10 CURIOSIDADES DA NOVELA "CRISTAL"

O SBT reestreia nesta segunda (19), às 13h25, a novela "Cristal". Conheça agora 10 curiosidades desta história.

#1. Remake e origens

"Cristal" é baseada numa novela venezuelana de mesmo nome, lançada nos anos 80 pela RCTV. Mas nós fomos familiarizados com a versão mexicana, "O Privilégio de Amar", exibida em 1999 pelo SBT. Recentemente, a emissora exibiu outra versão da mesma história, "Triunfo do Amor", estrelada pela queridinha Maite Perroni. Já a adaptação brasileira, foi baseada na obra original, de Delia Fiallo, e foi reescrita por Anamaria Nunes, com tradução de Henrique Zambelli. 

IMAGENS: REPRODUÇÃO/SBT.


#2. Troca de protagonista

Já contratado, Rodrigo Veronese seria o protagonista da novela, João Pedro. Sem explicações, a produção decidiu tirar Rodrigo do elenco e dar o papel de protagonista para Dado, o que levou o ator a processar o SBT. 

#3. Investimento em produção

A emissora investiu na aquisição e utilização de câmeras digitais para as gravações da novela, o que deu uma qualidade melhor para as imagens.

#4. Investimento em elenco e detalhes

Apostanto alto, a emissora investiu na contratação de atores de renome e que vinham da Globo e Record TV, como Bete Coelho, Giuseppe Oristânio, Eliana Gutman, Marisol Ribeiro, Alexandre Barilari, Victor Wagner, Martha Mellinger, Jonas Mello, Vera Gimenez e entre outros. Destaques para Marisol Ribeiro, recém-saída de "América" (2005), que deu vida a uma esposa transtornada e dissimulada, Marion: carente de atenção e golpista, passa a novela atormentando a vida do marido João Pedro, e de Cristina. Bárbara Paz viveu a periguete Inocência, que só queria ser rica e casar com um ator famoso. A novela é marcada por uma primeira fase que marca o principal acontecimento: nesta etapa, a jovem Greta Antoine intepretou Vitória, já na segunda fase, ela continuou na novela, mas como Eliana, a filha problemática de Vitória. O tema do alcoolismo, que já estava presente no original, foi tratado de forma rasa através de Laura, a mãe de João Pedro, interpretada por Luciene Adami.



#5. Direção de peso

Herval Rossano, diretor que vinha do sucesso "A Escrava Isaura" (2004) na Record, foi contratado pelo SBT e sua presença na emissora modificou toda a produção da novela, desde a iluminação e figurino, até a troca de atores e diretores. As primeiras cenas já haviam sido gravadas, mas Herval Rossano resolveu gravar de novo o primeiro capítulo, por causa da mudança de atores. Junto com ele, trabalhava como assistente de direção, a atriz e esposa Mayara Magri. Em julho de 2006, Herval Rossano deixou a direção do núcleo de teledramaturgia da emissora, bem como a da novela. Em seu lugar, voltou ao cargo David Grinberg, que havia sido afastado com a entrada de Herval no departamento. O estado de saúde do diretor foi o motivo da substituição. 

#6. Resultado abaixo do esperado

Com tantos investimentos, a intenção era que a novela chegasse a pelo menos 10 pontos, mas pontuou entre 5 e 6 pontos, competindo no horário das 19h00 com o mega sucesso "Prova de Amor" da Record. Com isso algumas mudanças foram realizadas ao longo do percurso. A proposta era que fosse construída em aproximadamente 203 capítulos, mas acabou sendo encurtada para 125. Houveram mudanças na direção e no texto, como Silvio ordenando que o texto deixasse a novela "menos brasileira" e voltasse para suas origens.


#7. Indisciplina nos bastidores

A insdiciplina de Dado Dolabella criou um mal estar nos bastidores. Em um dos episódios, Bianca Castanho deixou o estúdio da novela chorando durante uma gravação com Dado, já que ele não havia decorado o texto e queria gravar a cena por partes.


#8. Afastamento por derrame cerebral

Durante uma gravação na noite de 27 de junho de 2006, o ator Giulio Lopes, contracenando com Bete Coelho e Giuseppe Oristânio, sofreu um acidente vascular cerebral (derrame cerebral), nos estúdios do SBT, em São Paulo. Em seu lugar, entrou o ator Paulo Reis, que fez as vezes do personagem de Giulio Lopes. Recuperado, depois de um mês e meio ausente, o ator voltou à novela, mas seu personagem logo saiu de cena novamente.

#9. Detalhes originais e adaptação

O nome da novela ser refere ao nome de modelo de Cristina, que passa a ser Cristal. O texto seguido pela adaptação foi o original venezuelano e não o mexicano. Poucas coisas foram alteradas: como o sobrenome Ascânio, que foi mantido. No original, "Luis Alfredo" virou "João Pedro" e  Alejandro virou "Alex". Aconteceu uma mudança de contexto histórico: como os anos em que os acontecimentos sucedem e localização, já que no original, a primeira fase acontece no campo, diferente desta versão.



#10. Trilha sonora

Dado Dolabella também dá voz ao tema de abertura, "Está Escrito". Outros nomes são os de Margareth Menezes, Liah, Jay Vaquer, Mc Leozinho com o funk "Se Ela dança eu Danço" e Yahoo como "Eu estarei pensando em você", entre outros. A trilha sonora não foi lançada comercialmente.


Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. oi tudo bem deixa te falar uma coisa voce tem como fazer filmes exibidos na temperatura maxima na globo

    ResponderExcluir
  2. Por favor façam 1 especial sobre a versao magnifica de cristal sa venezuela, detesto essa copia horrenda brasileira. 😢😢😢

    ResponderExcluir

Postar um comentário