Entre 1995 e 1996, a TV Globo exibiu "Explode Coração", novela de Gloria Perez que revolucionou ao discutir a chegada da internet, das facilidades da mesma e dos relacionamentos online. Percursora da autora no segmento nas culturas de outros povos, a novela abordou a vida dos ciganos através do drama de Dara (Tereza Seiblitz), uma cigana que quer ir contra as tradições impostas por seu povo. Conhecida como a novela da cigana Dara e do cigano Igor (o último ainda mais famoso por sua icônica atuação), a abertura era um show à parte: visionária e que previu tecnologia. Criação de Hans Donner, veja a seguir a abertura quadro a quadro.
Tudo começa com o povo cigano dançando ao ar livre
A principal figura da abertura é a modelo, atriz e apresentadora Ana Furtado, conhecida carinhosamente como "A Substituta".
A dança rola enquanto um feixe de luz cruza a terra: é o sinal da internet que conecta o mundo a partir de qualquer lugar.
O sinal transmite a uma tela plana (isso não existia em 1995) a dança da bela cigana .
Um homem assiste no conforto de sua sala (com uma decoração bem futurística) a dançarina em sua tela gigante.
Seguida por essas duas sequências nós temos o uso do tablet (popular apenas após os anos 2000) e do touchscreen (que ainda não havia sido criado). Com a internet, o rapaz pode ter o que ele quiser e quando quiser, o que poderia vir a ser hoje, também, os serviços de conteúdo on demand, que disponibilizam diversos conteúdos (como o caso de Netflix, Globo Play e afins) para seus assinantes usufruírem no momento que desejarem. Apenas usando o toque de seu dedo escolhe o que quer, as diversas ferramentas e possibilidades que a internet oferecia. Detalhe: naquela época a internet era uma novidade, estava engatinhando no Brasil e pouquíssimas pessoas tinham acesso. Destaque para o relógio no braço no rapaz, super moderno.
Com o toque de seu dedo, o rapaz faz um download da dançarina em sua sala. Talvez essa tenha sido uma representação do conteúdo 3D, mas acredito ser apenas uma linguagem mais clara de demonstrar como funciona os downloads.
O download da dançarina é feito de forma lenta. Isso porque demorava horrores para baixar qualquer coisa naquela época. Se hoje a gente ainda reclama, imagina como era em 1995.
Nestas sequências, o rapaz admira e usufrui de seu download e interage com ele. Dançar com ela é apenas uma forma de explicar ter para si algo retirado do espaço virtual.
Enquanto se fecha o "plano" da dança, um leque, que faz parte da simbologia da cultura cigana, cobre a tela encerrando a abertura com o logotipo da novela.
FICHA TÉCNICA DA ABERTURA: Hans Donner, Gustavo Garnier - Copyright/Direitos Reservados TV GLOBO - Imagens: Reprodução.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário