MR M: O Mágico dos Mágicos está no Canal VIVA

Um dos maiores mágicos do mundo, Mr. M quebrou todos os códigos sagrados do ilusionismo e revelou os segredos por trás do seus truques. O quadro, que foi exibido no "Fantástico" em 1999, conquistou o público e agora está de volta à TV no Canal VIVA.

A atração consiste em trazer vários truques de ilusionismo realizados pelo Mr M., que em seguida, os refaz mostrando os segredos.

O PROGRAMA
Em 1997, a FOX, rede de TV dos Estados Unidos, exibe o especial Quebrando o Código dos Mágicos, estreia de Mister M. na desmistificação de truques. A audiência estourou! Aproximadamente 24 milhões de telespectadores acompanharam o especial que, no ano seguinte, gerou a série exibida pela TV Globo a partir de 9 de janeiro de 1999. A cada semana, o programa, transformado em quadro do Fantástico, desvendava segredos mágicos: Mister M. executava a mágica com toda a pompa, ensinava o truque e repetia o número, sem o jogo de cena da primeira demonstração. No Brasil, Mister M. também explodiu: tornou-se responsável pelos picos de audiência do Fantástico e recordista de cartas para a emissora, para o bem e para o mal.

Abertura na Rede Globo e na Record

A REPERCUSSÃO
Tal e qual acontecera no exterior, onde chegou a receber ameaçar de mortes, Mister M. causou calafrios nos mágicos brasileiros. Cartas de protesto foram enviadas para a TV Globo, correntes de e-mails se espalharam na internet e ameaças de processos eram constantes. Em matéria do Jornal do Brasil, de 22/01/1999, o mágico Toninho (Antônio Carlos Santos Fernandes) chegou a dizer que “o que Mr. M fez com os mágicos foi o mesmo que Judas fez com Cristo”. E Roque Jares, o mágico Paladino, então presidente da Associação de Mágicos do Rio de Janeiro, completou: “A mágica é como a maçonaria. O pretendente, antes de aprender os truques, é observado com toda atenção. Ele não pode sair contando tudo na primeira mesa de bar”. Climão!

FORA DO AR
Países como a Argentina, a França e a Espanha não exibiram – ou suspenderam a exibição – de Mister M. por conta das reações de associações de ilusionistas. No Brasil, não foi diferente. A “Associação dos mágicos gaúchos vítimas do programa Fantástico” conseguiu, por meio de uma medida cautelar, impedir a veiculação do quadro, em março de 1999. Coube a Pedro Bial, então apresentador do dominical, anunciar a decisão judicial que tirou Mister M. do ar. A lei baseava-se na regulamentação da profissão de mágico no Brasil, que exigia segredos profissionais com relação aos truques. Segundo a decisão judicial, a revelação dos números acarretaria perda de interesse do público e prejuízos para os profissionais da área.

OS "FILHOS" DE MR M.
Apesar dos pesares, o quadro voltou ao ar. E gerou “filhos”. Ainda em 1999, o Fantástico passou a apresentar uma série de formato semelhante ao de Mister M..Desta vez, era o icônico Padre Quevedo que se propunha a desvendar fenômenos sobrenaturais. Houve, inclusive, a tentativa de nomear a atração como “Mister Q”, título recusado por Quevedo. Então diretor do Centro Latino-Americano de Parapsicologia, o padre jesuíta se dispôs a visitar lugares dominados por “assombrações” e confrontar pessoas comuns que diziam sofrer com experiências sobrenaturais. O quadro, porém, não se tornou tão marcante quanto Mister M., nem teve vida longa no dominical.

Leonard Montano, o homem por trás da máscara de Mr M.

O QUE SERIA DE MR M. SEM CID MOREIRA?
Grande parte da repercussão do quadro se deve à locução de Cid Moreira, que celebrou o trabalho em entrevista ao jornal O Globo, de 11/07/1999: “Sou um novo Cid Moreira, sem dúvida. A era do Jornal Nacional passou e o público tem elogiado essa minha nova fase”. Cid havia deixado o telejornal de maior audiência do país três anos antes. Desde então, batia ponto no Fantástico. Mas foi a atração do mágico que permitiu que ele investisse em uma narração mais descontraída, quase irônica, o que se tornou a marca registrada do quadro. O texto, com alcunhas inspiradas como “paladino mascarado das noites de domingo”, era de Luiz Petry. “E agora, Mister M.?”, dizia Cid Moreira sempre que o mágico estava para revelar um de seus truques.

VOLTA NA TV ANOS MAIS TARDE
Por volta de 2007, a Record trouxe de volta os misteriosos segredos de Mr M. como um quadro do programa Tudo É Possível, apresentado nas tardes de domingo por Eliana. O quadro, intitulado como "A Volta do Mágico Mascarado" era intercalado com Eliana perguntando a plateia como achavam que um determinado truque era realizado e em seguida, exibido a revelação. Teve uma repercussão muito boa e Val Valentino veio visitar o Brasil novamente. No palco, com Eliana, Valentino tirou a máscara e revelou seu rosto novamente. Depois de já ter sido exibido no SBT há anos atrás, com o sucesso da atração na Record, a emissora de Silvio Santos entrou na briga pelo Mr M., que foi parar no Domingo Legal , com direito a uma entrevista "exclusiva". Mais tarde, ele voltou a ser pauta de programas como Legendários e Tudo é Possível, ambos na Record.

QUEM É O MR M.?
Banido de todas as associações de mágicos dos Estados Unidos – e odiado por ilusionistas do mundo todo – Leonard Montano, ator e ilusionista norte-americano, dizia “promover a arte mágica” com sua série e não ter ganhado os exorbitantes quinze milhões de dólares que diziam ter sido o cachê oferecido a ele para revelar os segredos de profissão. Conhecido como Val Valentino, mestre dos truques de Las Vegas, Leonard não encontrou êxito em seus outros programas sobre mágica, exibidos após o sucesso de Mister M.. Se tornou, no entanto, uma das figuras mais lembradas do final dos anos 90 pelos brasileiros. No auge do sucesso, Leonard veio ao Brasil. Além de uma entrevista para o Fantástico, participou da festa de aniversário de Sasha, filha de Xuxa Meneghel.

MR M. NO VIVA
A atração estreou no Canal VIVA em 20 de junho de 2016, às 21h30, exibido nas segundas-feiras às 21h30, com reapresentação no sábado às 21h15 e no domingo, às 19h15. Não perca!

Agradecimentos e créditos: @DuhSecco/Portal Canal VIVA




Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários