| OS ATORES E ATRIZES QUE REPETIRAM O PAPEL DE PAIS E FILHOS NA FICÇÃO, COMO NA VIDA REAL

A gente sabe que talento passa de pai ou mãe pro filho, mas e na frente das câmeras, estrelando e desenvolvendo o papel da vida real dentro da ficção? Hoje, vamos relembrar os casos de atores e atrizes que desenvolveram o papel de mãe/pai e filhos nas novelas, também tendo o mesmo parentesco na vida real.


A união em cena de "Por Amor" - Imagem: reprodução/VIVA.
Um caso clássico e talvez um dos mais lembrados da TV ocorreu em "Por Amor" (1997). Na novela de Manoel Carlos, que volta em abril na Globo, Regina Duarte e Gabriela Duarte, repetem na ficção a relação de mãe e filha. Capaz de tudo pela filha Maria Eduarda, uma garota mimada e controladora, Helena chega ao ápice de seu amor pela filha ao trocar o bebê morto dela pelo seu, um menino que nasceu saudável. Assim, Eduarda cria o irmão como seu filho, até que descobre sobre a troca no final da novela.
A química das duas em cena é simplesmente maravilhosa e criou laços mais ternos para com a história.


Débora e Paloma em cena de "Terra Nostra" - Imagem: reprodução/VIVA.
Entre 1999 e 2000, outra família Duarte contracenou junto. Foi a vez de Débora Duarte e Paloma Duarte em "Terra Nostra" onde viveram Maria do Socorro e Angélica. Em cena, ambas desenvolveram uma seriedade e um deslumbre que aponta como o talento foi bem herdado. Angélica viveu entre a vida religiosa e o poder de se unir em matrimônio com um casamento arranjado por seu pai (Antônio Fagundes). A mãe, Maria do Socorro, mulher do lar, apoiava a ideia da filha se converter em freira.


Cena da novela "Esmeralda" - imagem: reprodução/YouTube.
Na novela "Esmeralda", exibida pelo SBT entre 2004 e 2005, Lucinha Lins era Branca, a mãe adotiva de José Armando, papel de seu filho, Cláudio Lins. Mais uma história que envolve troca de bebês, a maioria dos personagens desconhecia que José Armando não era o verdadeiro filho de Branca e Rodolfo (Paulo César Grande), e sim Esmeralda, personagem-título, de Bianca Castanho. A novela foi um sucesso e a parceria de Lucinha com Cláudio, excelente!


Paloma e a pequena Ana Clara Duarte em "Cidadão Brasileiro" - Imagem: divulgação/Rede Record.
Em 2006, na novela "Cidadão Brasileiro", escrita por Lauro César Muniz e exibida pela Record TV, Paloma Duarte vivia a personagem Luiza, a protagonista da história. Luiza engravida e num salto de tempo, nasce sua filha, Dóris. O papel ficou com Ana Clara Duarte, filha de Paloma com o ator Marcos Winter, cujo casamento terminou em 2002. Neta de Débora Duarte, a menina fez sua estreia na TV na novela.


Cena do primeiro capítulo de "A Feia Mais Bela" - Imagem: reprodução/Televisa.
Na mexicana "A Feia Mais Bela", exibida pelo SBT entre 2006 e 2007, Angélica Vale e sua mãe, Angélica María, viveram também na ficção o parentesco de mãe filha. Na história, Julieta é a mãe da desajustada e feiosa Letty (Angélica Vale), uma garota cheia de valores e um coração enorme. Julieta e Erasmo (José José) também superprotegem exageradamente a filha.


A família Noronha ainda foi tema de homossexualidade/homofobia e racismo na novela "A Próxima Vítima" - Imagem: reprodução/VIVA
Em 1995, na novela "A Próxima Vítima", novela das 20h escrita por Sílvio de Abreu e exibida com grande êxito, Camila Pitanga e seu pai, Antônio Pitanga, repetiram na novela o parentesco. Ela viveu Patrícia Noronha, a filha mais nova de Cléber, papel de Antônio Pitanga. O núcleo da família Noronha foi um dos mais importantes por tratar de temas como a homossexualidade de Jefferson (Lui Mendes) e o preconceito em geral, principalmente ao tratar do racismo. A matriarca da família é interpretada por Zezé Motta e ainda conta com o filho mais velho, Sidney, personagem de Norton Nascimento.
Cléber é um homem honesto e íntegro que trabalha para várias firmas e acaba se tornando uma das vítimas de assassinatos fatais na novela.

Repercussão de cena de Vilminha conversando com uma lesma fez a autora, Janete Clair, escrever outra cena da personagem com o molusco - Reprodução/TV Globo.
Enteada de Lima Duarte, a atriz Débora Duarte viveu sua filha na novela "Pecado Capital", a primeira versão, de 1975. Na trama ela vivia Vilminha Lisboa, que era contrária ao relacionamento do pai, Salviano, com Lucinha (Betty Faria), por não ter superado a morte da mãe.


"Meu Cunhado": com Ronald Golias, Moacyr Franco e seu filho, João Vitor Franco - Imagem: Reprodução/YouTube
Na série "Meu Cunhado", exibida pelo SBT entre 2004 e 2006, Moacyr Franco dividiu a telinha com o filho João Vitor Franco. Moacyr era o empresário Washington Cantapedra, pai de Cacá, papel de seu filho de João Vitor. Com Ronald Golias, o seriado foi um sucesso, gravado entre 2000 e 2003 numa adaptação de um formato argentino.

O ápice de "A Mentira" é a vilã Virgínia, desmascarada após seu casamento pela prima, Verônica, revelando todas as falcatruas que fez para lhe prejudicar e destruir seu casamento com Demétrio - Imagem: Reprodução/Dailymotion.

Eric Del Castillo e Kate Del Castillo, pai e filha, atuaram lado a lado na novela "A Mentira" (La Mentira). A trama mexicana de 1998, exibida no Brasil pelo SBT em 2000, trouxe Eric como Teodoro Fernandez Negrete, o tio de Verônica, papel de Kate. Na história, Teodoro sempre defendia Verônica das inconsistentes implicâncias de sua esposa Sara (Rosa María Bianchi), esta que defendia com fervor a mau-caráter Virgínia (Karla Álvarez).






Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário