Pular para o conteúdo principal

| OS ATORES E ATRIZES QUE REPETIRAM O PAPEL DE PAIS E FILHOS NA FICÇÃO, COMO NA VIDA REAL

A gente sabe que talento passa de pai ou mãe pro filho, mas e na frente das câmeras, estrelando e desenvolvendo o papel da vida real dentro da ficção? Hoje, vamos relembrar os casos de atores e atrizes que desenvolveram o papel de mãe/pai e filhos nas novelas, também tendo o mesmo parentesco na vida real.


A união em cena de "Por Amor" - Imagem: reprodução/VIVA.
Um caso clássico e talvez um dos mais lembrados da TV ocorreu em "Por Amor" (1997). Na novela de Manoel Carlos, que volta em abril na Globo, Regina Duarte e Gabriela Duarte, repetem na ficção a relação de mãe e filha. Capaz de tudo pela filha Maria Eduarda, uma garota mimada e controladora, Helena chega ao ápice de seu amor pela filha ao trocar o bebê morto dela pelo seu, um menino que nasceu saudável. Assim, Eduarda cria o irmão como seu filho, até que descobre sobre a troca no final da novela.
A química das duas em cena é simplesmente maravilhosa e criou laços mais ternos para com a história.


Débora e Paloma em cena de "Terra Nostra" - Imagem: reprodução/VIVA.
Entre 1999 e 2000, outra família Duarte contracenou junto. Foi a vez de Débora Duarte e Paloma Duarte em "Terra Nostra" onde viveram Maria do Socorro e Angélica. Em cena, ambas desenvolveram uma seriedade e um deslumbre que aponta como o talento foi bem herdado. Angélica viveu entre a vida religiosa e o poder de se unir em matrimônio com um casamento arranjado por seu pai (Antônio Fagundes). A mãe, Maria do Socorro, mulher do lar, apoiava a ideia da filha se converter em freira.


Cena da novela "Esmeralda" - imagem: reprodução/YouTube.
Na novela "Esmeralda", exibida pelo SBT entre 2004 e 2005, Lucinha Lins era Branca, a mãe adotiva de José Armando, papel de seu filho, Cláudio Lins. Mais uma história que envolve troca de bebês, a maioria dos personagens desconhecia que José Armando não era o verdadeiro filho de Branca e Rodolfo (Paulo César Grande), e sim Esmeralda, personagem-título, de Bianca Castanho. A novela foi um sucesso e a parceria de Lucinha com Cláudio, excelente!


Paloma e a pequena Ana Clara Duarte em "Cidadão Brasileiro" - Imagem: divulgação/Rede Record.
Em 2006, na novela "Cidadão Brasileiro", escrita por Lauro César Muniz e exibida pela Record TV, Paloma Duarte vivia a personagem Luiza, a protagonista da história. Luiza engravida e num salto de tempo, nasce sua filha, Dóris. O papel ficou com Ana Clara Duarte, filha de Paloma com o ator Marcos Winter, cujo casamento terminou em 2002. Neta de Débora Duarte, a menina fez sua estreia na TV na novela.


Cena do primeiro capítulo de "A Feia Mais Bela" - Imagem: reprodução/Televisa.
Na mexicana "A Feia Mais Bela", exibida pelo SBT entre 2006 e 2007, Angélica Vale e sua mãe, Angélica María, viveram também na ficção o parentesco de mãe filha. Na história, Julieta é a mãe da desajustada e feiosa Letty (Angélica Vale), uma garota cheia de valores e um coração enorme. Julieta e Erasmo (José José) também superprotegem exageradamente a filha.


A família Noronha ainda foi tema de homossexualidade/homofobia e racismo na novela "A Próxima Vítima" - Imagem: reprodução/VIVA
Em 1995, na novela "A Próxima Vítima", novela das 20h escrita por Sílvio de Abreu e exibida com grande êxito, Camila Pitanga e seu pai, Antônio Pitanga, repetiram na novela o parentesco. Ela viveu Patrícia Noronha, a filha mais nova de Cléber, papel de Antônio Pitanga. O núcleo da família Noronha foi um dos mais importantes por tratar de temas como a homossexualidade de Jefferson (Lui Mendes) e o preconceito em geral, principalmente ao tratar do racismo. A matriarca da família é interpretada por Zezé Motta e ainda conta com o filho mais velho, Sidney, personagem de Norton Nascimento.
Cléber é um homem honesto e íntegro que trabalha para várias firmas e acaba se tornando uma das vítimas de assassinatos fatais na novela.

Repercussão de cena de Vilminha conversando com uma lesma fez a autora, Janete Clair, escrever outra cena da personagem com o molusco - Reprodução/TV Globo.
Enteada de Lima Duarte, a atriz Débora Duarte viveu sua filha na novela "Pecado Capital", a primeira versão, de 1975. Na trama ela vivia Vilminha Lisboa, que era contrária ao relacionamento do pai, Salviano, com Lucinha (Betty Faria), por não ter superado a morte da mãe.


