Pular para o conteúdo principal

10 CURIOSIDADES DA NOVELA "CRISTAL"

O SBT reestreia nesta segunda (19), às 13h25, a novela "Cristal". Conheça agora 10 curiosidades desta história.

#1. Remake e origens

"Cristal" é baseada numa novela venezuelana de mesmo nome, lançada nos anos 80 pela RCTV. Mas nós fomos familiarizados com a versão mexicana, "O Privilégio de Amar", exibida em 1999 pelo SBT. Recentemente, a emissora exibiu outra versão da mesma história, "Triunfo do Amor", estrelada pela queridinha Maite Perroni. Já a adaptação brasileira, foi baseada na obra original, de Delia Fiallo, e foi reescrita por Anamaria Nunes, com tradução de Henrique Zambelli. 

IMAGENS: REPRODUÇÃO/SBT.


#2. Troca de protagonista

Já contratado, Rodrigo Veronese seria o protagonista da novela, João Pedro. Sem explicações, a produção decidiu tirar Rodrigo do elenco e dar o papel de protagonista para Dado, o que levou o ator a processar o SBT. 

#3. Investimento em produção

A emissora investiu na aquisição e utilização de câmeras digitais para as gravações da novela, o que deu uma qualidade melhor para as imagens.

#4. Investimento em elenco e detalhes

Apostanto alto, a emissora investiu na contratação de atores de renome e que vinham da Globo e Record TV, como Bete Coelho, Giuseppe Oristânio, Eliana Gutman, Marisol Ribeiro, Alexandre Barilari, Victor Wagner, Martha Mellinger, Jonas Mello, Vera Gimenez e entre outros. Destaques para Marisol Ribeiro, recém-saída de "América" (2005), que deu vida a uma esposa transtornada e dissimulada, Marion: carente de atenção e golpista, passa a novela atormentando a vida do marido João Pedro, e de Cristina. Bárbara Paz viveu a periguete Inocência, que só queria ser rica e casar com um ator famoso. A novela é marcada por uma primeira fase que marca o principal acontecimento: nesta etapa, a jovem Greta Antoine intepretou Vitória, já na segunda fase, ela continuou na novela, mas como Eliana, a filha problemática de Vitória. O tema do alcoolismo, que já estava presente no original, foi tratado de forma rasa através de Laura, a mãe de João Pedro, interpretada por Luciene Adami.



#5. Direção de peso

Herval Rossano, diretor que vinha do sucesso "A Escrava Isaura" (2004) na Record, foi contratado pelo SBT e sua presença na emissora modificou toda a produção da novela, desde a iluminação e figurino, até a troca de atores e diretores. As primeiras cenas já haviam sido gravadas, mas Herval Rossano resolveu gravar de novo o primeiro capítulo, por causa da mudança de atores. Junto com ele, trabalhava como assistente de direção, a atriz e esposa Mayara Magri. Em julho de 2006, Herval Rossano deixou a direção do núcleo de teledramaturgia da emissora, bem como a da novela. Em seu lugar, voltou ao cargo David Grinberg, que havia sido afastado com a entrada de Herval no departamento. O estado de saúde do diretor foi o motivo da substituição. 

#6. Resultado abaixo do esperado

Com tantos investimentos, a intenção era que a novela chegasse a pelo menos 10 pontos, mas pontuou entre 5 e 6 pontos, competindo no horário das 19h00 com o mega sucesso "Prova de Amor" da Record. Com isso algumas mudanças foram realizadas ao longo do percurso. A proposta era que fosse construída em aproximadamente 203 capítulos, mas acabou sendo encurtada para 125. Houveram mudanças na direção e no texto, como Silvio ordenando que o texto deixasse a novela "menos brasileira" e voltasse para suas origens.


#7. Indisciplina nos bastidores

A indisciplina de Dado Dolabella criou um mal estar nos bastidores. Em um dos episódios, Bianca Castanho deixou o estúdio da novela chorando durante uma gravação com Dado, já que ele não havia decorado o texto e queria gravar a cena por partes.


#8. Afastamento por derrame cerebral

Durante uma gravação na noite de 27 de junho de 2006, o ator Giulio Lopes, contracenando com Bete Coelho e Giuseppe Oristânio, sofreu um acidente vascular cerebral (derrame cerebral), nos estúdios do SBT, em São Paulo. Em seu lugar, entrou o ator Paulo Reis, que fez as vezes do personagem de Giulio Lopes. Recuperado, depois de um mês e meio ausente, o ator voltou à novela, mas seu personagem logo saiu de cena novamente.

