| SÉRIES NO BRASIL: EM DEZEMBRO DE 1994, "ARQUIVO X" CHEGAVA À RECORD TV

No domingo de 04 de dezembro de 1994, estreava na TV aberta, através da Record TV, a série "Arquivo X", um sucesso que trilhava seus primeiros passos e se tornaria um dos seriados mais bem sucedidos de todos os tempos. Na emissora, era transmitido aos domingos, às 19h00.

Gillian Anderson e David Duchovny como os agentes Dana Scully e Fox Mulder - Imagem: FOX/Divulgação.


"The X Files", batizada no Brasil como "Arquivo X", foi transmitida originalmente entre 10 de setembro de 1993 a 19 de maio de 2002 com nove temporadas. Em 2016, a FOX preparou uma continuação da série, que durou mais duas temporadas: a décima em 2016 e, a número 11 em 2018. No total foram 218 episódios transmitidos. Tamanha popularidade da série gerou dois filmes: "Arquivo X: O Filme" (The X-Files: Fight The Future), em 1998 e, em 2008, "Arquivo X: Eu Quero Acreditar" (The X-Files: I Want Believe). A série se tornou muito popular e um marco na cultura pop nos anos 1990, com frases como "A verdade está lá fora" (The Truth Is Out There), "Não confie em ninguém" (Trust No One) e "Eu quero acreditar" (I Want Believe), conquistando uma verdadeira legião de fãs.


Criação e personagens
Em 1992, Peter Roth, o novo braço direito de produções da FOX, convidou Chris Carter para criar uma nova série para o canal. Chris tinha experiências com comédias e tinha vontade de escrever algo sombrio. Suas inspirações foram "Kolchak: The Night Stalker" (1974-1975), "The Twilight Zone - Além da Imaginação" (1959-1964) e "Alfred Hitchcock Presents" (1955-1962). A ideia dele era focar em OVNIs e paranormalidade. Para ter uma base mais estável, baseou-se no filme norte americano "O Silêncio dos Inocentes" (1991), e filmar a série a partir de dois agentes do FBI que resolveriam casos fechados sem conclusão exata - Fox Mulder e Dana Scully. O nome do agente Fox Mulder surgiu como uma "homenagem" ao nome de um vizinho de infância e o sobrenome de solteira de sua mãe. Já Dana Scully, teve o sobrenome inspirado do locutor de beisebol Vin Scully. Nas temporadas finais, Dana ganhou o protagonismo, enquanto Mulder aparecia bem menos, além de surgirem novos personagens.

"Mulder e Scully surgiram diretamente do fundo da minha imaginação. Uma dicotomia. Eles representam as partes equivalentes ao meu desejo de acreditar em algo e a minha incapacidade de acreditar em tal coisa. Meu ceticismo e minha fé. E a criação desses personagens foi extremamente fácil para mim. Eu queria, assim como várias outras pessoas, passar pela experiência de testemunhar um fenômeno paranormal. Ao mesmo tempo em que eu não queria acreditar nisso, eu me questionava. Eu acho que esses personagens e essas vozes surgiram dessa dualidade" - Chris Carter sobre a concepção da série e personagens.

"A verdade está lá fora" se tornou uma das frases mais icônicas da série - Abertura de "The X-Files" - Imagem: Fox/Reprodução.


O projeto inicial sofreu alterações por ordens da FOX. Após a revisão, o projeto foi aprovado e iniciaram os trabalhos para a gravação de um episódio piloto, que seria gravado em Vancouver, que tinha custos mais baixos para filmagens menores que em Los Angeles, além de ter boas florestas para gravação. Após testes, os escolhidos para protagonizar a série foram David Duchovny; que gostou do roteiro e pensou ser só mais um papel antes de conseguir mais filmes, e a novata Gillian Anderson, que só possuía um trabalho na TV e buscava oportunidades para conseguir papéis maiores. O piloto foi gravado em duas semanas de março de 1993 e aprovado pelos executivos da emissora.  Apresentado nas noites de sexta-feira nos EUA, a FOX acreditava muito mais na potencialidade na série que a antecedia, "The Adventures Of Brisco Country", um western que acabou em uma única temporada em vista do crescimento da audiência de "Arquivo X".

Uma influência para a atmosfera obscura misturada a um toque surreal de drama e humor foi a série "Twin Peaks" (1990-1991), um símbolo cult dos anos 90, que foi apresentado no Brasil pela TV Globo a partir de 1991. O tema de abertura original "The X-Files Theme" foi criado para a série e se tornou um dos mais icônicos temas de programas de TV de todos os tempos, marcando bem por seu instrumental sombrio e marcante. Os principais temas dos episódios envolviam teorias da conspiração com alienígenas e casos de paranormalidade, além de ocultismos, aparições de fantasmas e entre outros, todos casos fechados pelo FBI sem explicação.


Além das transmissões pela FOX e Record TV, no Brasil a série foi lançada em DVDs e disponibilizada na Netflix e, atualmente, no catálogo do GloboPlay.  "Arquivo X" mudou e influenciou nas produções de ficção científica e se tornou um marco na história televisiva e na cultura pop.





Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário