#ANÁLISE: O GRANDE TRUNFO DE "SORTILÉGIO" NO SBT

Chegou ao fim na tarde desta sexta, 27, a novela mexicana até então inédita "Sortilégio". Substituiu "Meu Pecado" em Outubro e em pouco tempo, se tornou um grande sucesso.
Essa é a minha análise: O grande trunfo de "Sortilégio" no SBT.


Produzida e exibida pela Televisa em 2009, foi exportada para mais de 30 países, a produção de Carla Estrada narra a história de ódio que Bruno(David Zepeda) sente por seu meio-irmão Alessandro(William Levy), a ponto de querer matá-lo para ficar com sua herança se casando com uma jovem inocente chamada Maria José(Jacqueline Bracamontes), mas usando o nome de Alessandro.
A estreia ocorreu no SBT em 27 de Outubro de 2014, às 16h15, dividindo o horário naquela semana com a última semana de "Meu Pecado", alcançando números expressivos.
Sem dúvidas, foi uma das mais surpreendentes apostas do SBT. Muito antes da estreia, a imprensa comentou o "absurdo" em exibir a novela à tarde, por conter diversas cenas de sexo e violência, mas bastou alguns cortes e "Sortilégio" pode ser exibida  tranquilamente.
Até mesmo cheguei a comentar aqui no Blog sobre o conteúdo da novela e a veiculação dela a tarde(clique aqui para ver) e a gente acaba se espantando com a proporção que as coisas tomam.

Jacqueline Bracamontes esteve maravilhosa como a mocinha Maria José e a gêmea problemática Sandra. Sem exageros e sem ser uma mocinha sonsa ou burrinha, Maria José conquistou com sua simpática, simplicidade e beleza. Sandra era o oposto e a atriz foi muito competente em apresentar uma moça sem juízo, usuária de drogas e promíscua.

William Levy, sem qualquer dúvida estava melhor que em "Cuidado com o Anjo"(a culpa nem era total dele, mas da novela), principalmente no quesito atuação.
Pareceu mais seguro e no mais, fez a alegria da multidão, tirando diversas vezes a camisa e até a cueca, a última peça numa cena que o SBT não pode exibir.

David Zepeda foi o inesquecível e inescrupuloso vilão Bruno.
O ator deu seu corpo à Bruno, sendo tão agressivo e irritado como o personagem merecia ser. Fazia escândalos, arrumava confusão. Bruno conseguia sempre ser surpreendente, a cada plano que arquitetava e em seus acessos de fúria.


Ana Brenda Contreras fez sua estreia no Brasil como a antagonista Maura. Cúmplice de Bruno para separar Alessandro de Maria José, a personagem, como também a atuação, não deixaram nada a desejar, apesar de não ter feito nenhuma maldade. Maura não era exatamente uma vilã, era uma mulher que ainda amava o ex-namorado e persuadida por Bruno, começou a ajudar o vilão a separar o casal protagonista. Ana Brenda estreou por aqui em um ótimo papel.

Daniela Romo deu vida a matriarca Victória Lombardo e engrandeceu a personagem com seu talento.
Com muita sutileza e elegância, brilhou aconselhando, apoiando e até defendendo o filho que não valia nada, mas mãe que é mãe é assim. Além do mais, Maria José não tinha motivos para reclamar.
Ponto negativo para o cabelo da personagem e algumas roupas.

Outros destaques: Chantal Andere como a alcoolatra Raquel; Daniela Luján como Lizete; Marcelo Córdoba como Roberto; Julián Gil como Ulisses; María Victoria como a divertida Felipa; Wendy González como Paula; Gabriel Soto como Fernando, o melhor amigo de Alessandro e as participações especiais de Otto Sirgo e Azela Robinson.


"Sortilégio" é aquela novela que combina com um cobertor numa tarde chuvosa de inverno.
Cada capítulo é marcado por algum acontecimento importante, a novela está sempre movimentada, sem cair na monotonia ou ficar se arrastando.
A ousadia de Carla Estrada em mesclar o romantismo com doses de erotismo passou ao telespectador uma sensação surreal, que o amor que Alessandro e Maria José sentiam um pelo outro era forte e verdadeiro, sensações mágicas e românticas. Não houve deslizes, tudo tinha lógica. Vale ressaltar o esmero que a prdoutora teve transformando uma história já gasta em uma novela praticamente original. 
O tema de abertura é um brilho a parte. O grupo Il Divo, um quarteto de pop operático criado por Simon Cowell, interpretou a música "Sortilegio de Amor" que embalava cenas gravadas em tomada única. A música permitiu ainda mais que a novela ganhasse um ar de encanto, sedução e romantismo.

Não podemos esquecer das diversos momentos em que o elenco masculino apareceu descamisado. Na novela também teve nudez, do Levy ao Zepeda e da Bracamontes a Manuela Imaz.
As locações que serviram para as gravações eram maravilhosas e foram bem escolhidas, desde a maravilhosa mansão dos Lombardo, a ilha deserta em que Alessandro e Fernando ficam presos com um garoto, as viagens de Maria José e Alessandro e as praias.

Infelizmente um ponto em exato deixou muito a desejar: a doença de Lizete(Daniela Luján), a irmã de Maura. Em certo ponto da novela, a garota começa a passar mal e é descobre que tem Leucemia. O que poderia ter sido uma mensagem social, um apoio a quem está passando pelo mesmo, passou despercebido, apenas um fato, sem mesmo ter tido uma cena onde um médico diagnostica a doença na garota.
Outros temas abordados foram o Alcoolismo, bissexualidade e a traição, através de Raquel(Chantal Andere), Roberto(Marcelo Córdoba) e Ulisses(Julián Gil). O primeiro caso foi abordado de forma clara, onde Raquel foi para uma clínica de reabilitação para se curar. A bissexualidade passou meio batida, afinal não se soube se Ulisses era gay, bissexual ou só um golpista interesseiro.
Nos pontos ruins, lembra-se no que ao SBT, a dublagem que resultou na alteração de diálogos de Roberto e Ulisses, em que os personagens foram transformados em héteros. Tivemos também os clipes, que nem eram tão ruins, mas às vezes entravam em momentos inoportunos.

