| OS 12 ANOS DA ESTREIA DE "LALOLA" NO SBT: UMA NOVELA 'DIFERENTONA' QUE FOI DO SUCESSO AO FRACASSO!

Entrava no ar, em 21 de janeiro de 2008, há exatos 12 anos, a novela argentina "Lalola" como uma das novidades mais alardeadas e misteriosas do SBT. Depois de ter encerrado a parceria exclusiva com a rede mexicana desde o final dos anos 1990, a emissora procurou novos produtos fora do catálogo da mexicana, estes que haviam perdido sua força e, as últimas novelas exibidas, haviam sido fracassos.

Com muito mistério, o SBT soltava em meados de dezembro de 2007 os primeiros teasers que anunciavam a estreia de "Lalola", com frases como "em janeiro tem lula? Não, tem Lola", seguido de chamadas, que aparentemente foram escritas por Silvio Santos, que não apresentavam sequer qualquer imagem da novela. As primeiras chamadas provocavam a concorrência dizendo que o telespectador nunca tinha visto na Globo, na Band e na Record TV uma novela com um assunto tão diferente. Todas as chamadas eram formadas por letras que percorriam a tela num fundo branco. Ao instigar a curiosidade do público com frases misteriosas, a emissora fazia naquele momento uma grande jogada de marketing que viria a dar bons resultados.

O primeiro capítulo foi ao ar das 20h15 às 21h00 na íntegra e sem intervalos. Marcou incríveis 11 pontos de média e deixou a emissora na vice liderança isolada, o que não se via no horário e nem em outros programas da casa. Na empolgação, após o término do capítulo, era anunciado uma reapresentação especial do mesmo, após o "SBT Brasil" daquela noite.

Apesar do sucesso inicial, os números não se mantiveram no decorrer de sua exibição, chegando a marcar apenas 3 pontos de audiência e amargando o quarto lugar de audiência. Uma das mais fortes justificativas para a queda de audiência que se tornava cada vez maior era a mudança de horário, no momento em que a novela fora "empurrada" para às 21h. Reclassificada para maiores de 12 anos, sofreu com a forte concorrência com a novela da Globo, "Duas Caras". O formato e a trama provavelmente não agradaram por terem colaborado para a confusão do telespectador, assim como a linguagem sexualizada, rebuscada e os temas abordados. Vale lembrar ainda que o plot principal se esvaiu rapidamente e sobrou muitos acontecimentos desnecessários. O capítulo final foi apresentado em 28 de junho do mesmo ano, totalizando 138 capítulos transmitidos e uma média geral de 4 pontos. 

Sobre a novela
Gif para relembrar as chamadas de estreia da novela - Reprodução.

"Lalola" vinha fazendo sucesso em vendas pelo mundo quando foi adquirida pelo SBT. Produzida, exibida e distribuída pela América TV, uma emissora pequena da argentina, trazia uma linguagem feminista em contraponto com o machismo, centrado num dos principais núcleos. O mote da novela era uma troca de corpos que viria a atingir o mulherengo Lalo Padilha. Sua paquera cansa de ser feita de idiota e faz uma bruxaria contra ele, que amanhece no corpo de uma mulher, agora Lola. A partir daí, acompanha-se a saga do homem que precisa se comportar como uma mulher e passar a entender o universo feminino. Protagonizada por Carla Peterson, no papel de Lalo/Lola, a atriz deu um show em cena com sua ótima veia cômica e dramática.

Assuntos como o machismo, a briga entre homens e mulheres por posições socioeconômicas, sexualidade e padrões da sociedade eram debatidos. Desde 1992, com "A Estranha Dama", a emissora não exibida uma trama argentina voltada para o público adulto. Apesar do genial e certeiro jogo de marketing que foi responsável por atrair os telespectadores para a novela, isso não foi o suficiente para torná-la um sucesso no Brasil. 



E você, assistiu? Quais são suas recordações?
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Olá, você sabe onde encontro pra assistir dublado ou legendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão postando no YouTube os capítulos em português

      Excluir
    2. Não tem não. Lá só tem uma parte. Se for possível indica onde vc achou.

      Excluir
  2. O principal problema da novela aqui no BR foi a como sempre falta de respeito do SBT com os telespectadores, muitos cortes que deixavam a trama sem sentido e as várias mudanças de horário.

    A novela foi sucesso no mundo todo e é sucesso no YouTube também. Acho que essa culpa não cabe a novela então

    ResponderExcluir
  3. Eu vinha assistindo essa novela e achava muito interessante, fora que tinha uns ganchos muito fofinhos rs Mas lá pelas tantas virou uma história vazia, e tinha muita apelação pra sexo. Uma vez eu tava na academia e tinha uma televisão no alto e pedi pra colocarem no SBT pra eu ir vendo essa novela e a academia de noite lotada né rs, e lá pelas tantas no capítulo teve uma simulação de séquiso entre dois personagens no escritório, a mulher de 4 na mesa e o boy atrás. Achei tão absurdo que só voltei a ver o final.

    ResponderExcluir
  4. Olá; essa novela é maravilhosa, uma pena não achar em nenhum lugar, e no YouTube tem poucos capítulos em português, depois só em espanhol sem legenda

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava muito na novela, infelizmente fui forçada a deixar de assistir, pois devido a uma reforma na escola, anteciparam o fim no periodo letivo. Entao as aulas passaram a ser maiores e começar mais cedo. Justamente no horario da novela. Depois quando mudaram o horario da novela, era justo o horario que o papai sempre estava assistindo algo e no fim nunca pude acompanhar ela completa. Ate hoje nao consegui assistir tudo ainda. Gostava tanto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário