Nada assusta mais que o retorno de Silvio Santos ao Brasil depois de um período de férias fora do país. Acontece que, toda vez, ele tenta agregar positivamente a programação do SBT com algum programa que, supostamente, ele tenha assistido e/ou descoberto por lá. É muito comum que essas novidades agradem mais à ele do que exatamente aos telespectadores brasileiros ou aos fãs da emissora. Hoje, vou listar algumas dessas alucinações que ganharam espaço no SBT.
Crimes de Paixão
A nova façanha, anunciada em chamadas que citavam "programas que você nunca viu", estreou no fim da tarde deste sábado (25), após o Programa Raul Gil. Trata-se de uma série documental transmitida pelo Oxygen TV, que analisa e conta histórias de crimes reais cometidos por casais. Na estreia, foram exibidos dois episódios, sendo o primeiro deles, um caso que envolvia uma atriz pornô e imagens bem sugestivas do gênero em plenas seis e meia da tarde. Não demorou muito para que a audiência recebida de Raul Gil caísse, chegando a 1.4 ponto. A estreia marcou 1.9 de média, 3.5 pontos de pico e 3,3% de share, segundos dados do TV Pop. A repercussão nas redes sociais também não foram as melhores, com alguns questionando que talvez essa exibição fosse única e virasse relíquia e, outros fãs, implorando por mais novelas mexicanas no lugar. O programa não é exatamente ruim, é semelhante a tantos outros deste formato, encontrados nos canais da TV paga (como A&E, Discovery) e até mesmo na Netflix. O erro mesmo, é o horário.
Caso Encerrado
Sucesso nos Estados Unidos através da Telemundo, onde está no ar desde 2001, o programa ganhou uma exibição "experimental" como anunciava a chamada de estreia. Com os dizeres "será que vai dar certo?; será que os críticos vão gostar?; vote através do nosso site e se você gostar, continua!", o lançamento debochava da crítica e fora agendado para 17 de fevereiro de 2014, às 18h30. Simulando um júri, Ana Maria Polo discute e debate com participantes "que procuraram" a ajuda dela para resolver algum problema entre eles. Não precisa de muito para saber que não deu certo e nem continuou, isso sem ter certeza de que alguém tenha votado contrário ou a favor, já que audiência e os críticos rejeitaram o show. O programa de estreia trouxe um caso no qual a viúva queria a permissão para ser inseminada por o esperma do marido morto. A família dele, não queria permitir o ato e, no auge da batalha, uma sensitiva entra no palco, entra em contato com o falecido e revela os desejos dele. Segundo informações do RD1, a estreia marcou 3 pontos de média, chegando aos 2 pontos e permanecendo no quarto lugar. No Twitter, os principais comentários eram de deboche: fossem pelas situações surreais, pela dublagem (em particular a abertura dublada e fora de sincronia), pelo excesso de baixaria e pela coragem de competir com a concorrência com uma atração deste porte. Como o acionista principal não se dá por vencido, "Caso Encerrado" ainda rodou a programação do SBT, seja no início da tarde, ou, posteriormente, aos sábados, em horário nobre e no início da madrugada, rebatizado como "Caso Encerrado Proibido" e trazendo casos mais pesados e com temáticas sexuais.
Pegadinhas Picantes
Câmeras escondidas ucranianas incomodaram quem esperava por Vende-se um Véu de Noiva - IMAGEM: REPRODUÇÃO/YOUTUBE.
Como rir é o melhor remédio, Silvio encontrou numa feira internacional o "Naked and Funny" e achou que poderia dar certo por aqui. A estreia ocorreu em 14 de setembro de 2009, às 22h00 com o título de "Pegadinhas Picantes", em duração de 15 minutos diários e uma versão "ainda mais picante" aos domingos após seu programa. As câmeras escondidas com mulheres seminuas atraiu os mais curiosos e, segundo dados preliminares, registrou 7.4 pontos de média com pico de 10.2, e ficou na vice-liderança no horário (entre 22h e 22h15), onde o canal normalmente não passava dos 6 pontos. A atração de origem ucraniana permaneceu no ar até as reclamações do público chegarem em sua esposa e Silvio empurrar o programa para mais tarde, já que os poucos telespectadores que assistiam a novela "Vende-se um véu de Noiva" não estavam satisfeitos em ter que assistir isso ao esperar o folhetim começar. Depois da mudança de horário, o programa perdeu a força, foi caindo nos números e acabou sendo retirado do ar.