FICHA TÉCNICA
Título: "Sortilégio" / "Sortilegio"
Elenco: Jacqueline Bracamontes, William Levy, David Zepeda e Daniela Romo.
Produção: Carla Estrada.
Direção: Mónica Miguel e Karina Duprez
Formato: HDTV 1080p
Gênero: Drama, Romance.
Capítulos: 90 / 88 no SBT
Tema de abertura: "Sortilegio de amor" - Il Divo.

Curiosidades
  • Dubladores: Andrea Murucci, Léo Rabelo, Philippe Maia, Cláudia Martins, Adriana Torres, Miriam Ficher, Gutemberg Barros, Mauro Horta, Clécio Souto, Lhays Macêdo, Lauro Fabiano, Maria Helena Pader, Flávia Fontenelle, José Augusto Sendim, Pietro Mártio, Caio César, Ronaldo Júlio, Sarito Rodrigues, Evie Sadie, Márcia Morelli, Leonel Abrantes, Carmen Sheila, Guilene Conte, Júlio Chaves, Marly Ribeiro, Daniel Müller, Mauro Ramos, Ednaldo Lucena, Vânia Alexandre, Sérgio Muniz, Sérgio Stern, José Santa Cruz, Yuri Calandrino, Carlos Comério, Eduardo Borgerth, Paulo Bernardo, Mônica Magnani, Hugo Myara, Yago Machado, Bia Menezes, Élcio Romar, Márcio Dondi, Taís Feijó, Renato Rosenberg, Alfredo Martins, Ricardo Vooght, Carlos Roberto, Carlos Seidl, Felipe Drummond, Krysna Dias, Jorge Lucas, Malta Júnior e Márcio Aguena. Estúdio: Rio Sound, RJ.
  • No México, por duas semanas, dividiu o horário com os últimos capítulos de "Amanhã é para Sempre".
  • Dizem que Salvador Mejía exigiu que Carla Estrada tirasse Sandra, a irmã gêmea de Maria José da novela, já que a substituta, "Corazón Salvaje', produção dele, já haveria gêmeas. Enquanto "Sortilégio" foi um sucesso, a nova versão de "Corazón Salvaje" foi um fracasso e alvo de muitas críticas.
  • Carla Estrada teria supostamente chamado Anahí para ser a protagonista, mas recusou o convite e Jacqueline Bracamontes foi convidada e aceitou o papel.
  • A novela foi critica pelos mexicanos pelas várias cenas de sexo e pelo casal gay. Carla Estrada respondeu dizendo que o mundo está passando por isso, gostando ou não.
  • Foram premiados no Premio TV y Novelas de 2010, nas categorias de Melhor Direção, Melhor Antagonista(David Zepeda) e Melhor atriz Principal(Daniela Romo).
  • No Premios People en Español de 2010, Julián Gil foi premiado na categoria Revelação do Ano.
  • No Premios Juventud 2010, William Levy, Jacqueline Bracamontes e o grupo Il Divo foram premiados.
  • O Premios Bravo 2010 premiou Daniela Romo, William Levy e José Carlos Ruiz.
Sandra, a irmã gêmea problemática de Maria José.
  • Em 2011, Guillermo Zarur, intérprete do Ezequiel, faleceu vítima de uma parada cardíaca e insuficiência renal.
  • Remake da novela "Tú o Nadie", protagonizada por Lucía Mendez, Andrés Garcia e Salvador Pineda. Foi exibida pelo SBT entre 1986 e 1987, também no horário da tarde e intitulada de "Só Você".
  • Falando em Guillermo Zarur, ele foi o único do elenco que participou da versão original, "Tú o Nadie", onde interpretou Ramon Castelar.
  • Não é a primeira vez que William Levy e David Zepeda são irmãos na ficção. Em 2006, interpretaram, respectivamente, Lary e Maximiliano Irazábal em "Acorralada", novela exibida pela CNT em 2010 com o título de "Acorrentada".
  • Pecou muito em cenas de Chroma Key(fundo verde), citando um incêndio num barco no mar e Alessandro e Paula vigiando Maria José de um castelo.
  • No Brasil, "Sortilégio" estreou pelo SBT numa segunda 27 e terminou numa sexta 27. Coincidência?
  • A cena onde Bruno tenta afogar Kátia numa banheira foi exibida pelo SBT em três capítulos. A primeira vez no capítulo 77 e depois nos capítulo 78 e 79 como resumo do que aconteceu no capítulo anterior.
  • Durante toda sua exibição, só teve um intervalo e por duas semanas, não teve pausa, tendo sida exibida apenas a vinheta de volta do intervalo(voltamos a apresentar) e nunca a vinheta de ida para o intervalo(estamos apresentando), em que a abertura fez suas vezes.
"Sortilégio" foi um grande acerto do SBT que marcou uma ótima audiência, na casa dos 7 a 8 pontos e com certeza, ficará na memória de muitos brasileiros, que esperarão por sua reprise. Essa é a prova de que as vezes uma loucura pode dar certo.

O que você achou de #Sortilégio? Deixe seu comentário.
Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. Agora é ver se sua reprise agora em 2017 (coincidentemente começará 3 anos após sua primeira exibição) se sairá tão bem quanto a exibição original.

    ResponderExcluir

Postar um comentário