"Meu Cunhado": com Ronald Golias, Moacyr Franco e seu filho, João Vitor Franco - Imagem: Reprodução/YouTube
Na série "Meu Cunhado", exibida pelo SBT entre 2004 e 2006, Moacyr Franco dividiu a telinha com o filho João Vitor Franco. Moacyr era o empresário Washington Cantapedra, pai de Cacá, papel de seu filho de João Vitor. Com Ronald Golias, o seriado foi um sucesso, gravado entre 2000 e 2003 numa adaptação de um formato argentino.

O ápice de "A Mentira" é a vilã Virgínia, desmascarada após seu casamento pela prima, Verônica, revelando todas as falcatruas que fez para lhe prejudicar e destruir seu casamento com Demétrio - Imagem: Reprodução/Dailymotion.

Eric Del Castillo e Kate Del Castillo, pai e filha, atuaram lado a lado na novela "A Mentira" (La Mentira). A trama mexicana de 1998, exibida no Brasil pelo SBT em 2000, trouxe Eric como Teodoro Fernandez Negrete, o tio de Verônica, papel de Kate. Na história, Teodoro sempre defendia Verônica das inconsistentes implicâncias de sua esposa Sara (Rosa María Bianchi), esta que defendia com fervor a mau-caráter Virgínia (Karla Álvarez).






Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

| LISTÃO DE SÉRIES EXIBIDAS PELO SBT E SUAS ESTREIAS

O SBT popularizou muito os seriados de TV no Brasil em decorrências dos inúmeros enlatados que dominaram a programação. Alguns inesquecíveis, outros que poucos lembram, umas que foram exibidas por completo e outras retiradas do ar.  Confira neste espaço uma lista com as séries exibidas pelo SBT e suas respectivas datas de estreia na emissora. Pesquisas árduas se deram para encontrar tais datas. Valorize este trabalho e não copie e espalhe em outros sites sem devidos créditos e referências. 1981 AS PRISIONEIRAS Prisioners (1979) Estreia em 21/08/1981 - Segunda a sexta, 22h00. 1984 MASADA (1981) Estreia em 14/08/1984. Em 4 capítulos, a superprodução da Universal Television e ABC que custou 20 milhões dólares chegou ao SBT com um custo de aquisição de 250 mil dólares, desbancando a Globo e a Rede Manchete. Foi realizada, inclusive, dias antes, uma festa de lançamento. CHAVES El Chavo del Ocho (1971-1980) Estreia em 24/08/1984 em TV Pow - Segunda a sexta, 18h00. ...

| HISTÓRICO DE FILMES EXIBIDOS NA "TELA DE SUCESSOS" DESDE 1997

A Tela de Sucessos foi uma tradicional sessão de filmes transmitida pelo SBT nas noites de sexta-feira. No ar desde 1997, quando o longa "Os Flintstones: O Filme" (1994) abriu a estreia, deixou de ser transmitida em 2019, de forma temporária, para a transmissão do reality show culinário "Famílias Frente a Frente". Foi exibido pela última vez em 08 de março de 2024, dando espaço para a nova programação do canal, sendo substituído pelo programa "É Tudo Nosso!". A seguir, um histórico de filmes exibidos na Tela de Sucessos. HORÁRIOS Sextas-feiras 21h30 / 22h00 / 22h15 / 22h30 / 22h45 / 23h00 / 23h25 / 23h15 EXIBIÇÃO: 01/08/1997 a 08/03/2024 1997 01/08 - Os Flintstones: O Filme (1994) -  INÉDITO 08/08 - Street Fighter: A Batalha Final (1994) -  INÉDITO 15/08 - O Pestinha 2 (1991) 29/08 - A Lista de Schindler (1993) -  INÉDITO 05/09 - O Sombra (1994) 12/09 - Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989) 19/09 - Perfume de Mulher (1994) -  INÉ...

| LISTÃO: AS NOVELAS LATINAS E ESTRANGEIRAS EXIBIDAS NO BRASIL - PARTE 1

PUBLICADO EM 28/06/2016, ÀS 18H38, EDITADO PELA ÚLTIMA VEZ EM 21/06/2016. Primeira parte de um post especial de um listão com todas as novelas latinas e estrangeiras exibidas na TV aberta brasileira. Uma ideia que surgiu em 1982 no SBT e que deu muito certo, tanto que outras emissoras também apostaram neste segmento.  A percursora da exibição de tramas estrangeiras foi "Os Ricos Também Choram", que alcançou grande êxito no SBT, que naquela época se chamava TVS, além da primeira novela infantil exibida pela emissora e que se tornou um marco, a doce "Chispita". Nos anos 1990, a TV brasileira ficou marcada pelo enorme sucesso de três grandes produções mexicanas: o fenômeno infantil "Carrossel", o furacão Thalía com sua trilogia das Marias, em especial "Maria do Bairro" e, "A Usurpadora", no final da década. > 1982  __________________________ OS RICOS TAMBÉM CHORAM Los Ricos también Lloran (TVS-SBT) - SINO PSE: Mariana Vill...