Primeiro Impacto
O jornal matinal do canal pode ter sido a única investida dele que tenha ''dado certo''. É possível que alguns desconheçam que seja uma "ideia importada", baseada no "Primer Impacto", exibido pela emissora Univision, canal americano dedicado ao público latino que vive nos Estados Unidos. O formato é um sucesso no país e é apresentado na faixa da manhã, ancorado duas apresentadoras. Por aqui, desde sua estreia relâmpago, a principal polêmica envolvia as escolhas de apresentadores, em específico pelo nome de Dudu Camargo, um rapaz que parecia imitar o patrão o tempo todo, mal tinha 18 anos e não possuía formação ligada ao jornalismo. Posteriormente, o programa ainda ganhou outros apresentadores que se revezavam, tendo a contratação de Marcão do Povo. Entre polêmicas e mudanças de horário, o programa segue no ar desde 28 de março de 2016 e, atualmente, é a única atração das manhãs do canal.
A Rosa dos Milagres ou Milagres de Nossa Senhora
A Virgem de Guadalupe, santa extremamente popular no México, ganhou uma série fantasiosa no qual realizada milagres e pedidos de fiéis através de ''La Rosa de Guadalupe", seriado antológico produzido pela Televisa e exibido desde 2008 por seus canais, além de distribuído para outros países. A cada episódio, personagens passam por conflitos onde buscam ajuda e respostas através da fé clamando as bençãos da Virgem. Na teoria, a ideia é linda, mas na prática, é terrível. Pra começo de papo, a estreia, que ocorreu em 11 de março de 2019 no horário das Novelas da tarde, deixou os telespectadores confusos, afinal, não havia sido explicado que se tratava de uma série e não de uma novela. Além disso, é difícil acreditar que exista alguma porcentagem de lógica nas histórias dramatizadas, tamanha falta de realidade e bom senso, sem contar com as atuações que parecem trechos de peças de teatro de escola. A dublagem tenta salvar isso, mas esse milagre é difícil de fazer. Pra fechar com chave de plástico ressecado, ao findar de cada história o personagem principal deixa alguma lição de moral duvidosa.
Foram exibidos dois episódios em sequência, na estreia: no primeiro, uma mãe, na adolescência, engravida e entrega um filho para uma família criar e, com o passar do tempo, ela possui uma família bem sucedida, ele cresce e num certo dia, a procura dizendo que é seu filho e após muitas desconfianças de que ele seja o amante dela, o rapaz a salva de um incêndio e então ela revela que para a família que ele era o filho que ela entregou na juventude. No segundo, um professor que comete bullying e uma mãe que criar um perfil fake numa rede social para descobrir sobre o professor.
Obviamente, a grande premiere não foi nenhum espetáculo. Segundo dados do TV Foco, amargou o quarto lugar e registrou 5.7 pontos de média, 6.6 de pico e 8.5% de share. A série saiu do ar ainda no fim de março, retornando em agosto, no mesmo horário, relançada como "Milagres de Nossa Senhora" e permaneceu por mais tempo no ar, até ser cancelada novamente, em outubro do mesmo ano. A última tentativa foi uma exibição nas tardes de sábado, depois do Raul Gil, quando foi apresentada por apenas dois sábados.
I Love Lucy e séries da idade da pedra
Pioneira dentro do gênero de sitcom, gravada e exibida em preto e branco entre 1951 e 1960, "I Love Lucy" estreou no SBT em 15 de junho de 2015, substituindo "As Visões da Raven" às 13h30. A chamada de estreia anunciava que "a emissora estava entrando na onda retrô", debochava de ser um produto antigo e ainda mencionava o "patrocínio dos perfumes e cosméticos Jequiti" (rsrs). A série é muito boa, uma verdadeira aula de comédia e genialidade, mas sejamos sensatos e realistas, quais são as chances de uma série em preto e branco dar certo no meio da tarde? A estreia, das 13h27 às 14h37, marcou 5,4 pontos de média, 11,4% de share e 7,5 pontos de pico. Não era um resultado ruim, mas aos poucos foi caindo. Posteriormente, deixou de ser exibida no horário da tarde e foi realocada nas madrugadas dentro da faixa Ataque de Risos.
Mais recentemente, depois da proibição mundial de exibir "Chaves", o canal recorreu a duas séries para ocupar as manhãs de domingo "Lassie" (1990) e "As Aventuras de Rin Tin Tin" (1954), que desabaram na audiência, tendo sido testadas também aos sábados na faixa das 18h15.
Os Garotinhos
A série completa 100 anos neste ano - IMAGEM: REPRODUÇÃO/SBT.
Disposto a acrescentar novidades para seu canal, Silvio Santos ainda entraria mais profundamente no túnel do tempo para trazer uma aquisição pro "Bom Dia e Cia": a série "Os Garotinhos". Intitulada originalmente como "Our Gang", foi produzida entre 1922 e 1944.
A estreia ocorreu em 28 de de junho de 2021 e entre o fim do programa "Vem pra Cá" e a transmissão dos episódios, houve uma queda de 40% da audiência. É visível a qualidade da imagem extremamente antiga e as falhas durante a transmissão.
Curiosamente, Silvio nasceu em 1930 e a série completará 100 anos em 2022.
Alarme TV
Uma das estreias mais polêmicas dos últimos tempos, o "Alarma TV" foi uma as obsessões mais bizarras de Silvio Santos. Desde a sua aquisição até sua estreia, o programa era anunciado como o "telejornal mais violento do mundo" ao mostrar todo tipo de material encontrado pela equipe do programa, que vasculha a internet, na procura de vídeos de acidentes, acontecimentos reais e bizarrices sexuais e curiosidades extramamente questionáveis e duvidosas. Trata-se de um programa exibido desde 2009 pelo Estrella TV, um canal dos EUA voltado para o público latino. No SBT, o "jornaleco de chernobyl" entrou no ar em 01 de outubro de 2019 às 19h20, mostrando entre outras coisas, um carro bomba explodindo com vários soldados. Fonte? Data? Como? Informações concretas? Nada além de exposição deste tipo de conteúdo e piadinhas dos apresentadores. Para tentar exibir os materiais "mais leves", foram compilados pelo menos três episódios em uma edição, onde era evidente, a cada vez que a apresentadora aparecia com uma roupa diferente. A audiência e a internet reagiram da pior forma possível e a exibição foi cancelada para o dia seguinte. Mas como Silvio é insistente com o que ele quer, o programa retornou de surpresa na quinta (3) e pegou de surpresa quem esperava o início do "Bom Dia e Cia.", permanecendo no ar das 10h30 às 11h00, apresentando material ainda mais questionável para o horário, o que chocou ainda mais a internet e gerou uma onda de críticas por tamanha falta de responsabilidade com o público infantil que estaria no horário na espera pelos desenhos. O acontecimento ganhou até mesmo espaço no Instagram no influencer Hugo Gloss. A exibição foi logo cancelada. Em 2020, não satisfeito, houve uma enquete para voto do público, se queriam ou não que o programa foi exibido nas tardes de sábado, onde a maioria voltou para não. A última exibição da atração, sem cortes, foi na madrugada, em 2020, quando foram exibidos 75 episódios.
Paixões de Gavilanes
Tentando frear a audiência da concorrência e a queda no começo das tardes, o SBT lançou no dia 16 de maio uma nova programação que incluía a exibição, a partir do meio-dia, das novelas "Carrossel" (2012), "Esmeralda" (2004-2005) e a inédita "Paixões de Gavilanes", que estava com seus capítulos finais sendo exibidos nos EUA. Produzida pela Telemundo, como uma continuação de "Pasión de Gavilanes", um grande sucesso de audiência e exportação, de 2003. No SBT, a trama entrava nacionalmente às 14h15 e se transformou num fracasso de proporções extremas, retirada do ar na terça (24), após apenas 7 capítulos transmitidos e chegar ao recorde negativo de 0.9 ponto, por volta das 14h35. Historicamente, é o pior número de audiência registrado pela emissora em horário comercial. Mas para entender os motivos da novela ter dado tão errado, é preciso levantar alguns pontos e voltar ao passado. Primeiramente, a novela já estava sendo um fracasso nos EUA e foi encurtada. Em segundo ponto, o horário escolhido não era apto para uma história pesada e violenta. O terceiro ponto é a peça chave: a versão original havia sido exibida no Brasil, em 2004, pela RedeTV!, batizada de "Paixões Ardentes" e retirada do ar após dar "traço" (quando não consegue pontuar sequer 1 ponto). A sequência era cheia de contextos, referências à original. Então, se o público brasileiro não assistiu ela, era como assistir algo faltando um pedaço e, assim, dificultando a compreensão. Outra peculiaridade é o título que tentou deixar o público curioso ao misturar português com espanhol, já que, traduzindo, "gavilanes" seriam gaviões. Por questões contratuais, a dublagem da novela continua sendo realizada na Rio Sound.
Decisões do Dia
Ainda sem previsão de estreia, mas em dublagem, está a série "Decisiones", que é anunciada como "programas que você nunca viu" durante os intervalos e batizada como "Decisões do Dia". Trata-se de uma nova versão de uma série antológica da Telemundo, realizada em 2019. A cada episódio, personagens enfrentam dilemas morais e sociais diante de situações que colocam suas decisões como o impacto principal para o final da história. No Brasil, a primeira versão, com episódios da temporada de 2007, foram transmitidos na Band, em 2010, como um quadro do programa "Márcia", sob o título de "Decisões da Vida".
Programa dos Anões
Silvio voltou esse ano com a "corda toda" e com a mala recheada de aquisições. Outra novidade anunciada em chamada nos intervalos é o "Programa dos Anões". Segundo o site Na Telinha, trata-se de "Os Pequenos Johnstons". O reality, que estreou no canal de TV norte-americano TLC em 2015, gira em torno de uma família de sete pessoas com nanismo, considerados os sete anões da vida real.
Nos intervalos, também está sendo anunciado o programa "Operações Plásticas", mas há informações do que se trata.
Você lembra de mais algum caso que foi mencionado? Deixe seu comentário. Obrigado pela visita!
Comentários
Postar um comentário