#9. Detalhes originais e adaptação

O nome da novela ser refere ao nome de modelo de Cristina, que passa a ser Cristal. O texto seguido pela adaptação foi o original venezuelano e não o mexicano. Poucas coisas foram alteradas: como o sobrenome Ascânio, que foi mantido. No original, "Luis Alfredo" virou "João Pedro" e  Alejandro virou "Alex". Aconteceu uma mudança de contexto histórico: como os anos em que os acontecimentos sucedem e localização, já que no original, a primeira fase acontece no campo, diferente desta versão.



#10. Trilha sonora

Dado Dolabella também dá voz ao tema de abertura, "Está Escrito". Outros nomes são os de Margareth Menezes, Liah, Jay Vaquer, Mc Leozinho com o funk "Se Ela dança eu Danço" e Yahoo como "Eu estarei pensando em você", entre outros. A trilha sonora não foi lançada comercialmente.


Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários

  1. oi tudo bem deixa te falar uma coisa voce tem como fazer filmes exibidos na temperatura maxima na globo

    ResponderExcluir
  2. Por favor façam 1 especial sobre a versao magnifica de cristal sa venezuela, detesto essa copia horrenda brasileira. 😢😢😢

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

| LISTÃO DE SÉRIES EXIBIDAS PELO SBT E SUAS ESTREIAS

O SBT popularizou muito os seriados de TV no Brasil em decorrências dos inúmeros enlatados que dominaram a programação. Alguns inesquecíveis, outros que poucos lembram, umas que foram exibidas por completo e outras retiradas do ar.  Confira neste espaço uma lista com as séries exibidas pelo SBT e suas respectivas datas de estreia na emissora. Pesquisas árduas se deram para encontrar tais datas. Valorize este trabalho e não copie e espalhe em outros sites sem devidos créditos e referências. 1981 AS PRISIONEIRAS Prisioners (1979) Estreia em 21/08/1981 - Segunda a sexta, 22h00. 1984 MASADA (1981) Estreia em 14/08/1984. Em 4 capítulos, a superprodução da Universal Television e ABC que custou 20 milhões dólares chegou ao SBT com um custo de aquisição de 250 mil dólares, desbancando a Globo e a Rede Manchete. Foi realizada, inclusive, dias antes, uma festa de lançamento. CHAVES El Chavo del Ocho (1971-1980) Estreia em 24/08/1984 em TV Pow - Segunda a sexta, 18h00. ...

| HISTÓRICO DE FILMES EXIBIDOS NA "TELA DE SUCESSOS" DESDE 1997

A Tela de Sucessos foi uma tradicional sessão de filmes transmitida pelo SBT nas noites de sexta-feira. No ar desde 1997, quando o longa "Os Flintstones: O Filme" (1994) abriu a estreia, deixou de ser transmitida em 2019, de forma temporária, para a transmissão do reality show culinário "Famílias Frente a Frente". Foi exibido pela última vez em 08 de março de 2024, dando espaço para a nova programação do canal, sendo substituído pelo programa "É Tudo Nosso!". A seguir, um histórico de filmes exibidos na Tela de Sucessos. HORÁRIOS Sextas-feiras 21h30 / 22h00 / 22h15 / 22h30 / 22h45 / 23h00 / 23h25 / 23h15 EXIBIÇÃO: 01/08/1997 a 08/03/2024 1997 01/08 - Os Flintstones: O Filme (1994) -  INÉDITO 08/08 - Street Fighter: A Batalha Final (1994) -  INÉDITO 15/08 - O Pestinha 2 (1991) 29/08 - A Lista de Schindler (1993) -  INÉDITO 05/09 - O Sombra (1994) 12/09 - Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989) 19/09 - Perfume de Mulher (1994) -  INÉ...

| LISTÃO: AS NOVELAS LATINAS E ESTRANGEIRAS EXIBIDAS NO BRASIL - PARTE 1

PUBLICADO EM 28/06/2016, ÀS 18H38, EDITADO PELA ÚLTIMA VEZ EM 21/06/2016. Primeira parte de um post especial de um listão com todas as novelas latinas e estrangeiras exibidas na TV aberta brasileira. Uma ideia que surgiu em 1982 no SBT e que deu muito certo, tanto que outras emissoras também apostaram neste segmento.  A percursora da exibição de tramas estrangeiras foi "Os Ricos Também Choram", que alcançou grande êxito no SBT, que naquela época se chamava TVS, além da primeira novela infantil exibida pela emissora e que se tornou um marco, a doce "Chispita". Nos anos 1990, a TV brasileira ficou marcada pelo enorme sucesso de três grandes produções mexicanas: o fenômeno infantil "Carrossel", o furacão Thalía com sua trilogia das Marias, em especial "Maria do Bairro" e, "A Usurpadora", no final da década. > 1982  __________________________ OS RICOS TAMBÉM CHORAM Los Ricos también Lloran (TVS-SBT) - SINO PSE: Mariana Vill...