiste se solidarize e familiarize com seus conflitos. 

Os personagens: Poderosa/Angélica (Day Mesquita), Rafael Sardão (Miguel), Furacão/Berenice (Dani Moreno) e o agroboy Hugo (José Victor Pires) - Imagens: Record TV/Montagens.

O elenco foi muito bem selecionado. Day Mesquita, está em seu auge, mais linda do que nunca, esbanja carisma com uma personagem bem construída e que tem tudo para ser sua grande oportunidade como protagonista, depois da insossa e chata Eliana, de "Vende-se um Véu de Noiva", exibida pelo SBT em 2009. 
Rafael Sardão é mais um acerto. Depois de vários papéis secundários na emissora, tem aqui sua grande oportunidade como protagonista e pelo que foi visto, é mais que merecido. Vale ressaltar a química em cena entre Rafael e Day, o que vai render muito para a novela.
Uma  característica interessante das obras de Cristianne é a participação de núcleos jovens, a aposta em novatos é valiosa e ainda, o bom diálogo sobre temas e tramas dessa faixa etária é sempre bem trabalhado pela autora.

Outros bons nomes que recheiam a trama são os de Dani Moreno, que vive Berenice e trabalha na noite como Furacão, enfrentando o preconceito do filho em ser visto com ela por causa de sua profissão; Selma Egrei vive Norma, a avó de Angélica/Poderosa, sogra de Ramiro que guarda mágoas pela relação dele com a filha depois da morte da mesma; Ernani Moraes como o feirante e amigo de Miguel, Oxente (que nome hein); Françoise Forton como uma prostituta aposentada proprietária de uma casa noturna; Juan Alba como o milionário Ramiro, pai de Tobias, Fernanda e Angélica/Poderosa, que procura um doador de rim que possa salvar sua vida; Thiago Rodrigues em sua estreia na Record TV com o vilão Tobias; Heitor Martinez, como o vilão Bernardo, em seu retorno à emissora depois de uma passagem pela Globo com um péssimo personagem na esquecível "O Sétimo Guardião", Gabriel Gracindo, Andrea Avancini, Iara Jamra, Juliana Lohmann, Marcelo Batista, Bernardo Mesquita, Paulo Figueiredo, Bárbara França, Guilherme Dellorto, Manuela do Monte, Paulo Reis e entre outros.

Destaque para a direção e a fotografia belíssima. As tomadas em externas são de encher os olhos e a iluminação dos cenários também funciona bem. Eu, particularmente, gostei muito de cenas com sobreposição de personagens, nos quais são mostradas de uma maneira as suas diferentes sociais. Outro take que me agradou foi um reflexo de Poderosa/Angélica no retrovisor do carro enquanto ela vê o perigo de Bernardo armada do lado de fora. Nota 10.

Os personagens: Tobias (Thiago Rodrigues), Ramiro (Juan Alba), Maria Antônia (Michelle Batista) e Oxente (Ernani Moraes) - Imagens: Record TV/Montagem. 

A trilha sonora é outro ponto alto. Quando imaginaríamos ver "Dona de Mim", de Iza, como tema de Poderosa, que a partir da canção é mostrada como uma mulher empoderada e determinada a luta contra as adversidades da vida. Lara Fabian, lembrada pelo "Love By Grace" de "Laços de Família" surge com "I Will Love Again". A famosa "Uma Partida de futebol", do Skank, é o tema da Bras Talentos Esportivos e vem muito a calhar. Completa ainda "Sexo e Luz", de Gal Costa, "Libélula", de Roberta Campos", "The Reason" da banda Hoobastank e "I Never Told You", de Colbie Caillat, entre outros.
O tema de abertura é interpretado pela Banda Universos, que já possuía forte destaque em "Topíssima". O tema, que leva o nome da novela, tem uma pegada animada e descreve bem a vida e trajetória da protagonista. A abertura em si é bem simples, elementos básicos de efeitos de luz, personagens sobrepostos, imagens que parecem ter saído de institucionais da Universal, o reaproveitamento das chamadas e o erro dos créditos numa fonte minúscula. É simples, animada e eficiente. 

Com ares de "Uma Linda Mulher" e elementos típicos de um folhetim, "Amor Sem Igual" tem pela frente um caminho que certamente a levará ao sucesso. O novo horário, das 20h30, é uma boa pedida ao fugir da concorrência forte e consolidada da Globo (com "Bom Sucesso"), e ainda se apoia no atual baixo desempenho do SBT com suas "Aventuras de Poliana". Apesar da "supervisão de texto" de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, espero que a titular Cristianne Fridmann tenha a liberdade e a oportunidade de presentear o público com uma novela tão boa quanto "Topíssima" foi.

"Amor Sem Igual" vai ao ar de segunda a sexta, às 20h30 na Record TV.




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários